sexta-feira, 31 de maio de 2013

Corpus Christi: A Fé transformada em arte em Capanema

by on 17:56




Fé e Arte, duas palavras que podem definir muito bem a festa de Corpus Christi na cidade de Capanema, município localizado no nordeste paraense. O tema da celebração este ano foi: “Eis-me aqui, Senhor - Eu creio, mas aumentai a minha fé". A programação aconteceu nesta quinta-feira (30). A escolha do tema se deu por conta da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de julho, e pelo Ano da Fé.

A missa campal em frente à Igreja Matriz do Perpétuo Socorro teve início às 7h e foi presidida pelo bispo, dom Carlos Verzeletti e co-celebrada por frei Rodrigo, frei Gilson Mariano, frei Eraldo e Diáconos. Em seguida, aconteceu a procissão que durou, aproximadamente, uma hora e quinze minutos. Com quatro paradas, o trajeto possibilitou a reflexão sobre: A Jornada Mundial da Juventude; Ano da fé; O Poder Público e a Alegria do povo caminhar com Jesus. As mensagens foram alternadas pelos religiosos frei Gilson Mariano e frei Rodrigo. Segundo os organizadores, aproximadamente quinze mil pessoas se fizeram presentes na celebração.

Após a procissão aconteceu uma outra celebração realizada dentro da igreja, presidida por frei Gilson Mariano. Em seguida, deu-se continuidade a adoração a Jesus Eucarístico que ficou exposto até o meio dia. Na parte da tarde, o Santíssimo voltou a ser exposto para adoração ficando até as 19h, onde aconteceu a celebração de encerramento da Festa de Corpus Christi, presidida por frei Rodrigo.

Preparativos
Na noite que antecedeu o feriado, dezenas de pessoas, de todas as idades, tendo como matéria prima 10 toneladas de serragem tingida, confeccionaram um grande tapete de 1.300 metros com desenhos cristãos. Esta tradição religiosa acontece há 37 anos e começou em 1976. E, assim, na madrugada do dia 30, a fé se transformou por completo em arte. E o cansaço de alguns se deu lugar a emoção pela materialização de sua obra prima: um tapete colorido para Jesus Eucarístico passar.




quarta-feira, 29 de maio de 2013

Capanema se prepara para o Corpus Christi

by on 14:42


Capanema, no nordeste paraense, vive um clima de intensa preparação para a celebração de Corpus Christi – que, acontece na próxima quinta-feira, 30. A cidade espera receber um público de 35 mil pessoas que irão participar da tradicional procissão. Hoje à noite, as ruas ao redor da Igreja Matriz ganharão cores e formatos com a montagem do tapete de serragem, que também delimita o trajeto por onde os fiéis irão caminhar.

A Procissão de Corpus Christi é uma das mais importantes do calendário religioso católico e, em Capanema, a tradição a cada ano atrai um maior número de pessoas. Em Belém, as 73 paróquias que pertencem à Arquidiocese também realizam a procissão conforme a realidade local. Na quinta-feira, 30, uma procissão sairá da Catedral, na Cidade Velha, em direção a Igreja de Sant’Ana, na Campina.

De acordo com o diácono Benedito Silveira, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - a Igreja Matriz de Capanema, a programação de Corpus Christi na cidade é tamanha, que muitos moradores praticamente não dormem, na véspera do feriado. Todos de uma forma direta ou indireta querem ajudar a confeccionar os tapetes de serragens. “Isto mostra que a festa não é somente da Igreja e já tomou proporções grandiosas, que envolvem a participação de todos da cidade”, exaltou.

Ele explicou que este ano, os desenhos no tapete devem atentar para dois momentos importantes que a comunidade católica vive, que é o Ano da Fé e a realização da Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontecerá no Brasil. “Por causa disso, o tema da procissão de Corpus Christi, em Capanema, é: “Eis-me aqui, Senhor! Eu creio, mas aumentai a minha fé!” e conseguiu mobilizar grande parte de nossa comunidade”, ressaltou o diácono.

SERRAGENS

Cerca de dez toneladas de serragens serão usadas, este ano. O material já passou por um processo de coloração e está pronto para ser usado para enfeitar as ruas. Os moradores que não participam da confecção, tendem a enfeitar a frente de suas casas para a procissão que leva o “Corpo de Cristo”, presente na Eucaristia.

A princípio o trajeto da procissão é curto, mede apenas 1.300 metros no entorno da Matriz. Os trabalhos de confecção do tapete, na verdade, começaram há cerca de um mês, com a definição do tema da festa. “Os jovens engajados na paróquia se mobilizam e começam a fazer um esboço dos desenhos e nos apresentam. Nós avaliamos e autorizamos a fazer”, informou o diácono Silveira.

A paróquia também realizou a Semana da Oração Eucarística justamente para preparar os fiéis para a procissão. “A celebração de Corpus Christi acontece sempre na primeira quinta-feira, após o domingo da Solenidade da Santíssima Trindade. É uma festa em que celebramos a Comunhão e a presença do corpo de Jesus Cristo, representado na Eucaristia. Na procissão, Ele é levado no Ostensório”, desfechou o religioso.

(Diário do Pará)

Significado de Corpus Christi

by on 08:40


Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jesus Eucarístico caminha em meio às Comunidades de Capanema

by on 08:58



Jesus Eucarístico, caminha conosco pelas ruas de Capanema, visitando as comunidades e preparando-as para o grande dia de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 30 de maio, após a solenidade da santíssima trindade.

Celebrar Corpus Christi é fazer memória solene da última ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... Isto é o meu sangue". Um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho, um sacramento - a eucaristia - para a vida da Igreja (Santo Agostinho). Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.



sábado, 25 de maio de 2013

Frei Rodrigo ministra Palestra sobre Concílio do Vaticano II em Castanhal

by on 10:55


Esta semana frei Rodrigo proferiu uma palestra no Cenóbio da Transfiguração em Castanhal para os formadores da diocese. Em sua fala, ele fez explicação sobre a diferença entre “padre” e “frei" e da importância de ambos para a Igreja católica, dentro do contexto do Concílio do Vaticano II.

Neste sábado (25) ele continua a palestrar no Cenóbio da Transfiguração onde se repetirá a etapa da formação para paróquias do interior (inclusive de Capanema).

terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto de Evangelização começa a colher seus primeiros frutos

by on 08:47



Nos dias 2 e 3 de março a Igreja matriz de Capanema realizou a sua Assembleia Paroquial e uma das prioridades aprovadas foi a criação do mutirão de evangelização nos bairros da cidade. Desde sua aprovação já foram realizados três mutirões, sendo que o último aconteceu no sábado (18), encerrando-se com a celebração da Santa Missa realizada na rua. Aos poucos percebemos que as pessoas começam a se fazer presentes e, em cada celebração a participação dos fiéis só aumentam.

Rezemos para que o Senhor continue nos usando como seus instrumentos para levarmos a Sua Palavra a todos que necessitam e que o Projeto de Evangelização continue dando frutos e trazendo mais e mais pessoas para igreja. Amém e aleluia.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

sábado, 18 de maio de 2013

Renovando a Evangelização de casa em casa

by on 12:06

 
 
 
Esta semana foi ministrado por Frei Rodrigo um pequeno curso com técnicas de abordagens para os evangelizadores da comunidade paroquial. Este curso visa prepará-los na hora que eles adentrarem os lares das famílias capanemenses  para levar a Palavra de Deus.
A evangelização de casa em casa continua a ser uma excelente estratégia evangelística.  Porém, segundo Frei Rodrigo, se faz necessário uma abordagem  correta  fundamentada na Palavra de Deus. Do contário ao invés de se conseguir  trazer  pessoas para igreja, corre-se sérios riscos de perdê-las para sempre.
 
A igreja matriz já realizou dois multirões de evangelização este ano.  E neste sábado (18), novamente os evangelizadores irão de casa em casa, agora de forma mais organizada e mais preparados na hora da abordagem. E a noite acontece uma grande celebração de rua presidida por Frei Rodrigo e co-celebrada pelos diáconos.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comunidade paroquial comemora aniversário de Frei Rodrigo

by on 16:12

 
Nesta quinta-feira (16) de maio, as comemorações pelo aniversário de Frei Rodrigo começaram logo nas primeiras horas com um café da manhã oferecido por lideranças, funcionários, amigos e pastorais das diversas comunidades. Ao meio dia as festividades continuaram com um solene almoço que contou com a participação da fraternidade capuchinha local e de Belém. E também do ministro provincial Frei Deusivan dos Santos Conceição.
A comunidade paroquial e empresários da cidade colocaram vários outdoors na cidade parabenizando o aniversariante e agradeçendo por sua presença na cidade de Capanema.

Á noite fiéis das diversas comunidades da igreja matriz participaram da celebração eucarística. A celebração aconteceu às 18:30 e foi presidida pelo próprio aniversariante e co-celebrada pelo ministro geral, Frei Deusivan, Frei Eraldo, Frei Francesco e diáconos.

Ao final da celebração, Frei Rodrigo recebeu homenagens de toda a comunidade paroquial, representada por membros do conselho que subiram ao altar, deixando algumas palavras de bênçãos pela sua vida e agradecimentos por todo o apoio e incentivo à caminhada.
Após o término da celebração eucarística o aniversariante recepcionou os convidados em um salão de eventos, onde mais uma vez foram cantados os parabéns. Frei Rodrigo agradeceu o fraterno gesto de partilha da comunidade.

Parabéns Frei Rodrigo! E Deus continue abençoando a sua missão! Que a sua vida seja repleta de alegrias em Cristo sempre!
                                                  Confraternização de aniversário

Celebração eucarística
                                                             Café da manhã de aniversário
 
Almoço de aniversário  
 
 

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais