sábado, 30 de março de 2013

Via Sacra e celebração da Paixão e Morte de Cristo marca a sexta-feira santa em Capanema

by on 10:02

 

Via Sacra

Em uma demonstração de amor, fé e muita devoção, os católicos da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Comunidades participaram da Via Sacra que saiu às 7h da manhã da Igreja Matriz, percorrendo as principais ruas de Capanema. A encenação dos quadros vivos foi realizada por centenas de jovens do grupo JISACO (Juventude Integrada do Sagrado Coração). Mesmo debaixo de chuva as pessoas não se dispensaram e ficaram até o final, lembrando o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo heroico, demonstrou uma profunda obediência ao Pai Eterno e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.

                       

Celebração da Paixão e Morte de Cristo

Na parte da tarde, às 15h, aconteceu na Igreja Matriz a Celebração da Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo, com o beijo da cruz e uma procissão dentro da igreja com o Cristo Morto. Neste dia os cristãos se rendem a orações, ao jejum e à caridade em respeito Àquele que deu a vida pela humanidade.

A celebração busca mostrar o sofrimento de Jesus, que se fez homem, padeceu, morreu e foi sepultado, ressuscitando ao terceiro dia. “O homem que ressuscitou passou pelo vale da sombra da morte. A Igreja, portanto, celebra a verdade da humanidade de Jesus Cristo”, explicou Frei Rodrigo ao salientar que a Sexta-Feira Santa é o único dia em que não se celebram os Sacramentos, como casamento e batizado, além das celebrações eucarísticas. “O caráter da missa é pascal, comemorativo, e hoje é um dia de reflexão, de sofrimento”, reforçou o sacerdote.



Programação do Sábado Santo:

19h – Vigília Pascal nas Comunidades Urbanas

- Matriz – Frei Rodrigo

- São Benedito – Frei Eraldo

- Nossa Senhora de Nazaré – Frei Gilson

- Santo Antonio – Diácono Raimundo Nonato

- Santa Maria Goretti – Diácono Afonso

19h – Vigília Pascal nas Comunidades Rurais

- Tauarizinho – Diácono Silveira

- Nova Assis – Diácono Jurandir

- Mirasselvas – Diácono Raimundo Batista

- Tauari – Frei Francesco

sexta-feira, 29 de março de 2013

Última ceia é lembrada em cerimônia do lava-pés em Capanema

by on 10:33




A Igreja Matriz de Capanema ficou lotada de fiéis, na noite de ontem, durante a Missa da Ceia do Senhor, celebrada por Frei Rodrigo, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Ontem foi lembrada a última ceia com a cerimônia do lava-pés e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Hoje se realiza a Páscoa da Cruz e de sábado para domingo a Páscoa da Ressurreição. São três dias celebrados como um dia só de festa.

Durante a cerimônia do lava-pés, Frei Rodrigo lavou, enxugou e beijou os pés de 12 pessoas que representaram os discípulos, repetindo o gesto que Jesus Cristo fez durante a última ceia para mostrar que todos devemos ser humildes e amar e servir uns aos outros.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Missa dos Santos Óleos na Diocese de Castanhal

by on 10:58


Foi celebrada na manhã desta quinta-feira (28/03), na Catedral de Castanhal a Missa do Crisma presidida pelo bispo Dom Carlos Verzeletti, com a participação do clero diocesano, diáconos e seminaristas, além de centenas de fiéis vindos das diversas paróquias da Diocese.

Dom Carlos abençoou o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagrou o Santo Crisma, por esta razão que é também chamada "Missa dos santos óleos”. Os óleos consagrados serão utilizados durante o ano nas paróquias da Diocese de Castanhal para os sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos, que são abençoados e distribuídos.

Durante a celebração o clero diocesano renovou as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

terça-feira, 26 de março de 2013

Igreja Matriz de Capanema realiza mutirão de confissões na Semana Santa

by on 10:19



Dando continuidade a programação religiosa da Semana Santa a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deu início nesta segunda-feira (25) ao mutirão das confissões. Na semana passada as confissões aconteceram nas comunidades, onde um bom número de fiéis teve a oportunidade de receber o sacramento da Penitência. Na Igreja Matriz as confissões acontecem até quarta-feira (27). Os tradicionais mutirões de confissão, organizados pelas paróquias durante o período da Semana Santa, são oportunidade para dezenas de pessoas que desejam renovar a fé.

De acordo com Frei Rodrigo, pároco da Igreja Matriz de Capanema, “o sacramento da confissão concede aos católicos um reencontro com Deus, pois Ele é misericordioso e acolhe o filho quando está frágil. No momento da confissão retornamos à comunhão com Cristo e nos tornamos pessoas novas”, finaliza.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fiéis lotam o ginásio do Colégio São Pio X para missa de Domingos de Ramos em Capanema

by on 10:03

A Igreja Matriz de Capanema organizou uma grande caminhada na manhã deste domingo (24), até o ginásio do Colégio São Pio X, onde foi celebrada a missa do Domingo de Ramos, que marca a preparação para Semana Santa. Milhares de fiéis das 23 comunidades urbanas lotaram o ginásio numa bela demonstração de fé.

Os católicos creem que os ramos trazem proteção para a casa e a família. Em Capanema, a missa foi presidida pelo pároco da Igreja Matriz, Frei Rodrigo e concelebrada por frades e diáconos.

Frei Rodrigo, destacou que “a participação da população na celebração do Domingo de Ramos foi expressiva demonstrando uma profunda vivência da fé. Disse ainda, que de acordo com as pessoas que já conhecem a realidade da paróquia o número de fiéis ultrapassou os anos anteriores. É uma tradição as pessoas procurarem as igrejas na Semana Santa, que começa hoje com a missa do Domingo de Ramos. E o que verificamos foi uma bonita celebração e o contentamento e a devoção com que todos participaram”, revelou o sacerdote.

Pela tradição católica, o Domingo de Ramos foi o dia em que Jesus Cristo entrou em Jerusalém montado em um jumento e foi saudado pelas pessoas com ramos durante o trajeto. Para os cristãos católicos, o evento é o início dos preparativos da Páscoa.

"Com certeza, essa semana é a mais especial de todo o ano, porque nós estamos nos preparando para Páscoa. Há 40 dias, iniciamos o período da Quaresma e agora chegamos à Semana Santa, que começa hoje e vai até o próximo domingo com o ponto alto da Vigília Pascal”, enfatizou Frei Rodrigo.

Na quinta-feira (28), acontecerá às 9h da manhã a celebração dos Santos Óleos, na Catedral de Castanhal que é um dos momentos mais importantes da Semana Santa. Durante o evento, os sacerdotes renovam os votos com a Igreja e ungem os óleos. A missa será presidida por Dom Carlos Verzeletti e todos os padres da Diocese.

Ainda na quinta, outro evento de destaque é a celebração da Ceia do Senhor (Lava-pés). Na ocasião, todas as paróquias relembram o ato do Cristo. Na Sexta-feira Santa, acontece a Via Sacra. Já no Sábado (30), os fiéis participam da longa Vigília Pascal.


Confira a programação desta Semana Santa, em Capanema:

Confissões na Matriz – Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

25/03 – Segunda-feira

26/03 – Terça-feira

27/03 – Quarta-feira

QUINTA-FEIRA SANTA:

09h – Missa Crismal na Catedral em Castanhal

19h - Celebração da Santa Ceia nas Comunidades Urbanas.

- Matriz – Frei Rodrigo

- São Benedito – Frei Eraldo

- Nossa Senhora de Nazaré – Frei Gilson

- Santo Antonio – Diácono Raimundo Nonato

- Santa Maria Goretti – Diácono Afonso

19h - Celebração da Santa Ceia nas Comunidades Rurais

- Tauarizinho – Diác. Silveira

- Nova Assis – Diác. Jurandir

- Mirasselvas – Diác. Raimundo Batista

- Tauari – Frei Francesco

SEXTA-FEIRA SANTA:

07h - Via-Sacra – Saída da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

15h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Comunidades Urbanas.

- Matriz – Frei Rodrigo

- São Benedito – Frei Eraldo

- Nossa Senhora de Nazaré – Frei Gilson

- Santo Antonio – Diácono Raimundo Nonato

- Santa Maria Goretti – Diácono Afonso

15h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Comunidades Rurais.

- Tauarizinho – Diác. Silveira

- Nova Assis – Diác. Jurandir

- Mirasselvas – Diác. Raimundo Batista

- Tauari – Frei Francesco

SÁBADO SANTO:

19h – Vigília Pascal nas Comunidades Urbanas

- Matriz – Frei Rodrigo

- São Benedito – Frei Eraldo

- Nossa Senhora de Nazaré – Frei Gilson

- Santo Antonio – Diác. Raimundo Nonato

- Santa Maria Goretti - Diác. Afonso

19h – Vigília Pascal nas Comunidades Rurais

- Tauarizinho – Diác. Silveira

- Nova Assis – Diác. Jurandir

- Mirasselvas – Diác. Raimundo Batista

- Tauari – Frei Francesco

sábado, 23 de março de 2013

Celebrações de Ramos marca o início da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

by on 07:22
                                  
                                           “Hosana ao que vem em nome do Senhor”


Neste domingo, 24 de março inicia a Semana Santa com o domingo chamado de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.

Este período é considerado o mais importante para a igreja, pois relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de passar pela Paixão, Morte e Ressurreição.

Durante a Semana Santa a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Capanema terá uma extensa programação, começando com o Domingo de Ramos e finalizando com o Domingo de Páscoa.

As celebrações de Ramos começarão pelas Comunidades urbanas. A concentração se dará por setor às 7h da manhã com as bênçãos dos ramos e, logo em seguida haverá uma procissão até o Colégio São Pio X, onde às 8h haverá a celebração da Santa Missa, presidida por Frei Rodrigo e concelebrada por todos os frades da fraternidade de Capanema.

Nas Comunidades rurais as celebrações de ramos começam às 7h nos seguintes locais:

- Tauarizinho - Diácono Siveira

- Nova Assis - Diácono Jurandir

- Mirasselvas - Raimundo Batista

- Tauari - Frei Francesco

Que nessa Semana Santa permaneçamos com os olhos fixos em Jesus, pois é Dele que nos vem a salvação! Bom Domingo de Ramos com muita paz e bem!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Terceiro dia de Confissões: Comunidade Santo Antônio

by on 14:17



No terceiro dia de confissões nas comunidades presenciamos um bom número de fiéis. Ontem as confissões se deram na Comunidade de Santo Antônio. As mesmas começam após a celebração penitencial e contamos com a presença de todos os frades.

O tempo quaresmal é um tempo propício para se fazer uma revisão de vida tendo em vista a grande festa da Igreja, a solenidade pascal. Diante desse sentimento de misericórdia a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Capanema, oferece aos seus fieis a oportunidade de se preparar e aproximar-se do Pai amoroso.

Para que os fieis possam viver melhor este tempo de conversão apresentamos os dias que ainda restam para as confissões nas Comunidades e também na Igreja Matriz.

22/03 - Sexta-feira: Comunidade Santa Maria Goretti

25/03 - Segunda-feira: Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

26/03 – Terça-feira: Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

27/03 – Quarta-feira: Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Que o Deus da misericórdia nos ajude a vivenciar este tempo rico da renovação espiritual esforçando-nos para progredirmos no caminho a perfeição. Amém e aleluia.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Segundo dia de Confissões nas Comunidades de Capanema

by on 14:12



Na quarta-feira (20), aconteceu o segundo dia do mutirão de confissões das Comunidades de Capanema. Ontem a comunidade beneficiada com o Sacramento da Penitência foi a de Nossa Senhora de Nazaré. E nesta quinta-feira, 21 estaremos na Comunidade Santo Antonio. Portanto, se você ainda não teve tempo de se preparar para Páscoa, programa-se e não perca esta oportunidade de ir ao encontro do Senhor.



Conheça alguns ritos litúrgicos da Semana Santa

by on 09:09


A Semana Santa, a semana mais importante para os católicos, possui uma série de tradições que revelam alguns aspectos da fé cristã. Muitas dessas práticas possuem uma íntima relação com elementos da tradição católica.

Conheça algumas das comemorações presentes nessa semana tão importante para a Igreja:

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa. Ele relembra e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Esse domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou nos sacerdotes da época e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte.

Procissão do Encontro
Em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa "Procissão do Encontro" na Quarta-feira Santa. Os homens saem de uma igreja ou local determinado com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outra com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre "Sermão das Sete Palavras" fazendo uma reflexão que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Santos Óleos
Abençoar os santos óleos usados no ano inteiro nas paróquias da cidade é uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo. São três os óleos abençoados nessa celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Lava-pés

No 13º capítulo do seu Evangelho, São João fala sobre Jesus, fraco, pequeno, que terminará sendo condenado e morto na cruz como um blasfemador, um fora da lei ou um criminoso. O começo desse capítulo é bastante significativo: "Antes do dia da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus que estavam no mundo, amou-os até o extremo. Começada a ceia, Judas, filho de Simão Iscariotes, tendo já no coração a determinação de o entregar, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto, e apegando uma toalha cingiu-se com ela" (Jo 13,1-4).

"Jesus, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto..." Então, o Senhor se ajoelhou diante de cada um dos discípulos d'Ele e começou a lavar-lhes os pés, em uma atitude que mostrava o serviço e a caridade de Cristo, que veio ‘não para ser servido, mas para servir’ (Mt 20, 8).

Instituição da Eucaristia

A palavra "Eucaristia" provém de duas palavras gregas "eu-cháris": "ação de graça", e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de pão e vinho.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, onde Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Instituição do Sacerdócio
“Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19). Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia. Durante a Missa, ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela. Ao fim da Missa, o altar é desnudado; ele é o símbolo do Cristo aniquilado, despojado, flagelado e morto por nossos pecados.

Sexta-feira da Paixão
A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da Santa Cruz, momento em que é apresentada solenemente a cruz à comunidade.

Sábado Santo

Sábado Santo é o dia em que o Círio Pascal é acesso, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Nela estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”. Depois do anoitecer, no Sábado Santo, a Vigília Pascal, a mão de todas as vigílias, é celebrada dando início à Páscoa.

Páscoa
É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu "Peseach", Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Comemora-se a passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida".

quarta-feira, 20 de março de 2013

A Diocese de Castanhal agora tem um canal exclusivo para comunicação interna

by on 11:18


O Jornal COM, jornal oficial da Diocese de Castanhal, foi enviado a todas as paróquias da Diocese no domingo passado.

A última edição trouxe matérias que abordam temas como:

Carta do Papa Bento XVI para a juventude, texto do Pe. Napoleão sobre o futuro da juventude e a família dos mesmos, os últimos ensinamentos de Bento XVI, formação de missionários na paróquia de João Paulo II, Festejos de São José, histórico da criação da Diocese de castanhal em homenagem a comemoração dos 8 anos, crisma de adultos em Igarapé-Açú e o Concílio Vaticano nas palavras de Bento XVI.

O jornal ainda pode ser adquirido em qualquer paróquia. Ele aborda outros assuntos além dos que elencamos aqui, sempre numa temática que foca a boa formação de opinião, a família, a cultura e o social.

A edição do jornal a partir do próximo mês, é prevista para todos os primeiros fins de semana de cada mês.

terça-feira, 19 de março de 2013

Mutirão de Confissões na Igreja Matriz e Comunidades de Capanema

by on 15:11
“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados, e eu vos darei descanso”

Quaresma é um tempo de conversão, dias propícios para voltarmos ao Senhor. Jesus nos convida a estar ao Seu lado, acompanhando-O nessa preparação para sua paixão e ressurreição. Esse tempo de penitência e conversão são dias que devem ser vividos cheios de esperança. Buscar a purificação com o desejo de alcançar uma vida nova em Cristo, ressuscitando com Ele no dia da Páscoa.

A confissão sacramental durante a quaresma é uma das práticas mais comuns e mais buscadas por todo o povo de Deus. Muitos fiéis buscam a confissão para receber o perdão de seus pecados e assim darem um passo decisivo neste caminho de conversão. Com esta finalidade, como em toda a quaresma, nos próximos dias, acontecerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e nas Comunidades urbanas, o Mutirão de Confissões. Programe-se para não perder essa oportunidade de ir ao encontro do Senhor através do sacramento da Penitência.

Programação das Confissões na Igreja Matriz e nas Comunidades:

19/03 - Terça-feira: Comunidade São Benedito

20/03 - Quarta-feira: Comunidade Nossa Senhora de Nazaré

21/03 - Quinta-feira: Comunidade Santo Antonio

22/03 - Sexta-feira: Comunidade Santa Maria Goretti

25/03 - Segunda-feira: Igreja Matriz

26/03 – Terça-feira: Igreja Matriz

27/03 – Quarta-feira: Igreja Matriz

sábado, 16 de março de 2013

Celebração aos mártires de Alto Alegre marca o encontro do Regional de Barra do Corda

by on 07:13



A cidade de Barra do Corda recebeu entre os dias 12 e 13 de março o encontro regional dos Frades Capuchinhos. Os religiosos se reuniram para realizar o seu capítulo regional com momentos de estudos e discussão de assuntos administrativos das fraternidades. Além dos frades do regional, estiveram presentes ainda o Ministro Provincial, Frei Deusivan dos Santos Conceição, Frei Luis Rota, definidor da Província e Frei Rodrigo, Pároco em Capanema (PA).

Durante o encontro, Frei Rodrigo propôs aos presentes uma reflexão sobre o Ano da Fé que convida os fiéis para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Este é um ano especial para os frades, pois fazem 400 anos de presença dos capuchinhos no Maranhão. Na oportunidade, os religiosos celebraram a memória da missão capuchinha no estado.

No último dia de encontro, foi celebrada uma missa em homenagem aos mártires de Alto Alegre, que morreram há 112 anos no dia 13 de março de 1901. Na celebração estiveram presentes as irmãs de Madre Rubato, que também são frutos desta missão. A missa foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Deusivan e concelebrada pelos frades presentes que reavivaram o legado deixado por estes mártires da fé.

Para Frei Rodrigo, o fervor missionário e o espírito de oração, daqueles que ficaram conhecidos como mártires de Alto Alegre, continuam a inspirar muitas vocações franciscana capuchinha nestas terras do Maranhão depois de 400 anos. Para ele, a presença dos capuchinhos só é  possível graças ao ardor missionário daqueles que os antecederam, dando não só o seu suor e suas lágrimas, mas também o seu sangue por amor ao Reino dos Céus.

Relembrando a história: Morte e destruição em Alto Alegre

Cinco horas da manhã de 13 de março de 1901. Padres, freiras e as dezenas de meninas índias e brancas do internato rezavam, quando a capela foi invadida por uma barulhenta multidão de índios enfurecidos, sob o comando do cacique Guajajara Cauiré Imana, o João Caboré.

Aos gritos, como se estivessem em guerra, eles perseguem e matam, ali mesmo, com tiros de espingardas e golpes de facas e tacapes, primeiro os frades. Em pânico, as freiras fogem com as crianças e se escondem no convento. Os outros imploram clemência. Mas, em pouco tempo, quase todos estão mortos, estendidos sobre poças de sangue que se espalham no altar, na nave central, na sacristia.

Entres os mortos estavam Frei Rinaldo de Paullo, o superior dos missionários, Frei Zacarias de Malegno, Frei Vítor de Bergamo, Frei Salvador de Albino e o irmão oblato Pedro de Paullo. Tiveram o mesmo fim por Cristo e pelos irmãos as Irmãs Capuchinhas Eleonora de Peveragno, Inês de Rovagnante, Maria de Voltri, Benedita de Arenzano, Eufêmia de Daglio, Natalina de Voltri, Ana Maria de São Luís e a Senhora Carlota de Barra do Corda.

Em São Luís, na Igreja do Carmo, no dia 23 de março de 1901, os capuchinhos celebraram uma cerimônia cujo tom fúnebre era acentuado pela música regida pelo maestro Antonio Rayol, as "exéquias solenes" das vítimas. O massacre provocou manifestações em todo o país.


sexta-feira, 15 de março de 2013

Comunidade São Domingos

by on 08:08


A comunidade de São Domingos é uma pequena igreja localizada no bairro São Domingos, em Capanema. Segundo a coordenadora, Sra. Mironeide Nunes Pessoa, ela foi fundada no ano de 1985. As celebrações acontecem aos sábados às 17h. Como nas demais comunidades, frei Rodrigo organizou a coordenação e aos poucos os fiéis estão voltando. Na comunidade funciona a Pastoral do Dizimo e a Pastoral Catequética. Existem ainda os demais setores que foram criados recentemente (tesouraria, patrimônio e liturgia).

O coral das crianças, outra novidade criada recentemente, abrilhanta as celebrações, assim como a presença de alguns jovens, que tem sido marcante na comunidade.


                                                              Coral das crianças

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais