sábado, 31 de maio de 2014

Quem tem boca vai...

by on 15:09


Estou em Roma! Cheguei na sexta-feira (30), acompanhado de frei Lázaro e frei Martinelly. E neste sábado (31) estou fazendo um "tour" e matando a saudade de Roma e da cidade do Vaticano. A última vez que estive aqui foi em 2012 e agora retorno para uns dias de descanso e aprendizado. O clima aqui está bom 19 graus e como sempre a cidade se encontra "lotada" de turistas de todos os lugares do mundo. Frei Silvio e frei Ezequiel que estão estudando em Roma nos acompanharam em nosso passeio deste sábado. Aproveitamos para almoçar em um restaurante por nome de "Osteria Dell Anima", no centro histórico de Roma. Depois continuamos com o nosso "tour" por mais alguns lugares tradicionais de Roma e da cidade do Vaticano, afinal contas, "quem tem boca vaia a Roma". 


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Não deixe o desânimo ter a última palavra em sua vida!

by on 14:47

“Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal” (Atos dos Apóstolos 18, 9-10).

A nossa meditação de hoje é sobre a Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos, em que lemos que o apóstolo Paulo está chegando à cidade de Corinto. Ali, em uma noite, Jesus visita o coração de Paulo justamente para o consolar. A angústia, a tensão, o medo, muitas vezes, visitaram o coração do apóstolo, pois não foi em todos os lugares em que o grande apóstolo foi bem recebido e acolhido.
E uma vez que o apóstolo dos gentios não era acolhido, não era bem recebido, a Palavra de Deus também não era acolhida e bem recebida, mas nem por isso o apóstolo desanimava! E de onde vinha a força de Paulo? De onde vinha a intrepidez do apóstolo Paulo? Vinha do consolo que ele recebia de Deus, vinha de uma força do alto que o fazia levantar e não lhe permitia ficar prostrado e desanimado.
As dificuldades em Corinto eram muitas, comunidade grande, com diversos problemas, ali Paulo deveria anunciar o Evangelho. Para que o medo não se apoderasse dele e as numerosas dificuldades não tirassem a coragem e a ousadia do apóstolo é que Deus vem em socorro de sua fraqueza: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo” (At 18, 9-10).
Quando olhamos para a nossa vida vemos que existem muitas situações que nos calam, nos atemorizam, nos tiram o vigor da alma e do espírito e nos deixam, muitas vezes, desanimados. As dificuldades estão dentro da nossa própria casa, estão em nosso trabalho, estão em nossa própria comunidade onde trabalhamos.
Quantas vezes, nós temos vontade de entregar os pontos e dizer: “Eu não dou mais conta disso! Isso não é para mim! Chega!”. O estresse nos visita, as enfermidades começam a tomar conta de nós e a pior delas é o desânimo, porque tira o nosso ânimo, a vitalidade da nossa alma, o vigor para fazermos aquilo que é a nossa missão.
Hoje, Deus quer revigorar a nossa alma, revigorar o nosso espírito, nos dar uma coragem nova, uma disposição nova, uma vontade nova, para que continuemos a realizar a Sua vontade na nossa vida! Seja você, pai, mãe, homem, mulher, jovem, trabalhador, onde a missão o chama, onde os compromissos são muitos, Deus não o quer  desanimado! Ele quer hoje dar um vigor novo à sua alma, ao seu espírito!
É Deus quem está dizendo a mim e a você: Não tenha medo, não se cale, não se amedronte, não entregue os pontos! Não deixe o desânimo ter a última palavra em sua vida!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Frei Rodrigo tira férias para “recarregar” as baterias

by on 10:29

Frei Rodrigo viajou hoje para Europa em um voo da Ibéria para um período de descanso e aprendizado. Um reabastece-se de energia para dar continuidade aos trabalhos em sua paróquia na cidade de Capanema.

Durante os dias em que estiver fora, Frei Gilson Mariano ficará responsável pela paróquia juntamente com Frei Francesco, Frei Gildo e Frei Manoel.

A ele nossos votos de uma boa viagem e um breve retorno.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Francisco retorna de viagem à Terra Santa

by on 09:44

Na viagem de volta da Terra Santa a Roma, após 4 dias intensos e bastante proveitosos, a bordo do Boeing 777 da companhia israelense El-Al, o papa Francisco saudou os jornalistas que o acompanharam no voo e respondeu a onze perguntas sem fugir de nenhum tema. Não faltaram no papa, segundo as agências, “o candor e o senso de humor que o caracterizam”.

Sobre o encontro que se realizará em junho no Vaticano entre o presidente de Israel, Shimon Peres, e o do Estado Palestino, Abbu Mazen, o Santo Padre redimensionou o fato esclarecendo que não é uma mediação de paz: "Nós vamos nos reunir para rezar. Depois, todos voltam para a sua casa". Mas completou: "Eu acho que a oração é importante, e é importante que nós rezemos juntos".

Sobre a proposta de Paulo VI de fazer de Jerusalém uma cidade com status internacional, Francisco disse: "Há muitas propostas. O Vaticano tem a sua posição do ponto de vista religioso: uma cidade de paz para as três religiões (...) É necessário ter muita coragem e eu rezo muito a nosso Senhor para que esses presidentes tenham a coragem de ir em frente".

Outro tema levantado durante o voo foi o celibato eclesiástico. O papa recordou aos jornalistas que não se trata de um "dogma de fé" e que existem sacerdotes casados em diversos ritos orientais da Igreja católica. Por não ser um dogma, é um tema que sempre pode ser discutido. No entanto, o papa observou que os temas “em cima da mesa” neste momento são outros. Francisco reiterou, ainda assim, que o celibato “é uma regra de vida; eu o aprecio muito e acredito que é um dom para a Igreja".

Outra das perguntas tratou dos casos de abusos sexuais por parte de clérigos. O papa reforçou a postura de “tolerância zero” a qualquer eclesiástico que cometa esse crime e acrescentou que, em junho, receberá no Vaticano um grupo de seis vítimas de abusos sexuais e as convidará para a missa cotidiana que ele celebra na Casa Santa Marta. O papa revelou que existem três bispos sendo investigados, mas não esclareceu se por terem cometido abusos ou por terem ocultado abusos de outros clérigos. “Ninguém tem privilégios. É um crime horrível que trai o Corpo do Senhor”, disse o papa, declarando também que os abusos, por profanarem as vítimas e, nelas, o Corpo de Cristo, "são piores do que as missas negras".

Sobre a possibilidade de outro papa renunciar e se tornar emérito a exemplo de Bento XVI, Francisco disse que o predecessor abriu esta possibilidade. “Temos que ver o papa emérito como uma instituição. Só Deus sabe se haverá outras [renúncias], mas a porta está aberta". Francisco afirmou que não tem um programa prefixado e que, no momento oportuno, "farei o que nosso Senhor me disser: rezar e tentar encontrar a vontade de Deus. Mas acredito que Bento XVI não foi um caso único".

O papa Francisco respondeu também sobre a reforma da Cúria Romana: “Chegamos a um bom ponto. Consultamos toda a Cúria e agora começamos a estudar as coisas para tornar a organização mais ágil; por exemplo, unificando alguns dicastérios”.

Um dos pontos-chave, disse o papa, "é o econômico. Por isso é que o dicastério de economia tem que trabalhar com a Secretaria de Estado". Em breve, Francisco dedicará quatro dias de trabalho ao tema e, em setembro, outros quatro. "Ainda não vemos todos os resultados, mas a parte econômica é a que veio à luz primeiro (...) O caminho da persuasão é muito importante", porque "há algumas pessoas que ainda não veem com clareza".  Sobre o Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido popularmente como “o banco vaticano”, Francisco disse que "foram fechadas 1600 contas bancárias, de pessoas que não tinham direito [a manter contas na instituição]. O IOR deve servir para ajudar a Igreja. Quem tem direito [a manter contas] são os bispos e as dioceses, os empregados do Vaticano e as viúvas deles, as embaixadas e mais ninguém".

Quanto ao Sínodo da Família, o papa declarou que ele tratará “das riquezas e da situação atual da família: mas eu não gostei de ver que muitas pessoas, inclusive na Igreja, disseram que o sínodo é para dar a comunhão aos divorciados que voltaram a se casar, como se tudo se reduzisse a uma casuística. Hoje sabemos que a família está em crise, é uma crise mundial, os jovens não querem se casar e apenas vivem juntos. Não gostaria que caíssemos nesta casuística de poder ou não poder dar a comunhão”.

do Sítio Zenit


Testemunhemos ao mundo que Jesus está vivo!

by on 08:26

“Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio” (Atos dos Apóstolos 17, 23).

Paulo chega até Atenas no centro do mundo grego, cuja população, com as suas filosofias, ciência, sabedoria, mas ao mesmo tempo com seu paganismo reinante, adora a tantos deuses e é presa a mitologias e pensamentos filosóficos. Paulo se faz grego com os gregos e assume a linguagem dos gregos para anunciar-lhes a Boa Nova.

É no meio do areópago que o apóstolo dos gentios utiliza uma didática maravilhosa para anunciar o Reino de Deus, porque, em meio ao culto a tantos deuses, Paulo encontra a imagem de um deus desconhecido e usando essa pedagogia é que ele mostra que esse Deus desconhecido, a quem ele agora está anunciando, um Deus vivo, um Deus verdadeiro, um Deus que criou todas as coisas, é o Senhor do céu, da terra, do mar, que enviou Seu Filho, que morreu pelos nossos pecados (cf. At 17, 23ss).

Os atenienses escutavam maravilhados a pregação de Paulo, mas quando este diz que Cristo ressuscitou dos mortos, alguns simplesmente caçoavam daquilo que ele diz e outros simplesmente abandonaram a pregação dele, porque ele anunciou que Jesus estava vivo, anunciou que Jesus estava ressuscitado! Alguns, porém, abraçaram a fé, mas a maioria deles não acolhe, não aceita a pregação dele.

É importante dizer que – tanto naquele mundo paganizado da época de Paulo como no mundo secularizado dos dias em que nós vivemos – nós precisamos anunciar, com a mesma eficácia e insistência, que Jesus está vivo, que Jesus está ressuscitado! Essa é a pregação da Igreja, essa é a pregação do Evangelho, esse é o testemunho que precisamos levar para o mundo.

Deixe-me dizer: nem todos vão compreender, nem todos vão aceitar essa verdade, porque, infelizmente, meus irmãos, por filosofias erradas, por pensamentos deturpados que penetraram até no meio da nossa fé cristã, muitos deixaram de crer na ressurreição de Jesus para depositar a fé em religiões e filosofias que até se dizem cristãs, mas que creem na reencarnação. É preciso, com muita propriedade, assumir essa verdade de que não existe nenhuma união entre quem crê em reencarnação e quem crê na ressurreição de Cristo.

A base da fé cristã, o fundamento da nossa crença, é a ressurreição de Jesus Cristo, por isso não há espaço para a reencarnação. Nós não temos preconceito, não discriminamos nem combatemos nenhuma religião, mas nós anunciamos a verdade! E a verdade da fé em que nós cremos é a da ressurreição de Jesus e, assim, como Ele ressuscitou, nós também iremos ressuscitar!

Não precisa ter dúvida nenhuma, a reencarnação é um erro, e um erro grotesco, que infelizmente toma conta de muitos pensamentos e filosofias; toma conta de muitos sentimentos. As pessoas dizem: “Não, ali fala de muita coisa boa, prega a caridade”. Não basta falar de coisa boa ou fazer caridade; a caridade precisa ser unida à verdade; e a verdade que nós cremos é esta: Jesus está vivo, Ele está ressuscitado e é nisso que nós cremos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

terça-feira, 27 de maio de 2014

A oração e o louvor a Deus derrubam as cadeias que nos prendem!

by on 15:52

“Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família” (Atos dos Apóstolos 16, 31).

Nós vamos refletir hoje sobre a Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos, que mostra Paulo e Silas na comunidade dos Filipenses, onde eles são presos depois de serem açoitados e apanharem por pregarem e anunciarem o nome do Senhor.

Na prisão, um carcereiro fica responsável de guardar os apóstolos para que fiquem realmente bem vigiados, mas o comportamento de Paulo e Silas é surpreendente, porque, mesmo em meio às aflições, às tribulações e às perseguições; mesmo na cadeia, à meia-noite, de pé eles rezam e cantam hinos a Deus. Todos escutavam a alegria, a intrepidez, a ousadia, mas, sobretudo este espírito evangélico que toma conta do coração desses apóstolos. E, de repente, um grande terremoto invade aquela cadeia, sacudindo-a até os alicerces, de modo que as portas se abrem, as correntes se soltam e o carcereiro olha para aquela situação todo em pânico, desesperado, pensando em se matar diante do ocorrido.

Mas, Paulo e Silas não permitem, é então que o carcereiro pede: “O que devo então fazer para poder ser salvo?”. E os apóstolos responderam-lhe: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.

Sabem, meus irmãos, a primeira coisa é justamente isto: em meio às tribulações e em meio às prisões que nós recebemos da vida e do mundo, em meio a todos os tormentos, nós não podemos deixar de lado o louvor e a ação de graças; não podemos deixar de rezar e nem de cantar hinos ao Senhor Nosso Deus. Nós iremos quebrar as correntes que nos aprisionam, nós iremos derrubar as cadeias que nos prendem, se nós tomarmos posse da oração e do louvor ao nosso Deus!

Sim, pois, muitas vezes, nós nos sentimos presos por dentro, sentimos algo aprisionando a nossa alma, o nosso coração e o nosso espírito; nós sentimos o desânimo, muitas vezes, tomando conta de nós e o remédio está no louvor, na ação de graças e no reconhecimento da presença amorosa de Deus no meio de nós.

O que converteu aquele carcereiro não foi o fato de ter havido um terremoto, mas o testemunho, a vivência alegre  e o louvor que os apóstolos testemunharam na prisão, na cadeia.

Não importa em que situação você se encontra, não importa se você está preso pelas tribulações, pelas dificuldades ou pelos sofrimentos, o importante é que você testemunhe pela oração, pelo louvor e pela ação de graças que Jesus está vivo e está entre nós! Dessa forma, nós, além de derrubarmos as cadeias e as correntes que nos aprisionam, nós iremos levar muitos a crer no nome do Senhor, não pelas nossas palavras, mas pela vida que testemunha aquilo em que acreditamos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

sábado, 24 de maio de 2014

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Gestos que se eternizam para sempre

by on 06:00

“Se em tudo o que fizermos colocarmos o nosso coração teremos gestos únicos e verdadeiros passíveis de toda aceitação de Deus”.

Hoje estou aqui para contar um relato muito especial para mim. Na verdade, levei algum tempo pensando em escrevê-lo, mas não estava me sentindo preparada, pois, contá-lo era necessário deixar um pouco a emoção de lado, mas na medida do possível tentarei descrevê-lo sendo o mais fiel possível aos acontecimentos.

Há cerca de dois meses, deu entrada em um hospital de Imperatriz que trata de doentes de câncer um jovem de mais ou menos 30 anos. Este jovem descobriu estar com câncer na garganta E o estágio em que se encontrava já não havia mais nenhuma possibilidade de cura, foram feitos apenas tratamentos paliativos (para dar conforto, amenizar a dor e prolongar a vida) e foi um período de muito sofrimento para sua mãe, que com todo carinho cuidava dele. Foram muitas idas e vindas aos médicos, noites em claro no hospital, muita dor, sofrimento e acima de tudo muita fé. 

Eu gostaria de abrir um parêntese aqui para dizer que eu acho que todas as pessoas deveriam passar um dia em uma dessas enfermarias que cuidam dos pacientes terminais, para aprender o que é a vida. Para se dar mais valor ao que se têm, às pessoas que estão perto de nós, para deixarmos de ser arrogantes, egoístas e arrancar do nosso âmago qualquer fagulha de superioridade que possamos ter escondidos no nosso ego. Porque é lá dentro que a gente vê que nós não somos nada.

E quero ressaltar também o meu respeito e minha admiração por este hospital que trata os pacientes e as famílias com dignidade, carinho e pode-se dizer, até amor. Se tem uma coisa que funciona bem, é o centro de oncologia desse hospital e eu presto todo meu louvor aos profissionais que desde o faxineiro até o diretor, lidam com a morte todos os dias e são de uma sensibilidade indescritível.

Bom, voltando ao relato, esse período em que este jovem ficou internado, presenciei muitas coisas e vi muitas histórias que me marcaram muito. Esse setor onde ele estava  internado tinha mais ou menos seis pacientes, o quarto é reservado só para os homens.  Neste quarto eu já presenciei  muitas pessoas morrerem, mas a morte desse jovem me chamou a atenção  pela forma em que ele se despediu dessa vida de ilusão, para viver e ter o verdadeiro encontro com o Senhor na eternidade.  Ele primeiro pediu a benção de sua mãe, depois fez o sinal da cruz e, logo em seguida com gestos com as mãos deu “tchau” aos demais pacientes e morreu... Ele estava sereno e consciente de que chegara a hora do seu encontro com o Pai. Não estava triste e nem demostrava sentir dor, mas plenamente tranquilo, como se de alguma forma quisesse dizer “tudo está consumado”, “fiz a minha parte”, “combati o bom combate e agora descansarei em paz”.  Diria se não fosse pela situação, que este jovem teve uma linda morte, porque através desses três gestos ele conseguiu se eternizar para sempre no coração de sua mãe e no coração de seus amigos de enfermaria. Creio, ainda que tenha ganhado o perdão de Deus por todos os seus pecados ao fazer o sinal da cruz, como prova de sua devoção e fé ao Cristo crucificado que tanto sofreu por nós.

Enfim, depois de ter presenciado este episódio, acredito, que não são os sorrisos ou as lágrimas que ditam a nossa passagem por esta vida, mas sim as palavras que surgem e os gestos que se realizam antes e depois do nosso encontro com o Senhor.  Por isso, quero aqui prestar a minha homenagem a este jovem e dizer: Você se foi... Mas ficaram em mim, tuas palavras, teus gestos... Hoje regozijo tua lembrança. Saibas que ficará para sempre em minha memória, descanse em paz!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Uma nova capela será inaugurada em breve em Capanema

by on 07:00




A construção de uma capela era o sonho da comunidade do Bairro Almir Gabriel. Inúmeros foram os pedidos feitos a frei Rodrigo, pároco da igreja católica de Capanema. Ele ouviu os apelos dos fiéis, adquiriu o terreno e deu início a construção. A nova capela receberá o nome de Santa Rita de Cássia e será inaugurada dentro de poucos meses. Segundo, Frei Rodrigo, havia uma necessidade muito grande de se construir uma capela naquele bairro para poder atender a comunidade que é bastante numerosa e carente da Palavra de Deus. “Assim estaremos possibilitando a todos um espaço de silêncio, oração, reflexão e acolhimento”. As missas serão realizadas pelo menos uma vez por semana e uma coordenação será formada para manter a nova capela sempre pronta para acolher a todos que nelas vierem em busca de Deus, afirmou o religioso.

No mês de março foi inaugurada no mesmo bairro uma Comunidade da Palavra, após uma tarde de evangelização com visitas as famílias e uma missa de rua que contou com a participação de centenas de pessoas. Na nova comunidade as celebrações da palavra acontecem todas as sextas-feiras no horário das 19:h.



terça-feira, 20 de maio de 2014

Quem ama Jesus, respeita a sua mãe

by on 06:00
Foto tirada na Capela de Santo Antônio na Comunidade rural de Miraselva

Neste sábado, dia 17 de maio, Frei Rodrigo presidiu a celebração na Comunidade Nossa Senhora do Rosário e durante a sua homilia falou sobre Nossa Senhora e de uma maneira simples nos contou um pequeno relato de um senhor que havia recebido há poucos dias em sua casa a visita de uma pessoa de outra religião. Nesta visita a pessoa começou a falar mal de Nossa Senhora, como se ela fosse uma mulher qualquer, sem nenhuma importância na história da salvação. O dono da casa ficou ouvindo os absurdos proferidos por aquela pessoa e ao término da conversa fez-lhe a seguinte pergunta: Você gostaria que alguém chegasse a sua casa e começasse a falar mal de sua mãe? E a pessoa prontamente respondeu: Jamais aceitaria que alguém falasse mal de minha mãe. E o senhor, então lhe perguntou: Diga-me então como Jesus está se sentindo neste exato momento ao ouvir você  falar mal da mãe dele?

Meus caros, eu não posso imaginar um cristão que diz que ama Jesus Cristo, mas não respeita a sua mãe. Que não reverencia Maria, que não reconhece Maria  como sendo aquela que, através da qual, nos veio à salvação. E quando eu digo cristãos, não estou me referindo apenas aos católicos que tem a obrigação de amar Maria, a mãe de Jesus; eu me refiro também a todos aqueles que se dizem cristãos crentes ou evangélicos que dizem acreditar e seguir os mandamentos de Jesus Cristo e nas suas mensagens, mas que não reverenciam a sua Mãe. Maria ocupa lugar de suma importância, poderíamos até dizer, estratégico, nos planos de salvação de Deus.

As Sagradas Escrituras nos fala que Maria é a Mãe de Jesus Cristo, é a Mãe do Senhor e, portanto, a Mãe de Deus. Geralmente os nossos irmãos que se dizem crentes ou evangélicos procuram não falar de Maria dizendo que é para não ofuscar o nome de Jesus Cristo. Não podemos nos esquecer, entretanto, “que Maria é, de todas as criaturas, é a que mais se aproxima de Jesus Cristo”.

Quanto mais nos consagramos a Maria, mais pertencemos a Jesus Cristo. Jesus Cristo passou habitar o ventre sacrossanto de Maria, se encarnou no seio virginal de Maria depois que ela deu, livremente, o seu consentimento, o seu “sim”, aceitando ser a mãe do Filho de Deus.

Jesus Cristo fez o seu primeiro milagre, convertendo água em vinho, no casamento de Canaã, depois que Maria lhe pediu, intercedendo pelos noivos. Então, pergunto: porque muitos, que se dizem cristãos, desprezam Maria Santíssima e procuram colocá-la no esquecimento, quando o próprio Senhor Nosso Deus “fez nela maravilhas?”.

É por meio de Jesus Cristo que nos vem à salvação e fora de Jesus Cristo não há salvação, mas, jamais devemos nos esquecer “da ligação imprescindível que existe entre Jesus e Maria”.

Jesus está sempre com Maria, e Maria está sempre com Jesus, e, com toda a certeza, quem está com Maria está sempre na presença de Jesus. “E como é triste e lamentável ver a ignorância e as trevas em que estão todos os homens da terra a respeito de Maria Santíssima”.

Os que dizem amar Jesus Cristo, mas falam mal de sua Mãe, não podem ser bem aceitos por Ele, pois, qual é o filho que permite, sem protestar, que se fale mal de sua mãe? E é por isso que digo e repito: como escreveu Luiz de Montforte: “aqueles que dizem amar e reverenciar  Jesus Cristo, mas não tem respeito e veneração por Maria Santíssima, não podem receber respeito por parte de Jesus, e Jesus sempre terá por eles alguma reserva, pois, se o próprio Senhor Jesus amou e honrou a sua mãe, como pode permitir que simples seres mortais a desonrem e não a respeitem?”.

Quem se diz cristão, seguidor de Jesus Cristo, quem diz que ama e segue os ensinamentos de Jesus Cristo, mas não ama e não respeita a sua Mãe, Maria Santíssima, de maneira alguma pode ser bom cristão, e eu não acredito que Jesus, como filho dedicado e amoroso possa ter com essa pessoa que não respeita e nem ama a sua mãe alguma misericórdia.  Que Nossa Senhora mãe do Perpétuo Socorro interceda por nós. Amém e aleluia!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

20 anos de vida religiosa: Irmã Gorete, irmã Ana Rosa, Irmã Silvia

by on 12:00

“Na simplicidade do meu coração alegre, vos dei tudo aquilo que tenho”

A Congregação do Preciosíssimo Sangue celebrou os 20 anos de vida religiosa das irmãs Gorete (superiora da casa do Colégio Pio X em Capanema), Ana Rosa e irmã Silvia Maria. A missa em ação de graças aconteceu na Comunidade rural de Miraselva, Capela Santo Antônio no  último sábado dia 17 de maio. A celebração foi presidida por Frei Rodrigo, na presença de amigos, irmãs da congregação e familiares das jubilandas.

Frei Rodrigo iniciou a celebração dando graças a Deus pela presença das irmãs preciosinas na Igreja de Capanema. E, em sua homília, citou um trecho da Bíblia em Mt 8,20 que diz: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”, neste trecho ele fez  referência a vida religiosa onde todos estão a caminho, um dia aqui, outro ali, mas sempre a espera da terra prometida. "Ser religioso (a) quer dizer estar a serviço de Deus, tendo a certeza de que Ele nos ama de forma única e incondicional", frisou o religioso. 

As irmãs jubilandas juntamente com as demais irmãs presentes na celebração renovaram seus votos diante de Frei Rodrigo e da assembleia. Irmã Gorete, afirmou ser muito feliz em sua vocação e fez um apelo para a comunidade que deixem seus filhos seguirem o caminho da consagração a Deus. Não Ponha obstáculos quando um jovem, uma jovem procura a vida consagrada. Falou ainda que o serviço da religiosa deve ser como o de Maria, de testemunho junto do povo.  

Durante a celebração foi apresentado um pequeno filme sobre a Congregação do Preciosíssimo Sangue e o início da missão no Brasil, mas precisamente em terras paraense.  A Congregação estar fazendo 138 anos de fundação, tendo como sua fundadora Madre Maria Bucchi, que buscou manifestar o seu amor e dedicação ao Sangue de Cristo em gestos concretos do dia-a-dia, colocando-se sempre ao lado da vida, com dedicação aos mais necessitados.

Ao final da celebração foram feitas algumas homenagens e as jubilandas deixaram suas mensagens de agradecimentos. A festa encerrou com jantar festivo na residência de familiares de irmã Gorete.  Irmãs a vocês os nossos Parabéns!



Programação da Festa de Corpus Christi em Capanema

by on 11:29
“Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento de todos”

A Igreja celebra Corpus Christi (Corpo de Deus) como festa de contemplação, adoração e exaltação, onde os fiéis se unem em torno de sua herança mais preciosa deixada por Cristo, o Sacramento da sua própria presença.

A festa de Corpus Chisti na cidade de Capanema tem uma longa tradição, que remonta o ano de 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

Este ano vamos celebrar esta festa com algumas novidades, como a Semana Eucarística e várias atividades que nos levarão ao dia 19 de junho, festa de CORPUS CHRISTI.

Aqui você vai encontrar toda a programação desta festa que é uma tradição em nossa cidade.

PEDALADA DE CORPUS CHRISTI
Dia: 07/06/14 (Sábado)
Saída: Igreja matriz de Nossa Senhora do P. Socorro
Horário: 16h
Passando por todas as Comunidades urbanas.
Chegada: 19h na Igreja matriz para a bênção final
Coordenação: Bike Capanema, Rastro na Trilha e Guardas de Nossa Senhora.

FESTA DE PENTECOSTES
Dia: 08/06/14 (Domingo)
Horário: 15h - Tarde de adoração na Igreja matriz
Coordenação: Conselho Paroquial de Pastoral
Horário: 19h - Missa na Igreja Matriz
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial

SEMANA EUCARÍSTICA
Dia: 09/06/14 (Segunda-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento para todos.
Horário: 19h - Missa na Igreja Matriz e Procissão com o Santíssimo até a Comunidade de São Francisco.
Horário da Adoração: dás 20h às 22h
No dia 10/06 - A capela de São Francisco permanecerá aberta o dia todo para adoração ao Santíssimo.

Dia: 10/06/14 (Terça-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da caminhada das comunidades.
Horário: 19h - Missa na Comunidade São Francisco e Procissão com o Santíssimo até a Comunidade Sagrado Coração de Jesus
Horário da Adoração: dás 20h às 22h
Coordenação: Grupo de Liturgia da Paróquia

Dia: 11/06/14 (Quarta-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da vida missionária.
Horário: 19h - Missa na Comunidade Sagrado Coração e Procissão com o Santíssimo até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Horário da Adoração: dás 20h às 22h

Dia: 12/06/14 (Quinta-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da vocação sacerdotal.
Horário: 19h - Missa na Comunidade N. Senhora Aparecida e Procissão com o Santíssimo até a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

Dia: 13/06/14 (Sexta-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da vida consagrada.
Horário: 19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré e Procissão com o Santíssimo para a Comunidade Santa Luzia.

Dia: 14/06/14 (Sábado)
Horário: 16h - Ordenação  Diaconal do Jesuíta Antônio Ronilson Braga
Local: Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Coordenação: Grupo de Liturgia, Diáconos permanentes e Ministros da Palavra.

Horário: 17h30min -  Salão da Festividade coquetel para os convidados do diácono Ronilson.
Coordenação: Movimento Sacerdotal Mariano, Ordem Franciscana Secular e Apostolado da Oração.

Horário: 19h - Missa na Comunidade Santa Luzia e Procissão com o Santíssimo para a Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem.
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento da fé católica.

Dia: 15/06/14 (Domingo)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento de uma vida nova.
Horário: 19h - Missa na Comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem e Procissão com o Santíssimo para a Comunidade de São Benedito.

Dia: 16/06/14 (Segunda-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento das famílias cristãs.
Horário: 19h - Missa na Comunidade de São Bendito e Procissão para a Comunidade de São Domingos.

Dia: 17/06/14 (Terça-feira)
Tema: Jesus, Pão da Vida: alegria e alimento dos que buscam o Senhor.
Horário: 19h - Missa na Comunidade São Domingos e grande carreata com o Santíssimo pelas principais ruas da cidade
Coordenação: Guardas de Nossa Senhora.

Dia: 18/06/14 (Quarta-feira)
- Durante todo o dia e a noite preparação e ornamentação das ruas para a Festa de Corpus Christi.
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Equipe de Ornamentação.

FESTA DE CORPUS CHRISTI
Dia: 19/06/14 (Quinta-feira)
Horário: 7h - Celebração Eucarística - na Praça da Igreja matriz.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial
Horário: 9h - Inicio da Procissão Solene com o Santíssimo
Sacramento pelas ruas da cidade com paradas para reflexão
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Equipe de Ornamentação.

Após a Procissão acontecerá a Missa na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial

Horário: 17h -  Praça da Igreja matriz – apresentações musicais até às 19h.
Coordenação: Frei Gilson Mariano e Grupos de Jovens
Horário: 19h - Santa Missa na Igreja matriz de N. S. do Perpétuo Socorro.
Coordenação: Grupo de Liturgia Paroquial.

- Após a celebração da missa continuação das apresentações
musicais na Praça da Igreja matriz e encerramento da Festa de Corpus Christi de 2014.

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais