segunda-feira, 31 de março de 2014

Encontro de paz e diálogo na Portelinha

by on 16:02

                     
   "Não se pode ter paz sem diálogo" (Papa Francisco).
Na semana passada noticiei neste blog a situação de um bairro de Capanema por nome Portelinha onde os moradores estavam correndo o risco de terem que sair de suas casas por viverem em situação ilegal, já que os proprietários dos terrenos entraram com um pedido de reintegração de posse de toda área.  Após a primeira reunião entre alguns moradores e a representante dos loteamentos ocorrida no escritório da paróquia ficou acertado que haveria uma nova reunião dessa vez no próprio bairro com a presença de todos os moradores e a representante das famílias proprietárias do loteamento a senhora Eunice Mafra Ramos.

O objetivo do encontro era tentar estabelecer um canal de diálogo entre os dois lados, dando a oportunidade para que eles conhecesse a realidade de cada um e através desse conhecimento se mostrassem dispostos a iniciar uma negociação que pudesse render frutos no futuro.

E a reunião aconteceu neste final de semana e a negociação caminha para um desfecho feliz para ambas as partes.  “É o diálogo que faz a paz – não se pode ter paz sem diálogo. Todas as guerras, todas as lutas, todos os problemas existem por causa da falta de diálogo”.  O diálogo é muito importante para o amadurecimento e já posso afirmar que este encontro foi um sucesso porque não houve brigas, mas momentos de alegria e paz.







Segundo show de prêmios começa a ser idealizado na paróquia.

by on 15:47


Neste final de semana aconteceu à primeira reunião com as lideranças das comunidades para se falar do primeiro esboço do projeto para a realização do segundo show de prêmios que ocorrerá no mês de maio em comemoração ao dia das mães. Durante a reunião frei Gilson Mariano que é o coordenador do projeto fez a prestação de contas do primeiro show de prêmios e falou dos projetos  que foram realizados com a arrecadação do dinheiro. Dentre eles foi à viagem dos jovens para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro ocorrida no ano passado.  

Este ano novos projetos terão prioridades  com a arrecadação do show e o seu lançamento está previsto para acontecer neste sábado (05) de abril.  




terça-feira, 25 de março de 2014

Igreja Católica: Caminho para o diálogo e a paz entre os irmãos.

by on 11:16

Na cidade de Capanema há uma invasão por nome de Portelinha com aproximadamente 200 famílias assentadas. A Igreja começou um trabalho de evangelização com estas famílias e através delas ficamos sabendo que os proprietários do loteamento entraram com um pedido de reintegração de posse. Diante dessa situação tão delicada, tanto para os proprietários como para os assentados, buscamos uma solução pacifica entre ambas as partes. Conheci os proprietários do loteamento e através de uma conversa franca e aberta decidimos resolver tudo da melhor forma possível sem causar danos nem para um, nem para o outro. Tudo no diálogo e na paz.  

Após esta conversa me reuni duas vezes com os moradores da Portelinha para planejamento de uma nova reunião dessa vez com a presença de um representante das famílias proprietárias do loteamento e a comissão de moradores.  A reunião aconteceu no escritório da paróquia, onde atuei como moderador e conciliador entre as partes envolvidas. Na reunião, foram tomadas algumas decisões e ficou acertado que o representante das famílias proprietárias do loteamento irá a até o bairro conhecer a realidade dos moradores da Portelinha, por sua vez os moradores prometeram lhes dar total segurança, já que em tempos passados visitas como estas eram impossíveis de acontecer sem que houvesse muita tensão entre ambas as partes. Enfim, estamos bastante animados e confiantes que em breve encontraremos uma solução pacifica e benéfica para todos, onde a bandeira levantada será a da paz e do diálogo entre irmãos.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Paróquia: Comunidade de Comunidades já é uma realidade em Capanema

by on 09:31

Colocando em prática o documento da CNBB e seguindo as orientações da Diocese de Castanhal estamos lentamente implantando o projeto “Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. E no sábado (22) de março estivemos no bairro Almir Gabriel com aproximadamente 60 evangelizadores visitando todas as casas daquele bairro e ao fim das visitas realizamos uma belíssima celebração que contou com aproximadamente mil pessoas.

Fundação de uma nova Comunidade

Há mais ou menos três meses uma equipe de evangelizadores vinha preparando o terreno, fazendo visitas, conversando com os moradores do bairro Almir Gabriel para saber deles da necessidade de se criar uma Comunidade da Palavra. E após todos esses meses de visitas encontramos o local, criamos uma coordenação e no sábado (22), após a celebração da missa declaramos oficialmente aberta a nova comunidade que se chamará Santa Rita de Cassia, com celebrações da palavra todas as sextas-feiras no horário das 19h. Esta já é a segunda Comunidade da Palavra que criamos e já se encontra em andamento mais cinco comunidades que pretendemos inaugurar até o final deste ano.  Amém e aleluia!






sábado, 22 de março de 2014

sexta-feira, 21 de março de 2014

Almoço reúne frades e amigos no aniversário de frei Flávio e frei Manoel

by on 09:58
Bolo de frei Manoel
Bolo de frei Flávio

A vida é um dom de Deus e deve ser festejada todos os dias com amigos e familiares. Foi assim que nesta quinta-feira (20), a fraternidade de Capanema, em um almoço servido no claustro do convento comemorou o aniversário natalício de frei Manoel e frei Flávio. Foram feitos dois bolos de aniversário e cada um pôde apagar a sua vela e oferecer o primeiro pedaço a quem eles consideravam mais importante na sua caminhada de vida.

A noite cada aniversariante celebrou a missa em suas respectivas paróquias e mais uma festa foi realizada em suas comunidades. Frei Manoel trabalha na comunidade em São Jorge  do Prata e frei Flávio na comunidade de Quatipuru.

Votos de muita saúde aos aniversariantes e que o coração amoroso de Jesus e o coração materno de Maria os protejam e abençoem hoje e sempre. Parabéns! E obrigado por suas presenças e colaboração na fraternidade de Capanema.








QUARESMA: TEMPO DE KÉNOSIS E DE KÁRIS

by on 07:00
   
Em Fil. 2,7 se diz: “Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo”.

Quando a Escritura diz: “Ele tinha a condição divina”, isto significa afirmar que Jesus Cristo é Deus; e quando diz: “Ele não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente”, isto significa afirmar que Jesus Cristo, mesmo sendo de natureza divina, não fez disso uma usurpação, um engrandecimento, um privilégio, uma superioridade pessoal. Com efeito, Jesus Cristo nunca disse aos discípulos: Eu sou Deus. Quando Pilatos lhe perguntou se era o Filho de Deus, Sua resposta foi: “Tu o dizes”. Na cruz, quando seus algozes o maltrataram, não lhes disse: “Eu sou Deus; que vocês se danem”. Pelo contrário, pediu ao Pai em público: “Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Portanto, Ele não fez de Sua divindade um enaltecimento ou, como diz o texto sagrado, “não fez de seu ser igual a Deus algo a que se apegar ciosamente”. Sua atitude, segundo o texto sagrado, foi simplesmente “de esvaziamento de si, foi de servo (esta foi Sua condição), foi de humildade, foi de minoridade, foi de pequenez”. A cruz de Jesus Cristo no-lo prova.

Pois bem, na Quarta-Feira de Cinzas, iniciou-se o tempo da Quaresma. E o que é a Quaresma? Partindo da Palavra de Deus, dado que a Igreja nasce e vive dela e sobre ela se funda, eu respondo: a Quaresma é tempo de kénosis e de káris. Isto é, tempo de esvaziamento de si e de preenchimento em si da graça divina. Trata-se do esvaziamento do nosso eu, do nosso orgulho, de nossa vaidade, de nossa promoção pessoal, de nosso sentimentalismo (kénosis) e do preenchimento em si da graça divina (Káris) que nos socorre e fortalece.  Nosso orgulho e nossa vaidade, nossas promoções e prerrogativas  pessoais, enfim, o querer ser mais que o outro, tudo isso tem de ser trabalhado, porque não condiz com a espiritualidade da Quaresma, porque não sinaliza esvaziamento de si, mas enchimento vicioso de si que nos afasta da vida espiritual.

Sem dúvida alguma, o “apelo que o tempo da Quaresma nos faz é incômodo”. Afinal, “convertei-vos e crede no Evangelho” é um imperativo de Jesus que exige de nós mudança de vida e adesão ao que Ele nos ensina. E não há mudança no homem e na mulher sem luta consigo mesmo.

Ora, sendo, pois, a Quaresma tempo de batalha espiritual, convém destacar que a kénosis nos faz este alerta: “A vida é como “trabalho contra a gravidade”. Como assim? Vou explicar: no sentido de que se a gravidade é a força que atrai para o centro da terra todos os corpos de maneira natural, então “o homem não cresce humana e espiritualmente deixando-se levar simplesmente, entregando-se à gravidade natural do seu mero andar vivendo, mas vem a constituir-se sempre apenas na força da disciplina que sabe libertar-se das imposições de cada dia, que se eleva acima da coação dos fins e dos instintos”. Desse modo, “só onde há trabalho contra a gravidade haveria vida e onde ele acaba também a vida estaria apagada. Se isso é verdade no âmbito biológico, muito mais o é no espiritual”.

Encarar “a vida como “trabalho contra a gravidade” é, de fato, uma boa imagem que nos ajuda a constatar quão indispensável é o valor da disciplina consigo mesmo contra as lacunas e quedas existenciais.

Assim como os aviões no ar, por exemplo, desafiam a lei da física ou o centro da gravidade, também nós devemos desafiar a gravidade do nosso mero ir vivendo, que é só comer, beber, passear, dormir, comprazer-se, fazer os próprios gostos, enfim, devemos desafiar a gravidade do centro concupiscente do nosso eu. Diz o livro do Eclesiástico que para tudo há um tempo. Ora, se Deus é tudo, então deve haver um tempo também para Ele. A luta da vida contra a gravidade do nosso bem-estar no embalo do deixe a vida me levar aponta para este conselho: “É preciso vencer a si mesmo, para ver mais a fundo e tornar-se livre da ditadura das coisas só de primeiro plano”. Por que é preciso vencer a si mesmo? Porque o deixar-se levar é próprio da gravidade natural, e é assim que a maioria do povo se comporta; não se deixar levar é próprio da vida no seu trabalho contra a gravidade.

A Quaresma enquanto tempo de graça é para nós, portanto, apenas um tempo litúrgico que deve nos sensibilizar cada vez mais para viver o seu apelo ao longo da vida: apelo ao sacrifício, apelo à renúncia, apelo à oração, apelo à comunhão fraterna, como manifestação concreta da nossa sincera piedade e amizade com Deus; apelo ao amor, que se revela na libertação dos sentimentos negativos de rancor.

Que a kénosis do Filho de Deus, exemplo de baixeza sem diminuição alguma de Sua majestade; exemplo de humildade e minoridade – para ensinar-nos que a soberba, a arrogância e a grandeza nos diminuem –, seja para nós uma constante aula na caminhada Quaresmal! E que a graça de Deus seja o auxílio contínuo nesta tarefa de luta contra a gravidade atrativa do centro do nosso eu! Na kénosis nos elevamos; na káris nos fortalecemos. Amém!

Frei José Luís Leitão, ofmcap.
Vice-Diretor do IESMA (Instituto de Estudos Superiores do Maranhão).


quinta-feira, 20 de março de 2014

Programação da Quaresma e da Semana Santa em Capanema

by on 16:28

Já se aproxima a Semana Santa, a semana mais importante no ano para nossa fé. Nestes dias somos envolvidos de modo mais profundo pelo mistério da nossa redenção. “Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).  

Aqui você encontrará a programação de todas as nossas atividades  quaresmais, em especial da Semana Santa; tanto na matriz como nas comunidades urbanas e rurais. Veja com atenção a programação e os horários. E não deixe de participar deste momento solene da nossa caminhada espiritual em que juntos celebraremos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Boa Semana Santa a todos! E tenho certeza que será mais um tempo de bênçãos em nossa paróquia.

Programação:

1) VIA-SACRA
Todas as sextas-feiras a partir das 18h na Igreja Matriz de Nossa  Senhora  do Perpétuo Socorro.

2) NOITE DE ORAÇÃO 
Dia 05/04/14 - Sábado dás 22h às 07h de Domingo – Encerrando-se com a Santa Missa.

CONFISSÕES:
Confissões nas comunidades - Setores:
09/04 – Quarta-feira: Comunidade Santa Teresinha
Horário:  19h  -  ( Setor São Mateus).
10/04 – Quinta-feira: Comunidade São Luís Gonzaga 
Horário:  19h  -  (Setor São Marcos)
11/04 – Sexta-feira: Comunidade Santo Antônio
Horário: 19h  -  (Setor São Lucas)

12/04 – Sábado: Comunidades Rurais:
Horário:  15h - Miraselva
Horário:  15h - Tauarizinho
14/04 - Segunda-feira: Comunidade São Cristóvão 
Horário: 19h  -  (Setor São João)

Confissões na Matriz – Igreja Nossa  Senhora  do Perpétuo Socorro:
15/04 - Terça-feira  –  dás 17h às  22h  - Igreja Matriz
16/04 - Quarta-feira – dás 17h  às 22h  - Igreja Matriz

3) DOMINGO DE RAMOS
Horário: 07h – Celebração de Ramos nas Comunidades Urbanas - Concentração nas Comunidades por Setor – Bênção dos Ramos e procissão até o Colégio São Pio X
Horas: 08h – Missa no Colégio São Pio X – Frei Rodrigo - Concelebração
Horas: 19h – Missa na Matriz – Frei Rodrigo

Celebração de Ramos nas Comunidades Rurais: 
Tauarizinho – 19h – Diac. Batista
Nova Assis – 19h – Diac. Afonso
Segredinho – 08h – Frei Antonio Gildo
Miraselva – 17h – Frei Antonio Gildo
Tauari – 19h  – Frei Antonio Gildo

4) QUINTA-FEIRA SANTA
Horário: 09h  – Castanhal – Catedral - Missa Crismal

Celebração da Santa Ceia nas Comunidades Urbanas:
19h - Matriz – Frei Rodrigo
19h - Santa Teresinha – Frei Gilson
19h - São Luis Gonzaga – Frei Francesco
19h - Santo Antônio - Diac. Silveira
19h- São Cristóvão - Diac. Nonato

Celebração da Santa Ceia nas comunidades Rurais:
Tauarizinho – 19h  - Diac. Batista
Nova Assis –19h  -  Diac. Afonso
Tauari – 17h  – Frei Antonio Gildo
Miraselva: 19h  – Frei Antonio Gildo

5) SEXTA-FEIRA SANTA
 07h: Via-Sacra - Saída da Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Comunidades Urbanas:
 15h -  Matriz – Frei Rodrigo
15h - Santa Teresinha – Frei Gilson
15h- São Luís Gonzaga – Frei Francesco
15h - Santo Antônio – Diac. Silveira
15h - São Cristovão – Diac. Nonato

Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Comunidades Rurais:
Tauarizinho – 15h - Diac. Batista
Nova Assis – 15h– Diac. Afonso
Tauari – 15h– Frei Antonio Gildo
Miraselva – 17h – Frei Antonio Gildo

6) SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL
COMUNIDADES URBANAS:
19h  -  Matriz – Frei Rodrigo
19h - Santa Teresinha – Frei Gilson
19h - São Luís Gonzaga – Frei Francesco
19h - Santo Antônio – Diac. Silveira
19h - São Cristóvão – Diac. Nonato

COMUNIDADES RURAIS:
Tauarizinho – 19h– Diac. Batista
Nova Assis – 19h– Diac. Afonso
Tauari – 19h – Frei Antonio Gildo
Mirasselva – 21h  – Frei Antonio Gildo

7) DOMINGO DE PÁSCOA
COMUNIDADES URBANAS:
07h – Nossa Senhora de Fátima – Diac. Afonso
07h – Nossa Senhora de Nazaré – Diac. Batista
11h– Sagrado Coração de Jesus – Frei Rodrigo
17h – Matriz – Frei Francesco
17h – São Domingos – Min. da Palavra Henrique
17h – Nossa Senhora do Rosário – Frei Gilson
17h– São Raimundo Nonato – Min. da Palavra Emmanuel
17h – São Francisco – Diac. Nonato
19h – Matriz – Frei Gilson
19h– Nossa Senhora do Carmo – Frei Francesco
19h – São José – Min. da Palalavra Valdeci
19h – São João Batista – Diac. Jurandi
19h – Santa Luzia – Diac. Batista
19h – Nossa Senhora da Boa Viagem
19h – São Pedro e São Paulo – Min. da Palavra Cavalcante
19h– São Sebastião – Min. da Palavra Henrique
19h   – São Miguel Arcanjo – Min. da Pala vra  Elielson
19h– Nossa Senhora Aparecida – Diac. Silveira
19h – Santa Maria Goretti – Min. da Palavra  Socorro
19h – São Benedito – Frei Rodrigo
19h– Santa Clara – Diac. Afonso

COMUNIDADES RURAIS:
São Leandro – 08h– Frei Antônio Gildo
Menino Jesus – 19h  – Frei Antônio Gildo

Que possamos vivenciar bem todos estes momentos porque Cristo é a nossa esperança e nossa força. Quando confiamos a Deus o cuidado de nossa vida, ele sempre nos indica o caminho de superação do sofrimento, o caminho da vitória, caminho da Ressurreição.

segunda-feira, 17 de março de 2014

sábado, 15 de março de 2014

sexta-feira, 14 de março de 2014

Cantalamessa propõe “jejum” de internet

by on 17:03

O pregador do Papa, Frei Raniero Cantalamessa, deu início nesta sexta-feira, 14, às tradicionais pregações de Quaresma no Vaticano. Na Capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico,  o frei destacou o caminho deste tempo litúrgico.

Segundo o pregador, durante a quaresma o cristão deve encontrar tempo para o silêncio, praticar o jejum não somente do pão, mas do bem estar e, assim, vencer o que o afasta de Deus. Para isso, Raniero afirma ser necessário olhar para si mesmo e “entrar no próprio coração”.

“Segundo Agostinho, entrar no próprio coração significa voltar-se para aquilo que há de mais íntimo e pessoal dentro de nós. E infelizmente, a interioridade é um valor em crise”, afirma. O frei destaca que esta busca é essencial para os consagrados.

Cantalamessa aponta que as diversas formas da cultura moderna, como os instrumentos de tecnologia, revistas, livros, TV, internet e dispositivos digitais, “invadem” a intimidade do coração, gastando as energias do homem. “Este é o jejum que devemos praticar hoje. Jesus privou-se de alimento, mas nossa época requer um jejum diferente”, afirma o franciscano ao sugerir a abstinência desses meios, quando usados em excesso.

Segundo Raniero, o jejum mais significativo em nossos dias é a sobriedade, privar-se voluntariamente de pequenas ou grandes comodidades, daquilo que é inútil e muitas vezes danoso à saúde.

“Este jejum é em solidariedade com os pobres… é um modo de contestar a mentalidade consumista, em um mundo que faz da comodidade, do usar,  comprar, o seu objetivo. Este mecanismo  mantém o pé em todo o sistema. Privar-se de algo que não seja estritamente necessário, um objeto de luxo, é mais eficaz, talvez, que infligir a si algumas  penitências”, declara.

O pregador apontou também a necessidade de romper com as palavras más, e não somente com os “palavrões”, bem como com as palavras que apontam sempre a fraqueza dos irmãos e aquelas que semeiam a discórdia.

Por fim, Raniero explicou que andar no deserto, a exemplo de Jesus que o fez por 40 dias, significa iniciar um diálogo profundo com Deus.

“Deus quis em Cristo tomar um rosto humano, um coração humano, para ajudar-nos a amá-lo como amamos a nós mesmos. O Espírito Santo que conduziu Jesus ao deserto, agora também nos impulsiona para o deserto para isso, para nos encontrarmos com Deus”.

A reconciliação traz paz ao nosso coração

by on 09:28


Reconciliar significa trazer paz ao seu coração, reconciliar significa, acima de tudo, não fazer do outro um empecilho para o seu crescimento pessoal!

”Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão” (Mateus 5,23-24).

Nós podemos fazer muitos propósitos para viver bem este tempo da Quaresma: o propósito de fazer jejum, de dar esmola, de não comer isso, de não comer aquilo; tudo isso é louvável. Mas não viveremos intensamente a Quaresma, que é um tempo de graça de Deus em nossa vida e em nosso coração, se não fizermos o propósito de viver a reconciliação no sentido mais profundo e sério da palavra. Sim, nos reconciliarmos com o nosso próximo e com o nosso irmão! Não deixemos dívidas para serem resolvidas depois, não acumulemos ressentimentos e mágoas, deixando a vida nos levar machucados e magoados para frente.

O tempo da graça que vivemos é tempo de nos reconciliarmos uns com os outros. Pode ser que você prefira passar uma maquiagem, pode ser que você prefira viver como se não tivesse problema, por achar que “não tem jeito”. Reconciliar não significa andar  ”de bracinhos dados” com quem o magoou e o machucou; reconciliar não significa voltar a ser como antes. Reconciliar significa trazer paz ao seu coração, reconciliar significa, acima de tudo, não fazer do outro um empecilho para o seu crescimento pessoal!

Como sei que estou reconciliado com alguém? Quando eu não desejo o mal, quando eu não falo mal e quando eu não ignoro nem deixo de falar ou de cumprimentar alguém. Existe a reconciliação de fachada na qual fingimos: ”Ah, está tudo bem! A gente não se fala muito, mas ele lá e eu cá; eu o respeito e ele me respeita!”. Aqui não é questão só de respeitar, a questão é de vivermos como irmãos e de querermos bem o outro! Ele não precisa ser o grande amor da nossa vida, mas o que não podemos é deixar que aquela mágoa tome conta do nosso coração, comande os nossos atos e as nossas atitudes.

O que nós não podemos deixar é que a ira comande a nossa vida, de modo que fiquemos encolerizados com o próximo e o chamemos por nomes feios na presença ou na ausência dessa pessoa. O Evangelho de hoje nos chama à atenção sobre isso, afirmando que nem de “tolo” nós podemos chamar o nosso próximo. Imaginem aqueles outros nomes feios com os quais nós chamamos uns aos outros na hora da raiva, do ressentimento ou da mágoa!

Hoje é dia de reconciliação, a primeira oferta que Deus quer de nós não é o nosso dinheiro, nem as coisas que nós temos para levar para a igreja. O que o Senhor quer, primeiramente, de nós é que nos reconciliemos com uns com os outros (cf. Mt 5,23-24).

Deus abençoe você!
Padre Roger  Araújo

quinta-feira, 13 de março de 2014

Papa Francisco completa um ano de pontificado

by on 08:50


Neste dia 13 de março de 2014 o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio completa 1 ano que se tornou o papa Francisco, o primeiro latino-americano a se tornar líder espiritual da Igreja Católica, que tem 1,2 bilhões de fiéis. Desde que passou a substituir Bento XVI -- que renunciou ao cargo --, o argentino foi muito elogiado por seu estilo mais despojado e também por seu enfoque na peregrinação, compaixão, humildade e perdão.


A primeira foto de Francisco depois que a fumaça branca apareceu no Vaticano e ele foi anunciado como papa. No segundo dia do conclave, ele foi eleito na quinta votação, após o que o cardeal Christoph Schönborn descreveu como sinal divino. Ele escolheu o nome em homenagem a São Francisco de Assis e foi ovacionado na Praça São Pedro.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A salvação de Deus é para todos nós!

by on 11:27

A Primeira Leitura nos apresenta o profeta Jonas que vai a Nínive,  a grande cidade pervertida e pecadora, como sinal de uma cidade pagã, primeiro para nos dizer que a salvação de Deus é para todos, não é somente para Jerusalém, a Cidade Santa, mas é também para Nínive, a cidade pecadora.   

”Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração” (Lucas 11,30).

O povo do tempo de Jesus estava buscando um sinal. O povo está sempre querendo sinais milagrosos, curas milagrosas, coisas esplendorosas acontecendo para que, assim, a fé aconteça.

Deixe-me dizer: Ainda que tenhamos algumas manifestações milagrosas de Deus aqui e acolá, num tempo ou noutro, a nossa fé não deve se basear nesses sinais, porque assim como Jonas foi um sinal para o povo Nínive, do mesmo jeito Jesus foi um sinal para o Seu tempo e um sinal para os nossos tempos. O maior sinal se dá quando Jesus morre por nós na cruz, dando a Sua vida para nos salvar.

Se a grande prova do amor de Deus para conosco, dando-nos o Seu único Filho, que morreu na cruz por amor a mim e a você, não for suficiente para nos converter, nada mais vai nos converter! Algum outro sinal nos servirá de advertência, chamada de atenção, mas o que converte, na verdade, o coração é o abrir-se para a mensagem de Jesus! O que converte verdadeiramente uma alma é ela se desdobrar na entrega para esse Deus que vem ao nosso encontro.

A Primeira Leitura nos apresenta o profeta Jonas que vai a Nínive,  a grande cidade pervertida e pecadora, como sinal de uma cidade pagã, para nos dizer que a salvação de Deus é para todos, não é somente para Jerusalém, a Cidade Santa, mas é também para Nínive, a cidade pecadora.

Nos dias de hoje, nós precisamos ser como Jonas e pregar nas cidades, nos bairros, nas igrejas, nos povoados, onde o pecado e a resistência à Palavra de Deus acontecem e dizer às pessoas que a salvação não é para um grupo apenas, não é apenas para as pessoas que estão na Igreja, que frequentam a igreja. Não, a salvação de Deus é para todos nós!

Assim como a pregação de Jonas foi eficaz e o povo deixou os pecados para se voltar para Deus, a nossa pregação também precisa ser eficaz, pregação que vai com exemplo de vida e que aponta para os outros que a salvação está em Jesus. 

Neste tempo de Quaresma, assim como o povo de Nínive viveu quarenta dias de penitência, nós somos chamados a viver a penitência não só por nós, pela nossa conversão; pela conversão da nossa casa, da nossa família, da nossa penitência, o nosso jejum, mas sim pelos outros. Os nossos atos de misericórdia devem ser para atingir tantos outros que estão longe dos caminhos do Senhor. Tantos que vivem nas “Nínives” da vida em busca de um sentido para a própria vida. A nossa oração e a nossa penitência devem alcançar a todos quantos for possível!

Que Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo


terça-feira, 11 de março de 2014

Frades da fraternidade de Capanema se reúnem para refletir a CF 2014

by on 10:11



Na segunda-feira (10) estiveram reunidos na cidade de Primavera os frades da fraternidade de Capanema, neste encontro eles refletiram sobre a Campanha da Fraternidade e seus objetivos. Frei Gilson Mariano conduziu o encontro que se iniciou no período da manhã, com momentos de oração, reflexão e dinâmicas em grupos, proporcionando aos presentes compartilharem as suas experiências em cima de frases que foram distribuídas sobre o tema da CF: "Fraternidade e Tráfico Humano" e lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou” 'Gl 5,11'.

Frei Gilson apresentou ainda a situação do tráfico humano, enfatizando que este é um problema que sempre esteve presente na história da humanidade, lembrando a experiência de José do Egito que foi vendido pelos seus irmãos (este relato se encontra no livro de Gênesis nos capítulos 37 a 50), falou também de forma resumida a situação do tráfico no Brasil e das regiões de maior abrangência, após toda explanação o encontro continuou com momentos de partilha encerrando-se ao meio dia com um almoço. 


segunda-feira, 10 de março de 2014

Missa marca abertura da campanha da fraternidade em Capanema

by on 08:46
Aconteceu neste domingo (9) a celebração de abertura da Campanha da Fraternidade em Capanema. O tema escolhido pela CNBB para este ano de 2014 é o “tráfico humano”. Durante a celebração ocorrida às 19h na Igreja Matriz, foi apresentado o cartaz da campanha, o seu significado e os objetivos que se pretende alcançar. Apesar de não ter dados concretos a ONU, Organização das Nações Unidas, estima que cerca de 700 mil mulheres e um milhão de crianças são traficadas todos os anos no mundo. O lema adotado pela igreja é “É para liberdade, que Cristo nos libertou”. 
Durante a o período da campanha a comunidade católica de Capanema irá participar de cursos referente ao tema, os jovens irão fazer encenações durante a via-sacra e ações concretas serão realizadas no intuito de ajudar pessoas que já viveram ou que estão vivendo em situações riscos.   


Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais