sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Salão Paroquial da Comunidade de São Domingos passa por reforma

by on 09:08

O Salão Paroquial da Comunidade de São Domingos que fica na zona urbana de Capanema há algum tempo se encontra fechado por necessidade de reforma.   Nas dependências do salão aconteceram inúmeros encontros e reuniões que marcaram a vida de muita gente. Diante da grande necessidade da comunidade  em realizar ações tendo um espaço bonito e acolhedor, foi iniciado uma grande reforma no salão.

Os frades que me antecederam à frente da Paróquia de Capanema, deixaram uma boa estrutura para evangelização, só na zona urbana temos hoje mais de 23 capelas funcionando normalmente, a única que não tem ainda uma estrutura adequada é a comunidade de São Miguel Arcanjo, mas já estamos com o projeto pronto para darmos inicio a construção da capela e algumas salas para catequese e encontros.

Nesses dois primeiros anos em que me encontro a frente da Paróquia tenho observado que as comunidades estão precisando de reformas, algumas mais, outras menos, portanto, meu objetivo até o triênio é reformar tanto na zona urbana, como também na zona rural as comunidades com mais urgência de reformas.

O Salão Paroquial da Comunidade de São Domingos como falei inicialmente se encontrava em estado de degradação, por isso tomei a iniciativa de começar essa reforma.  Todo esse trabalho é resultado do empenho e  confiança dos fiéis dizimistas da comunidade e de todos aqueles que contribuem dando a sua oferta. A minha intenção é que até o final de março estejamos entregando para a comunidade um novo salão, totalmente reformado. Por este motivo tenho acompanhado a obra de perto para que ela seja concluída o mais rapidamente possível para poder favorecer a toda comunidade local e paroquial.



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conhecendo a realidade das comunidades rurais

by on 09:07
Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, tirei o dia para visitar as comunidades rurais da paróquia. Ao todo temos 39 comunidades na zona rural, com realidades diversas e inúmeras dificuldades pertinentes a quem mora no interior.

Durante a minha visita deparei-me com pessoas simples, generosas, acolhedoras e acima de tudo sedenta da Palavra de Deus. Estive em algumas capelas que estão necessitando de reformas, visitei os doentes, presidi a Celebração Eucarística e após cada celebração percebi a felicidade do povo por ter escutado aquelas palavras de Vida e Libertação, proferidas durante a Missa.

Na estrada que liga uma comunidade a outra pude apreciar a mãe natureza, numa região cercada de muito verdes e longas estradas de chão. Tudo muito simples, porém, muito bonito. Enfim, após um dia de visitas, retornei para casa bastante exausto, mas grato a Deus por ter me proporcionado a alegria de estar ao lado  de pessoas tão generosas e acolhedoras.

Que o Senhor continue me dando forças para levar adiante o meu ministério à frente da Igreja. E que abençoe a todos nós. Amém e aleluia!


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Equipe de Nossa Senhora comemora 75 anos de fundação

by on 08:55

Nesta terça-feira (25), grupos de casais que fazem parte da Equipe de Nossa Senhora festejaram 75 anos de fundação com uma missa solene realizada na igreja matriz. A tradição do encontro de casais começou em 1938, com o padre francês Henri Caffarel, porém, chegou ao Brasil há 61 anos e conta, atualmente, com mais de 10.000 membros espalhados em vários países.   

Em Capanema temos seis equipes como uma coordenação central. Cada equipe é assistida por um conselheiro espiritual que é  um frade ou uma religiosa. As reuniões são mensais e acontecem normalmente na casa de algum de seus membros.  Os participantes são casais unidos pelo sacramento do matrimônio, que se comprometem a colocar em prática os valores cristãos, vivendo em fidelidade à doutrina da Igreja.

Aproveito para parabenizar e agradecer aos membros desse movimento por sua presença em nossa comunidade e ao belíssimo trabalho que eles realizam com as famílias capanemenses. Amém e aleluia!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Quando servimos ao próximo garantimos nosso lugar no coração de Deus

by on 08:29

Seja o primeiro a estar disponível, a doar-se pelos outros, a ajudar a quem precisa. Seja o primeiro a estender as mãos aos necessitados!

”Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”’ (Mc 9,35).

Amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo, os apóstolos do Senhor discutiam, pelo caminho, quem era o maior, quem era o mais importante, quem era o mais querido, quem era o insubstituível, quem ocupava o primeiro lugar no coração de Jesus. Em uma casa, em uma família, os filhos também disputam quem é o filho mais querido, o filho mais amado. Da mesma forma, na Igreja, os líderes discutem quem é o mais importante, quem pode mais, e assim por diante.

A sociedade é baseada na competição; não aquela que trata de uma competição dentro do coração da pessoa, não uma competição que a leve a ser melhor do que ela mesma, a simplesmente dar o melhor de si; mas uma competição que a faça se comparar com o outro e querer ser mais do que ele.

Há, dentro de nós, uma carência e uma ganância afetiva que nos levam sempre a querermos ser melhores, maiores e mais reconhecidos do que os outros. Há em nós a necessidade de sermos aplaudidos, louvados e exaltados. Temos a necessidade de ser melhores do que os outros.

É isso que os discípulos de Jesus – aqueles que O ouviram pregar e que viram as obras maravilhosas que Ele fazia por onde andava – estavam discutindo quem entre eles era o maior. O Senhor percebeu a discussão e viu que esse sentimento crescia no coração dos Seus seguidores, chamou os doze, sentou-se e começou a refletir e, em uma frase, resumiu o sentido do discipulado: ”Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos, seja aquele que serve a todos” (Mc 9,35).

Você pode querer ser o primeiro, mas não queira, meu irmão, a ser o primeiro a ser seguido, honrado, glorificado e exaltado. Seja o primeiro a querer sofrer, a querer ter mais paciência, a querer se doar mais pelos outros, a não querer reconhecimento. Seja o primeiro, sim, a estar disponível, a doar-se pelos outros, a ajudar a quem precisa e a estender sua mão ao necessitado! Seja o primeiro, assim como a criança o é, na pureza, na santidade e na disponibilidade. Estes são os primeiros amados por Deus. Não queira ser o primeiro por reconhecimento, por vanglória e por títulos. A escala de valores, no Reino de Deus, leva todos aqueles que querem ocupar os primeiros lugares a serem servos uns dos outros.

Deus tem um lugar que pertence somente a mim e a você no coração d’Ele, e este lugar ninguém o rouba de nós, no entanto, nós podemos perdê-lo por não cuidarmos dele. Não existe melhor maneira de cuidar do nosso lugar, no coração de Deus, do que nos colocarmos a serviço d’Ele, servindo ao próximo, servindo uns aos outros e lavando os pés dos nossos irmãos!

Deus abençoe você!
Padre Roger de Araújo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Que Deus nos ajude a vencermos a inveja que há em nosso coração!

by on 10:06

A inveja é um mal terrível, destrói famílias, destrói relacionamentos, destrói amizades, destrói comunidades e cria rivalidade!

”Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento” (Tg 3, 17).

A Palavra de Deus hoje nos chama a combater dentro de nós a maldita inveja e o maldito ciúme, porque se, em nosso coração, nós alimentamos o amargor do ciúme e a rivalidade dentro de nós crescem os piores sentimentos e desordens de toda espécie. Ciúmes e inveja não são uma coisa simples, são difíceis, porque eles agem em nossa vida de várias formas: veja que, por inveja do diabo, o pecado entrou no mundo, e foi por inveja e ciúmes do seu irmão que Caim matou Abel.

Sabem aquelas fofocas, aquelas conversas que começam a surgir no meio de nós, aquelas intrigas e picuinhas, depois se transformam em brigas e em verdadeiras desordens em nossas casas, nossas famílias, nas nossas Igrejas. Tudo isso começa a nascer de um coração profundamente invejoso e ciumento.

Muitas vezes, nós não percebemos a inveja em nós, não percebemos como ela cresce em nós; mas ela é um veneno amargo que vai crescendo por dentro e nos deixando pessoas azedas; e nós vamos contaminando uns aos outros com a inveja venenosa e maldosa que há dentro do nosso coração. Ela é um mal terrível, destrói famílias, destrói relacionamentos, destrói amizades, destrói comunidades; ela cria rivalidade, cria parcialidades e não age com imparcialidade.

Meus irmãos e minhas irmãs, em um profundo ato de contrição, de humildade, nós precisamos descobrir e olhar para dentro de nós e perceber os estragos que a própria inveja causou em nosso coração. Quando nós invejamos alguém, nós não queremos bem essa pessoa e, uma vez que nós não a queremos bem, nós começamos a falar mal dela; falar dela para um e para outro. E não pense que a fofoca, a calúnia, a difamação são coisas simples; não, não são! São pecados terríveis!

A maledicência é um pecado que destrói relacionamentos e reputações, é uma verdadeira injustiça contra a pessoa do próximo. Por isso Deus, hoje, está nos convidando a sermos sinceros e retos, a não sermos mais semeadores de discórdia, de brigas e fofocas; mas, pelo contrário, a sermos os semeadores da paz, da conciliação e da reconciliação!

Só pode semear a paz, só pode semear o bem, o coração que conseguiu vencer dentro de si o mal do rancor e da inveja!

Deus abençoe você!
Padre Roger de Araújo

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Encerramento do Retiro Provincial Anual

by on 10:10
Dia 21 (Sexta-feira) encerramento do Retiro Provincial

O retiro anual dos frades terminou com algumas reflexões, avisos da província, entrega do calendário anual e a  celebração da Santa Missa. Logo, após a celebração nos reunimos para tirar a foto oficial de encerramento de mais um retiro realizado por nossa Província Nossa Senhora do Carmo.  Amém e aleluia!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CEFRAM um lugar de oração...

by on 17:58


O Centro Franciscano de Animação Missionária- CEFRAM, situado na cidade de Bacabal-MA, é um espaço genuinamente aconchegante, com uma ampla área verde, contando inclusive com um bosque, denominado Bosque Frei Evaldo. O CEFRAM foi arquitetado cuidadosamente para receber pessoas que procuram um lugar para estudo, reflexão e oração.

Foi este o lugar que os frades Capuchinhos escolheram este ano para o retiro anual da província. Chegamos aqui no dia 17 (segunda feira) e vamos ficar até o dia 21 (sexta feira meio dia). Podemos dizer que realmente é um ambiente que proporciona tranquilidade para um encontro com Deus e com o irmão.

“Encontro com Deus e com os irmãos”

by on 09:50

Regional de Belém, formada pelas fraternidades de Capanema, Belém, Macapá e Santana, preparando a animação litúrgica do terceiro dia do retiro.  


“Encontro com Deus e com os irmãos”, o nosso Retiro é um momento de oração, alegria e encontro fraterno. Neste segundo dia, o pregador frei Luís Eustáquio, fez algumas reflexões e exortou cada frade a se colocar na presença de Deus. Ao final de todas as palestras houve momentos de celebração, recolhimento e Adoração ao Santíssimo.  Mas, lembrando que o nosso retiro também é um encontro de irmãos, não faltaram o diálogo fraterno e o compartilhar das notícias e assim pudemos fortificar os laços, a alma e o ardor missionário. 


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

“Fortalecei-vos no Senhor...”

by on 09:17
Frei Macapuna, frei Deusivan (ministro provincial dos frades) e frei Luís Eustáquio Mendes (assessor do encontro)
Retiro Provincial Anual - Durante os dias em que estaremos reunidos vamos participar das palestras  ministradas por frei Luís Eustáquio Mendes, da província de Minas Gerais , vamos ter  algumas atividades como Santa Missa, Terço, entre outras práticas de piedade. Teremos também intervalos de tempo sem nenhuma atividade para que possamos  pensar sobre a nossa vida. É um momento de especial intimidade com Deus, que depois nos facilitará encontrá-Lo nas diversas atividades que teremos durante todo o ano de 2014. 


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Frades Capuchinhos fazem Retiro Provincial Anual

by on 20:42

Os Frades Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo estão reunidos no Centro Franciscano (CEFRAN) na cidade de Bacabal no Maranhão, fazendo o seu Retiro Provincial Anual. O retiro teve início nesta segunda-feira (17) com a chegada dos frades e terminará na sexta-feira (21).

O objetivo desse retiro é o abastecimento espiritual dos frades, um momento em que eles ficarão a sós com Deus  para poder fazer uma ampla revisão de suas vidas, fortalecer a fé, e reabastecer as baterias para poder voltar as suas atividades. Este ano o encontro contará com assessoria do  ex-provincial dos frades capuchinhos da Província de Minas Gerais, Frei Luís Eustaquio Mendes.



Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais