segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Círio de Capanema

by on 14:23

O Círio em homenagem a Nossa Senhora do Rosário já se tornou uma tradição em Capanema. Este já é 22º Círio realizado em nossa cidade. No sábado, 28, a imagem foi transladada da Comunidade Nossa Senhora do Rosário para a igreja matriz. E no domingo, 29, aconteceu na parte da manhã a procissão, com saída da igreja matriz para a igreja Nossa Senhora do Rosário, após a procissão foi celebrada uma missa campal, presidida por frei Rodrigo e concelebrada por frei Eraldo. Centenas de fiéis acompanharam o círio numa demonstração de fé e devoção.


domingo, 29 de setembro de 2013

“Dois dias de amor a Bíblia”

by on 09:54





Ciente de que a Bíblia é pouco valorizada pelos fiéis católicos, a CNBB, desde 1971 adota o mês de setembro como o “mês da Bíblia”. A proposta é a de aproveitar o mês para incentivar os fiéis a adquirirem a sua Bíblia e organizar círculos de estudos bíblicos.

Seguindo a proposta da CNBB a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não poderia ficar de fora e aproveitou o mês da Bíblia para fazer a sua programação. Às segundas-feiras realizou no auditório, cursos de aprofundamento a Palavra de Deus. E definiu no Conselho Paroquial dois dias para a realização da leitura da Bíblia – que aconteceu na sexta-feira, 27 e no sábado, 28. O tema escolhido para este evento foi: “Dois dias de amor a Bíblia”, o local para as leituras se deu na frente da igreja matriz, onde a Bíblia ficou exposta em um lugar de destaque. Os diversos grupos, pastorais e movimentos da paróquia se reversaram ininterruptamente nos horários pré-estabelecidos para cada um. E no sábado, saindo em procissão da Comunidade Nossa Senhora do Rosário os fiéis se dirigiram para igreja matriz, onde aconteceu a Santa Missa e no final, frei Rodrigo fez a entronização da Bíblia, recomendando que todos os fiéis desse um lugar de destaque em suas casas para a sua Bíblia e que tirassem alguns minutos do dia para ler algum texto bíblico. Mas, acima de tudo, recomendou frei Rodrigo “coloquemos em prática o que a Palavra de Deus nos diz, meditando sobre aquilo que ela nos propõe”.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Visita Pastoral de Dom Carlos deixa saudades em Capanema

by on 14:46

A quase uma semana da Visita Pastoral de Dom Carlos na Comunidade de Capanema, nossos corações ainda se encontram jubilosos por sua presença em nosso meio.

Foram quase duas semanas de reuniões, celebrações, encontros e visitas recheadas de alegria, humildade e espiritualidade. A Visita Pastoral terminou no último domingo, 22, com uma belíssima missa campal na praça da igreja matriz.

Uma visita pastoral é sempre um acontecimento de grande importância religiosa e espiritual. Um momento especial para a vida cristã da comunidade. É quando o bispo, enquanto pastor da Igreja, representante de Jesus Cristo, vai ao encontro dos seus irmãos na fé para conhecer, conviver, ensinar e dialogar com eles.

Relembrando a Agenda de Dom Carlos em Capanema

Dom Carlos foi recebido na terça-feira, dia 10, na entrada da cidade pelo pároco frei Rodrigo, diáconos e por vários fiéis. Logo em seguida, celebrou a primeira missa da sua visita pastoral na Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde pôde assistir um pequeno documentário da caminhada da paróquia e receber pelas mãos do pároco o relatório administrativo e pastoral. Nos outros dias, Dom Carlos visitou escolas, se encontrou com lideranças das comunidades urbanas e rurais, presidiu celebrações, reuniu-se com os diversos grupos, movimentos e pastorais da paróquia. Visitou penitenciária, hospitais e abrigo dos idosos. Teve encontro com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na Câmara Municipal. E no último domingo, 22, após o seu encontro com os frades, religiosas, diáconos, ministros da palavra, conselho pastoral e funcionários, celebrou a missa de encerramento na praça da igreja matriz.

Durante a sua visita, ele pôde conhecer as estruturas de nossa paróquia, acompanhou nossa realidade paroquial, pôde também perceber a fé, a participação e o carinho de todas as pessoas que o acolhiam com muito entusiasmo, muito amor, numa verdadeira comunidade.

Acreditamos que a sua visita renovou o entusiasmo e o compromisso missionário, por isso nos deixou saudades e já esperamos pela próxima visita. Obrigado, Dom Carlos e que Deus o abençoe. Amém e aleluia!




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A quem muito se ama, muito se perdoa

by on 15:37
Jesus disse: “Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor” (Lc 7,47).

Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus nos mostra um dos relatos mais bonitos do Evangelho.

Aquela mulher, cujo nome não sabemos, pois foi apenas identificada como pecadora, apresentou-se diante de Jesus, trouxe-Lhe um perfume maravilhoso, um dos mais caros, em um frasco de alabastro, e o jogou aos pés de Jesus, molhando os pés d’Ele com suas lágrimas. Ao mesmo tempo em que banhava aos pés do Mestre com suas lágrimas, ela também os enxugava com seus cabelos. Beijava os pés do Senhor e ungia-o com muito perfume.

Simão ficou indignado com aquela situação e disse: “Este homem é profeta e nem conhece a mulher que está se colocando aos Seus pés”.

Jesus deu-lhe uma catequese maravilhosa. Primeiro, chamou a atenção de Simão, porque ele se achava justificado, santo, se achava o bom, mas não demonstrou nenhum afeto, nenhum reconhecimento, nem ligou quando o Senhor entrou em sua casa. Era apenas uma visita que recebia.

Então, Jesus está chamando a atenção, primeiro, daqueles que se sentem justificados, santos, melhor que os outros. Muitas vezes até participam das coisas de Deus diariamente e, por causa disso, o orgulho cresce e não são mais capazes de reconhecer seus próprios pecados.

Uma vez que nós não somos mais capazes de reconhecer as nossas misérias, as nossas falhas, os nossos próprios erros, nós não precisamos fazer tanto esforço ou demonstrar tanto amor para com o Senhor.

Aquela mulher, no entanto, vista por todos como grande pecadora, deu o melhor de si, deu suas lágrimas em perfeita contrição dos seus erros, dos seus pecados e das suas faltas. Ela demonstrou grande amor. E por tê-lo demonstrado, grande foi a misericórdia do Senhor para com ela.

Se nós tivermos, realmente, a contrição dos nossos pecados, demonstremos por meio de gestos o nosso arrependimento; grande será o amor do Senhor para conosco. “A quem muito se ama, muito se perdoa”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tenho sido indiferente à Palavra de Deus?

by on 08:37
“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’” (Lc 7,31-32).

A Palavra de Deus nos chama à atenção para a situação da indiferença, para aqueles corações que simplesmente não ligam para quem tanto faz ou tanto fez; não dão a menor atenção ao que está acontecendo.

Não ligar para alguém que está ao nosso lado sofrendo ou chamando a nossa atenção significa dizer que para nós essa situação não tem a menor diferença, que não nos importamos com isso.

Quando Jesus veio até nós, houve um grupo de pessoas que pararam para ouvi-Lo e deixaram suas vidas serem transformadas por causa da Sua Palavra, mas é óbvio que houve aqueles que se opuseram, colocaram-se contra. Houve também outro grupo que simplesmente se portou com total indiferença: “Isso não me diz respeito, eu não estou preocupado e não dou atenção a isso”.

No meio de nós há muitas pessoas que conhecem Deus, sabem da Palavra d’Ele, tem até símbolos sagrados na sua casa. De vez em quando, vão à Igreja, mas se portam e se comportam com total indiferença para com Ele, para com a Palavra d’Ele.

Uma vez que estamos preocupados com nossos negócios, estudos e trabalhos, que estamos ocupados em adquirir dinheiro, fortuna ou seja lá o que for, a nossa vida acaba tendo outras ocupações e nós não temos tempo de nos ocupar com Deus nem com a Palavra d’Ele.

Uma coisa é certa, o Senhor não está pedindo a ninguém para deixar as suas ocupações nem as suas responsabilidades com a vida. Mas deixar a vida ser conduzida de qualquer jeito, como se tivéssemos apenas uma vida material, como se ela se resumisse apenas a essa Terra; como se nós não tivéssemos preocupações com as coisas do Alto é ser indiferente a Deus, é ser indiferente à Sua Palavra.

Que, hoje, essa mesma Palavra chegue ao nosso coração e o desperte para que saiamos da indiferença e da frieza, para que nos abramos a ela, a fim de sermos tocados pela Palavra, porque se chegarmos à situação de que nada que o Senhor fala nos toca, é porque estamos no mau caminho.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

Olhemos para a cruz com olhar de fé

by on 09:29
“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Nós celebramos, hoje, o dia da Exaltação da Santa Cruz. Louvores, honras e glórias se deem a Jesus Cristo Crucificado, Aquele que morreu por mim e por você.

Que nós, hoje, olhemos para a cruz que temos na nossa casa, a cruz que, muitas vezes, carregamos conosco, aquela está na Igreja, no cemitério… A cruz nossa de cada dia. E olhemos para ela com olhar de fé.

Sabe, meus irmãos, a cruz, no Antigo Testamento – o madeiro –, era tida como um sinal de maldição. O livro do Deuteronômio diz: “Maldito seja todo aquele que for pregado no madeiro” (cf. Dt 21,22-23). Era o pior dos espetáculos! Era o pior castigo para os crimes mais bárbaros, hediondos, que se cometiam naquela época. Era a pena de morte mais cruel: alguém ser exposto e pregado numa cruz.

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, no entanto, que não cometeu pecado algum, não cometeu crime algum, por nós foi crucificado. Desde então, a cruz – que era maldição – tornou-se bênção. A cruz que era o sinal dos perdidos, tornou-se o sinal dos redimidos, dos salvos pelo Senhor. Por isso, a Igreja exalta a Santa Cruz. Não é a “cruz pela cruz”, mas a cruz onde foi crucificado Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quando olhamos para o Cristo Crucificado, damos mais sentido às cruzes nossas de cada dia, os nossos sofrimentos, as nossas dores, a tudo aquilo que temos de passar na vida como consequência da nossa existência.

O Cristo Crucificado nos dá força. Ele dá um sentido novo, salvífico, um sentido redentor à cruz que cada um de nós carregamos.

No dia de hoje, eu quero convidar você a não desanimar, a carregar firme a sua cruz, a olhar para Jesus Crucificado e clamar: “Senhor, piedade, misericórdia de mim! Senhor dê-me força, coragem, ânimo para que eu não desanime com a minha cruz”.

Que Jesus Crucificado seja para nós luz e salvação.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Visita Pastoral: Agenda de Dom Carlos para esta sexta-feira

by on 08:33
Nesta sexta-feira (13), a visita pastoral de Dom Carlos continua nas Comunidades Rurais. Vejamos a programação:

Dia 13/09/2013:

09h às 10h30min: Encontro com Grupos, Pastorais, Catequese e Lideranças do Setor Nossa Senhora de Lurdes.

Local: Igreja Santo Antonio em Mirasselvas

11h – Celebração Eucarística na Comunidade de Mirasselvas

15h às 16h30min – Encontro com Grupos, Pastorais, Catequese, Grupo de Evangelizadores, Pastoral Litúrgica, Jovens e Lideranças do Setor Nossa Senhora de Nazaré.

Local: Centro Comunitário Nossa Senhora de Nazaré em Tauari

17h- Celebração Eucarística na Comunidade de Tauari.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Visita Pastoral de Dom Carlos "Um momento especial para a vida cristã da comunidade"

by on 09:33




O primeiro dia de visita de Dom Carlos na Comunidade Católica de Capanema foi marcado por uma carreata que teve inicio na entrada da cidade. Um bom número de fiéis o aguardava com ansiedade, alguns com cartazes de boas vindas o saudaram numa demonstração de carinho e respeito pelo o Pastor da Igreja, representante de Jesus. Ao chegar à igreja matriz, os paroquianos das diversas comunidades já o esperava. O pároco, Frei Rodrigo seguindo a programação entregou a Dom Carlos os relatórios da paróquia e apresentou um documentário de 20 minutos contando de forma resumida o histórico da caminhada da comunidade. Em seguida aconteceu a Santa Missa.

Já no seu segundo dia de visita, Dom Carlos esteve em escolas, conversou com os alunos, professores e funcionários. A noite celebrou na Comunidade Santa Terezinha e, logo após reuniu-se com as principais lideranças dos Setores São Mateus, São Marcos e com as Associações dos Bairros que compõem àquela comunidade.

Nesta quinta-feira (12), a programação será nas Comunidades Rurais, com o seguinte roteiro:

09h-10:30h - Encontro com o Setor de Nossa Senhora de Guadalupe na Comunidade São Francisco – Km 06.

15h às 17h – São Leandro (Encontro com as lideranças do Setor Nossa Senhora de Fátima)

18h – Tauarizinho (Encontro com as lideranças do Setor Nossa Senhora do Carmo)

19h – Celebração Eucarística na Comunidade de Tauarizinho.

Ao final de cada Visita, Dom Carlos deverá emitir a sua visão acerca da realidade visitada, com orientações pastorais e encaminhamentos para toda a comunidade.



Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais