sexta-feira, 31 de maio de 2013

Corpus Christi: A Fé transformada em arte em Capanema





Fé e Arte, duas palavras que podem definir muito bem a festa de Corpus Christi na cidade de Capanema, município localizado no nordeste paraense. O tema da celebração este ano foi: “Eis-me aqui, Senhor - Eu creio, mas aumentai a minha fé". A programação aconteceu nesta quinta-feira (30). A escolha do tema se deu por conta da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de julho, e pelo Ano da Fé.

A missa campal em frente à Igreja Matriz do Perpétuo Socorro teve início às 7h e foi presidida pelo bispo, dom Carlos Verzeletti e co-celebrada por frei Rodrigo, frei Gilson Mariano, frei Eraldo e Diáconos. Em seguida, aconteceu a procissão que durou, aproximadamente, uma hora e quinze minutos. Com quatro paradas, o trajeto possibilitou a reflexão sobre: A Jornada Mundial da Juventude; Ano da fé; O Poder Público e a Alegria do povo caminhar com Jesus. As mensagens foram alternadas pelos religiosos frei Gilson Mariano e frei Rodrigo. Segundo os organizadores, aproximadamente quinze mil pessoas se fizeram presentes na celebração.

Após a procissão aconteceu uma outra celebração realizada dentro da igreja, presidida por frei Gilson Mariano. Em seguida, deu-se continuidade a adoração a Jesus Eucarístico que ficou exposto até o meio dia. Na parte da tarde, o Santíssimo voltou a ser exposto para adoração ficando até as 19h, onde aconteceu a celebração de encerramento da Festa de Corpus Christi, presidida por frei Rodrigo.

Preparativos
Na noite que antecedeu o feriado, dezenas de pessoas, de todas as idades, tendo como matéria prima 10 toneladas de serragem tingida, confeccionaram um grande tapete de 1.300 metros com desenhos cristãos. Esta tradição religiosa acontece há 37 anos e começou em 1976. E, assim, na madrugada do dia 30, a fé se transformou por completo em arte. E o cansaço de alguns se deu lugar a emoção pela materialização de sua obra prima: um tapete colorido para Jesus Eucarístico passar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais