quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Caminhos de Paz

by on 14:58


Chegamos ao final de mais um ano. As cortinas do tempo se fecham. E cada ser humano deveria se recolher para uma avaliação de tudo que realizou no ano que passou e tudo que pretende realizar no ano que se inicia. É hora de fazer retoques e até mesmo ajustes para um novo tempo que começa a despertar. Faz-se necessário uma parada, um momento de meditação, uma avaliação de tudo que lhe ocorreu em 2012. Será que a sua vida no ano que passou foi de agitação ou houve momentos de paz e tranquilidade na sua família, no seu trabalho e na sua vida pessoal? Se você não conseguiu alcançar esta paz tão desejada, saiba que ela é possível em 2013, através da meditação cristã e da Palavra de Deus.

Paz é a presença da luz divina no coração do homem. A paz não é um estado emocional, que oscila entre estar bem e ter atitudes agressivas. A paz, por ser luz de Deus no interior da pessoa, a mantém na serenidade, em qualquer situação que se encontre. A consequência da paz é visível na vida cotidiana, especialmente no relacionamento com outras pessoas. Quem tem o Espírito de Deus pertence a Deus, é filho de Deus, e não dispensa nenhum tipo de agressividade, nem verbal, e muito menos física, em seus relacionamentos sociais. O belo texto da bênção de Aarão, em Nm 6, 24-26, diz: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!”, é a súplica maior no início deste ano: que a luz divina ilumine a vida social e pessoal de cada um!

Há muitos caminhos para cultivar a paz dentro de cada pessoa. O Salmo 66 diz: “que na terra se conheça os seus caminhos”. Esse é um dos grandes desejos de Deus: que os caminhos de Deus sejam conhecidos pela humanidade, porque assim, a paz estará dentro de cada ser humano. São muitos aqueles que vivem brigando com os outros, agredindo de tantos modos, isso porque estão brigados consigo; vivem com o coração em briga. Quem vive brigando consigo próprio vive infeliz porque expulsou a paz de seu coração, porque está impedindo que a luz de Deus brilhe dentro de si; está vivendo no escuro e quer compensar a escuridão agredindo. A violência é uma manifestação de quem tem o coração escurecido, sem a luz de Deus.

A meditação da Palavra de Deus e dos acontecimentos é o caminho para encher o coração humano com a Paz de Deus. No coração, quer dizer, lugar onde o sábio toma nossas decisões. Pela meditação da Palavra e dos acontecimentos da vida, a pessoa deixa a luz de Deus entrar em si; permite a presença divina em sua existência. A meditação da Palavra e dos acontecimentos da vida é uma porta que se abre para Deus entrar e habitar no coração daquele que assim agir. É essa prática cristã, que tantas vezes é negligenciada entre os homens, que cada um deve propor cultivar no decorrer de 2013. Se a criatura humana quiser ter paz, ter a luz de Deus que resplandece na vida pessoal, a meditação da Palavra e da vida é um dos caminhos mais seguro.

Aproveito a oportunidade para desejar a você e aos seus familiares, votos de feliz ano novo. Que possamos entrar no ano novo com o espírito cheio de esperança. Rezo para que a esperança não seja apenas para o início do ano, mas se prolongue no decorrer dos demais anos que virão.

Que Deus vos abençoe com a paz e ilumine os caminhos que irás percorrer a cada dia de 2013. Feliz ano novo!

Meu abraço fraterno,

Frei Rodrigo

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Coroa de Luz: Meu presente para Jesus.

by on 11:07

Em preparação à chegada do Menino Jesus na noite de Natal, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou nos dias 20 a 23 de dezembro a Coroa de Luz para Jesus. Para a Igreja Católica este é um tempo forte de preparação para celebrarmos dignamente o Santo Natal. E a nossa comunidade participou ativamente dos quatros dias acendendo a sua vela em agradecimento a vinda gloriosa de Cristo.

A primeira vela acessa foi a de cor roxa dedicada aos profetas, à segunda foi a de cor verde dedicada à cidade onde Jesus nasceu a terceira foi a vela vermelha lembrando a presença dos pastores na gruta de Belém e quarta vela foi a de cor branca dedicada aos anjos.

Feliz Natal! E Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derramai sobre vós e as suas famílias as suas bênçãos. AMÉM.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Procissão Luminosa encerra as festividades em honra a Nossa Sra. do Perpétuo Socorro.

by on 15:47



Aconteceu neste sábado (8), o encerramento das festividades em honra a padroeira de Capanema. O Bispo da Diocese de Castanhal Dom Carlos Verzeletti presidiu a celebração da missa, logo após, aconteceu a Procissão Luminosa. Onde milhares de fiéis acompanhando a berlinda, protegida pelos guardas de Nossa Senhora  iniciaram a caminhada pelas principais ruas da cidade. Com as velas acesas os romeiros rezavam, cantavam e agradeciam por tudo o que conseguiram ao pedirem para a Mãe do Perpétuo Socorro. Famílias se reuniram em frente as casas, muitas delas, decoradas com flores e outros tipos de enfeites, tudo para homenagear a Virgem Santa.

Jovens e idosos, de diversos bairros, juntaram forças para representarem os Setores da Paróquia e o que se viu foram milhares de devotos em mais uma prova de religiosidade dos católicos de Capanema. Salve, Capanema! Salve, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro! Amém e aleluia!


presente na celebração Frei Luis Carlos ex-paróco de Capanema

sábado, 8 de dezembro de 2012

Quando tocam os sinos da Igreja de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro.

by on 10:55


Estive recentemente na cidade de Capanema, no Pará. Visitei a igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a sua bela torre sineira onde tocam de meia em meia hora. Fiquei me perguntando por que os sinos das igrejas tocam? Qual o seu significado? Para mim que não tenho o hábito de ouvi-los tocar diariamente em minha cidade, fiquei um pouco incomodada, principalmente à noite na hora de dormir, mas aos poucos fui me acostumando com o seu badalar. Senti-me como se estivesse em uma cidade pequena do interior passando férias... E a minha imaginação me levou de volta a infância, na casa da vovó, onde pontualmente os sinos da igreja tocavam e ela ritualmente os seguia como um relógio, lembrando-se da hora de preparar o café, fazer o almoço, ir à igreja para rezar o terço e participar da santa missa.

O badalar dos sinos lembram ainda da chegada do menino Jesus na noite de natal: “Os sinos tocam e com eles os Anjos anunciam que Jesus nasceu em Belém, que José e Maria adoram-no como o Filho Amado de Deus, que de braços abertos olha para os céus buscando a Luz da Paz e do Amor”.

Ah! Que bom seria se os sinos das igrejas da minha cidade tocassem como os sinos de Capanema! E que todas as noites pudéssemos dormir embalados pelo seu som suave e angelical, anunciando um amanhecer de paz, amor e de fraternidade para todos os moradores da nossa querida cidade de Imperatriz.

Tradição de se tocar os sinos

O badalar dos sinos é uma tradição portuguesa. A sua importância está na simbologia. Os sinos sempre tocam para anunciar algo: no Domingo de Páscoa, no Natal… Badalam nas festas em homenagem aos santos padroeiros. Na historia, já foi mensageiro da guerra, da paz, de boas e más notícias. Em algumas aldeias assinalavam as horas no tempo em que não havia relógios. Hoje, os sinos continuam a badalar pelas comunidades, mas em algumas regiões a tecnologia deixou de lado os braços humanos: eles são acionados por mecanismos eletrônicos.

O sino nasceu católico; sua invenção foi reservada à Igreja. Os católicos dizem que os sinos indicam a presença de Deus nesse local, daí a tradição de que quando se entoa um sino, Deus observa e ouve a prece com mais atenção. O termo sino deriva do latim signum, ou sinal, e era utilizado para os rituais religiosos. Um deles era levar os fiéis à missa. Mas também anuncia casamentos, batizados e falecimentos. Toda a comunidade fica a saber mediante a melodia entoada qual o acontecimento do dia.

A função do sino é justamente a oportunidade de conectar-nos, de ser um instrumento de reflexão, de meditação. Ele expressa um som único, mas variável ao contexto que lhe está sendo atribuído em determinado momento. Esse encontro da energia humana com o símbolo de metal nobre é um facilitador que nos transporta e nos conecta com uma possibilidade presente e futura. É um instrumento sagrado que carrega valores universais e que nos seus badalares indica determinadas circunstâncias. No período da manhã, às 6h, significa o despertar e às 11h30 é a hora da parada pro descanso e pra refeição. Na parte da tarde, o badalar mais tradicional é às 18h, o entardecer do sol, indica o final do dia. Os sinos meia hora antes das celebrações anunciam a missa ou culto. Toca quando há comemoração de festas de padroeiros e de falecimentos.

Texto: Vanusa Cavalcante
Imagens: Leornardo Sousa
Edição: Alysson Carvalho

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Paróquia de Capanema: De padre Sales a frei Rodrigo (Parte I)

by on 08:44

Novembro e dezembro marcam os festejos da Santa Padroeira dos capanemenses em nostálgicas noites de confraternização, evento que tem tradição de mais de 60 anos. A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encarrega de coordenar a Festa que envolve todos os setores da igreja, mobilizando líderes que se dedicam de corpo e alma no trabalho voluntário. A nostalgia se completa com a contemporaneidade, pois famílias tradicionais de Capanema são frequentadoras da Festividade.

A história da Festa da Padroeira é contemplada com a existência dos escritos sobre a criação da cidade e antes da definição da categoria, passando de povoado a Vila, a religião católica teve seu marco com a construção de uma capela feita em palha de palmeiras da região. Esses foram os primeiros passos e naquela época, costa na história que a primeira missa aqui realizada foi celebrada por padre José Maria do Lago, convidado especial para a ocasião.

Depois de algum tempo, a prelazia da capital destinou alguns frades para desenvolverem serviços que ao serem concluídos, redundaram na construção de um templo, obedecendo a arquitetura da época, com a predominância de pedras, juntadas a material argiloso, sendo que tijolos cerâmicos também fizeram parte do projeto. Erguida a Igreja Matriz (atualmente auditório frei Leônidas Vavassori), a Paróquia começou a despontar como uma das mais importantes e então, os frades foram designados para o trabalho de evangelização.

Considerando que a cidade rumava para o desenvolvimento, o clero ajudava a decidir casos com a comunidade e com a força religiosa, os passos foram acelerados e os católicos fizeram edificações, multiplicando em números os seguidores da religião Católica Apostólica Romana.

Padre Sales – Para adiantar o compasso da história, a Paróquia começou a ter seus líderes e coube a Francisco Sales, firmar o que já havia sido marcado com a pedra fundamental. Padre Sales, como era conhecido, administrou a Paróquia e dividiu serviços sacerdotais com outros confrades, até Capanema conhecer a emblemática figura de frei Hermes Recanatti, que juntamente com frei Leônidas Vavassori, trouxe as tradições italianas, administrando a Paróquia por longos 30 anos. Adaptado aos costumes da cidade, frei Hermes comandou o rebanho da igreja, em certos momentos, usando a austeridade, prática comum para quem assumia responsabilidade de colocar nos trilhos uma comunidade tradicionalmente evangelizada, entretanto, até então, desprovida de um líder que apresentasse inovações.

 
Profecias – Quem acompanhou o trabalho de frei Hermes é sabedor de algumas atitudes que ele tomava, determinando regras e exigindo o cumprimento por parte dos paroquianos. Com essas decisões, frei Hermes não admitia desobediência e mantinha sua palavra, sem desmanchar qualquer ato que ele houvesse decidido. Há também registros de coincidências que eram consideradas verdadeiras profecias, consolidando as decisões, mas em certas ocasiões, o italiano mostrava sua sensatez, contando com o apoio da comunidade. Um dos pontos importantes da passagem de frei Hermes por Capanema, diz respeito a amizade que ele tinha com o pastor Armando Chaves Cohen, líder da Assembleia de Deus.

Desprendimento- A Paróquia crescia e a Matriz ficava pequena para receber os católicos nas celebrações das missas e durante a Festividade, pessoas de todas localidades vizinhas, vestiam-se à caráter para prestigiar o tradicional arraial, construído no largo da Matriz. Os vendeiros aproveitavam o movimento intenso e ofereciam iguarias da culinária interiorana, sendo que os produtos derivados da agricultura, estavam disponíveis à gosto de cada freguês.


Diversões – Carrossel, barquinha, bonde, roda gigante, pipoca, amendoim, jogos, tiro ao alvo , lâmpadas coloridas, guloseimas e o tradicional passeio na praça, relembram os momentos primitivos do arraial, hoje transformado apenas em pontos  de apoio para as comunidades.


Barraca da Santa – Encontros de famílias para se confraternizem nas noitadas, com jantares, leilões, atividades culturais e entretenimento, formam o atendimento da Barraca, que passou a ser chamada Recreio da Festividade, os leiloeiros se encarregam de oferecer produtos frutos de donativos da comunidade e o “quem dá mais”, rende lucros que são destinados às obras sociais da Paróquia.

Texto: Paulo Vasconcellos

Edição: Dyah Sousa
Fotos: Arquivo do JC e divulgação

Paróquia de Capanema: De padre Sales a frei Rodrigo (Parte II)

by on 08:30
Novos rumos – Com a morte de frei Hermes, a fraternidade dos capuchinhos designou mais um italiano para comandar a Paróquia, sendo a responsabilidade dada a frei Luís Guidicci , que deu sequência ao trabalho e implantou sua forma de gestão. A procissão de Corpus Christi, obra arquitetada por frei Hermes, se juntava a Festa da Padroeira, dividindo as atenções dos paroquianos, sobretudo na magnitude representada.

Atendendo a pedidos, frei Luís conseguiu autorização diocesana e implantou o Círio de Capanema em honra à Nossa Senhora do Rosário, festa que já dura 20 anos.

 
Luís Carlos Morais - O Maranhão despontou na formação de padres, sendo formada a Província Norte, juntando os Estados do Maranhão, Pará e Amapá, começando revezamentos de sacerdotes a serviço das paróquias. A comunidade capanemense recebeu de braços abertos o então pároco Luís Carlos, que passou 11 anos trabalhando e ajudando a edificar as obras paroquiais. Assim como todos os outros que trabalharam em Capanema, frei Carlos desempenhou a contento sua função, firmando afinidade com muita gente. Entusiasmado com essa afinidade, Luís Carlos se juntou a um grupo de pessoas, fundando a Associação mantenedora dos serviços de radiodifusão, resultando na instalação da Rádio Antena C, que mesmo não tendo vínculo com a Paróquia, teve o incentivo do cidadão Luís Carlos Morais, que abraçou a causa comunitária, escrevendo seu nome e de outros na história da primeira emissora de rádio oficial de Capanema.

Gilson Baldez - Por determinação da Província dos Frades Menores Capuchinos, a Paróquia de Capanema passou a ser comandada por frei Gilson Baldez, sacerdote estudioso que em pouco tempo como pároco, contribuiu para o fortalecimento da religião católica, através de ações quantitativas que somaram no desenvolvimento da Paróquia.



Fábio Bernardo – A força e a juventude de frei Fábio, contribuíram para o avanço da Paróquia de Capanema, creditadas as proporções evolutivas que ele implantou, adicionando trabalho e responsabilidade.


Rodrigo Araújo - Com a experiência de ter sido provincial por dois mandatos, José Rodrigues de Araújo, que usa o nome sacerdotal de frei Rodrigo, está em Capanema há menos de 1 ano, enfrentando desafios a ele destinados, que situam-se na evangelização globalizada e moderna. Aos poucos, frei Rodrigo vai se adaptando a cidade, conhecendo os paroquianos e as lideranças, fatores que estão contribuindo sobre maneira para a sua administração. A exemplo de outros líderes paroquiais, ele tenta adquirir entrosamento o mais rápido possível, sendo que isso já é notado. Sua primeira missão no comando da Paróquia de Capanema, foi coordenar a procissão de São Francisco de Assis, como forma de preparativo para a Festa Maior que é a da padroeira dos católicos capanemenses, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que começou na quinta-feira, 29 de novembro, e se encerra em 08 de dezembro.

Procissão das Luzes – Durante o ano as comunidades da Paróquia se reúnem e promovem suas festividades, sendo que o fechamento transcorre com a festa da padroeira, na procissão luminosa, realizada dia 08 de dezembro. A Virgem Santa é homenageada nas ruas de Capanema, sob olhares de fiéis que a veneram e agradecem. Durante 9 dias, acontecem celebrações e atividades culturais que representam a Festividade da Padroeira do povo católico capanemense.

De padre Sales a frei Rodrigo, apresentamos a síntese de uma festa tradicional, conhecida em vários pontos da região, que reúne muita gente e consta no calendário de eventos religiosos, orientados pela Diocese de Castanhal, ao comando de Dom Carlos Verzelletti.

Texto: Paulo Vasconcellos
Edição: Dyah Sousa
Fotos: Arquivo do JC e divulgação

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Advento

by on 08:21


O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Coroa do Advento:
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

Termo:
Advento vem de adventus, vinda, chegada, próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma uma unidade com o Natal e a Epifanía.

Cor:
A Liturgia neste tempo é o roxo.

Sentido:
O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.

Duração:
4 semanas

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais