quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Guardas de Nossa Senhora faz juramento durante celebração na Igreja Matriz

by on 08:41

Os Guardas de Nossa Senhora é formado de homens católicos praticantes. O grupo foi fundado na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E nesta terça-feira (30) na Santa Missa os irmãos fizeram o juramento e receberam as bençãos e as orações da comunidade.

A finalidade principal dos Guardas é de zelar para que tudo transcorra tranquilamente durante as missas e acolher com alegria os fiéis na Igreja. O grupo não atua somente na Igreja Matriz, mas pode auxiliar em todas as comunidades da Paróquia, ajudando nas novenas e procissões.

No sábado ministrei uma palestra para o grupo sobre motivação e qualidade no atendimento e fiquei bastante feliz de ver o empenho destes homens que se dispuseram a serviço da comunidade respondendo com generosidade ao chamado de Deus sendo testemunhos de vida fraterna dentro da nossa paróquia.

Que esta boa Mãe e Rainha, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, guie os passos destes homens na direção de Jesus Cristo, para que com palavras e obras revelem o rosto amoroso do Senhor Jesus. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Amém e aleluia!




terça-feira, 30 de outubro de 2012

Celebrando nas Comunidades

by on 08:09
                                                          
                                                      Comunidade de Santa Luzia



A Cidade de Capanema além de ser geograficamente pequena conta com um pouco mais de 64 mil habitantes, porém, disponibiliza de um grande número de capelas. Atualmente além da igreja matriz, damos ainda assistência a 23 comunidades nos bairros e periferias e mais 40 comunidades do interior.

Nestes dias celebrei em duas delas, a primeira foi na Capela de Santa Luzia, uma capelinha simples e com pouca participação das pessoas, mas como diz o Senhor em Marcos 10, 49: Coragem, levanta-te, Jesus te chama! Portanto, não podemos desanimar, mas continuar levando Palavra de Deus a todos àqueles que desejam escutá-la e colocá-la em prática. Após a celebração fiz uma pequena reunião para falar que estamos organizando as comunidades dando uma melhor assistência, mas teremos que começar do zero, elegendo uma nova coordenação. Essa coordenação contará com a participação de 5 membros sendo: um coordenador geral que será eleito pelo voto secreto, um secretário escolhido pelo coordenador, um coordenador para o patrimônio da igreja, um coordenador para liturgia e um tesoureiro.

Minha intenção é conduzir de modo organizado as celebrações nestas comunidades. Isso em nível interno, através do crescimento da fé, da fraternidade e da caridade, lembrando sempre que é na Palavra de Deus e nos Sacramentos que a comunidade adquirirá todas as forças necessárias para um dinâmico crescimento. E também externamente, mediante o empenho missionário na direção dos não crentes, dos negligentes e afastados, e de um empenho sincero na promoção humana.
                                                        
                                                         Comunidade de São Sebastião

A segunda comunidade foi a de São Sebastião - no bairro da caixa da água, outra comunidade pequena e com pouca participação dos fiéis, percebi que esta comunidade está bem desorganizada, os fiéis são apáticos e acomodados. Percebemos claramente pela história sagrada que Deus nunca quis um povo desorganizado e desorientado. Para isso, sempre chamou patriarcas, juízes, reis e profetas para organizar e conduzir o seu povo a uma nova realidade, onde houvesse possibilidade de vida em abundância. Porém, muitos são os desafios que terei que enfrentar no intuito de organizar todas elas, mas a luta será vitoriosa. Ao final da celebração realizei também uma reunião para falar do mesmo assunto discutido na comunidade de Santa Luzia. A semente foi plantada e o desfio lançado, agora vamos esperar que eles se reúnam, escolha uma coordenação e coloquem a comunidade para funcionar organizadamente. E vamos que vamos!


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Missa de envio dos coordenadores da Festa de Nossa Sra. do P. Socorro

by on 08:26



Neste domingo (28), na Igreja Matriz celebramos solenemente a missa de envio da coordenação da Festa em honra a nossa padroeira. A celebração teve início às 19h e ao final da celebração fizemos a benção de envio dos coordenadores que irão trabalhar durante todo o festejo nos diversos setores da festa: liturgia, ornamentação e procissão, culturas e eventos, barracas das comunidades e movimentos, promoções, recreio da festividade e de divulgação e marketing.

O tema da festa deste ano é: “Com Maria, seguros na fé, confessamos Jesus como Senhor, Salvador e Libertador”, e ela terá início no dia 29 de novembro e o encerramento será no dia 8 de dezembro. Além das celebrações, teremos a parte social na praça da igreja com barracas de comidas típicas, musicas e brincadeiras para as crianças.

Agradeço a estes nossos irmãos que estão sendo enviados (as) hoje para coordenarem esta grande festa de devoção a Maria, do Perpétuo Socorro. Como nos diz o livro de Deuteronômio (6,5): “Ame a Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força.” Coragem! Muito obrigado pelo sim de cada um de vocês. Estamos convictos de que dará tudo certo. A comunidade confia em vocês. Que Deus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro os abençoe. Contem com as nossas orações. Amém e aleluia!



sábado, 27 de outubro de 2012

Encontro com o grupo da "Guarda de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro"

by on 22:52
 

Neste final de semana ministrei um curso para o grupo da "Guarda de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro" sobre motivação e qualidade no atendimento. O tema da palestra foi: Vestindo a Camisa da Comunidade. Atualmente a nossa paróquia disponibiliza de mais ou menos 90 homens trabalhando na recepção dos fiéis e dando segurança nas celebrações nos finais de semana e nos dias festivos. O encontro foi bastante produtivo e a mensagem foi entendida por todos eles. Algumas ações necessitam serem implantadas, mas aos poucos vamos dando uma nova performance ao grupo.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reunião em preparação da Festa de Nossa Senhora do Parpétuo Socorro

by on 21:13


Aos poucos estamos nos organizando para grande festa da nossa padroeira. Nesta sexta-feira (26), me reuni com a equipe da coordenação geral para tratar de alguns assuntos pertinentes a organização do festejo que começa no dia 29 de novembro e terminará no dia 8 de dezembro. Após a reunião com a equipe central me encontrei com os demais coordenadores para definirmos o que será realizado na parte social e liturgica. Algumas ações já foram definidas e apresentadas na reunião  tais como: a escolha do cartaz, o tema que será trabalhado durante o festejo e o folder com programação geral. 

Coordenação do festejo contará com a ajuda de 40 colaboradores diretos, divididos entre os seguintes setores: liturgia, ornamentação e procissão, culturas e eventos, barracas das comunidades e movimentos, promoções, recreio da festividade  e de divulgação e marketing. 

No domingo na missa das 19:h será realizada a missa de envio  da coordenação geral. A expectativa é que tudo transcorra na mais santa paz e que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos abençõe e nos guarde. Amém e aleluia!


 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Com Maria, seguros na fé anunciamos Jesus

by on 16:16



Fazendo um balanço destes primeiros meses à frente da paróquia de Capanema no Estado do Pará, posso dizer que lentamente vou me adaptando. As dificuldades e os desafios são diversos, existem momentos em que o desânimo chega a nos querer vencer, mas antes do desânimo chegar procuro reabastecer as forças aos pés de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e fazendo a novena todas as terças-feiras na igreja. Esta novena já é uma tradição na paróquia, creio que podemos ampliá-la tornando-a um momento forte de oração, espiritualidade e evangelização na cidade de Capanema.

Aos poucos percebo que mais e mais pessoas começam a participar da novena, até pessoas que não são habituadas a frequentarem a igreja aos domingos estão se aproximando. Lentamente estamos fazendo adaptações para uma melhor participação dos fiéis e a última que fizemos foi à mudança de horário das celebrações para às 19h, antes era realizada às 18h30min, mas a pedido de algumas pessoas que desejavam participar da missa durante a semana, mas devido ao horário ficavam impossibilitadas de saírem do trabalho e chegarem a tempo da celebração. Com isso percebemos que houve um aumento significativo na igreja. Algumas pessoas até comentam que a Igreja estar cheia, mas posso dizer que ainda cabe muita gente e você que é devoto e devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é desafiado (a) a convidar seus vizinhos, amigos de trabalhos para que juntos Com Maria, seguros na fé possamos anunciar Jesus como Senhor, Salvador e Libertador.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Orei ao Senhor e foi me dado prudência, supliquei ao Senhor e Ele me deu sabedoria”

by on 09:12


O Livro de Sabedoria, capítulo: 7,7 nos diz o seguinte: "Orei, e foi-me dada à prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria”. Estamos vivendo um tempo em que as oportunidades estão batendo à nossa porta. São oportunidades de cursarmos uma boa faculdade, oportunidades de adquirir a casa própria, oportunidades de conseguirmos um bom emprego e de fazer grandes viagens, enfim são inúmeras as oportunidades que surgem a cada instante em nossas vidas, mas mesmo com tantas oportunidades ainda existem pessoas lamentando de não terem uma oportunidade na vida. Seja qual for a sua situação: você precisará de prudência e sabedoria para se dá bem na vida.

Prudência e Sabedoria são inerentes a ter bens matérias, ou possuir cultura. Todos nós, ricos ou pobres temos as mesmas chances de possuí-la. O importante é o que muita gente esquece: suplicar a Deus e pedir que Ele a conceda, porque a prudência e a sabedoria são dons de Deus. A riqueza e a cultura muitas vezes podem até serem obstáculos para se atingir o bom senso da prudência e da sabedoria.

Precisamos da prudência, precisamos da sabedoria em todos os momentos das nossas vidas para que não venhamos a tomar decisões que futuramente possam trazer lágrimas, possam trazer sofrimentos para nós e para as demais pessoas que estão ao nosso redor. A prudência Deus nos dá para termos habilidade de nos desviar do mal. Com a prudência vinda de Deus podemos identificar situações que aparentemente não são boas, e assim nos livrarmos de algo que poderá nos causar sofrimento e dor. Já a sabedoria nos ajuda a identificar as oportunidades da vida que realmente são para nós. Faz-nos agir com maturidade e não como oportunistas que não tem rumo e sacrificam seus princípios em função de tirar proveito de circunstâncias.

No livro de Efésios capítulo 1 a Bíblia diz que Deus nos abençoou com todo o tipo de bênçãos espirituais, nos perdoou. Tudo isso Ele fez com sabedoria e prudência. Essa mesma sabedoria e prudência estão disponíveis a nós para assumirmos essas bênçãos e vivermos as oportunidades da vida. Portanto, meus irmãos: Prudência e Sabedoria são o que vos peço só assim alcançaras as bênçãos vindas do céu. Amém e aleluia!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Catecismo da Igreja Católica é instrumento para orientar os fiéis

by on 16:07


A Igreja comemora, agora em 2012, os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica! Este momento vem ao encontro do “Ano da Fé”, anunciado e aberto pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro, que pede a retomada catequética juntamente com uma vida de sincera conversão. Torna-se oportuno aproveitar estas comemorações para recordar os fundamentos da nossa fé e os valores que os sacramentos imprimem em nossa vida.

Neste tempo de tantas possibilidades e ofertas, não podemos nos esquecer de que precisamos voltar nosso olhar e interesse pelas coisas de Deus. Por isso, torna-se mais do que necessário retomar a leitura da publicação do Catecismo da Igreja Católica, aprovado a partir da “Fidei Depositum”, (11 de outubro de 1992, do Beato João Paulo II) atualizado após o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Guardar o depósito da fé é a missão que Jesus Cristo deixou como legado à sua Igreja. Este legado a acompanha em todos os tempos. Nós, seguidores de Cristo, estamos inseridos neste tempo e somos responsáveis pela missão. Portanto, hoje, novamente se faz necessário reconhecer seus ensinamentos e comunicá-los aos que ainda Nele não creem. Nisto acontece o resplendor do anúncio do Evangelho!

Celebrar este aniversário é rememorar os valores da nossa vida cristã e a nossa fidelidade a Cristo. Recordando nosso olhar para a vida do homem nós conseguimos reconhecer a Deus. Enquanto homens que nos identificamos com Ele, vivemos e transmitimos a fé. Daí a importância da nossa catequese.

O Catecismo da Igreja Católica é um instrumento para orientar todos os fiéis no caminho de Cristo, que, consequentemente, os leva no caminho ao encontro com os irmãos.

Deve-se reconhecer que o Catecismo é denso, refletindo em toda a primeira parte a “Profissão de fé” do batizado. Há ali uma reciprocidade entre a revelação de Deus para o homem e a resposta humana de fidelidade. Ali se dá também a articulação dos “três capítulos”: a fé na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Já em seguida se estuda como se dá a ação de Deus (para manifestar a Salvação) na realização das obras de Jesus Cristo e da ação do Espírito Santo, também hoje pronunciadas e manifestadas nas liturgias que são celebradas. Por isso, a liturgia é o pedestal da vivência dos Sacramentos da Fé.

São “bem-aventurados” os que se identificam numa ação livre e despojada, munidos pela fé e graça de Deus, em favor dos pobres e descrentes. Aí se manifesta a caridade, que acontece a partir dos Mandamentos de Deus.

Porém, toda a ação do cristão, mesmo fundamentada na catequese, se torna fraca se não for alimentada pela oração. Daí a importância da oração contínua na vida de fé. O Catecismo da Igreja Católica foi assim pensado para condensar a doutrina e os valores da fé católica. Em sua linguagem encontramos inúmeras referências bíblicas. Algumas não são citadas, mas o estudo e a reflexão apresentados vêm ao encontro do que Jesus ensinou aos seus discípulos e às multidões que O seguiam, presentes na Sagrada Escritura. Os Evangelhos registram o que Jesus falou e fez em favor dos que querem seguir e estar com Deus. Este “estar com Deus” se inicia no aqui e agora toda vez que vivemos plenamente os valores por Ele ensinados.

O “Ano da Fé” nos aproxima oportunamente a reler o Catecismo da Igreja Católica para sermos mais santos, fraternos e humanos. Deus abençoe a todos na recuperação do estudo do Catecismo da Igreja Católica!

Dom Orani João Tempesta
Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Registros Históricos: 400 anos da presença dos Capuchinhos no Maranhão

by on 14:51

“A Lembrança dos nossos antepassados é como mel em nossa boca”

Foto rara do Nacional Futebol Clube em 1960. Nota-se nesta fotografia a presença de frei Epifânio, grande incentivador do esporte na cidade de Imperatriz e que, em sua homenagem o estádio de Imperatriz leva o seu nome, Estádio Municipal Frei Epifânio D'Abadia.

Foto raríssima do Formiga Futebol Clube, time que contava entre seus atletas o frei Epifânio, recém chegado na cidade de Imperatriz - jogava futebol de batina.
Frades da Prelazia de Carolina que fazem parte da história de Imperatriz, frei Gil, frei Ângelo, frei Elias, frei Tranquilino, frei Epifânio D'Abadia (sentado), o bispo dom Cesário e outros. Foto feita no pátio da Casa Paroquial de Santa Teresa nos anos 1960.

Frei João José


Dom Marcelino, na época desta foto, bispo da Diocese de Carolina Maranhão (1971 a 1980). Aqui ministrando a 1ª Eucaristia a uma turma de crianças na Catedral de São Pedro em Carolina Maranhão, no final dos anos 1970. Posteriormente Dom Marcelino tornou-se o primeiro bispo a residir em Imperatriz.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“Lançarás ao fundo do mar todos os nossos pecados, todo o nosso peso”

by on 08:47


Alguns meses atrás fiz uma longa viagem, passando por alguns países e como qualquer turista carregava uma mochila nas costas. Em quase todos os lugares em que passei comprei algo de lembrança: fui a uma feira de arte, comprei um quadro, fui a uma livraria comprei um livro, fui ao poço de Jacó enchi uma garrafinha com a água daquele poço onde Jesus teve o encontro com a samaritana. Caminhando pelo Mar da Galiléia, pensei: “vou levar uma pequena pedrinha de lembrança e a coloquei na minha mochila. O certo é que chegou um determinado momento em que eu não conseguia mais carregá-la, porque pesava demais. Abri-a e conferir o que tinha comprado e percebi que precisava me livrar de algumas coisas. A água do poço de Jacó eu não queria deixá-la, o livro e a pedrinha também não. O certo é que fiquei em dúvida porque todas aquelas coisas tinham um significado para mim, porém, não poderia continuar com a mochila do jeito que estava, porque estava pesada demais. Tomei uma decisão! me livrei de todas as lembranças que havia comprado com muita dor no coração. Água do poço de Jacó entreguei a uma amiga (que também teve que deixá-la para trás) Era importante, era! mais deixei. Era importante o livro? Era! Até me lembro o nome dele “Joana a Louca”, as pedrinhas também eram importantes, mas tive que tirá-las.

Com esse pequeno relato que acabo de mencionar quero dizer o seguinte: com o passar dos anos, cada um de nós vivemos como se carregássemos uma mochila nas costas e a cada acontecimento da vida, colocamos algo dentro dela até chegarmos ao ponto que não podemos mais carregá-la, porque o fardo se tornou pesado demais. Quando este momento chega, devemos nos perguntar e agora o que fazer para torná-lo mais leve? E mesmo com muita dor no coração, precisamos nos livrar de algumas coisas do contrário ficará difícil continuar a caminhada.

Vamos fazer uma avaliação: O que você está carregando na sua vida de tão pesado mais não tem coragem de se livrar? Veja o exemplo que dei sobre a minha mochila de coisas que eram importantes, mais tive que me desfazer para poder continuar a viagem. E na sua mochila da vida, quais são as coisas das quais você precisa se livrar? O nosso tema de hoje é exatamente este: Vamos jogar fora aquilo que pesa na minha vida. Eu quero ser mais leve, eu quero ser mais ligeiro. Nos caminhos da vida eu preciso andar com mais agilidade. Porém, com todos esses pesos eu não posso continuar.

A Palavra de Deus no Livro de Miquéias 7,19ss nos diz: “Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. E você qual é o peso que carregas em teu coração que gostaria que Deus lançasse fora para sempre de sua vida? Às vezes o peso do trabalho mal remunerado, da família desestruturada, do vicio da droga e do álcool, da infidelidade conjugal. São tantos pesos que carregamos em nossa vida que sozinhos não podemos suportá-los, mas com a ajuda de Deus tudo fica mais fácil, os fardos se tornam leves, pois, Ele é o único que pode nos dá coragem para lançar tudo que é ruim nas profundezas do mar. Lembra do que falei sobre as minha lembranças? Doeu muito me livrar delas, mais depois que me desfiz a minha mochila ficou mais leve e a viagem mais agradável. Muitas das vezes é importante encontrarmos alguém que possamos dividir os nossos pesos. Não existe coisa melhor do que estarmos ao lado de uma pessoa que nos transmite leveza, paz e tranquilidade. Ninguém é uma ilha que não necessite da ajuda do outro.

Lembrando mais uma vez da minha mochila, dentro dela além das lembranças que citei, havia também uma imagem de Nossa Senhora que comprei na África, mas aproveitei a companhia de uma amiga que estava viajando comigo e que retornaria antes de mim para pedi-lhe que a levasse com ela, assim pude dividir o peso da mochila, sem precisar me desfazer da minha imagem. Portanto, se algo pesar muito na sua vida divida-o com o Senhor e com os amigos que Ele colocou no seu caminho para ampará-lo nos momentos de dificuldades. Amém e aleluia!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Papa abre o Ano da Fé para enfrentar a "desertificação espiritual"

by on 15:09

Bento XVI disse que o Ano da Fé é necessário mais do que nunca no mundo atual, que vive "sem Deus", de costas para Ele.

O papa Bento XVI abriu nesta quinta-feira (11) o Ano da Fé, no dia em que se completa meio século do Concílio Vaticano II com uma solene cerimônia, na qual disse que nestas décadas a "desertificação espiritual" do mundo aumentou e é necessário se apoiar nos textos da reunião para voltar a anunciar Cristo.

Acompanhado por 14 bispos quase centenários que participaram do Concílio Vaticano II, 400 prelados da Igreja Católica, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o arcebispo de Canterbury e primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams, Bento XVI disse que o Ano da Fé é necessário mais do que nunca no mundo atual, que vive "sem Deus", de costas para Ele.

"Se hoje a Igreja propõe um novo Ano da Fé e uma nova evangelização é porque há necessidade, ainda mais que faz 50 anos e a resposta que é preciso dar está contida nos documentos do Vaticano II", disse o papa.

O papa acrescentou que da experiência desse deserto, desse vazio, se pode descobrir novamente "a alegria de crer, o que é essencial para viver".

Joseph Ratzinger, que participou do Vaticano II quando era um jovem de 35 anos, professor de teologia, disse que o Ano da Fé está vinculado ao concílio, cujo supremo interesse foi que "o sagrado depósito da doutrina cristã seja custodiado e ensinado de forma cada vez mais eficaz".

O papa, emocionado em alguns momentos, lembrou que durante o concílio "havia uma emocionante tensão em relação à tarefa comum de fazer resplandecer a verdade e a beleza da fé em seu tempo, sem sacrificar as exigências do presente nem fechá-la no passado".

"Por isso considero que o mais importante é que se reavive na Igreja aquela tensão positiva, aquele anelo de voltar a anunciar Cristo ao homem contemporâneo. Mas, a fim de que este impulso interior à nova evangelização não fique em um ideal, nem caia na confusão, é necessário que se apoie em uma base concreta e precisa, que são os documentos do Concílio", disse.

Na cerimônia falou o patriarca ortodoxo Bartolomeu I, que destacou o avanço do ecumenismo impulsionado pelo Vaticano II e defendeu que esse diálogo leve finalmente à unidade dos cristãos.

Uma procissão presidida pelo papa e composta por 400 bispos, em lembrança do dia 11 de outubro de 1962, abriu a cerimônia.

Dos 2.540 bispos ainda estão vivos 69. Deles, 14 concelebraram hoje com o papa, entre eles os cardeais brasileiros Serafim Fernandes de Araújo, de 88 anos, e José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago, de 87 anos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vaticano II: Igreja celebra os 50 anos da abertura do Concílio

by on 09:04

Nesta quinta-feira, 11, a Igreja celebra os 50 anos da Abertura do Concílio Vaticano II. Na ocasião o Papa Bento XVI fará a abertura do Ano da Fé, que será celebrado até 24 de novembro de 2013.


O Concílio Vaticano II, o 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa João XXIII, no dia 25 de dezembro de 1961, através da bula “Humanae salutis”, e aberto no dia 11 de outubro de 1962. O beato João XXIII, que faleceu no dia 3 de junho de 1963, não pode encerrar os seus trabalho, que foi feito pelo seu sucessor, o Papa Paulo VI, no dia 8 de dezembro de 1965. Ele foi realizado em quatro sessões, e mais de duas mil pessoas participaram de seus trabalhos. O Concílio tem quatro constituições, nove decretos e três declarações. Em 1995, o Papa João Paulo II, o classificou de “um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo”.

“O ano da fé visa dar um impulso renovado à missão da Igreja, de conduzir o homem para fora do deserto no qual se encontra com destino à vida, para a amizade com Cristo que nos dê essa vida em plenitude. Ele será um momento de graça e de compromisso para uma conversão sempre mais completa a Deus, para reforçar a nossa fé e anunciá-la com alegria aos homens de nosso tempo”.

Ao celebrar a missa de encerramento do encontro das pessoas que participam da Nova Evangelização, Bento XVI destacou que a teologia da história é um aspecto importante, essencial, da nova evangelização, porque os homens do nosso tempo, após a nefasta época dos impérios totalitários do século XX, têm necessidade de reencontrar um olhar abrangente sobre o mundo e sobre o tempo, um olhar verdadeiramente livre, pacífico.

“Trata-se daquele olhar que o Concílio Vaticano II transmitiu nos seus documentos, e que Paulo VI e João Paulo II ilustraram com o seu magistério. Para ser eficaz, a evangelização tem necessidade da força do Espírito, que anime o anúncio e infunda em quem o transmite aquela plena certeza de que fala o apóstolo”.

O Vaticano publicou a Carta Apostólica do Papa Bento XVI, em forma de Motu Próprio, instituindo o “Ano da Fé”, que tem como título “Porta da fé”. O Papa inicia seu texto afirmando que “a porta da fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós”.

Ele ainda afirma que decidiu proclamar o ano para mostrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé, mostrando que a Igreja a realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes. A íntegra da Carta Apostólica do Papa Bento XVI você encontra no site do Vaticano, www.vatican.va.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Acabaram-se as eleições de 2012!

by on 16:20


Durante os dias em que me encontro em Capanema o que vi na cidade foi uma movimentação muito grande por parte de todos os candidatos em busca de serem eleitos. A todo o momento carros de som passavam na frente do convento fazendo as suas manifestações em pró de seus candidatos. Ruas e calçadas repletas de “santinhos” e cartazes de candidatos de todos os partidos. Enfim, no domingo, 7, às 17h, acabaram-se as eleições em todo o Brasil e em Capanema não podia ser diferente. Os eleitos estão em festas e comemoram suas vitórias, a maioria ainda com despesas a pagar, mas com a segurança dos subsídios dos respectivos cargos, que estão por vir, e mesmo com as facilidades de crédito para socorros emergências. É verdade, o poder abre crédito! O certo é que já começam a se preparar para a posse em seus cargos no próximo dia 1º de janeiro de 2013.

A maioria dos que não foram eleitos também tem despesas a cobrir, nem todos com fontes bem definidas do dinheiro necessário para encerrar a pendenga eleitoral, mas para todos vale a pena se comportar bem, pois novas eleições virão. Para os correligionários do Prefeito eleito abre-se a possibilidade de virem a ser nomeados para cargos no executivo, pois não há como governar sem equipe e ninguém melhor que correligionários políticos (que tenham a devida qualificação profissional e correção ética) para formar a equipe de governo do Chefe do Executivo.

Ao prefeito reeleito Eslon Martins meus votos de um bom governo, que ele faça bons projetos voltados para a saúde, educação e habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs de Capanema e região. Lembrando-se: que agora ele é prefeito de todos e não somente daqueles que o elegeram. Aos vereadores eleitos, ética e muita coragem para fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, mostrando os problemas da comunidade e buscando providências junto aos órgãos competentes.

Que Capanema seja governada de forma digna em pró da promoção do bem da cidade, promovendo a solidariedade e a paz entre todos os habitantes que aqui vivem e que precisam das atenções do Poder Público municipal.

Invoquemos a proteção da padroeira da cidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, para que abençoe o povo de Capanema e ilumine os candidatos eleitos no exigente caminho da verdadeira política. Amém e aleluia!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Domingo, tenha calma e vote consciente!

by on 10:25


Na minha celebração de domingo pedi que a comunidade de Capanema mantivesse calma e que votasse de forma consciente. E hoje quero reforçar este pedido: Neste domingo, 7, todos os cidadãos de Capanema deverão participar das Eleições Municipais 2012, portanto, tenham calma! Sei que muitos já escolheram seu candidato e tem outros que ainda estão em dúvida, mas é bom reforçar que o voto não é apenas uma obrigação é um ato de cidadania. Desta forma é preciso que cada indivíduo vote consciente e realmente escolha um candidato disposto a cumprir com os seus deveres e responsabilidades no poder público.

Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a campanha ‘Voto Consciente – Eleições 2012′, portanto este trabalho de informar os fiéis tem como objetivo auxiliar os católicos na hora do voto e na fiscalização do bem comum. É importante que cada eleitor na hora de ir às urnas pense em cinco modos de dar um voto consciente e contribuir com a construção da cidadania: agir coletivamente, participar do processo eleitoral, conscientizar para o voto cidadão, participar dos conselhos e fiscalizar e agir localmente, pensando globalmente.

O voto consciente para Igreja é uma atitude da vivência dos mandamentos de Jesus Cristo, pois hoje a CNBB tem incentivado os cidadãos primeiramente fazer uma análise dos candidatos que estão disputando o processo eleitoral antes de votar. É importante fazer um levantamento à respeito do candidato, e a Igreja também motivou aqui no Brasil a questão da ‘Ficha Limpa’, portanto nós temos condições de conhecer a pessoa que vamos votar.

A democracia nos possibilita melhores condições de vida nas diversas áreas que precisamos como saúde, educação, transporte, habitação e entre outros, mas para que isso realmente aconteça precisamos ir às urnas conscientes. O poder político esta nas mãos do povo e não dos políticos, por isso cada eleitor tem neste domingo a autoridade para exercer sua cidadania.

É na urna, na hora do nosso voto que direcionamos a vida política da nossa sociedade, por este motivo o voto consciente exige que nós não elejamos aqueles políticos que já tem a sua ficha suja.

Logo, no domingo, faça a sua contribuição com as melhorias do seu município. Não apenas vote, mas fiscalize! E principalmente mantenham a calma.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hoje é dia de São Francisco de Assis!

by on 08:16

Hoje a família franciscana do mundo inteiro comemora o dia de seu padroeiro São Francisco de Assis. Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais