quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eleito o novo Governo da Ordem para o próximo sexênio

by on 16:43

Foto Oficial do novo Governo da Ordem




O dia inteiro foi dedicado à eleição de irmãos chamados ao serviço de definidores gerais. Nos últimos dias, o Capítulo decidiu levar de 8 a 9 o número de Definidores. A sessão eleitoral começou esta manhã às 09h. Após a invocação do Espírito Santo e a oração proferida pelo Ministro Geral.

O novo governo eleito ficará no cargo durante seis anos (2012-2018). Vejamos os nomes dos irmãos eleitos:

Ministro Geral:
Mauro Johri - Província da Suíça

Definidores:
CCB = Frei Sergio Dal Moro - Província do Rio Grande do Sul - Brasil
CENOC - ASMEN= Frei Pio Murat- França
CCMSI= Frei Michael Fernandes – India
CIMPCAP = Frei Raffaele Della Torre- Província da Lombardia – Italia
CECOC= Frei Stefan Kozuh – Slovenia
CONCAO –EACC= Frei Jean Bertin Nadonye- Congo
IBEROAMERICANO = Frei Hugo Mejia Morales – Peru
NAPCC= Mark Schenk – Estados Unidos
PACC= Frei Cesar Acuin – Filipina

A novidade nesta eleição é que só foi reeleito o Ministro Geral e o Definidor dos Estados Unidos. Os demais eleitos assumem o cargo pela primeira vez.




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Definidores a vista!

by on 17:51


Esta terça-feira os trabalhos giraram em torno da eleição dos Definidores Gerais, com consultas pessoais e de grupos. Muitas coisas a serem esclarecidas. Quais são os critérios utilizados para escolher os Definidores? o número de irmãos? a língua? A cultura? As áreas geográficas? As qualidades pessoais e particulares. Nove irmãos serão eleitos e a função deles será ajudar o Ministro Geral da Ordem na animação e orientação dos frades. Hoje os nomes citados para concorrer aos cargos foram os seguintes:

CCB
Sérgio Dal Moro

CCSMI
Mathew Paikada
Michael Fernandes

CECOC
Štefan Kožuh
Jacek Waligóra

CENOC /ASMEN
Pio Murat

CIMPCap.
Raffaele Della Torre
Rocco Timpano

CONCAO / EACC
Jean Bertin Nadonye
Agapit Mroso

CCA
Hugo Mejía Morales
Carlos Novoa De Agustini

NAPCC
Mark Schenk

PACC
Harold Harianja
Cesar Acuin

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O cantor Andrea Bocelli faz concerto para os frades no 84° Capítulo Geral

by on 15:19


Andrea Bocelli no momento do concerto para os frades
foto dos capitulares com Andrea Bocelli

O dia foi marcado pela alegria da eleição do Ministro Geral. E a noite foi coroada com um “pequeno concerto” do tenor Andrea Bocelli, que foi convidado por frei Raniero Cantalamessa. O concerto desse fenomeno musical aconteceu na igreja do Colégio São Lourenço de Brindes. As canções foram escolhidas de seu repertório sagrado em homenagem a reeleição de Frei Mauro Johri. Assim com as músicas de Andrea Bocelli termina pacificamente este belo dia, para além dos muitos marcos significativos na história de nossa Ordem.

E amanhã daremos continuidade aos trabalhos falando do papel do Definidor para Ordem (número de Definidores) e apresentação dos candidatos que irão ocupar este cargo durante os próximos seis anos.



                                      apreciando o concerto ao lado de frei Deusivan

        Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia ao lado de Andrea Bocelli




Frei Mauro Johri é reeleito Ministro Geral dos Capuchinhos

by on 08:51


Hoje é um dia especial para toda a Ordem: foi reeleito Ministro Geral com 147 votos Frei Mauro Johri, onde governará por mais um sexênio. Às 7h da manhã tivemos uma solene celebração e, logo depois 30 minutos de oração na igreja, seguida de uma procissão até a sala capitular, onde às 10h deram-se inicio ao processo de eleição para o Ministro Geral. A eleição aconteceu em um clima sereno e frei Mauro obteve mais de 80% dos votos e assim foi proclamado eleito. Depois da eleição houve o momento em que todos os participantes se apresentaram ao Ministro Geral para os cumprimentos e o tradicional voto de obediência, este cargo dar-lhe o direito de representante de São Francisco para a Ordem dos Frades Capuchinhos do mundo inteiro. Depois dos cumprimentos o dia ficou livre para as reuniões entre os grupos e conferencias. A noite, mas precisamente as 18h teremos uma apresentação com o famoso cantor de ópera Andrea Bocelli. Será algo reservado somente para os capitulares. Esta apresentação é uma demonstração de carinho do cantor para com os frades capuchinhos, o mesmo também é amigo particular do pregador apostólico Frei Ranieri Catalamessa. Após a apresentação teremos uma confraternização de encerramento da noite festiva.





sábado, 25 de agosto de 2012

Prévias confirmam a reeleição de Frei Mauro como Ministro Geral da Ordem

by on 08:42

Este final de semana tivemos uma programação diferente daquela que estamos tendo até agora. Iniciamos o sábado com as prévias para Ministro Geral e a votação de algumas moções, que se refere as temas a serem abordados durante o Capítulo. Encerramos os trabalhos às 11:30, horário de Roma e só voltaremos as atividades na segunda-feira (27), para eleição do Ministro Geral. Portanto, todos os capitulares terão um dia e meio livres. Alguns vão aproveitar para descansarem, outros para visitarem alguns lugares e conhecer a cidade eterna. Evidentemente o assunto principal nas conversações será a eleição do Minstro Geral a partir do resultado das prévias.

Frei Mauro obteve a maioria absoluta dos votos na sondagem de hoje. Tudo indica que será confirmado Ministro Geral na segunda-feira, porém, tudo poderá acontecer. Vamos aguardar para saber se  as tendências eleitorais serão ou não confirmadas.

Resultado da prévia:

Frei Mauro Johri - 136 votos
Frei John Celichowski – 24 votos
Frei Rocco Timpano – 15 votos
Frei Ephrembucher – 8 votos
Frei Raffaele Della Torre – 4
Frei Giampiero Gambaro – 4 votos
Frei Hugo Mejla Morales – 3 votos
Frei Carlos Novoa Agostini – 3 votos

Meu abraço fraterno,
Frei Rodrigo


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Prévia da eleição para Ministro Geral

by on 17:41

Acontece neste sábado (25) a primeira sondagem para a escolha do Ministro Geral da Ordem. Os frades capitulares poderão neste primeiro momento escolher dois nomes e os mais votados irão concorrer de forma definitiva ao cargo. Pedimos vossas orações e a intercessão de São Francisco de Assis. Amém e aleluia!



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“Renovai vosso espírito e a vossa mentalidade” (Ef. 4, 23)

by on 11:35

“Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”. Renovar, mudar! É algo que pode fascinar, mas nós temos consciência que mudar sempre causa impactos, dificuldades e até mesmo dor. O Senhor disse: “Eu vou, mas vou enviar meu Espírito e, é ele quem vai renovar a face da terra”. Portanto, a mudança, a renovação ela deve está muito presente na comunidade, porque a comunidade que tem o Espírito Santo é uma comunidade que está aberta à renovação, porque o Espírito renova. “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”.

No ano de 1962 a Igreja tinha um papa chamado João XXIII. Ele um dia falou a seguinte frase: “Nós precisamos abrir as janelas da Igreja!”. Algumas pessoas não entenderam, pediu que ele se explicasse melhor, então ele disse: “Nós precisamos abrir as janelas da Igreja, não do templo, mas da Igreja para que entre um ar de renovação”. Foi então que aconteceu o grande Concilio Vaticano II e com ele vieram grandes mudanças na Igreja.

No primeiro momento essas mudanças criaram muitos impactos, não foi muito fácil para a Igreja enfrentar as reações contrárias que não aceitavam as mudanças de renovação. As pessoas de mais idade ainda se lembram da forma que era celebrada a missa antes de acontecer este Concilio. O padre celebrava a missa em latim e de costas para o povo. Mais Graças a Deus as mudanças aconteceram e as pessoas entenderam o que o senhor disse: “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”.

Todos nós devemos abrir a nossa mente e os nossos corações para aceitar as mudanças que acontecem no mundo. A comunidade que não se renova é porque não esta aberta à ação do Espírito Santo. Uma pessoa que não se renova é porque parou no tempo e isso não é bom. Precisamos todos os dias buscar a renovação: renovação da Igreja, a renovação pessoal e dos empreendimentos. Você precisa mudar! A vida todos os dias exige mudanças e você não pode ficar parado no tempo. Você que é médico, professor, empresário... Ou qualquer outro seguimento que trabalhas, precisam se qualificar buscar novas maneiras de se adequarem as mudanças que o mercado exige. Quem não se renova caminha para morte, já dizia um grande escritor.

Vocês lembram que no Brasil, antigamente existiu um projeto de ensino chamado Mobral? O Mobral tinha como objetivo alfabetizar, atualizar, levar conhecimentos para as pessoas. Hoje temos o SOBRAL, se você não se prepara, se você não for competente, você sobra. Portanto, o que eu quero dizer é que existe a renovação na Igreja, mas também existe a renovação pessoal. Temos que correr atrás.

A coisa que mais me impressiona quando se fala da questão da renovação é de pessoas que vivem eternamente no passado. Eu recebi uma carta muito interessante esses dias que dizia o seguinte: “padre gostei muito do senhor aqui na nossa comunidade, já que o senhor estar chegando vamos aproveitar e modificar a nossa igreja. Eu participei dos movimentos de 1940. Vamos fazer a nossa igreja como era no tempo do frei Hermes”. Vejam só! Essa pessoa vive no passado. Você que é mãe, você que pai, quantas vezes com seus filhos vocês repetiram aquele velho discurso: “mais no meu tempo!...”. Mais o que aconteceu no seu tempo? Ainda bem que isso aconteceu no seu tempo, agora estamos no nosso tempo. Outro dia uma senhora veio na paróquia em busca de um padre e eu falei que eu era o padre, ela então me olhou dos pés a cabeça e disse: “Ah! no meu tempo padre não era assim como o senhor”. E era como? Existem pessoas que vivem eternamente no passado, fazendo comparações completamente errôneas e tornando-se até certo ponto preconceituosas. Quem vive de passado é museu, não é verdade?

São Francisco na hora da sua morte disse aos seus companheiros: “Irmãos, recomecemos, pois, até agora pouco ou nada fizemos”. Portanto, meu irmão quando estiver faltando cinco minutos para você morrer, ainda dar tempo de você mudar. Quem sabe pedi perdão para alguém que você não gostava ou dizer para o amor de sua vida que você o ama. Todo dia é dia de mudança! Por isso “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”. Amém e aleluia!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Terceiro dia...

by on 18:30



O terceiro dia foi marcado com a apresentação do Relatório Econômico. Frei Luis Eduardo Rubiano, tesoureiro geral, apresentou o seu relatório à assembleia. Ele explicou o que são pessoas juridica da Ordem, delineou os principais eventos durante os seis anos, explicou os critérios e diretrizes para a gestão da economia. Depois nos reunimos em grupos para discutir e detectar o pontos positivos e negativos do relatório do Ministro Geral apresentado ontem e o do relatório econômico .

No final do dia nos reunimos na igreja para as Vésperas e após a leitura da Biblia frei Marko Ivan Rupnik deu uma catequese sobre o belo mosaico que ele fez na igreja do Colégio São Lourenço de Brindes.

Hoje o dia foi bastante cansativo devido ao calor excessivo que está fazendo em Roma, mas graças a Deus, o desejo de ouvir a voz do Espirito Santo nos ajuda a ir mais além dessas dificuldades “ambientais”.



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Concluído o segundo dia do Capítulo Geral

by on 14:43



Os trabalhos desta terça-feira já foram encerrados, em Roma já passam dás 19h30min (a diferença de horário em relação ao Brasil é de 5 horas). Na parte da tarde o Ministro Geral concluiu a leitura do seu relatório. E dentro de meia hora estaremos rezando Vésperas na capela.

O segundo dia do Capítulo Geral dos Capuchinhos foi dedicado à apresentação do relatório do Ministro Geral. Em seu relatório o mesmo fez um balanço geral da caminhada da ordem nestes últimos anos. Uma coisa que me chamou muito atenção foi os dados estáticos da Ordem, que aqui gostaria de compartilhar com os nossos leitores.

Em 1º de Janeiro de 2012, a nossa Ordem compreendia 10.364 frades professos e 375 noviços presentes em 106 países ao redor do mundo.

Presente em 106 nações, a Ordem é constituída de 13 Conferências, 81 Províncias, 09 Vice-Províncias Gerais, 17 Vice-Províncias Provinciais, 17 Custódias, 31 Delegações e presenças.

A Ordem continua a diminuir, na verdade, passamos de 10.793, há seis anos para 10.364 atualmente. Diminuíram, sobretudo, os professos temporários, em parte porque eles fizeram a sua profissão perpétua, outros deixaram ao término dos votos simples, e também por motivo da diminuição do número de noviços.

Neste sexênio, diferença do precedente, houve um aumento de profissões perpétuas, que passaram de 944 nos seis anos anteriores a 1126, no segundo (182). É preocupante a diminuição do número dos professos temporários. Será que pode ser atribuído ao fato de que melhorou o discernimento na fase inicial da procura pela nossa vida? Continua, porém, a ser muito elevado o número de casos de abandono no período dos votos tempo¬rários, seja pedindo a dispensa ou ao término do tempo. Isto fala decisivamente a favor de uma maior atenção a ser dada às fases do postulantado e do noviciado.




Segundo dia do 84° Capítulo

by on 09:07



Nesta terça-feira (21), começamos o nosso segundo dia de trabalho. Frades Capuchinhos provenientes de todo o mundo se encontram aqui, são mais de 234 frades, sendo: 169 capitulares, 55 oficiais (tradutores, intérpretes, assistentes, peritos) e 10 frades auxiliares. Hoje teremos a leitura do relatório do Ministro Geral, avaliaçao do sexenio e perspectivas para o futuro.

No centro da Assembleia, temáticas como a solidariedade, as missões no mundo, os desafios a serem enfrentados na aldeia global para concretizar a comunhão entre os povos e as culturas.

Falando à Rádio Vaticano o Ministro Geral da Ordem, Frei Mauro Johri disse que a tarefa dos Capuchinhos continua sendo em primeiro lugar buscar Deus e ser testemunha do absoluto de Deus, também neste momento da história, e ainda, como filhos de São Francisco comprometidos a viverem na simplicidade, ao lado dos pobres – pobres materiais, mas pobres também de sentido, de Evangelho.

“Portanto, - disse ainda Frei Mauro - é minha intenção que a Ordem se comprometa profundamente em continuar a sua presença missionária em lugares longínquos, muito difíceis, ir lá onde ninguém deseja ir, mas que se comprometam também nos novos desafios que a Igreja nos pede para enfrentar, como a nova evangelização nos países do hemisfério Norte do mundo”.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Abertura do 84° Capítulo Geral

by on 08:43
Nesta segunda-feira dia 20 de agosto, às 9h aconteceu  a solene concelebração eucarística de abertura do 84º Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, presidida por Dom John Corriveau, Bispo de Nelson (Canadá), ex-Ministro Geral. A Seguir houve a primeira sessão de trabalho na Sala Magna do Colégio Internacional São Lourenço de Brindes.


domingo, 19 de agosto de 2012

Colégio São Lourenço de Brindes - Sede do Capitulo Geral em Roma

by on 10:29

O Colégio Internacional São Lourenço de Brindes foi fundado em 1908, junto à Cúria Geral, na Via Bompagni. A sede permaneceu a mesma até a transferência para o atual complexo do G.R.A. , feito durante o Capítulo Geral de 1968 (de 19 de agosto a 25 de outubro).

É uma instituição de formação e de cultura do mais alto grau na vida da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Tem por finalidade ajudar a aprofundar e transmitir a cultura franciscano-capuchinha e fomentar da melhor maneira possível a formação das gerações futuras dos capuchinhos. É certamente a fraternidade mais numerosa e mais multicultural de toda a Ordem e acolhe frades de todas as cricunscrições para freqüentarem as diversas Universidades Pontifícias presentes em Roma. O Colégio é composto pela família estável e pelos estudantes. 

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais