quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Lançamento do livro “Memórias em Palavras e Fotos” em Imperatriz e a despedida do meu Blog “Conversando com Frei Rodrigo”

by on 08:12




Passando por Imperatriz com destino à cidade de Brasília, onde ficarei um tempo com meus familiares até embarcar para Jerusalém, resolvi a pedido de alguns amigos fazer o lançamento do meu livro “Memórias em Palavras e Fotos”. Foi um lançamento para poucos convidados, mas foi muito agradável. Sempre tive por Imperatriz um carinho especial, por sempre me receber tão bem. E, além disso, sou um “cidadão imperatrizense”, título a mim conferido pela Câmara de Vereadores no período em que fui pároco da Paróquia de São Francisco.

Com esta matéria encerrarei por um tempo o meu blog, vou ficar “recolhido” e quando retornar da minha viagem daremos continuidade as notícias.

Agradeço as mensagens recebidas e o carinho que os internautas tiveram ao acompanhar diariamente as notícias aqui publicadas. Acho que tudo valeu à pena! E a prova disso é a publicação do meu livro “Memórias em Palavras e Fotos”. Todas as matérias foram tiradas do meu blog, resultando em um livro bastante volumoso com mais de 600 páginas.

Feliz Natal! Que o Menino Jesus traga a você e aos seus familiares e amigos muita paz, amor e prosperidade. E que em 2012 possamos continuar juntos no amor de Cristo.

Meu abraço fraterno e fiquem com Deus. Amém e aleluia!

























sábado, 17 de dezembro de 2011

23 Anos de Sacerdócio!

by on 09:03

Passados 23 anos da minha Ordenação Sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo o meu “SIM” ofertado a Deus. Hoje sei que este meu “sim” se perpetuará durante toda a minha existência porque esta é a minha vocação, regada com muito trabalho, doação e acima de tudo com a força da fé e a coragem que busca na oração permanentemente o Cristo Ressuscitado.

Primeira missa celebrada por mim

Que o Bom Pastor, me proteja e derrame sobre mim as bênçãos necessárias para que eu continue a serviço da Igreja por muitos e bons anos. Amém e Aleluia!


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lançamento do Livro “Memórias em Palavras e Fotos” marca a noite do IV Capítulo Provincial

by on 19:22






Durante a manhã do quarto dia do nosso Capítulo tivemos grandes alegrias com a eleição do novo Governo Provincial e agora à noite não mais no cargo de Ministro Provincial, faço o lançamento do meu livro “Memórias em Palavras e Fotos”. Um livro que tem como objetivo deixar registrados os fatos e as fotos de uma história que vivi no período de 26 fevereiro de 2010 a 05 de agosto de 2011 como Ministro Provincial da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Não é um livro de teologia e nem mesmo de reflexão, são apenas registros de fatos, reuniões e caminhos percorridos pela Província num período especifico. O livro ficou bem volumoso com 621 páginas, mas os frades capitulares e os convidados gostaram de vê-lo publicado.

Antes do Natal farei a minha despedida neste Blog, ficarei alguns meses sem postar notícias, pretendo ficar um tempo viajando. A intenção do Blog era registrar a minha caminhada como Ministro Provincial, agora que já não sou mais provincial, tenho que esperar para ver o que me reserva os meus novos superiores e assim que retornar de viagem darei continuidade com as notícias da minha nova função. Aguardem até julho de 2012 para conferir o novo visual deste meio de comunicação.

Agora vejamos as fotos e o vídeo desta noite memorável de lançamento do meu livro.

Meu abraço fraterno, Frei Rodrigo










Eleito o novo Governo Provincial da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo

by on 10:41





*Momento da entrega da Cruz de Frei Calos, fundador da Missão - simbolizando que o Provincial eleito é o continuador da missão do carisma capuchinho na Província


Na manhã desta quinta-feira,15 na sala capitular do Convento Nossa Senhora Auxiliadora, em Belém do Pará, os 76 capitulares votantes, elegeram o novo Governo da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Estive no cargo de Provincial por dois mandatos e hoje tenho a alegria de publicar neste blog o nome do novo provincial eleito que me substituirá, bem como os nomes dos novos definidores para o mandato de 2012-2014.

O novo governo ficou assim composto:
Provincial: Frei Deusivan dos Santos Conceição
1° Definidor: Frei José Antônio Macapuna
2° Definidor: Frei Luis Rota
3° Definidor: Frei Eldi Pereira Silva
4° Definidor: Frei José Lázaro Oliveira Nunes

Os eleitos deverão nos próximos três anos levar adiante os projetos aprovados pelos capitulares nas diversas áreas de atuação da Província bem como coordenar e animar as atividades dos frades.

Ao governo eleito desejo as bênçãos de Deus e a proteção da Virgem do Carmo e de nosso Pai Francisco de Assis e que façam um relevante trabalho para o bem e o crescimento da nossa Província e da Ordem. Amém e Aleluia!

Eleição do novo Provincial da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo

by on 08:48


Com uma Celebração presidida pelo bispo de Grajaú, Dom Franco Cuter, no início da manhã desta quinta-feira (15) e, num clima de oração e invocação do Espírito Santo, os frades capitulares realizam a eleição. O novo Conselho da Província eleito assumirá o próximo triênio 2012 -2014. Às 9h iniciam-se as votações, primeiramente para a escolha do novo provincial, depois será a vez de se escolher os quatro definidores e por último a eleição do vigário provincial e vice-provincial.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Capítulo Provincial aprova o Guia Pedagógico e o Diretório Econômico

by on 18:51






Neste terceiro dia de capítulo, o trabalho dos capitulares se resumiu em apresentação de relatórios e a avaliação do Guia Pedagógico e do Diretório Econômico. O Pedagógico visa orientar de forma prática a formação dos novos candidatos, bem como ajudar na formação permanente dos frades. Já o Econômico tem outra dimensão que é a orientação dos frades sobre a administração dos bens que pertencem a Província. Este modelo já vinha sendo testado como experiência e hoje foi aprovado por unanimidade por todos os capitulares. E nos próximos triênios ele passará a reger toda a administração financeira da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.







Ministro Provincial apresenta relatório aos capitulares e o livro sobre Museu da Igreja do Carmo

by on 08:47




O segundo dia do IV Capítulo realizado na terça-feira (13) aconteceu dentro do programado, sendo que 6h30 os capitulares fizeram a oração da Laudes e da Santa Missa na capela do convento. E logo após o ato litúrgico, todos os frades se dirigiram ao refeitório para o café da manhã. Seguindo rigidamente o cronograma do Capítulo, após o café, na sala capitular, deu-se o segundo dia de trabalho. O Ministro Provincial apresentou o Relatório dos três anos de mandato e fez a apresentação do livro do Museu da Igreja Carmo. Este livro contém a história do museu (documentos referentes à sua criação e todo o seu acervo).

O Museu da Igreja do Carmo foi criado em 2007, pela Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Este significativo conjunto de obras foi composto, a partir da criteriosa e ao mesmo tempo ousada coleta de peças organizada pelo Ministro Provincial e ampliou-se progressivamente, graças à ajuda dos frades da Província do Carmo. Ao longo dos seus quatros ano de existência, o Museu da Igreja do Carmo, ainda se organiza na catalogação de suas peças. O valor histórico e sentimental do seu acervo tem como objetivo manter viva a história da presença dos frades capuchinhos no Maranhão, Pará e Amapá.

O acervo detém um conjunto de cerca de mais de 1000 peças, provenientes das principais igrejas e das mais recônditas capelas dos frades capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá, abrangendo o período que se estende do século XVIII chegando até os nossos dias.

As coleções compreendem imaginária sacra, prataria, pintura, mobiliário, altares, vestimentas sacras, livros litúrgicos, pedras arqueológicas. Enfim, uma preciosa coleção que ostenta obras de autores exponenciais, entre outros tantos anônimos cuja produção artística não visava o renome, mas voltava-se apenas ao culto divino.








segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ministro Provincial faz abertura do IV Capítulo Provincial Ordinário Eletivo

by on 17:41





Às 18h30min, com a presença dos frades capitulares e convidados na igreja de São Francisco de Assis, foi celebrada a Santa Missa votiva do Espírito Santo. No momento foi dado o acolhimento inicial ao IV Capítulo Ordinário Eletivo da Província Nossa Senhora do Carmo. Depois da acolhida e da liturgia da palavra, o presidente da celebração, frei José Rodrigues de Araújo manifestou grande alegria pela presença dos frades para mais um capítulo. A alegria se estendeu também com a saudação ao frei José Gislon, definidor para língua portuguesa e nomeado pelo Ministro Geral para presidir o Capítulo; ao frei Sérgio Pesenti, vigário provincial, representante da Província de São Carlos na Lombardia, frei Paolo Maria Braghini, Vice-Provincial do Amazonas e Roraima e Dom Frei Franco Cuter, bispo diocesano de Grajaú, que foram especialmente convidados para este momento.


Trechos do discurso:

Bem-vindos a todos!
Gostaria de iniciar minha reflexão recordando que o Capitulo Provincial deve ter duas dimensões fundamentais: O Capítulo é “tempo de Memória” e “tempo de Mística e Profecia”.


“Tempo de memória”. Teremos a oportunidade de uma avaliação de nossa caminhada a partir do relatório do Governo Provincial, em que nos ajudará a recolher a herança destes triênios que findamos e a descobrir as falhas que com certeza não faltaram. O nosso Capitulo tem como tema: “Capuchinhos, “Apóstolos do Maranhão”: Memória e presença há 400 anos”. Este momento deve ser aproveitado para uma avaliação de nossa presença nestas terras e do carisma franciscano-capuchinho depois de quatrocentos anos.

“Tempo de Mística e Profecia”. Somos convidados como discípulos e missionários de Jesus a exemplo de São Francisco e dos primeiros missionários que aqui chegaram trazendo o Evangelho a sermos portadores de uma palavra capaz de comunicar vida e a sermos portadores de vida para muitos. Mística e profecia fazem parte do código genético de nossa identidade eclesial e de nossa missão para o Reino de Deus. O verdadeiro profeta surge e é autêntico, através de uma experiência mística de Deus que o marca, envia, sustenta e consola nas crises. Uma mística autêntica, como encontra com o Deus vivo e amante da vida, só pode alimentar se - e exprimir-se – numa ação profética audaz e libertadora.

MEMÓRIA
Este ano a nossa Província completou doze anos de sua ereção canônica e aqui estamos para celebrarmos o nosso IV Capítulo Provincial. Estamos dando os primeiros passos, estamos a caminho, buscando as ferramentas apropriadas para abrirmos ao futuro, sabendo que o futuro nasce do máximo cuidado que teremos com o presente. Seja este Capítulo Provincial um momento de graça para avaliarmos nossa caminhada; seja um momento de confraternização e debates; seja uma ocasião propícia para reafirmar nossa condição de discípulos e missionários; seja, enfim, um tempo forte para buscarmos juntos, com criatividade e com visão de futuro, os meios oportunos para que nossa vida e missão sigam sendo significativas para todas as paróquias, fraternidades, cidades e estados em que atuamos.

Este IV Capítulo Provincial Ordinário Eletivo nos convoca a olhar para novos horizontes. Necessitamos nos abrir para novos tempos, conscientes de nossa identidade como frades capuchinhos, capazes de responder com criatividade e fidelidade aos novos desafios da vida religiosa e da missão ao celebramos os “Quatrocentos anos da presença do Evangelho no Maranhão” pelos capuchinhos franceses. Na ilustração da obra Histoire de la mission: Paris 1614, podemos observar o levantamento da cruz na colônia francesa e uma inscrição latina faz alusão à missão ("Ecce levabo ad gentes manum meam, et ad populos exaltabo signum meum"), ("Eis que levantarei a minha mão para as nações e arvorarei o meu estandarte para alertar os Povos"), Isaías 49,22. Algo que chama atenção é que a ilustração apresenta uma aliança entre índios e franceses como uma livre submissão da parte dos índios. São eles que, com a ajuda dos franceses, erigem a cruz, todos os outros índios e franceses rezam.

Este Capítulo nos desafia a sermos capuchinhos de olhos abertos e coração ardente, homens interiores, espiritualidade significativa, fraternidades proféticas. Necessitamos recuperar a centralidade do nosso carisma missionário a exemplo dos quatro irmãos da Província de Paris que aceitaram o desafio da missão para a “Nova França” e partiram de Paris no dia 28 de agosto de 1611 e no dia 19 de Março de 1612, dia de São José, depois de alguns meses de preparação partiram do porto de Cancale às seis da manhã e chegaram na ilha Grande do Maranhão no dia 8 de agosto e celebraram a Santa Missa pela primeira vez naquela ilha que seria conhecida como São Luís no dia 12 de agosto de 1612.

Coloquemos os homens e os fatos nos lugares que devem ocupar, portanto não podemos esquecer de prestar nossa homenagem e gratidão a Frei Ivo d`Evreux, Frei Arsênio de Paris, Frei Ambrósio de Amiens e Frei Claude d`Abbeville, pelo exemplo missionário que nos deixaram. Espero que esta data possa ser comemorada pela Província com festa, e uma Assembleia Provincial reflita sobre nosso papel depois de quatrocentos anos nestas terras com seus novos desafios. Momento de celebração e momento de renovação de nossas estruturas de animação missionaria, vida fraterna, espiritual, comunitária, social e pastoral.

MISTÍCA E PROFECIA
Nossa presença no Maranhão há quatrocentos anos com os irmãos de Paris e a mais de cem com os da Lombardia, nasceram de uma intuição mística que nutriu e provocou uma resposta evangélica dentro da situação histórica e foram sempre conduzidas por uma paixão operativa para o verdadeiro bem dos homens e mulheres atribulados e humilhados. Esta intuição e esta paixão se alimentaram no diálogo, coração a coração com o Deus da vida e da esperança e na familiaridade com os seus contemporâneos.

Escreveram os padres Sinodais na conclusão da IX Assembleia dos Bispos dedicada à vida consagrada: “A vida consagrada foi no decorrer da história da Igreja uma presença viva da ação do Espírito, como espaço privilegiado de amor absoluto a Deus e ao próximo...” (Mensagem final, 27 outubro 1994).

Falamos de mística e de profecia não para ir além de nossos problemas reais ou para navegar no mundo virtual dos princípios essenciais e dos horizontes sem confins. Ao contrário, para encontrar nestas duas dinâmicas a justa hermenêutica que torne o carisma herdado um verdadeiro impulso trans-geracional. Essa será a premissa e a fonte de uma nova história a ser inventada e vivida.

Devemos abrir passagem para o futuro junto com esta humanidade: como uma vez se abria sulcos em meio às florestas, para fundar uma nova cidade. Há sementes de futuro que ainda podem germinar das nossas raízes tão antigas, há uma criatividade que nos pertence e está sendo encontrada e exercitada com nova arte carismática e profética.

Há urgência e oportunidades que nos interpelam e nos desafiam dentro da história atual e suas angústias. Há utopias e esperanças que devemos interceptar e evangelizar, graças à sabedoria orientadora e terapêutica do nosso carisma.

Fecundidade e criatividade não podem ser inventadas por um teorema sociológico ou por um descontentamento religioso: mas surgem dos altos planos dos projetos de Deus, que quer também redimir e fecundar esta nossa fase histórica, transformando-a. Deus trabalha nosso presente para conduzi-lo além de cada paralisia e cada fatalismo, para uma fraternidade universal. Somos chamados a ser intérpretes e servidores, plenos da utopia de Deus.

Diante de novos desafios precisamos saber ver os sinais, ouvir a voz de Deus em meio a várias situações em que nos deparamos todos os dias, para isto precisamos de um coração contrito, humilde e bondoso, como fora o do seráfico Pai São Francisco, pois como ele, somos nós que devemos responder os apelos de Deus e tomar firmes decisões sobre nossas vidas. “Volta para a tua terra, e te será dito o que haverás de fazer!” Como São Francisco, neste Capítulo, devemos ter coragem e coração aberto para perguntar: Senhor, que queres que eu faça?

Aqui estamos juntos como fraternidade provincial para iniciarmos esta bela experiência de vida fraterna, de unidade, comunhão e isto é motivo de grande alegria e contentamento. Que estes dias em que vamos permanecer juntos na celebração do Capítulo Provincial possamos contar com o auxilio de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Nazaré e de tantos nomes, com a intercessão de São José e do seráfico Pai São Francisco, do olhar de Frei Daniel de Samarate, Frei João Pedro e Frei Alberto Beretta, seja verdadeiramente para todos os capitulares um momento de grande ardor e zelo pela nossa vida e missão. Desejo e espero então que estes dias sejam proveitosos para o enriquecimento de nosso espírito e para a retomada mais vigorosa do caminho rumo à santidade! Deus seja louvado!


Frei José Rodrigues de Araújo, OFM.Cap
Ministro Provincial

Frades começam a chegar para o IV Capítulo Ordinário Eletivo

by on 14:05




Durante todo o dia desta segunda-feira (12), foram chegando os frades para participarem do IV Capítulo. Os mesmos foram recepcionados com calorosos cumprimentos fraternos dos irmãos já presentes no convento de Nossa Senhora Auxiliadora em Belém. Um clima de amizade, reencontro e de companheirismo. Hoje à noite, mas precisamente às 18h30min teremos a missa de abertura com a presença dos frades capitulares e frades convidados na Igreja de São Francisco de Assis. Logo após a missa estarei publicando neste blog o meu discurso de abertura.








Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais