segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nota de Pesar

by on 10:05
A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do senhor Luigi Tancredi Donesana, pai de Frei Francesco Donesana. Seu falecimento ocorreu na noite deste domingo, 30 na cidade de Belém do Pará e a causa morte se deu por conta de alteração no diabete. O sepultamento será na tarde desta segunda-feira, 31 na Colônia do Prata no Pará.

Pedimos aos confrades que celebrem uma missa na intenção do pai deste nosso irmão. E que ele descanse em paz ao lado de Deus. Nossas condolências aos seus familiares e amigos.

Frei José Rodrigues de Araújo – Ministro Provincial

domingo, 30 de outubro de 2011

Os pés de Jasmim de Frei Elias Baldelli no Convento de São Francisco de Assis na cidade de Imperatriz.

by on 17:23

Frei Elias Baldelli um santo frade que morou muitos anos em Imperatriz no Convento de São Francisco de Assis e seus pés de jasmim que ele tanto gostava. A noite o cheiro de suas flores se espalham pelo o claustro do Convento e, mesmo estando longe é possível sentir o seu aroma agradável. Atualmente Frei Elias mora em Belém do Pará, mas dias depois ter se mudado para cidade paraense mandou a seguinte mensagem aos seus amigos imperatrizenses: “Sinto saudades do perfume das flores dos meus pés de jasmim... aqui em Belém o único cheiro que consigo sentir é o de lama...” No claustro do Convento encontramos vários pés dessa linda árvore que chama nossa atenção pela delicadeza como carrega seus buquês de flores nas pontas de seus galhos aonde se aglomeram as folhas bem desenhadas e com tonalidades que vão do branco com amarelo. O perfume jasmim das flores, nos leva a ter belas recordações de Frei Elias, do seu jeito humilde e sereno... homem de pouco falar, mais de uma espiritualidade, caridade e sabedoria difícil de se encontrar nos dias de hoje. A ele ofertamos seus pés de jasmim e a certeza de que sempre que olharmos para esta bela árvore nos lembraremos dele e da sua missão por estas terras do Maranhão, Pará e Amapá.



sábado, 29 de outubro de 2011

Dois amores que se completam

by on 15:34


No Antigo Testamento, na TORÁ (Lei mosaica), havia 613 preceitos ou mandamentos: 248 prescrições positivas e 305 proibitivas. Já se falava e praticava o amor a Deus e ao próximo, até mesmo de grupos que priorizavam um ou outro. No Evangelho São Mateus (conf.Mt 22,34-40), todos - fariseus, escribas e especialista na Lei -, concordavam que o maior mandamento era o amor a Deus, como está em Dt.6,5. O grupo de fariseus que perguntam a Jesus qual deles era o maior, interrogaram-No com intenção maldosa, maliciosa, fazendo uma armadilha para acusá-Lo em alguma coisa. O Senhor, no entanto, percebendo a malícia da pergunta, os desarma e os desmascara com Sua resposta. Jesus equiparou o amor a Deus ao amor ao próximo; ambos estão no mesmo plano, são o resumo de todos os preceitos. "Toda lei e os profetas dependem desses dois mandamentos", quer dizer, toda a Escritura.

Há mais de 20 anos a.C, o rabino Hilel já ensinava: "não faças a outro o que não queres para ti. Isto é toda a Lei; o resto é comentário”. Jesus devia conhecer tal afirmação contida em Lv.19,18. No entanto, foi mais além ao afirmar que o segundo mandamento, "amar ao próximo" é semelhante e se equipara ao primeiro (amar a Deus). Amar a Deus e ao próximo. Explicitando, quer Jesus afirmar e ensinar: amar ao Senhor servindo ao próximo; amar a Deus no próximo. São dois amores que se completam. Um não existe sem o outro, ou então, um se manifesta através do outro. O amor a Deus passa necessariamente pelo amor ao próximo, “a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos”.

De fato, sem o amor ao próximo não existe amor a Deus, nem lei, nem fidelidade; é tudo mentira, como diz a Primeira Carta a João 4,20. O que Jesus propõe é muito claro: precisamos amar o próximo com a totalidade do nosso ser (inteligência,vontade e afeto). Jesus exige que amemos até os próprios inimigos, do mesmo modo como Deus os ama (Mt.5,44-48). Mas este amor deve ser traduzido em gestos concretos de fraternidade e solidariedade. Só assim será sinal do nosso amor a Deus.

O amor ao Senhor e ao próximo são como uma moeda de duas faces. Um amor não se opõe ao outro, completam-se. Nosso amor a Deus é fonte de serviço ao próximo. Assim como o nosso amor a Deus exige o nosso encontro com Ele, assim também devemos nos fazer próximos do outro. Apenas frequentar a Igreja e não se interessar pelo próximo é enganar a si próprio.

Dom Eurico S. Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Preparando-se para o IV Capítulo Provincial Ordinário Eletivo em Belém do Pará

by on 08:24




O Capítulo é um tempo especial para todos nós que fazemos parte desta imensa família da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. É o momento em que a Assembléia Capitular, animada pelo Espírito Santo é movida a encontrar os caminhos que irá lhe conduzir nos próximos anos. Como em toda família convergimos sonhos, idéias e esperanças. E aos poucos vamos construindo a nossa história nestas terras do Maranhão, Pará e Amapá.

Somos convidados durante os dias 12, 13, 14,15 e 16 de dezembro deste ano a rezarmos, refletirmos com o Senhor e ouvir o que Ele irá nos dizer para colocarmos em prática nos próximos três anos em nossa Província.

Contamos com a oração de todo o povo de Deus, familiares e amigos, neste momento único, em que daqui a quarenta e seis dias estará sendo eleito um novo Governo Provincial . Eis, portanto, a nossa oração: “Senhor Jesus Cristo, Verbo Eterno do Pai, neste tempo em que nossa Província Capuchinha se prepara para celebrar o IV Capítulo Provincial Ordinário Eletivo a vós recorremos, humildes e confiantes, pedindo sabedoria e discernimento para que sob o vosso olhar limpido e animador saibamos escolher na paz e no bem os irmãos que irão governar e animar nos próximos anos a Fraternidade Provincial com espírito franciscano de minoridade e de serviço. Enviai-nos a luz do Espírito Santo, que precede de Vós e do Pai, para que, iluminados por esta chama eterna da Trindade, possamos discutir em nome da caridade e da verdade os problemas e os desafios da vida fraterna, pastoral e missionária. Maria Santíssima, Nossa Senhora do Carmo, padroeira da nossa Província, não deixeis que se enfranqueça em nós o sinal vivo do primado do amor de Deus que salva, santifica e aperfeiçoa, e fazei que todo o nosso agir seja sempre para a maior glória de Deus. Amém”

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aquisição de novas peças para o Museu passa por restauração

by on 16:57




Recentemente estive na cidade de Capanema no Estado do Pará. E, em um canto do Convento dos frades encontrei duas imagens. Procurei informação sobre as mesmas, mas os frades não souberam me dar maiores detalhes, apenas que elas já estavam naquele local há bastante tempo. Um dos frades me perguntou se eu não as tinha visto antes, pois eles chegaram a pensar que eu não tinha interesse de levá-las para o Museu da Igreja do Carmo. Na realidade eu já as tinha visto, só não encontrava tempo de falar sobre o assunto. Percebi que os frades ficaram contentes quando manifestei o interesse de levar as duas imagens para o Museu. Elas estavam bastante deterioradas, mas depois de passar por uma restauração no Mosteiro das irmãs Carmelitas ficaram muitos boas. E esta semana fizemos a entrada triunfal das duas em nosso Museu. Quem tiver interesse de conhecê-las é só ir até o nosso Museu, pois as mesmas já estão em exposição.









segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Convento de Belém do Pará se prepara para receber o IV Capítulo Provincial

by on 08:50




Pude observar em minhas últimas viagens que toda a Província se prepara para o IV Capitulo Provincial Eletivo, que vai acontecer no mês de dezembro nos dias 12 a 16. Alguns começam a arrumar as gavetas, fazer suas prestações de conta e, é claro que alguns também começam a perder o sono, preocupados para onde serão transferidos no próximo triênio. Algo normal para a vida de alguém que fez os votos e se consagrou a Deus na Ordem dos Fardes Menores Capuchinhos.

Passando no Convento de Belém, onde irá se realizar o Capítulo, observei que o guardião está trabalhando no intuito de dar uma melhor comodidade aos frades durante esse tão esperado encontro. Alguns quartos estão passando por reformas, o principal claustro do Convento foi decorado com alguns quadros de um artista da região. E assim em pouco tempo tudo estará pronto no Convento de Belém para recepcionar os frades que vão participar do IV Capítulo Provincial Eletivo da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.











sábado, 22 de outubro de 2011

Uma viagem com sabor de despedida

by on 11:39




Estou à frente da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo há seis anos e durante todos estes anos foram inúmeras as minhas viagens com o objetivo de visitar os frades e participar de vários encontros, tanto no interno da Província, como no exterior. Sempre dou graças a Deus por estas viagens, mas algumas foram muito cansativas e, algumas vezes não via a hora de voltar para casa. Passar meses e meses viajando, mudando de uma cidade para outra, fazendo e desfazendo malas não é nada agradável. E, tudo isso fiz inúmeras vezes. Depois de seis anos levando esta vida, tive a sensação na minha última viagem pastoral a fraternidade de Marabá que algo diferente estava acontecendo. Comecei a olhar as coisas ao meu redor de uma outra maneira, e da janela do avião fui me dando conta de que àquela seria a última viagem que faria a cidade de Marabá como Ministro Provincial. Para falar a verdade, curtir esta viagem com um sabor de despedida.

Agradeço Deus pelos anos que servir Província como Ministro Provincial, mas agora estar na hora de começar a limpar as gavetas e agradecer a Deus pelas alegrias e tristezas obtidas durante o meu mandato. Agora o que peço a Deus é sua benção para reiniciar um novo momento em minha vida. E que tudo seja feito conforme a Sua vontade.












Frades instituídos no ministério de leitor e acólito

by on 09:03




Em celebração realizada no dia 13 de outubro, na Igreja de São Francisco de Assis, em Belém do Pará, dois jovens foram instituídos no Ministério de Leitor e cinco no Ministério de Acólito. Esta celebração aconteceu no encerramento do Capítulo Regional de Belém. Estes jovens frades estão estudando teologia e estão se preparando para receber o sacerdócio.

Votos que os mesmo aproveitem o tempo de estudo para que no futuro possam desenvolver seus ministérios a serviço do povo com sabedoria, inteligência e santidade.















quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo celebra o trigésimo dia de falecimento de Frei Benjamim Zanardini

by on 14:56


Em uma celebração na Igreja do Carmo em São Luís do Maranhão, em que se fizeram presente vários frades da Província Nossa Senhora do Carmo, foi lembrado o trigésimo dia de falecimento de Frei Benjamin Zanardini. A celebração foi presidida pelo Ministro Provincial, que na oportunidade lembrou com emoção a vida de frei Benjamin e, logo em seguida passou a palavra a Frei Luís Rota, que esteve presente na Itália para o enterro, representando a Província. Ele nos relatou como foi os últimos dias de frei Benjamin e nos contou de como havia sido a missa de corpo presente.

Deus seja louvado pela vida e pela presença de frei Benjamin entre nós e que o Senhor lhe conceda a vida eterna e a recompensa pela sua dedicação aos mais pobres e a nossa igreja do Brasil.














Ministro Provincial reúne-se com seus principais colaboradores

by on 11:01


A Província Nossa Senhora do Carmo é composta por várias fraternidades no Estado do Maranhão, Pará e Amapá. A frente de cada uma das fraternidades é nomeado um Guardião ou Superior Local. Eles são comprometidos com a caminhada da Província, e são os principais colaboradores do Ministro Provincial na animação da Província.

Com a aproximação do Capítulo Provincial, aproveitei para convocar todos eles para uma reunião. O intuito da mesma foi refletir sobre alguns assuntos de suma importância no exercício do serviço que é confiado a cada um. O tema principal da reflexão foi sobre o papel do guardião na fraternidade provincial e na fraternidade local. Após estas reflexões houve uma avaliação, tendo como base os seguintes questionamentos: - Como estou chegando ao final deste triênio em minha fraternidade? - O que foi feito e o que poderia ter sido melhor? - Se tivesse que começar hoje, o que faria de diferente? No final do encontro agradeci a colaboração de todos e convidei-os para um momento de oração aos pés de Nossa Senhora do Carmo.







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Frades capuchinhos rumo ao IV Capítulo Provincial

by on 10:34




Estamos a um passo do IV Capítulo Provincial que irá acontecer nos dias 12 a 16 de dezembro em Belém do Pará. A equipe Pré-Capitular já realizou vários encontros em preparação a este grande acontecimento que marcará a caminhada da Província. Neste semestre visitei todos os frades em suas fraternidades locais e participei do encontro dos regionais. As visitas e os encontros tiveram como objetivo fazer uma avaliação geral da caminhada durante este triênio, e preparar os frades para mais este Capítulo onde serão eleitos os novos superiores que irão levar adiante a Província no triênio de 2012 a 2014.

Esta semana tiramos três dias em São Luís com a presença dos párocos, comissão pré-capitular, secretariado e definitório para momentos de estudos e preparação dos últimos detalhes do IV Capítulo. No primeiro dia me reunir com o definitório; no segundo dia na parte da manhã tivemos um encontro com o Arcebispo de São Luís Dom José Belizário da Silva, que recentemente foi eleito vice-presidente da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na oportunidade ele nos falou sobre as "Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil - 2011-2015. Na parte da tarde os frades estudaram o documento em preparação ao Capítulo. E para o encerramento realizaremos às 17h15min na igreja do Carmo uma solene celebração em sufrágio da alma de Frei Benjamim Zanardine pelo trigésimo dia de seu falecimento.










Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais