quinta-feira, 30 de junho de 2011

30 de junho - Dia do Caminhoneiro

by on 08:13


Neste 30 de junho é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Para ver a sua importância, basta dizer que 60% das nossas cargas circulam pelas rodovias. Os caminhoneiros levam uma vida sacrificada pois, geralmente, ficam longo tempo fora de casa, enfrentando estradas ruins, congestionamentos, perigo de assaltos e longas jornadas de trabalho. Sempre que formos nos alimentar é bom pensar que sem o trabalho do caminhoneiro a chegada de qualquer produto até nós ficaria muito mais difícil.

Roberto Carlos, em parceria com Erasmo Carlos e John Hartford, compôs uma de suas mais belas canções em homenagem ao caminhoneiro. Vejamos o vídeo:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

São Pedro e São Paulo

by on 08:30
São Pedro: Comemoramos hoje o dia dedicado ao príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa da Igreja, São Pedro. Esta festa foi instituída por volta do século IV, antes mesmo de ser definida a data actual da festa do Natal.

Ele era um pescador e o seu nome originalmente era Simão, filho de Jonas e irmão de André. Mas Jesus mudou-lhe o nome para Pedro que significa pedra, pois ele seria a rocha forte sobre a qual Jesus edificaria a sua Igreja. Por isso comprovadamente ele foi o primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

Uma parte importante da sua vida está documentada nos Evangelhos e nos Actos do Apóstolos; sobre a sua vida em Roma existem muitas e belas narrativas passadas de geração em geração, algumas delas contadas em diferentes romances inspirados nos primeiros tempos da Igreja.

Morreu crucificado como Jesus, mas de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer de maneira igual ao mestre.

São Paulo: Judeu, da tribo de Benjamim, originário de Tarso, chamava-se Saulo. Converteu-se ao cristianismo e tornou-se o grande e insuperável missionário, o apóstolo dos gentios. Foi ele quem lançou as bases da evangelização no mundo helénico, fundando numerosas comunidades e percorrendo toda a Ásia Menor, a Grécia e Roma, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado pelo poder de Deus.

São Paulo foi o primeiro a elaborar uma teologia cristã. Ao lado dos Evangelhos, as suas epístolas são as fontes de todo o pensamento e de toda a vida mística cristã. Isto coloca-o num lugar de destaque entre os maiores pensadores da história do cristianismo.

São Paulo era um homem de fortes paixões e de grande poder de liderança e de organização. É a figura mais cosmopolita de toda a Bíblia. Segundo os estudiosos, Paulo era um homem da cidade, e em nenhum lugar de seus escritos mostra qualquer mentalidade ou interesse pela vida rural ou pela vila.

Nunca houve conversão mais ruidosa do que a sua, tão pouco houve mais sincera, pois o mais furioso perseguidor de Jesus Cristo passou, de repente, a ser um dos seus mais fervorosos apóstolos.

domingo, 26 de junho de 2011

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Cohab em São Luís celebra seus 25 anos

by on 10:41


Em uma solene liturgia celebramos na igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o jubileu de prata da criação da paróquia e nesta oportunidade ecoam as palavras do Salmo 50: “Oferece a Deus o sacrifício de louvor e cumpre tuas promessas ao Altíssimo. Invoca-me no dia da angústia, e eu te livrarei e tu me honrarás”.


Após ter revisitado as numerosas anotações feitas sobre a história da paróquia, revivi um momento memorável que foi o dia 16 de março de 1986, quando, às 16 horas, uma procissão encabeçada por Frei Defendente Rivadossi sai da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Anil e percorre algumas ruas da paróquia; o frei carrega nos ombros uma cruz e ao chegar à Rua do Fio a entrega a Frei Gentil, o qual continua a caminhada em direção à igreja da Cohab e lá é concelebrada a missa solene. Durante a celebração são lidos os decretos de D. Paulo Pontes, Arcebispo de São Luís, em virtude dos quais nasce a nova paróquia da Cohab com o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Frei Gentil Gianellini é nomeado seu primeiro pároco.


“A lembrança dos nossos antepassados é como o mel em nossa boca”, diz a Escritura. Gostaria de prestar especial homenagem aos párocos que com fé e dedicação conduziram, animaram e promoveram o crescimento espiritual e material da paróquia ao longo destes 25 anos: Frei Gentil Gianellini, de 1986 ao começo de 1995; Frei Inocêncio Pacchioni, de 1995 a 2005; Frei Luís Giudici, de 2006 a 2008; e Frei Luís Carlos Morais, o atual pároco, que iniciou seu pastoreio em 2009.

Não podemos, porém, nos esquecer dos co-irmãos anteriores a eles e que da mesma maneira marcaram a vida da comunidade:

Frei Hermenegildo, que em 1969 começou a erguer uma pequena barraca para celebrar a Eucaristia neste novo bairro da grande São Luís, chamado Cohab. Em 1970 foram lançados os alicerces da futura igreja e foi ele que escolheu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro padroeira da nascente comunidade.

Frei Liberato Giudici, que iniciou seu longo tempo de permanência e de trabalho em 1974. Além do ministério pastoral deste irmão, a comunidade pôde contar com a colaboração das Irmãs Missionárias Capuchinhas do Anil. Entre elas lembramos Irmã Heráclea, responsável pelas crianças das cruzadas, e Irmã Crisolda, responsável pelo Movimento Eucarístico Jovem. Nossa homenagem vai também ao Clube das Mães, que naquele período teve um papel de destaque na história da comunidade através dos diferenciados cursos que eram oferecidos, tais como o de datilografia (206 alunos), de corte e costura (101), de artesanato, de arte culinária, de pintura e de numerosas outras iniciativas. Tudo isso sob a coordenação de Irmã Heráclea.

Frei Ulderico Chigioni, que chegou a esta comunidade para dar a sua contribuição em 1981 e permaneceu até 1983. Ele organizou o conselho comunitário e deu os primeiros passos na organização pastoral.

Nossa homenagem vai também aos irmãos que estiveram aqui por tempo mais breve: Frei Dionísio Guerra, Frei João de Deus Garagiola, Frei Luís Giudici, que veio para iniciar a construção do convento, Frei Serafim e Frei Pedro Jorge. Todos eles também contribuíram na edificação da comunidade.

A Paróquia foi criada em 1986. Foi construído um convento e a partir disso foi constituída uma fraternidade idônea para acolher os pós-noviços que estudavam filosofia no Centro de Estudos da Arquidiocese. Durante todos estes anos foram realmente muitos os frades que por aqui passaram oferecendo seu testemunho e serviço pastoral. Pesquisando nos livros do arquivo pude observar que desde 1968 até hoje foram 37 os frades que exerceram seu ministério apostólico nas comunidades e deram sua participação na vida fraterna e no processo de formação dos pós-noviços. A todos eles vai a nossa homenagem e gratidão. E gostaria de lembrar também as várias comunidades religiosas femininas que colaboraram de várias maneiras nas atividades pastorais e formativas.

Deus seja louvado! Hoje nosso louvor vai à Trindade Santa. Louvor a Vós, Trindade Santa, por todas as pessoas que deram o melhor de si na construção de nossas comunidades e de nossa igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Louvor a Vós, Trindade Santa, pelos nossos quatro párocos: Frei Gentil Gianellini, Frei Inocêncio Pacchioni, Frei Luís Giudici e Frei Luís Carlos Morais. Eles com sabedoria, entusiasmo, fortaleza e muito amor gastaram parte de suas vidas conduzindo os destinos desta importante porção do povo de Deus, que é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Louvor a Vós, Trindade Santa, por todos os frades, religiosos e religiosas, por todos os leigos e leigas que, segundo a condição própria de cada um, contribuíram ao longo destes 25 anos na construção da história da paróquia.

Louvor a Vós, Trindade Santa, por todos aqueles que se comprometeram e se empenharam na preparação e realização desta celebração comemorativa jubilar.

Louvor a Vós, Trindade Santa, por todos os dons e graças concedidos a esta porção do vosso povo nestes 25 anos de evangelização, de testemunho e de anúncio do Reino de Deus. Obrigado, Trindade Santa!

Parabéns a Frei Luís Carlos e ao Conselho Paroquial de Pastoral pelos 25 anos de vida da paróquia e pela maravilhosa festa que organizaram.

Parabéns ao povo de Deus, membros vivos desta paróquia, e de maneira especial parabéns às pastorais e aos movimentos. Vocês são os verdadeiros protagonistas da história destes 25 anos.

Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos ajude em nossa caminhada de discípulos missionários, anunciadores e testemunhas de Jesus Cristo no mundo de hoje. Amém, Aleluia!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um “anjo de asas invisíveis” embarca para a Itália para tratar da saúde

by on 19:27

Foi com tristeza e emoção que abracei hoje às 14h:45 no aeroporto de São Luís frei Benjamim Zanardini que viajou para a Itália na companhia de frei Gentil Gianellini para tratar de um problema de saúde.

Em minha última visita pastoral a Província, recebi um telefonema do guardião da fraternidade de Imperatriz, para falar sobre a saúde de frei Benjamim. Foi então que tive a iniciativa de convidá-lo para passar alguns dias em São Luís e combinamos que durante os dias em que ele se encontrasse na capital aproveitasse para realizar alguns exames. Os exames foram feitos e para a nossa surpresa foi diagnosticado alguns problemas.

Frei Benjamim me fez então o pedido de viajar para a Itália para estar ao lado de seus familiares e lá daria início ao seu tratamento. Conversei muito com ele no intuito de que mudasse de opinião e optasse por ficar aqui mesmo no Brasil, mas ele acabou me convencendo de que seria melhor retornar ao seu país de origem. Após conversarmos com alguns frades e com o provincial da Província da Lombardia na Itália, chegamos enfim a um acordo de que ele viajaria para tratar de sua saúde.

Este ano completa vinte e cinco anos que frei Benjamim está no Brasil e por onde passou foi um verdadeiro anjo, tanto na formação, como em sua luta em favor dos mais pobres.

Deus seja louvado pela a sua vida e peço a todos os confrades e conhecidos que intensifiquem suas orações para que este “anjo de asas invisíveis” se restabeleça e volte o mais rápido possível a nosso convívio. Amém e aleluia!

Celebração de Corpus Christi em Imperatriz é marcada por fé e devoção

by on 12:09






Devoção, amor e fé marcaram a comemoração de Corpus Christi em Imperatriz nesta quinta-feira (23). O tema para reflexão deste ano foi “Jesus, o pão da vida”. A celebração teve início às 18h no estádio Frei Epifânio, seguida de procissão que encerrou às 22h na Praça de Fátima com a bênção do Santíssimo. Na abertura do evento foi lida a carta enviada pelo Papa Bento XVI a Diocese de Imperatriz, desejando estimas e votos de benção sobre a Diocese e o bispo dom Gilberto Pastana.

A solenidade que celebra o mistério da Eucaristia foi conduzida pelo bispo dom Gilberto Pastana na presença de padres, diáconos, seminaristas e fiéis de todas as paróquias de Imperatriz. “Vou pregar para essa multidão a necessidade deste Jesus que se apresenta como Deus Vivo e a importância da vida, pois, a verdadeira felicidade não está em bens materiais, mas em Jesus o pão vivo descido do céu”, ressaltou o bispo minutos antes da missa.

Durante a procissão pelas ruas, com velas nas mãos os fiéis caminharam sobre os tapetes coloridos e ricos em detalhes produzidos especialmente para a celebração. Foram feitas três paradas para bênção do Santíssimo Sacramento: em frente a Igreja Matriz de Santa Teresa, Praça da Cultura e Câmara dos Vereadores.






quinta-feira, 23 de junho de 2011

Refletindo sobre o ano capitular que estamos vivendo

by on 12:46
Hoje na Solenidade da festa do Corpus Christi estou publicando uma Carta Circular a todos os frades da província com o título “Refletindo sobre o ano capitular que estamos vivendo”.

A partir do dia 10 de abril deste ano, com a publicação da carta convocatória do IV Capitulo Provincial Ordinário Eletivo iniciamos a caminhada para um dos acontecimentos mais significativos a se realizar de 12 a 16 de dezembro próximo. Alguns passos já foram dados: no dia 15 de junho, na Cúria Provincial, a Comissão pré-capitular se encontrou com o Ministro Provincial para definir uma pauta de preparação ao evento e na reunião de 28 de abril passado o Ministro Provincial, os definidores e os guardiães tiveram a oportunidade de refletir sobre alguns momentos alegres e tristes vividos nas fraternidades. Tendo em consideração os dois encontros, dirijo-me agora a toda a Província com a presente carta para oferecer um quadro resumido da nossa situação.

No próximo dia 4 de agosto estaremos completando doze anos de ereção canônica. Muitas coisas já aconteceram e aos poucos a Província vai definindo melhor sua identidade. Nesta circular exponho alguns pontos que considero fundamentais para que possamos viver o ano capitular com esperança no futuro e com alicerces sólidos, de tal modo que nossos formandos e vocacionados possam se unir a nós na difusão do carisma franciscano-capuchinho nas terras do Maranhão, Pará e Amapá.

Nesta carta circular a todos os frades a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, faço algumas reflexões sobre:

1. A figura do guardião na caminhada da Província,

2. Alegrias e tristezas de nossa caminhada,

3. Capítulo Eletivo,

4. Conclusão.

O ano capitular é tempo de graças mais copiosas. Nesta circular convido os frades a se prepararem com solicitude para esse relevante momento de encontro fraterno e de decisões. Se quisermos celebrar o Capítulo com espírito de fé, como convém a autênticos capuchinhos, deixemo-nos conduzir pela ação do Espírito para que nossas mentes e nossas decisões sejam iluminadas pela luz que vem do alto.

Sine me nihil potestis facere! É verdade: nada podemos fazer com seriedade e responsabilidade sem Aquele ao qual temos oferecido pela consagração a nossa vida e em cujas mãos temos confiado nosso destino, tudo o que temos, tudo o que somos. Com isso convido cada irmão a viver esses últimos meses de preparação com muita serenidade, de tal modo que o Capítulo Provincial desemboque realmente numa jubilosa experiência fraterna no amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A carta será enviada individualmente a todos os frades da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo e em anexo estamos também enviando a oração a ser feito nas fraternidades pelo IV Capítulo Eletivo da Província.

Deus seja louvado! E Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Senhor volva para vós seu rosto e vos dê a paz. O Senhor vos abençoe!


Frei Rodrigo - Ministro Provincial

"A única certeza que temos ao nascer..."

by on 10:36


É do conhecimento de todos o texto que fala que quando nascemos estamos chorando e os que nos aguardam estão sorrindo. Devemos viver de tal forma que ao morrer estejamos sorrindo e todos os que nos são caros estejam chorando. O homem só descobre o sentido da vida quando ele tem coragem de refletir sobre a morte, portanto é na morte que o homem encontra o sentido na vida.

Alguns anos atrás trabalhei em uma grande paróquia e uma das realidades mas difíceis que me deparei estavam intrinsecamente ligadas com a morte. Como pastor, em uma comunidade grande esta é uma realidade que temos que saber enfrentá-la, mas muitas das vezes as palavras nos são insuficientes, por esta razão muitas vezes preferir o silêncio, o cala-se diante desta realidade finita ao ser humano.

Em Imperatriz um grupo de amigos iniciaram um trabalho com os doentes terminais de câncer e um deles me escreveu um texto de uma experiência recente e que aqui gostaria de compartilhá-la com vocês, caros leitores, para que todos possam refletir sobre a única verdade que temos ao nascer: de que vamos morrer e, que esta é uma realidade que não podemos fugir. Se não podemos fugir, temos que saber enfrentá-la com dignidade, pois será isso que fará a grande diferença em nossa vida.

Recordo-me de uma história de um professor jesuíta John Powell que fala sobre um de seus alunos que estava morrendo de câncer. Certo dia, esse jovem aproximou-se de Pe. Powell e disse-lhe: “Padre, há pouco você falou uma coisa em classe que fez com que eu aceitasse morte mais facilmente”. Surpreendido, o sacerdote perguntou-lhe: “O que foi que eu disse?”. O aluno respondeu: “Você disse que havia duas grandes tragédias na vida, e que morrer jovem não era uma delas. A primeira é morrer sem nunca ter amado ninguém. E a segunda é morrer sem ter dito aos seus entes queridos que alguém os amava”. O jovem continuou: “Nestas últimas semanas, pensei muito nessas palavras e me dei conta da bênção que tem sido a minha vida. Amei profundamente algumas pessoas e, mais recentemente, disse-lhes que as amava. Então, quando as pessoas me perguntam o que se sente ao saber que vai morrer com 25 anos, digo-lhes que não é tão ruim como imaginamos. E, certamente, é melhor que ter 50 e não ter dado nem recebido amor, nem valores de qualquer tipo”.

Veja agora o relato que me foi enviado por esta pessoa que faz parte desse grupo de amigos que acompanham pacientes de câncer em um dos hospitais de Imperatriz. Ela escreveu um texto de sua experiência com o titulo: “Ontem eu chorei, mas tive a certeza da eternidade!”

“Há algum tempo que venho acompanhando a luta de uma jovem de vinte e cinco anos que sofria de câncer, a luta de uma guerreira que acreditava na cura, acreditava na vida, acreditava que seria possível vencer a morte. Quantas lições de vida pude tirar durante os dias em que estive acompanhando-a! Vê-la tão esperançosa, tão alegre me fez perceber o quanto sou pequena diante dos problemas que a vida me impõe. Vê-la morrendo a cada dia e mesmo assim encontrá-la com um sorriso no rosto e com tanta esperança me deram força e a certeza de que nesta vida o que realmente importa é o bem que fazemos aos nossos semelhantes. Lembro-me de uma de nossas últimas conversas na semana passada onde ela me disse: “...vou ficar curada e voltarei a Imperatriz só para vê-la e lhe dar um abraço...”.

Ontem ela morreu! E eu estava ao seu lado – não parecia estar morta, mas dormindo o sono dos justos, o sono daqueles que descansam em paz nos braços de Deus. Morreu sem perder a consciência, morreu acreditando que poderia vencer a morte e talvez a venceu. Venceu ao lutar até o último momento, venceu ao conquistar a eternidade.

Olhando-a adormecida me fez perceber que ali só estava o corpo, a casca maltratada pela doença, mas o espírito e alma já estavam longe, livres de doenças, livres de apegos materiais, mas cheios de amor, cheios do bem que ela plantou e que certamente colheu. E a prova desse amor, foi o gesto que presenciei das enfermeiras chorando e limpando o seu corpo, como se a preparasse para uma grande festa, como se de alguma forma elas soubessem que ainda naquele mesmo dia ela seria recebida com festa no céu.

Se antes era apenas uma certeza, agora tenho a comprovação de que a eternidade existe e que este é o nosso prêmio pelas boas obras que realizamos. Obras movidas não pelo interesse, mas obras que brotam do nosso coração, obras que faz o bem sem olhar a quem. Sou grata a Deus por ter colocado em minha vida este anjo chamada de JUCILENE, com ela pude aprender mais uma lição de vida: de que mesmo diante da dor e do sofrimento não devemos desistir, mas manter a esperança até o fim, pois só assim conquistaremos a eternidade e seremos recebidas com festa no céu”.

Todos tememos a morte, mas não podemos deixar de refletir sobre esta realidade última e aqui volto a repetir: “É na morte que encontramos sentido para a vida"

Frei Rodrigo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

As características do amor

by on 08:21


Quando olhamos a manifestação do Espírito Santo, como o uso dos dons, tocamos na maravilha de Deus, que concede a Seu povo muitas bênçãos. Muitas vezes, nos questionamos: "Será que a ação de Deus se manifesta assim em mim?" Observe: todos esses dons são importantes, porém, a Palavra de Deus nos indica que o amor é o maior de todos os dons. Podemos até fazer bastante barulho, como um sino, mas é o amor que dá consistência à alma.

Você já sentiu um grande vazio em sua alma? Esse vazio se dá pela falta do Deus-Amor em nossa vida, se não amamos e não nos deixarmos amar sempre nos sentiremos vazios. Todas as nossas atitudes precisam ser por amor. Existem muitas pessoas que vivem correndo e movendo mundos e fundos, fazem muito, mas não amam nem se deixam amar.

Na vida o que realmente faz diferença são as pessoas que estão ao nosso lado; os idosos sabem bem disso. É desesperador quando alguém afasta de si as pessoas que o amam. E você pode se perguntar: "Não é a caridade que salva?" Podemos até fazer boas obras com a intenção de prejudicar alguém, com fins políticos, em nosso nome, para nos vangloriarmos, para sermos vistos pelas pessoas. Se o fazemos com essa mentalidade não há amor.

Aquilo que fazemos sem amor pouco é aproveitado, não nos sacia. Assim como nosso corpo tem necessidade de se alimentar, o mesmo ocorre com nossa alma, ela precisa de alimento. Só o amor nos torna imunes à maldade que tenta entrar em nossa alma. O amor não é um sentimento, não é uma paixão, estas são coisas distintas. Quando nós amamos alguém estamos a favor dessa pessoa, pois o amor pensa no outro, ao passo que a paixão pensa em si mesma. O amor alimenta a alma; a paixão a consome.

O amor traz em si características que são próprias dele. Ser paciente, esperar o processo do outro, a lentidão do outro. Se não amamos não temos paciência, pois o processo do outro nos faz sofrer. Quem ama tem paciência e espera pelo outro.

Para curarmos a maldade que sai da nossa boca é preciso pensar bem dos outros, querer o bem deles e lhes fazer o bem, como nos ensina Dom Bosco. O amor não tem inveja, quando você se perceber tendo inveja de alguém se pergunte: "Por que eu não amo essa pessoa?" O amor expulsa a inveja, ele não é presunçoso nem se enche de orgulho (cf. I Cor 13, 1-13).

Tudo o que não é amor em nossa vida é pecado. Quando lançamos raízes no amor até rezamos pelos nossos inimigos. Quando dizemos que Deus é amor e que Ele nos ama, estamos dizendo que Ele tem paciência conosco, que Ele não está interessado em nossos bens, porque o Senhor nos ama e não tem raiva de nós, nem se alegra com os nossos sofrimentos. Ele se alegra quando nós nos encontramos com a verdade.

Meu Deus acredita em mim, mesmo quando eu não acredito em mim mesmo. Meu Deus me espera e de mim espera tudo de bom. O amor jamais acabará. O amor sobrepõe todas as paixões.

Márcio Mendes

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pobreza extrema diminuiu 47% no Maranhão

by on 14:38
Entre 2004 e 2009, o índice de pobreza extrema no Maranhão teve redução de 47%, mas a proporção da população maranhense abaixo da linha da miséria (renda de R$ 70 por pessoa) ainda é muito superior à média nacional. Os extremamente pobres são 13% no estado, enquanto no restante do país eles são 5%.

A pobreza extrema vem caindo com rapidez no Nordeste. A região é responsável por 58% da queda registrada nacionalmente. 12% dos brasileiros que superaram a linha da pobreza extrema vivem no Maranhão. 63% dos maranhenses mais pobres moram na zona rural de pequenos municípios e 78% não têm acesso ao saneamento básico.

Os dados sobre a pobreza extrema no Maranhão foram apresentados pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Rafael Guerreiro Osório, durante o seminário A Dimensão e a Medida da Pobreza Extrema no Brasil – O Caso do Maranhão, organizado em São Luís pelo Instituto, em parceria com o Sebrae.

A série de encontros regionais organizados pelo Ipea tem traçado um diagnóstico, por estado, da pobreza extrema e é uma contribuição do Instituto para o debate sobre a erradicação da miséria, colocada em pauta com o lançamento do Programa Brasil sem Miséria do governo federal.

domingo, 19 de junho de 2011

Simplesmente barro nas mãos do Oleiro

by on 09:25


A Sagrada Escritura utiliza-se de inúmeras figuras e expressões para revelar Deus e o Seu modo peculiar de agir na história. Entre estas descrições quero destacar a imagem do oleiro, fortemente acentuada pelo profeta Jeremias (cf. Jer 18,1-6ss).

Nestes versículos apresentados pelo profeta, a manifestação divina é expressa com a figura de um oleiro, que molda como a argila aqueles que Lhe pertencem. Esta descrição é rica em expressão e em significado, pois desvela a ação e o amor do Eterno, possibilitando-nos compreender o "singelo jeito" com que Ele nos acompanha e faz crescer.

Este Oleiro sabe, melhor que nós mesmos, do que realmente precisamos e o que nos fará essencialmente felizes. Sua ternura nos convida ao abandono total aos Seus cuidados, os quais sempre nos proporcionarão o melhor, mesmo quando não formos capazes de compreender Seu distinto modo de agir. Por isso, para caminhar no território da fé, a confiança se estabelece como realidade mais necessária do que a compreensão… Uma confiança "filial" de alguém que se descobre amado e cuidado e que, por isso, crê que o Oleiro está sempre agindo e realizando o que é melhor para seus dias.

De fato, este Oleiro enxerga além. Ele contempla as surpresas que ao futuro pertencem e, na Sua Divina Providência, cuida de nós: ora retirando de nosso caminho o que nos é prejudicial, ora acrescentado algo àquilo que nos falta. Isso nos desautoriza a pretensão de querer condicionar a ação de Deus à nossa limitada maneira de enxergar e compreender as coisas, antes, nos confessa que é preciso confiar naquilo que Ele faz e em Seu modo particular de fazê-lo.

A confiança nos abre à percepção de que Deus sabe retirar excessos e acrescentar às ausências no momento certo. Sabe o que realmente nos fará crescer e amadurecer (e crescer às vezes dói). E maduro é quem sabe perder sem apegos, para que assim possa ser despojado do que não lhe é essencial e acrescentado no que realmente lhe falta.

Não existe arte sem amor, quadro sem pintor, vaso sem oleiro… Obra mais bela é a que se constrói pelas mãos do artista, do Oleiro. Só Ele traz em Seu coração os belos sonhos que poderão retirar um rude barro de sua "não existência".

O barro não pode se moldar a si mesmo. Para vir a ser, ele precisa confiar-se aos sonhos e à sensibilidade do oleiro, pois as mãos dele comportam a medida certa, entre firmeza e delicadeza, para trabalhar esta substância abstrata transformando-a em uma linda obra de arte.

Da mesma forma, não existe parto sem dor, maturidade sem perdas, felicidade sem se ater ao essencial. É necessário confiar n’Aquele que nos molda, e mesmo quando a firmeza de Suas mãos parecer pesar demais sobre nós, confiemo-nos à Sua iniciativa e criatividade, que sempre realizará em nós o que é melhor.

A felicidade faz morada em nosso coração à medida que nos assumimos como aquilo que realmente somos: “Barro, apenas barro, nas mãos do Oleiro!”

Diácono Adriano Zandoná
verso.zandona@gmail.com

sábado, 18 de junho de 2011

MADRI: A sede da JMJ 2011

by on 10:08
Uma cidade que levanta cedo, mesmo que durma tarde. Orgulha-se de possuir um número excepcional de museus. Com os primeiros raios de sol, as cafetarias já começam a funcionar, churros e café cortado anunciam o início de uma jornada.

Madri é uma das mais belas e agitadas capitais da Europa. Situada na região central da Espanha, cercada por terras áridas, ela é a capital de maior altitude na região.

Foi fundada pelos árabes como uma fortaleza, assim permanecendo até que Afonso VI a ocupou em 1083. Felipe II fez dela a capital da corte em 1561. Desde então a cidade floresceu, tornando-se vibrante, dinâmica, moderna sem deixar de preservar seu patrimônio histórico e cultural.
Esta cidade de tamanha riqueza acolherá a Jornada Mundial da Juventude em 2011, que está marcada para o dia 16 de agosto de 2011.

Nas imagens que se seguem teremos acesso a belas paisagens da cidade, que nos espera na JMJ 2011. Confira!


sexta-feira, 17 de junho de 2011

CRB Nacional lança DVD sobre o Haíti

by on 08:10
A CRB Nacional lançou neste mês de junho um DVD sobre o Haíti. O DVD tem como tema principal a vida e a missão das seis irmãs brasileiras que formaram Comunidade Intercongregacional na Capital, Porto Príncipe. Desde o terremoto que assolou o País em Janeiro de 2010, a Conferência dos Religiosos do Brasil, com a aprovação da Igreja e em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Conselho Missionário Nacional tem prestado um serviço evangélico e missionário ao povo haitiano. O DVD é um convite expresso e emocionante á missão além fronteiras: relata as irmãs vivendo em comunidade no serviço aos jovens e crianças e no acompanhamento as mães na luta contra a desnutrição infantil através do plantio de grãos. Assista e divulgue esta lição que é também sua.





quinta-feira, 16 de junho de 2011

86 anos bem vividos!

by on 15:55




Frei Rogério Beltrammi, ou Frei Rogério de Milão como ele gosta de ser chamado, celebra hoje seus oitenta e seis anos de vida ao lado de seus confrades da ilha.

Frei Rogério dedicou estes últimos anos ao atendimento das confissões na igreja do Carmo, onde é conhecido por muitas pessoas que lhe procuram diariamente para ouvir seus conselhos e se confessarem. É chamado por muitos de "santinho", pela sua delicadeza em receber seus penitentes, por seu grande amor a igreja e pelo seu jeito simples de viver e expressar seu carisma franciscano capuchinho.

Homem de grande envergadura no que diz respeito aos conhecimentos intelectuais da teologia e amor pela história da igreja em especial pela história dos capuchinhos da nossa província. Foi professor por muitos anos e arquivista, mas atualmente trabalha na cúria provincial no resgate de nossa história. Já escreveu alguns livros e o mais famoso deles é: "Acordando Palavras Dormidas", onde resgata a história do convento do Carmo.

Deus seja louvado pela vida e a dedicação deste nosso irmão ao serviço da Igreja, da Ordem e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Parabéns!!!!















Reunião com a comissão Pré-Capitular acontece na Cúria Provincial

by on 08:50








Estive nesta quarta-feira (15) reunido com a Comissão Pré-Capitular, esta comissão tem por objetivo a preparação do IV Capítulo Eletivo da Província Nossa Senhora do Carmo, que irá acontecer nos dias 12 a 16 de dezembro. Esta foi a primeira reunião realizada.

Os integrantes da comissão são os freis: José Lázaro, José Luiz Leitão, José Antônio Macapuna, Dourival Miranda, Haroldo Brito, Wanderlan Carvalho, Martinelly Soares e Frei José Nilton Leandro.

No primeiro momento foi eleito para dirigir os trabalhos frei Dourival Miranda, como presidente e frei Wanderlan Carvalho, como secretário. A comissão neste primeiro encontro elaborou o calendário das próximas reuniões que irão acontecer, definiram a elaboração da carta convite e a consulta dos frades que em breve estará sendo enviada aos regionais da Província, aprovou a oração em preparação ao capítulo e definiram o tema: “400 anos de presença Capuchinha no Brasil”. E o lema: “Ide e evangelizai!”

quarta-feira, 15 de junho de 2011

“A Corrente do Bem”

by on 16:51
Estive em Imperatriz por alguns dias e aproveitei para assistir um filme na casa de um amigo. O filme tinha como título “A Corrente do Bem”, uma bela história com uma mensagem interessante.

O filme trata-se da história de um garoto de aproximadamente 12 anos, chamado Trevor, aluno da 7ª Série, com as aulas começando, em seu primeiro dia. Quando o garoto e seus colegas chegam à sala de aula, encontram um professor de Estudos Sociais, que faz um desafio: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor incentivado pelo desafio do professor cria uma espécie de jogo chamado “passe para frente”. Sua idéia encaminha-se no sentido de fazer com que as pessoas pratiquem o bem para os outros, sem esperar qualquer devolução ou retorno.

Cada pessoa teria que fazer o bem para 3 indivíduos e, pedir que os outros continuassem fazendo o mesmo, ou seja, praticando o bem para outras pessoas e pedindo que elas estendessem essa corrente indefinidamente. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio professor a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, que era alcoólatra a encontrar um novo sentido em sua vida.

Se você caro internauta tiver a oportunidade de assisti-lo, assista-o! O filme é muito interessante no sentido de despertar diálogos, de nos questionar com relação ao modo de vida que estamos levando e, de nos fazer promover uma possibilidade de maior entendimento entre pais e filhos. Enfim, tire você mesmo os seus próprios questionamentos e depois se puderes compartilhar comigo é só mandar o seu comentário para o blog.

Meu abraço fraterno e assista o vídeo com uma das cenas e a música principal do filme, pela bela música vocês já poderão ter uma idéia de como é o filme.


terça-feira, 14 de junho de 2011

O Poder das Palavras

by on 11:00




O Pensamento cria vida: um pensamento positivo cria situações positivas; um pensamento negativo cria doença, desemprego, depressão e frustrações!!!

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Evangelho segundo João).

Algumas dicas para você usar o poder da Palavra: A primeira coisa a fazer é eliminar as palavras negativas do seu vocabulário. Não diga "eu tentei", "eu deveria", "se eu fosse", "eu vou fazer quando puder", etc.

Diga:

Eu crio / estou criando
Eu faço / estou fazendo
Eu manifesto / estou manifestando
Eu realizo / estou realizando
Eu tenho a intenção de
Eu sou feliz
Eu tenho saúde
Eu tenho tudo o que preciso
Eu estou sempre protegido
Eu consigo / estou conseguindo
Eu desejo
Eu quero
Eu decido
Eu Sou a manifestação da felicidade
É minha intenção que (...) se realize sem esforço.

domingo, 12 de junho de 2011

Dor e consolação

by on 19:53


Tudo acontece a nossa volta, por isso eu lhes pergunto: quem de nós já não consolou uma pessoa que passava por alguma situação de sofrimento? Quem de nós já não usou de palavras sábias para dar belos conselhos e propor saídas para as dificuldades do outro? Porém, quando as coisas acontecem conosco, tudo parece diferente e as palavras que tão bem usávamos para consolar e aconselhar o nosso irmão não conseguimos aplicá-las para resolver o nosso próprio problema.

Este ano completei 51 anos de vida e posso lhes garantir que soube vivê-los muito bem, por isso dou graças a Deus pela boa saúde que sempre tive. Mas, ultimamente devido ao peso da idade a saúde que antes era tão boa, começa a dar sinais de alerta, como se quisesse nos avisar: Você já não é mais tão jovem, por isso é hora de rever certos hábitos e reaprender a viver! Essa alerta em forma de aviso nos pega de surpresa ao ponto de nos tirar o sono.

Durante um mês visitando a província comecei a perceber que algo não ia bem com a minha saúde e fiquei preocupado a ponto de procurar ajuda médica e após alguns exames fui hospitalizado. Durante os dias em que fiquei internado pude refletir e repensar sobre como estava levando a minha vida durante todos esses anos e os motivos pelos os quais tinham me deixado doente. E lhes garanto que foi na dor que encontrei a consolação e a solução para mudar o meu conceito em relação ao ritmo que vinha dando a minha vida nos últimos anos.

Hoje após passar por toda esta situação de sofrimento e dor lembrei-me da oração de Blaíse Pascal e aproveito para compartilhá-la com você! É uma oração que serve para todos nós que estamos ou já passamos por momentos de dificuldades causadas pela doença.

Nota: Em que e situação Blaíse Pascal escreveu esta oração: Em 1659, aos 36 anos, cinco anos depois de se converter, Blaise Pascal adoeceu gravemente. O alívio só veio em junho do ano seguinte. Provavelmente foi nesse período que ele compôs “A oração para pedir a Deus a graça de fazer bom uso das enfermidades”. Ela mostra a grandeza de sua fé e é uma das mais consoladoras peças para encorajar quem está na mesma situação de doença. Dessa formidável oração retiramos os seguintes trechos:

Trechos da Oração: “Tu não és menos Deus quando estás me afligindo e punindo do que quando estás me consolando e mostrando compaixão por mim. Possa o teu cajado me confortar, possa eu agora provar da celestial doçura de tua graça por meio destas aflições que permitiste virem sobre mim. Concede-me, ó Senhor, graça para unir as tuas consolações aos meus sofrimentos e que possa sofrer como cristão. Une-me a ti, preenche-me com a tua presença e com teu Espírito. Entra em meu coração e em minha alma. Lá, alivia as minhas aflições e preserva em mim o que permanece de tua paixão!”

Meu abraço fraterno e até a próxima matéria!




sábado, 11 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO: “Pontífices retratados”

by on 11:55




O nosso museu está com uma exposição do artista plástico Norberto Pedrosa (in memóriam). São 264 quadros de papas que vão de São Pedro do século I até João Paulo II no século XXI.
Vale à pena tirar um dia na semana e dar uma passadinha para conhecer um pouco mais da história da nossa igreja através deste quadros papais.

LOCAL DA REALIZAÇÃO: Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos, Praça João Lisboa-350 Centro
PERIODO DA REALIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: 01/06/2011 à 15/07/2011
VISITAÇÃO: Segunda à sexta das 14h às 17h

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Apoio familiar no adoecimento

by on 14:00


Ao passar pelo adoecimento físico ou psíquico de um parente, reconhecemos situações, muitas vezes, vividas numa primeira vez, que passam, por vezes, a desestruturar o ambiente familiar. No momento em que uma doença, em grau maior ou menor de gravidade, é detectada, a pessoa passa por um momento de desequilíbrio, cujo tempo de duração pode variar. A enfermidade, do ponto de vista emocional, é percebida como algo ameaçador e limitante, gerando considerável esforço para confrontá-la e aceitá-la.

Se a família é o primeiro grupo no qual estamos inseridos, o apoio que ela dá ao paciente revela-se fundamental tanto na recuperação como na aceitação da enfermidade. Estudos revelam que pacientes, quando são acompanhados por sua família com maior constância, demonstram reações positivas acerca da melhora e superação. O tempo é um fato importante na aceitação da condição do paciente; inicialmente, percebe-se situações de choque, tristeza e negação, como os principais sentimentos manifestados por ele. O tempo traz aceitação facilitada por alguns e dificultada por outros. Muitas vezes, a própria família faz com que a aceitação da doença seja mais dificultada ao cultivar sentimentos de desesperança e ansiedade.

A família pode ser uma grande fonte de cura ao promover uma visão de esperança, fé e de disponibilidade (pois, muitas vezes, o paciente sente incomodar a família) e ao transmitir, por mais difícil que seja, a força que a pessoa adoecida não tem nesse momento. O suporte social, especificamente o familiar, possibilita às pessoas enfrentarem os seus problemas de modo mais eficaz, amenizando a dor e o sofrimento, diminuindo a ansiedade e a depressão, fazendo com que estejam emocionalmente mais estáveis.

É importante reconhecer que uma pessoa adoecida vive muitas fantasias a respeito do seu diagnóstico; muitas destas são criadas por aquilo que ela ouviu do médico, pelas crendices, por elementos conscientes ou inconscientes gerados a partir do que viu ou viveu, as quais [fantasias] podem também fazer parte do imaginário da família. Para que ambos possam reconhecer e compreender as limitações e perdas que a doença acarreta, é importante que adaptações sejam feitas e que aprendam a lidar com as mudanças desse tempo.

Usar a expressão da verdade do que está ocorrendo sempre é um fator muito importante; quanto mais conscientes estamos, tanto mais possibilidades de compreensão teremos para passar ao paciente. É importante estimulá-lo para que, à medida do possível, possa retomar sua vida e voltar à normalidade considerando sua nova condição. Além disso, é importante que os sentimentos das pessoas envolvidas, como o enfermo e sua família, não interfiram na vida de cada um e que seus sentimentos sejam trabalhados e vivenciados de forma adequada. Fica aqui o alerta: muitas vezes a família tende a um sofrimento e depressão maior do que o próprio paciente. Por isso, é importante que todos possam compreender o que ocorre nesse momento, acalmando sentimentos e ansiedade latentes.

Quando a doença tem um significado para toda a família, possibilitamos que ela seja compreendida de forma mais efetiva. Há possibilidade de uma reorganização familiar para acompanhar esta pessoa, bem como facilitar uma vivência coletiva, evitando a sobrecarga em um dos membros apenas. Como núcleo central de nossa formação, a família que nega a doença, nega também que adoecer faz parte do ciclo da vida, alimentando fantasias que não favorecem o processo de cura ou melhora dos sintomas do enfermo.

Não temos dúvida de que todo o cenário do adoecimento traz sofrimento para ambas as partes [enfermo e família], mas o cuidado, a fé, a esperança e a busca de ajuda especializada, quando já não temos força para superar os desafios da enfermidade, bem como as práticas espirituais, permitirão que consigamos transcender esta etapa.

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional

quarta-feira, 8 de junho de 2011

“Há tempo de plantar, e tempo de colher o que se plantou”(Eclesisates 3:2b)

by on 20:57



Um humilde lavrador escocês chamado Fleming, que cultivava batatas em sua pequena propriedade na cidade de Lochfield, no sudoeste da Escócia, enquanto fazia as covas para o plantio, ouviu ao longe pedidos de socorro... Constatou que os gritos vinham da direção de um pântano que ficava por aquelas redondezas... O Sr. Fleming largou tudo o que estava a fazer e correu na direção em que se ouvia os brados...

Ao chegar lá, deparou-se com um pré-adolescente atolado até a cintura, gritando desesperado e tentando em vão se libertar de toda aquela lama bruta. O que ocorrera, foi que o rapazinho galopava com o seu cavalo de raça quando um súbito vento lançou o seu chapéu até aquele lugar, e na tentativa de pegá-lo de volta, acabou ficando preso.

O homem então pegou uma corda e amarrou uma das pontas na sela daquele cavalo, e lançou a outra ponta até onde estava o jovem, e assim o resgatou.

No dia seguinte, uma elegante carruagem encostou em frente ao casebre do Sr. Fleming, de onde saiu um nobre e elegante senhor, que apresentou-se como o pai do rapazinho que fora salvo do pântano. Veio até ali com a intenção de recompensar o lavrador por seu ato de bravura e de solidariedade. Acontece que o Sr. Fleming descartou receber qualquer dinheiro por sua boa ação, e disse que não havia feito nada mais do que a sua obrigação. Mas aquele ilustre senhor era insistente, e respondeu que não sairia dali enquanto não retribuísse de alguma forma aquele obséquio... E se travou então um impasse: um queria negociar e o outro não, um “ofertava” e o outro “dispensava”, e enquanto estavam ali com aquele “toma” e com o “não quero”, apareceu na porta do casebre um rapazote, que tinha mais ou menos a mesma idade que a daquele que fora salvo...

- É seu filho? Quis saber o lorde.

- Sim, é meu filho! Respondeu orgulhosamente o humilde lavrador.

- Então proponho o seguinte (disse o outro): Deixe-me oferecer a ele o mesmo nível de instrução que hei de proporcionar ao meu filho. Se o seu rapaz herdar do senhor o caráter, não tenho dúvida alguma que se tornará em um homem do qual ambos nos orgulharemos...

E pelo filho, o Sr Fleming acatou a proposta!

O filho do humilde lavrador freqüentou então as melhores escolas e licenciou-se na famosa Escola Médica do St. Mary’s Hospital de Londres, e se tornou em um médico brilhante, e ficou mundialmente conhecido como Dr. Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.

Anos mais tardes, aquele “rapazinho” que havia sido salvo do pântano, adoeceu, e foi diagnosticado que estava com pneumonia, e mais uma vez ele foi salvo pelos Fleming, agora através da Penicilina!

Sabe qual é o nome do nobre senhor que investiu na formação do Dr. Alexander Fleming? “Sir. Randolph Churchill”, estadista mundialmente renomado, e o filho dele, sabe quem é? “Sr. Winston Churchill”, político, estadista, escritor, jornalista, orador, historiador, prêmio Nobel de Literatura e Primeiro Ministro do Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial...

Isso prova que realmente tem sentido o que diz um antigo ditado: “Colhemos o que plantamos”. Alguém também disse uma vez: “Trabalhe, como se não precisasse do dinheiro... Ame, como se nunca tivesse sido magoado... Vibre, como se ninguém estivesse te vendo... Cante, como se ninguém estivesse te ouvindo... e viva,como se a terra fosse o céu.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Chegamos a 55 mil visitas!

by on 16:58
Quem diria que alcançaríamos a marca de 55 mil acessos? Mas alcançamos e tudo isso graças a você internauta que sempre passa para dar uma olhadinha nas nossas notícias.

Obrigado! E continue nos prestigiando com a sua visita. Você é muito importante para nós! Por isso vamos comemorar essa marca com um vídeo do nosso eterno Charles Champlin – um personagem que não precisava falar, mas emocionava a todos com os seus gestos.



Os santos casados

by on 10:13


Alguém, percorrendo o catálogo dos santos, colheu a impressão de que nele só existem padres e freiras e que a santidade não é possível senão nos conventos ou nas fileiras clericais. Enganar-se-ia quem assim pensasse.

Antes do mais, convém citar o Catecismo da Igreja Católica, que em seu nº 2.360, diz o seguinte:
"No casamento a intimidade corporal dos esposos se torna um sinal e um penhor da comunhão espiritual. Entre os batizados os vínculos do matrimônio são santificados pelo sacramento".

Donde se vê que o matrimônio abençoado por Deus é um estado de vida que santifica os cônjuges. Deus concede aos esposos a graça necessária para que, atendendo aos afazeres e compromissos respectivos, mais e mais se unam ao Senhor e cheguem à perfeição cristã.

A própria história atesta que houve santos e santas, de grande vulto, também entre as pessoas casadas. Um exame atento do catálogo dos santos dissipa a impressão contrária. Eis alguns nomes dentre os vários que poderiam ser citados:

* Maridos santos: Gregório de Nissa (+394); Paulino de Nola (+431); Estêvão, rei da Hungria (+1038); Omobono de Cremona (+1197); Luís IX, rei da França (+1272); Nicolau de Flüe, patrono da Suíça (+1487); Tomás Moro, ministro do rei Henrique VIII da Inglaterra (+1535); isso sem contar os Apóstolos, dos quais alguns devem ter sido casados, como foi São Pedro, cuja sogra é mencionada no Evangelho (cf. Mc 1,29s).

* Viúvos santos: Raimundo Zanfogni (+1200); Henrique de Bolzano (+1315); o bem-aventurado Bartolo Longo (+1926).

* Esposas santas: Perpétua de Cartago (+202); Margarida da Escócia (+1093); Gentil Giusti (+1530); Anna Maria Taigi (+1837).

* Viúvas santas: Mônica, mãe de Santo Agostinho (+387); Elisabete, rainha da Hungria (+1231); Edviges da Silésia (+1234); Ângela de Foligno (+1309); Elisabete, rainha de Portugal (+1336); Brígida da Suécia (+1373); Francisca Romana (+1440); Rita de Cascia (+1456); Catarina Fieschi Adorno (+1510); Joana Francisca Frémyot de Chantal (+1641); Luísa de Marillac (+1660); Elisabete Bayley Seton (+1821).

* Casais santos: Henrique, Imperador da Alemanha (+1024) e Cunegundes; Isidoro (+1130) e Maria Toribia; Lucchese (século XIII) e Buonadonna; os genitores de Teresa de Lisieux (ainda não canonizados).

O Concílio do Vaticano II, ainda uma vez, há poucos decênios (1965), lembrava a vocação de todos os cristãos à santidade, removendo a impressão de que somente em alguns estados de vida se pode chegar à perfeição cristã:

"É evidente que todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade" (Lumen Gentium nº 40).

"Todos os fiéis cristãos, nas condições, tarefas ou circunstâncias de sua vida, e através disso tudo, dia a dia mais se santificarão, se com fé tudo aceitarem da mão do Pai celeste e cooperarem com a vontade divina, manifestando a todos, no próprio serviço temporal, a caridade com que Deus amou o mundo" (ib. nº 41).

"Todos os fiéis cristãos são convidados e obrigados a procurar a santidade e a perfeição do próprio estado" (ib. nº 42).

Dom Estevão Bettencourt
Fonte: Revista Pergunte e Responderemos

segunda-feira, 6 de junho de 2011

São Luís, pérola sagrada da Coroa encantada do glorioso Maranhão

by on 15:58



Areias infindas das terras das palmeiras do meu país, depois do oceano, do areal extenso, o horizonte imenso, onde a terra esboça luz. Upaon-Açu, solo sagrado, terra de encantarias, onde vive em plena mata, a tribo dos homens nus. São guerreiros dos cumes dos montes, dos vastos horizontes, onde canta o sabiá. São combatentes bravos, que não se fizeram escravos do estalar do açoite dos que vieram te dominar.

Sem saber o que esperar, três Coroas te cobiçaram as riquezas, os relatos do Novo Mundo inflamaram as paixões, por cidades de ouro puro a serem descobertas, de fantásticos prazeres, ilusão hiperbólica dos seres, transformados em quimera bestial.

A França te fundou, Holanda te invadiu, mas Portugal conseguiu, por fim, te colonizar. Mas para tanto, o que se deu foi um quadro medonho e triste, que, ao surgir, no mar se achou. Abrindo as velas ao soprar das virações marinhas, surge espectro sombrio. Em meio às brumas, desenha grande navio, que traz um canto funeral. Choro, amargura e horror fazem do cúmulo da maldade, a mordaça da liberdade para triste multidão; o navio da escravidão, ferida aberta nos mares, vem macular os ares de São Luís do Maranhão.

Fatalidade atroz, envolve reis e rainhas, soberanos de selvas longínquas da majestade dos leões. Ontem belos, livres e bravos, agora míseros escravos; sem luz, sem lar, sem amplidões.

E a terra se desdobra, cresce, evolui, se renova, a ferro, fogo e escravidão. Mas nos planos divinos, nos reinos cristalinos, nos píncaros da luz eterna, surge nova terra, cultivada à força da oração.

Upaon-Açu, ressurge agora mística no poder dos voduns e ao som dos tambores de Daomé, na manifestação dos antigos e na força do candomblé. Desse misticismo santo, surge a alegria e o encanto das festas que te enfeitam, por vezes, como o Boi morto e ressuscitado da negra mãe Catirina, celebração divina em meio a enfeitados casarões de azulejos portugueses; teu folclore tem brilho farto, que à tua riqueza conduz.

Terra dos ludovicenses, Ilha do Amor e dos mitos da Fonte do Ribeirão, da terrível serpente encantada, da lenda da praia do olho dágua, de Iná princesa, e do milagre de Guaxenduba. Fala-se de uma sinhá incompreendida, que virou assombração, e no soar da meia-noite, surge o espectro sinistro, ouvem-se o ranger de correntes, estalar de açoites, seres sombrios como a noite, escravos arrastados em imenso turbilhão.

E a Sinhá Ana Jansen sofre agora, aprisionada em carruagem encantada por antigos escravos seus, furiosos, desesperados, cortejo de celerados, esquecidos filhos de Deus. E a cena só termina, quando o galo, na campina, anuncia o dia raiar.

São Luís, capital do Maranhão, terra de Alcione, de Joãozinho Trinta, de Zeca Baleiro, de Rita Ribeiro, do Reggae Brasileiro, de Gonçalves Dias, de Ferreira Gullar e Josué Montelo.

Vestindo a fantasia, vem celebrar nossa folia o fofão, o vira-lata, cruz-diabo, o corso do meretrício e as cabrochas a brincar com os mascarados dos salões do Moisés.

Em meio a tanta festa reluz o Eldorado da bauxita, minério batizado pela Coroa que te fundou e que desconheceu essa tua riqueza, que hoje é chama acesa para que possas progredir; na luz dos céus incomparáveis do futuro que te aguarda, na imensidão, para te consagrar, enfim, São Luís, pérola sagrada da Coroa encantada do glorioso Maranhão.

domingo, 5 de junho de 2011

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa neste domingo

by on 16:38


Começa neste domingo, 5, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). A iniciativa, que segue até o dia 12, que tem como principal objetivo reunir irmãos de fé em prol da unidade cristã e deve movimentar as igrejas de todo o país.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), em carta assinada pelo seu presidente, Dom Manoel João Francisco e pelo secretário geral, Reverendo Luiz Alberto Barbosa, incentiva o engajamento de todas as comunidades na SOUC 2011.

Na opinião do rev. Luiz Alberto, a semana promete ser um marco. “Estou muito esperançoso de que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano será muito positiva. Temos recebido ligações de todas as partes para a obtenção de informações acerca da comemoração. Percebo que o interesse das comunidades em celebrar a SOUC tem crescido ano a ano, fato que nos deixa muito contentes e, ao mesmo tempo esperançosos de, um dia, ver a unidade reinar suprema diante de todo o povo cristão”, afirmou.

Como é costume no hemisfério sul, a data é celebrada entre as festas de Ascensão e Pentecostes, um período muito simbólico para as comunidades cristãs. O tema deste ano é "Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (Cf. Atos 2,42).

Cada pároquia e igreja cristã possui uma programação própria para vivenciar a semana, portanto o fiel deve procurar informações específicas na comunidade e em que participa.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ministro Provincial, Definidores e Formadores em visita a Macapá-AP

by on 18:10


Estive em Macapá quatro dias e foram dias intensos. Nos dois primeiros dias aproveitei para visitar a Casa de Formação do Noviciado. Ouvi individualmente todos os noviços e no final fiz uma avaliação com os formadores sobre a caminhada formativa deles.

Os frades costumam dizer que o noviciado em Macapá é muito isolado, diante destes comentários resolvi marcar com os definidores e os formadores da província um encontro nesta casa de formação.

Com os definidores fiz uma reunião para tratar da caminhada da província e aproveitamos para fazer uma visita não só ao noviciado, mas também aos projetos sociais que desenvolvemos naquela cidade. Visitamos ainda o mosteiro das irmãs capuchinhas e a fraternidade de Santana criada recentemente.

Agora já estou de volta a Belém, onde pretendo permanecer até sexta-feira para concluir a minha visita a casa de formação de teologia e pregar a novena de Santo Antonio.










Missão em Cuba dá um passo Rumo ao Oriente

by on 14:04

E a Delegação dos Capuchinhos de Cuba parte para o Oriente de Cuba. No Oriente está a possibilidade de tantas riquezas. Riqueza vocacional. Riqueza de evangelização missionária.Riqueza de religiosidade do povo. O Oriente assemelha com nossas comunidades: Tuntum, Barra do Corda, Prata e etc...

O povo é mais acessível. Mas, Oriente é desafio e muito desafio.
Que Nossas protetoras: “Virgen de La Caridad” e Nossa Senhora do Carmo nos acompanhem e também as orações de cada um de vocês.

ABAIXO o endereço da nossa nova fraternidade:

Frei Basilio (Guardião)
Frei Emilio (Pároco)
Frei Messias (Promotor Vocacional e Vigario Paroquial)

PAROQUIA LA PURÍSIMA CONCEPCIÓN
Calle José Antonio - Saco 18
Entre Martí Y José Miguel Gómez
Manzanillo, Granma, Cuba
Fone: 023 573104

Já a partir do dia 3 de junho os três frades estarão neste endereço






Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais