segunda-feira, 30 de maio de 2011

Esperança – incapacidade de se desesperar

by on 10:40


“A tragédia não é quando o homem morre; a tragédia é aquilo que morre dentro de um homem enquanto ele ainda está vivo” (Albert Schweittzer).

Para mim não existe coisa mais triste do que encontrar uma pessoa sem esperança. Todos nós temos momentos de desânimos, mas jamais devemos perder a esperança. Gosto muito da frase: “A fé que mais me agrada é a esperança”. E a esperança é a incapacidade de se desesperar. Portanto, resistir ou esperar contra toda expectativa.

Há certo momento em nossas vidas que podemos até cessar a luta, mas apenas como estratégia para recuperar as forças. Outro dia ouvi uma música de Maurício Tapajós, que tem como título “Pesadelo” e na letra tem uma estrofe que diz:
“Você corta um verso, eu escrevo outro
Você me prende vivo, eu escapo morto
De repente olha eu de novo
Perturbando a paz, exigindo troco...”


domingo, 29 de maio de 2011

Visitando o Noviciado da Província na cidade de Macapá-AP

by on 16:47



Estou em Macapá onde terei vários compromissos de trabalho e o primeiro deles foi uma visita a Casa de Formação do Noviciado. Nesta casa temos sete noviços e três frades como formador. Aproveitei a parte da manhã para ter uma conversa individual com cada um dos noviços. E após a conversa eles prepararam um churrasco que foi servido pontualmente ao meio dia para celebrar a visita do ministro provincial a esta fraternidade.

Em Macapá ficarei até o dia 01 de junho, onde farei uma visita a fraternidade de Santana, outra visita as monjas capuchinhas e por último terei um encontro com o definitório e com os formadores da Província.

Meu desejo é que estes dias sejam proveitosos e que tudo transcorra dentro do que foi planejado.

Nossa estrela Maria Luiza completa 1 ano

by on 09:46






Há um ano atrás escrevi um texto anunciando a chegada de uma estrela no universo das famílias Araújo, Miranda, Montes e Leda. E hoje quero dizer que esta estrela completou 1 ano. Um ano de muito brilho, de muita alegria e de muito amor.

Maria Luiza é a nossa estrelinha, mandada por Deus e pela Virgem Maria, por isso exultemos de alegria por seu aniversário. Parabéns minha sobrinha e que Deus e o Espírito Santo ilumine seus passos e que o seu brilho continue irradiando muito luz e muito amor por toda a sua vida.

sábado, 28 de maio de 2011

Primavera em festa: Frei João Franco celebra 50 anos de vida sacerdotal

by on 12:18










Nesta sexta feira, 27, um bom número de frades se reuniram na cidade de Primavera no Pará para celebrar os 50 anos de vida sacerdotal de frei João Franco.

A homília ficou a cargo de frei Antonio Macapuna, o que começou falando do início de sua caminhada no Seminário Menor de Primavera em 1976 e, que logo em seguida foi transferido para a cidade de Barra do Corda, onde teve o privilégio de ter como diretor e formador frei João Franco. Na homília frei Macapuna recordou o seu tempo de seminarista ao lado de frei João Franco e fez uma bela reflexão sobre o sacerdócio, tendo como base de sua reflexão o carinho que São Francisco tinha para com os sacerdotes. Francisco dizia que se um dia tivesse que encontrar ao mesmo tempo um santo descido do céu e um um pobre sacerdote, se apressaria o mais rápido possível em saudar o sacerdote e beijar-lhe as mãos e só depois saudaria o santo, isto porque só o sacerdote diz São Francisco tem o poder para consagrar o Corpo de Cristo e de suas mãos recebê-lo.

Foi uma bela celebração e aqui aproveito para agradecer a vida de frei João Franco em nossa Província e pedir as bençãos de Deus para que ele continue com sua presença marcante entre nós por muitos anos. Parabéns! E que Deus o abençõe.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Elevador de acesso a Fraternidade “Frei Alberto Beretta” é inaugurado

by on 14:10




A Fraternidade “Frei Alberto Beretta” em Belém do Pará – tem como objetivo acolher os frades idosos da nossa província. Atualmente temos quatro frades que residem nesta fraternidade, são eles: frei Elias Baldelli, frei Aquilino Apassiti, frei Ângelo Olginati e frei Ângelo Falomi. A fraternidade foi inaugurada na III Assembléia Provincial no dia 11 de novembro de 2010, mas faltavam ainda alguns ajustes para melhor atender estes frades e um deles era a colocação de um elevador de acesso aos três andares do convento, fazendo a interligação entre as duas fraternidades (Fraternidade “Frei Alberto Beretta” e a Fraternidade Nossa Senhora Auxiliadora). Com este elevador os frades terão facilidade de se locomoverem de uma fraternidade à outra e assim poderão participar de todas as atividades realizadas.

Não fizemos uma inauguração solene, mas tive a alegria de juntamente com frei Ângelo Falomi que é o superior da fraternidade “Frei Alberto Beretta”, de andarmos pela primeira vez no elevador e assim demos como inaugurado este “facilitador” de acesso aos nossos frades idosos.

Deus seja louvado por mais esta realização da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Amém e aleluia!






Consulta sobre divisão do PA avança no Senado e a Província poderá ganhar mesmo mais um estado.

by on 08:48


A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou esta semana a realização de plebiscito no Pará para a criação do Estado de Tapajós. O projeto ainda precisa passar pelo plenário da Casa para que a consulta popular seja realizada.

A Câmara já havia aprovado a realização de dois plebiscitos para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, mas o primeiro ainda precisava do aval do Senado.

A expectativa, agora, é que o projeto entre com rapidez na pauta do plenário para que os dois plebiscitos sejam realizados simultaneamente.

Como havia falado na matéria anterior publicada neste blog, se realmente acontecer esta divisão a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo passará de três a quatro estados - Maranhão, Pará, Carajás e Amapá. E seria a província com a maior abrangência geográfica do Brasil.

De acordo com os projetos, Carajás ficará no sul e no sudeste do Pará. Se a divisão chegar a ser confirmada nas urnas, Carajás terá 39 municípios e 1,5 milhões de habitantes e a capital será a cidade de Marabá.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Frei Augusto Amorim é cidadão de Quatipuru-PA

by on 14:06





A Câmara Municipal de Quatipuru no estado do Pará concedeu a frei Augusto Amorim o título de Cidadão Quatipuruense, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Frei Augusto nasceu no dia 13 de dezembro de 1960, na cidade de Águas Formosas em Minas Gerais, filho de Ramiro de Amorim e Esmeraldina de Amorim. Profissão Temporária: 02/02/1984 - Profissão Perpétua: 21/08/1988 e Ordenação Presbiteral: 22/12/1989. Atualmente ele é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Quatipuru.

Parabéns frei Augusto! E continue com a sua simplicidade e humildade encantando a todos da cidade de Quatipuru através de seu trabalho de evangelização e dedicação aos mais humildes. Amém e aleluia!

Aos 65 anos, frei Silvimar faz sua Profissão Perpétua

by on 08:41


Nesta quarta-feira (25), às 18h30min na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Belém-PA a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo viveu algo inédito em sua caminhada: a profissão perpétua de frei Silvimar Abdon Diniz, um homem que após viver tantas experiências no mundo e com uma idade não muito convencional para os padrões da Ordem, tomou a decisão de se tornar um frade capuchinho. Isto significa que para quem quer servir ao Senhor não existe idade ou hora. A própria Palavra de Deus no evangelho de Mateus 20,1-16 narra à parábola dos servos que são chamados em última hora para trabalharem na vinha do Senhor.

Recordo-me quando frei Silvimar me procurou falando de suas interrogações e se questionando sobre o que Deus esperava dele. Os anos se passaram e hoje, ele faz a sua profissão definitiva na nossa Ordem, consagrando-se eternamente ao Senhor!

Para a Província este acontecimento proporciona uma grande alegria porque frei Silvimar, ao emitir os votos religiosos perpétuos, será incorporado definitivamente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Com os mesmos sentimentos e palavras de Tomás de Celano referindo da alegria vivida por São Francisco quando recebeu os primeiros irmãos, nós intensamente nos alegramos porque este irmão vai se unir a nós ‘na vida e no hábito’ e no abraço da grande ‘missão de paz’ que emana do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 1Cel 24-25).

São Francisco nos recomenda que se um irmão vem a nós movido por divina inspiração para abraçar esta Regra e Forma de vida, seja acolhido benignamente! Portanto, meu caro Frei Silvimar Abdon Diniz, sinta-se definitivamente acolhido e incorporado à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Diante de Deus e dos seus Santos, diante de tantas testemunhas que são os seus confrades, seus familiares e todo o povo, você pronunciará seus votos numa atitude de generosidade e de fé, dizendo: “Eu, frei Silvimar, levado por inspiração divina para seguir mais de perto o Evangelho e os vestígios de Nosso Senhor Jesus Cristo, diante dos frades presentes... faço voto a Deus Pai Santo e Onipotente de viver... em obediência, sem nada de próprio e em castidade.

Os Votos são um dom! No caso da profissão, o dom é Você mesmo que se oferece a Deus e a Ele se consagra. O voto, portanto, não envolve coisas, e sim a pessoa daquele ou daquela que se consagra.

Por isso dizemos que o Voto é uma PROMESSA. Prometer significa dar a própria palavra. Prometemos o quê? No nosso caso trata-se da promessa da própria vida! Por essa razão, se torna modelo da sua consagração a Virgem Maria que como Você diz: “faça-se em mim segundo a tua vontade”.

Parabéns, querido Frei Silvimar pela sua consagração!

“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Senhor volva para vós seu rosto e vos dê a paz. O Senhor vos abençoe”!

Frei José Rodrigues de Araújo, OFMCap.
Ministro Provincial
Belém, 25 de maio de 2011





quarta-feira, 25 de maio de 2011

Frades do Regional de Belém refletem sobre a Carta Circular do Ministro Geral

by on 18:00


Nesta terça-feira (24), os frades em Belém-PA, reunidos no Capítulo Regional refletiram sobre a Carta Circular do Ministro Geral a todos os Frades da Ordem sobre a Formação Permanente que tem como tema: “Levanta-te e caminha!”. O assessor foi frei Denis.

O objetivo desta Carta Circular é dar aos frades pistas para se renovarem continuamente, levando a sério o “ser frade”, conscientes da responsabilidade de serem apoio um para o outro. (...) A meta primeira da Formação Permanente deve ser exatamente esta: pôr-nos na reta via ou fazer-nos decisivamente dar um passo adiante em nosso compromisso de vida religiosa. É o próprio Senhor que te diz: “Levanta-te e caminha!” (Mt 9, 5).

Ainda pela manhã, às 11h45min, celebramos a missa de 7° dia de Frei Chiquinho. Na homilia falei sobre a Formação Permanente nas três dimensões: humana, intelectual e espiritual. E conclui falando da essência destas dimensões na vida de um frade, pois uma complementa a outra, portanto devem caminhar juntas - se um religioso não descansa, fica doente; se não lê e estuda, fica repetitivo; se não reza, vira um "fazedor de coisas", sem entusiasmo.

E ao final fiz um convite a todos os frades de revermos nossa caminhada, refletindo sobre todas as etapas, só assim poderemos “Levantar e caminhar”, comprometidos com as responsabilidades impostas ao longo do caminho em nossa vida religiosa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reze oração para pedir graças por intercessão de Irmã Dulce

by on 08:11


Agora os católicos do Brasil podem rezar ao Senhor por intercessão da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Com a cerimônia de beatificação realizada na tarde deste domingo, 22, o culto a religiosa baiana é inscrito no calendário do país, com a memória celebrada no dia 13 de agosto (dia em que a freira recebeu os votos religiosos).

Oração para pedir graças por intercessão da nova beata:

Senhor nosso Deus Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,

Ardente de amor por vós e pelos irmãos,

Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor

Dos pobres e excluídos.

Renovai-nos na fé e na caridade,

E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão

Com simplicidade e humildade,

Guiados pela douçura do Espírito de Cristo

Bendito nos séculos dos séculos. Amém!

domingo, 22 de maio de 2011

Santa Rita de Cássia, Rogai por nós!

by on 16:18
Onipotente e Eterno Deus, que concedestes inúmeras graças a Vossa serva Santa Rita de Cássia, concedei também a mim perseverança na oração e na caridade. Que eu enfrente as tribulações desta vida com renovado espírito de oração e na caridade. Que eu enfrente as tribulações desta vida com renovado espírito de oração e prática sacramental. Por Cristo Senhor nosso. Amém! Santa Rita de Cássia Rogai por nós!

sábado, 21 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lição do Ratinho...

by on 22:01



Um rato, a olhar pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e a sua esposa a abrir um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda e gritou a todos:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!
A galinha disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até ao porco e disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranquilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações...

O rato dirigiu-se à vaca. E a vaca respondeu:

- O que? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira...

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira que agarra a sua vítima.

A mulher do fazendeiro correu para ver o que tinha acontecido. No escuro, ela não viu que a ratoeira tinha prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...

O fazendeiro levou a esposa imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todos sabem que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro foi providenciar o ingrediente principal, (matou a galinha).

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la...
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou por morrer.

Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar tantas pessoas.

Moral da História:

Na próxima vez que ouvir dizer que alguém está com um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre o risco.
O problema de um, é problema de todos!

Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como seres humanos.

A estrada dos meus sonhos!

by on 17:37
Cheguei agora à tarde na cidade de Marabá no Pará, onde estarei visitando os Frades da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos. A estrada de Imperatriz a Marabá era só buraco, pensei que não chegaria ao meu destino devido às péssimas condições de trafegabilidade. A falta de manutenção nas estradas é algo preocupante e as placas de sinalização em vários trechos estão encobertas pelo mato e outras estão danificadas. Será até quando teremos que viajar em estradas assim? Como eu gostaria de um dia poder dirigir em uma estrada bem sinalizada, com o asfalto parecendo um tapete de tão novo e chegar ao meu destino com o carro sem ter quebrado uma peça....sonhos, não custa nada sonhar, quem sabe um dia o meu desejo não se realize. Mas, enquanto isso, terei que enfrentar esta triste realidade e prosseguir viajando e rezando para chegar sã e salvo ao meu próximo destino na próxima semana que será em Belém do Pará.

Um dos trechos da estrada

quinta-feira, 19 de maio de 2011

“Senhor para os que crêem em Vós a vida não tirada, mas transformada”

by on 08:47


Esta frase extraída do prefácio dos defuntos foirezada no dia de hoje (18/05) na igreja paroquial de São Raimundo Nonato em Tuntum, na Missa Exequial de frei Chiquinho.

A Igreja oferece pelos mortos o Sacrifício Eucarístico da Páscoa de Cristo, de sorte que, pela comunhão existente entre todos os membros de Cristo, uns recebam ajuda espiritual, e os outros o conforto da esperança.

Instruída pela revelação divina, a Igreja afirma que o homem foi criado por Deus para um termo feliz além dos limites da miséria terrena. A morte corporal, da qual estaria livre o homem se não houvesse pecado (Rm 5,21), será vencida quando, pela onipotência e misericórdia do Salvador, o homem for reintregrado no estado perdido pelo pecado. Deus chamou frei Chiquinho a unir-se a ele com toda a sua natureza, em perpétua comunhão com vida divina incorruptível.

Às 7h35 do dia 17/05“aquela consciência deixou de pensar, sonhar e produzir o resultado de seus sonhos”.Vítima de câncer na cabeça do pâncreas, tudo se consumou... o cessar completo de uma vida foi transformada. A única certeza chegou.

Todas as Missas são oferecidas pelos vivos e pelos mortos, ealém disso, faz-se menção dos mortos em cada Oração eucarística. Assim foi feito em 2 celebrações eucarísticas. A 1ª realizada na igreja paroquial Nossa Senhora Perpétuo Socorro, às 14h na tarde de ontem (17/05) presidida pelo Vigário Provincial Frei Deusivan dos Santos Conceição e confrades da ilha de São Luís, e que ainda contou com a participação de muitos fiéis. Em seguida, o corpo foi transladado para cidade de Tuntum onde foi velado pelos parentes e amigos durante a madrugada. Às 10h na igreja paroquial de São Raimundo Nonato, foi celebrada a 2ª Missa presidida pelo Ministro Provincial Frei José Rodrigues de Araujo, seu Definitório e demais confrades vindos das fraternidades de São Luís, Belém, Barra do Corda, Açailândia, Trizidela do Vale e Porto Franco.

Durante a homilia foi lembrado por frei José Rodrigues, frei Gilson Mariano e frei José Lázaro momentos marcantes na caminhada franciscano-capuchinha de frei Chiquinho. Em seguida, feito a encomendação e despedida, o cortejo saiu em direção ao cemitério da cidade para o sepultamento por volta das 11h30.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz no convívio dos vossos Santos, porque sois bom.

Uma lembrança na Oração comum e na Santa Missa.
Frei Martinelly Martins,OFMCap
Secretário Provincial
São Luís, 18 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O adeus a Frei Francisco de Jesus (Frei Chiquinho)

by on 22:39


















Alguns dias atrás estava trabalhando na Cúria Provincial e recebi uma ligação dizendo-me que frei Francisco de Jesus estava muito mal. Para mim foi uma surpresa, porque há poucos dias tinha recebido o mesmo em meu escritório falando de seus projetos. Imediatamente procurei saber o que estava acontecendo e o mais rápido possível fui visitá-lo. E qual não foi minha surpresa: encontrei um homem desfigurado. Imediatamente levei-o ao Convento do Carmo e procurei interná-lo para exames. Os resultados foram desanimadores: Frei Francisco estava CA no pâncreas e no fígado. Imediatamente foi internado no hospital Dutra em São Luís.

Devido as minhas atividades, visitei o mesmo algumas vezes e tive que viajar para compromissos da Província.

Dia 17 despertei muito cedo e já estava me organizando para o encontro dos frades no regional de Imperatriz quando recebi uma ligação de Frei José Lázaro informando-me que Frei Chiquinho tinha acabado de falecer. Tomei um susto e logo iniciei a tomar algumas decisões, e ficou decidido que ele seria sepultado em Tuntum, sua terra natal. As 11h da manhã partir em direção a Tuntum, chegando por volta das 16h. Visitei sua família tomei as últimas providências sobre o sepultamento e velório.

Em São Luís foi celebrada uma missa com os frades da ilha e logo em seguida o corpo partiu para Tuntum chegando por volta das 21h40. Foi velado durante a noite na casa dos seus familiares e pela manhã na Igreja paroquial.

Ás 10h iniciamos a celebração das exéquias com a presença de aproximadamente vinte frades, seus familiares e o povo de Deus.

Na homilia aproveitei para fazer uma pequena reflexão a todos da comunidade que aqui estamos de passagem e que Deus é que comanda nossa história. Frei Gilson Mariano e Frei Lázaro também fizeram suas reflexões, falando da convivência que tiveram com o mesmo durante a formação.

Que Frei Francisco de Jesus repouse em Paz. Sentiremos saudades!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Nota de pesar pela morte de Frei Francisco de Jesus dos Santos

by on 08:21

É com pesar que a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo comunica a morte de Frei Francisco de Jesus dos Santos.

Frei Chiquinho como era carinhosamente conhecido faleceu na manhã desta terça-feira, 17, no Hospital Universitário Presidente Dutra em São Luís-MA, aos 48 anos, vítima de câncer.

Elevamos a Deus uma prece em favor deste nosso irmão, chamado agora a participar da glória da Ressurreição.

Frei Chiquinho:
Nasceu no dia 14 de maio de 1963, na cidade de Santana do Cariri no Ceará. Filho de José Vieira dos Santos e Maria de Jesus dos Santos (in memoriam). Emitiu os votos temporários no dia 2 de fevereiro de 1988, e incorporou-se definitivamente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no dia 11 de dezembro de 1994. A última fraternidade em que ele residiu foi na Fraternidade da Cohab em São Luís - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Seu corpo será velado na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Av.III, 2º Conjunto da Cohab-Anil) até 14h de hoje, e o traslado do mesmo seguirá para a cidade de Tuntum onde será velado entre os seus familiares e amigos. O sepultamento acontecerá nesta quarta-feira(18/05), às 10h.

Neste momento de tristeza e de dor, mas também de esperança, fazemos chegar nossa solidariedade aos familiares e amigos de Frei Chiquinho. Anime-nos a todos a palavra do Evangelho: "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto" (Jo 12,24).

Frei José Rodrigues de Araújo (Frei Rodrigo) – Ministro Provincial





segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deus seja Louvado! Cheguei aos 51 anos

by on 07:07
















Hoje estou fazendo 51 anos de vida. Fazer aniversário é sempre muito bom, pois temos a certeza de que ao menos uma vez ao ano a vida será vista de uma maneira diferente.

Ao completar 51 anos vejo que adquirir mais sabedoria que posso sorrir sem ter motivo ou chorar pela mesma coisa. Hoje sei que ainda tenho muito a realizar, sei também reconhecer que os meus amigos e familiares se importam comigo.

Hoje posso contar o tempo que vivi e que deixei de viver, posso também ter a certeza de que muitos dos meus sonhos ainda poderão se realizar.

Hoje sei o quanto o tempo é importante, por isso o valorizo mais, procurando estar ao lado dos meus amigos e familiares. Sei que já fiz muito como frade, como amigo e como familia, mas sei que se fiz tanto, foi porque Deus sempre me amou de forma incondicional. Por isso Louvado seja Deus! E que Ele continue me abençoando. Amém e aleluia!

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais