quarta-feira, 30 de março de 2011

O ato de cobrir as imagens na Quaresma

by on 14:46


Antes da reforma litúrgica do Vaticano II era obrigatório cobrir, com véus roxos, todas as cruzes e imagens expostas ao culto na igreja. No Missal Romano de S. Pio V, terminada a missa do Sábado que precedia o Domingo da Paixão (atual V Domingo da Quaresma), vinha esta rubrica: “Antes das Vésperas, cobrem-se as Cruzes e Imagens que haja na igreja.


As Cruzes permanecem cobertas até ao fim da adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, e as Imagens até ao Hino dos Anjos (Glória a Deus nas Alturas) no Sábado Santo”. Vê-se que era um costume ligado às duas últimas semanas da Quaresma, através do qual se desejava centrar a atenção dos fiéis no mistério da Paixão do Senhor. Tudo o que pudesse desviá-la, como eram as imagens dos Santos, cobria-se. Donde vinha este costume? Certamente dos começos do segundo milênio ou dos finais do primeiro.


E o que dizem as normas litúrgicas atuais? Uma rubrica inserida no Missal Romano de Paulo VI, depois da Missa do Sábado anterior ao V Domingo da Quaresma, diz: “O costume de cobrir as cruzes e as imagens das igrejas pode conservar-se, conforme o parecer da Conferência Episcopal. As cruzes permanecem cobertas até ao fim da celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-‑Feira Santa; as imagens, até ao começo da Vigília Pascal (cf. Missal Romano atual [edição do altar], p. 206.


A grande diferença entre as rubricas dos dois Missais (de Trento e do Vaticano II) consiste no seguinte: no primeiro, cobrir as Cruzes e Imagens era obrigatório (“cobrem-se...”); no segundo deixou de o ser (“pode conservar-se o costume de cobrir...). Consultando o Missal Romano, são-lhe deixadas várias hipóteses:


a) pode cobrir as imagens ou não as cobrir;


b) se as cobrir, mantém‑nas cobertas desde a tarde do Sábado anterior ao V Domingo da Quaresma, até ao começo da Vigília Pascal (e não até antes do Lava-pés na Missa da Ceia do Senhor, nem tão pouco até Sexta-Feira Santa).


A rubrica é clara: “... as imagens permanecem cobertas até ao começo da Vigília Pascal”.


Fonte:http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/questoes/quest_ver.asp?cod_quest=60

terça-feira, 29 de março de 2011

O que surte mais efeito: Perdoar ou ser perdoado?

by on 10:48

Eu escutei hoje que o perdão dado e recebido transforma-nos verdadeiramente. O que nos possibilita conviver fraternalmente não é o fato de não errarmos, porque erramos sempre, mas porque perdoamos e somos perdoados sempre, “até setenta vezes sete” (cf. Mt 18,22), como Jesus nos ensinou.


É normal perdoar e continuar lembrando a ofensa. “Não está em nosso poder não mais sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo transforma ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão” (Catecismo da Igreja Católica [CIC] n. 2843).


Olhemos para Jesus, modelo de oração e de vida, para que aprendamos com Ele a perdoar sempre, “porque o perdão é o ponto mais alto da oração cristã. Ele dá testemunho de que, em nosso mundo, o amor é mais forte do que o pecado”(idem, n. 2844). Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Jesus, eu confio em Vós! (Luiza Santiago)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cardeal Damasceno tomará posse de sua igreja titular em Roma

by on 17:06
O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou nesta segunda-feira, 28, que o Cardeal brasileiro Dom Raymundo Damasceno Assis tomará posse de sua igreja titular em Roma. A celebração acontece no próximo domingo, 3 de abril. O Cardeal terá o Título da Imaculada al Tiburtino, na Via degli Etruschi, 36. Dom Damasceno foi nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI no dia 20 de outubro de 2010, integrante da lista de 24 novos cardeais que foram criados no Consistório do dia 20 de novembro. O Arcebispo de Aparecida foi nomeado membro do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) no dia 29 de dezembro, mesma data em que foi confirmado como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

domingo, 27 de março de 2011

Educadores do Colégio Nossa Senhora de Fátima de Barra do Corda fazem visita ao Museu dos Capuchinhos

by on 12:29


A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo atua em vários segmentos, sendo um deles: o segmento educacional. Temos algumas escolas, porém, a mais importante é a escola de Barra do Corda, devido a sua tradição e vasta história ao longo dos seus 56 anos de existência. Uma escola que tem acompanhado as mudanças do seu tempo, procurando primar por um ensino de qualidade, investindo muito na qualificação física e pedagógica, pois a maior preocupação do colégio é a formação integral do educando. Todo esse desenvolvimento deve-se muito ao trabalho incansável de frades que passaram por esta instituição, cada um “no seu tempo” deram a sua preciosa contribuição, deixando seu nome registrado nos livros desta instituição de ensino.


Hoje temos na direção do colégio, frei Gentil e as irmãs Escolares que estão fazendo um excelente trabalho.


Neste final de semana alguns dos educadores estiveram em São Luís para um treinamento e se hospedaram na casa de descanso dos frades na praia do Olho d’Água. Aproveitei para lhes fazer uma visita e convidá-los para conhecer Museu dos Capuchinhos no Convento do Carmo. A visita ao museu foi gratificante, percebi a alegria dos educadores ao descobrirem que algumas peças que se encontra no museu vieram de Barra do Corda, sendo algumas do Colégio Nossa Senhora de Fátima, como o sino que se encontra na entrada do museu. Este sino durante muitos anos foi usado no colégio para marcar os horários de entrada e saída dos alunos, mas com o passar dos anos ficou ultrapassado, sendo substituído por equipamentos mais modernos.


Agradeço a visita destes bravos educadores e que eles continuem contribuindo no desenvolvimento educacional e formativo dos alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima.




sábado, 26 de março de 2011

CD de Marcos Aurélio

by on 09:51

Fui convidado por Marcos Aurélio para participar do lançamento de seu CD em Imperatriz, no dia 8 de abril, mas devido a compromissos da Província, não vou poder estar presente. Marcos Aurélio é membro da Paróquia de São Francisco há vários anos, já participou da PJ (Pastoral da Juventude) e hoje participa do grupo de casais ECVC. Durante o período em que morei em Imperatriz ele sempre esteve ao meu lado, colaborando nos festejos e nos alegrando com a sua bela voz.

Agradeço por ter colocado na contra capa de seu CD, uma homenagem a minha pessoa, sou grato por sua amizade e sua dedicação e rezarei para que o lançamento de seu CD seja um sucesso de público e de vendas e que as músicas gravadas seja um canal de bênçãos e de conversão para todo povo de Deus. Meu abraço e que Deus abençoe você e a sua família.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dom Geraldo Majella se despede da função de Arcebispo de Salvador

by on 17:27
“Combati o bom combate. Guardei a fé. Aquilo que fiz foi por amor. Sem entrar no mérito da competência. Se a competência é o amor, ao menos isso posso oferecer: o meu amor à Igreja, à missão, à vocação como sacerdote”, destacou Dom Geraldo Majella Agnelo ao deixar a função de Arcebispo de Salvador.

Dom Majella esclarece que este é um passo natural dentro da Igreja Católica, pois o Concílio Vaticano II recomendou que, ao completarem 75 anos, os bispos peçam ao Papa sua renúncia, independente do estado de saúde. No caso de Dom Majella, como em outros casos, o Papa Bento XVI não aceitou a renúncia de imediato.

Em toda a sua vida sacerdotal, o cardeal salienta que nunca pediu coisa alguma, aceitando com obediência tudo aquilo que a Igreja lhe pedia, sem duvidar de sua vocação e do amor de Deus. “Eu não escolhi, mas fui escolhido. E eu fiz com amor. E, por isso, nunca tive motivos para duvidar”, ressalta Dom Majella.

Desde a publicação do sucessor, Dom Geraldo permanece como administrador apostólico e garante trabalhar com dedicação até o último dia.

“Quero desejar para o meu sucessor toda a graça e luz de Deus para que ele tenha um grande ministério”, concluiu Dom Geraldo. O novo Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, toma posse nesta sexta-feira, 25, numa cerimônia que acontece às 19h, na Catedral Basílica.

Nomeado como Delegado Papal por Bento XVI, Cardeal Majella presidirá a solenidade de beatificação de Irmã Dulce no dia 22 de maio.

54 anos de ministério sacerdotal

Mineiro de Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo nasceu em 19 de outubro de 1933 e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957, na Catedral da Sé, em São Paulo, pelo Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. “Caridade com Fé” foi o lema que escolheu para dar seguimento à sua caminhada na Igreja.

Em 1978, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Diocesano de Toledo, no Paraná. Já em 1991, o Papa João Paulo II o nomeou Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Em Roma, também foi nomeado membro do Comitê Central do Grande Jubileu do Ano 2000, presidente da Comissão de Liturgia do mesmo comitê e membro do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais.

Já no dia 13 de janeiro de 1999, o Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, tomado posse canônica em 11 de março do mesmo ano, iniciando o seu pastoreio como 27º Arcebispo Primaz do Brasil.

Durante sua missão em Salvador, o cardeal presidiu a celebração de beatificação de Irmã Lindalva Justo de Oliveira, proclamada beata pelo presidente do Pontifício Conselho para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, que veio de Roma representando o Santo Padre.

Além de exercer funções do ministério sacerdotal e episcopal, Dom Geraldo também atua como assessor, membro, secretário e presidente de conferências e congregações da Cúria Romana. Em 2003, foi eleito presidente da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2007. Foi um dos presidentes da Conferência Geral do Episcopado latino Americano e Caribenho, encontro que aconteceu em maio de 2007, em Aparecida, São Paulo.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dom Serafim Spreafico faz doação ao Museu dos Capuchinhos

by on 20:56




Recentemente estive na Itália e naquela oportunidade encontrei-me com Dom Serafim, bispo emérito da diocese de Grajaú. Tive a alegria de receber de suas mãos como doação ao nosso museu o seu báculo pastoral, usado durante o seu ministério como bispo de Grajaú.

Hoje a minha alegria foi dupla, porque tive a grata satisfação de recebê-lo em meu escritório na Cúria em São Luís e mais uma vez ele nos presenteou com dois anéis episcopal para compor o acervo do museu. Um dos anéis pertenceu a Dom Adolfo que também foi bispo de Grajaú na década de sessenta e o outro anel do próprio Dom Serafim, usado no período em que foi bispo de Grajaú.

Nosso museu agradece a sua visita e estes três presentes, que com certeza é um enriquecimento para o acervo do museu dos capuchinhos.

História em quadrinhos vai narrar vida de Bento XVI

by on 11:11

Uma história em quadrinhos vai ilustrar a vida do Papa Bento XVI. A iniciativa é da organização da Jornada Mundial da Juventude 2011 que pretende distribuir a publicação aos jovens participantes do evento, em Madri, no mês de agosto.

A partir de desenhos tradicionais dos quadrinhos japoneses (mangá), a narrativa detalha a vida e a obra de Joseph Ratzinger desde 2005, quando ele foi eleito como Papa após a morte de João Paulo II. O enfoque maior será dado para a relação do Santo Padre com a juventude.

A história em quadrinhos, elaborado por um grupo de católicos norte-americanos, tem um formato desenvolvido em San Diego, na Califórnia (EUA) e ilustrações de um artista de Cingapura.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Padre Benedito Araújo de São Luís é nomeado bispo coadjutor para diocese do Brasil

by on 09:21

O Papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 23, como bispo coadjutor da diocese de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia, o padre Benedito Araújo. A nomeação atende a um pedido do bispo da diocese, Dom Geraldo Verdier.

Atual responsável da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em São Luis do Maranhão, e professor no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), padre Benedito tem 47 anos e foi ordenado presbítero no dia 21 de novembro de 1991, na Arquidiocese de São Luís.

Natural de Conceição, Itapecuru Mirim (MA), fez seus estudos de filosofia e teologia no Centro de Estudos Teológicos do Maranhão, atual IESMA. Tem especialização em psicopedagogia pela PUCRS e mestrado em ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis, em Veneza, Itália.

Padre Benedito foi reitor do Centro Vocacional Cura D´Ars; promotor vocacional; coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Nordeste V da CNBB; Vice-reitor e Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio; Coordenador Pastoral da Arquidiocese; membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, da Associação Regional e Nacional dos Presbíteros; vigário e pároco da paróquia Nossa Senhora de Nazaré; administrador paroquial das paróquias São Pedro e Divino Espírito Santo; pároco da paróquia Sagrada Família.

terça-feira, 22 de março de 2011

Reunião do Ministro Provincial com o Definitório para avaliação dos três primeiros meses de caminhada da Província

by on 18:44

A última reunião que realizei com o definitório provincial foi no mês de dezembro de 2010. Na ocasião, definimos o calendário para o ano de 2011 e realizamos algumas transferências. Três meses se passaram e muitas coisas aconteceram em nossa província, tais como: o retiro anual na cidade de Castanhal, a minha viagem para Itália para participar do Capítulo Ordinário Eletivo da Província de São Carlos Borromeu, a Assembléia da CCB no Ceará, o encontro dos formadores, a renovação dos votos de alguns frades e a realização de capítulos locais.

Hoje voltamos a nos reuni para uma avaliação de como tem andado a nossa província nestes primeiros meses de 2011 e planejarmos os meses que ainda estão por vim. Afinal, a nossa agenda para este ano está bastante repleta de compromissos e temos que nos organizar da melhor maneira possível para cumprirmos todos os compromissos assumidos.








Podemos encontrar um tesouro nas estradas da vida

by on 10:51
"Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro".

Ao longo da vida, tive amigos que me defenderam na escola.

Tive também amigos que me fizeram persistir naquilo em que eu acreditava, e mesmo quando não tinha mais condições de acreditar em meus sonhos, eles me ajudaram a recomeçar e novamente a sonhar...

Tive amigos que, muitas vezes, acreditaram que eu poderia dar mais, que eu poderia ser mais, que eu poderia ser aquilo que Deus sonhou para mim.

Tive amigos especiais, os do céu e os da terra, que me ensinaram a amar. Amar com gestos concretos. Amar nos momentos ordinários da vida e nos momentos de grandes tribulações. Amar quando não se quer amar...

Tive amigos inesquecíveis que se alegraram comigo em minhas vitórias e no dia da minha angústia choraram comigo.

Tive amigos que disseram tudo, quando nem mesmo abriram a boca, mas sim pelo único fato de estarem presentes.

Tive amigos que passaram e outros que permaneceram, mas como já ensinava o pequeno príncipe: “Ninguém passa pela nossa vida e não deixa algo de si dentro de nós”, cada um desses amigos são, portanto, marcas do eterno dentro de mim, o passado e o presente sempre num único instante.

Continuo percorrendo as estradas da vida, ora avançando, ora recuando, mas sempre procurando novos tesouros... Quem sabe eu o encontre por aí.

Lúcio Domício

segunda-feira, 21 de março de 2011

Morre bispo emérito de Luziânia, Dom Frei Agostinho Stefan

by on 09:07
Morreu na manhã deste domingo, 20, em Juruá, estado do Amazonas, o bispo emérito de Luziânia (GO), Dom Frei Agostinho Stefan Januszewicz, OFMConv, que sofria de câncer. Dom Agostinho, 80, era franciscano conventual. Foi o primeiro bispo de Luziânia e fundador da Província São Maximiliano Kolbe dos Frades Menores Conventuais, em Brasília.

“Dom Agostinho honrou o carisma da Ordem dos Frades Menores Conventuais e testemunhou com fidelidade o amor a Deus e à Igreja. Prestou vários serviços à Igreja e a nossa província. Sua vida foi um testemunho de dedicação ao serviço ao Reino de Deus e de amor à Virgem Imaculada”, disse o secretário provincial, frei Marcelo Veronez, em nota divulgada no site da Ordem.

O bispo diocesano de Luziânia, Dom Afonso Fioreze, viajou para Juruá onde acompanhará as exéquias de Dom Agostinho. Amanhã, às 10h, haverá Missa de corpo presente e, em seguida, o sepultamento no cemitério da cidade.

Dom Agostinho nasceu na Polônia em 29 de novembro de 1930; fez o noviciado em 1950 e a profissão solene dos votos em 4 de outubro de 1954. Ordenado presbítero em 3 de agosto de 1958, foi eleito bispo em 29 de março de 1989, recebendo a ordenação episcopal em 10 de junho do mesmo ano. Era doutor em teologia sistemática, tendo chegado ao Brasil no dia 16 de outubro de 1974.

“Ao longo de sua vida, Dom Agostinho adotou o Brasil como sua pátria, como lugar de sua doação até o fim”, disse frei Marcelo.

Dom Agostinho tornou-se bispo emérito de Luziânia em setembro de 2004. Em janeiro do ano seguinte, vai para a prelazia de Tefé, estado de Amazonas, passando a residir em Juruá. Realizava um antigo sonho de ser missionário na Amazônia, atuando na paróquia Nossa Senhora de Fátima. Desde 2008, quando se constata a doença, contava com a companhia do frei Janusz Daneck.

sábado, 19 de março de 2011

Minha homenagem a São José e aos Josés da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.

by on 19:29































Hoje é dia de São José - Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

Neste dia que comemoramos o dia de São José quero louvar a Deus por todos os Josés da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, começando por mim, que apesar de ser chamado de Rodrigo, na realidade me chamo José.

Frei José Macapuna, Frei José Carlos Pestana, Frei José de Arimatéia, Frei José Lázaro, Frei José Luís Salomão, Frei José Luís Leitão, Frei José Nilton, Frei José Ronaldo, Frei José de Ribamar...

Que o mundo de hoje admirem os nossos Josés, que aprendam conosco, o povo de Deus, modelos cristãos para o bem da Família, da Igreja e da Sociedade. E que São José nos abençoe e nos proteja. Amém e Aleluia!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Quaresma é tempo de jejum?

by on 20:58

A Quaresma deverá ser um tempo para “jejuar” alegremente de certas coisas e também para “fazer festa” de outras.

Neste tempo deveremos:

- jejuar de julgar os outros e festejar porque Deus habita neles.

- jejuar do fixarmo-nos sempre nas diferenças e fazer festa por aquilo que nos une na vida.

- jejuar das trevas da tristeza e celebrar a luz.

- jejuar de pensamentos e palavras doentias e alegrarmo-nos com palavras carinhosas e edificantes.

- jejuar de desilusões e festejar a gratidão.

- jejuar do ódio e festejar a paciência santificadora.

- jejuar de pessimismos, e viver a vida com otimismo como uma festa contínua.

- jejuar de preocupações, queixas e egoísmos; festejar a esperança e a Divina Providência.

- jejuar de pressas e angústias; fazer festa em oração contínua à Verdade Eterna.

Quaresma tempo de encontro com Deus.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Assembléia da CCB

by on 10:38

A Assembléia da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) começou no dia 14 com a chegada dos Ministros Provinciais, Vice-Provinciais e ecônomos provinciais em Fortaleza - CE. Dirigimo-nos, em seguida, para a serrana cidade de Guaramiranga–CE, na pousada dos frades capuchinhos, onde estão acontecendo às reuniões. Nessa Assembléia foi eleita a nova diretoria da CCB e tratados assuntos pertinentes à economia e outros assuntos referentes à Conferência. A Assembléia será concluída hoje dia 17.

NOVA DIRETORIA DA CCB

Presidente: Frei Airton Carlos Grigoleto (Prov. de São Paulo)
Vice: Frei Davi Nogueira Barbosa (Prov. de Paraná/ Sta. Catarina)
Tesoureiro: Frei Álvaro Morés (Prov. do Rio Grd. do Sul)
Secretário: Frei Constino Deon (Vice-Prov. do Mato Grosso

01- Foto: Conferencistas da Assembléia
02 - Foto: Frades de Manaus (Ecônomo e Ministro Provincial) e o ecônomo da Província Nossa Senhora do Carmo, Frei Deusivan
03- Foto: Frei Firmo de Tuntum, mas pertencente a Província de Brasília (Ecônomo Provincial)






Pousada Convento dos Capuchinhos

by on 09:17
"Neste Convento, você irá encontrar a simplicidade e o carinho dos frades capuchinhos, envolvendo você com a história"





Guaramiranga é uma cidadezinha que fica no Maciço de Baturité, um enorme conjunto de serras no Ceará com cerca de 1300 km quadrados dentro do sertão. O nome Guaramiranga vem do tupi, que significa "Pássaro vermelho".

A pequenina cidade, de 5,5mil habitantes, fica numa área de preservação ambiental, coberta por uma rica vegetação, flores e frutas, rios, cachoeiras, grutas e cascatas. O clima varia entre 25º na máxima e 17º na mínima durante o ano todo, bem diferente da capital, Fortaleza, que fica a somente 110 km.

Chegada dos Frades Capuchinhos em Guramiranga:

No início o século 20 – os frades lombardos chegaram à região e construíram um convento, onde por muitos anos serviu como casa do noviciado. Foi nesta casa que frei Alberto Beretta fez o seu noviciado.

Com o passar dos anos os frades foram fazendo adaptações no ambiente e hoje no lugar de convento se transformou em uma pousada, muito solicitada para a realização de encontros e até mesmo para o lazer. Ao entrar na pousada podemos perceber que pouca coisa foi modificada do antigo convento dos frades, portanto as adaptações foram preservadas mantendo suas características originais.













quarta-feira, 16 de março de 2011

Responsabilidade não se delega, assume-se!

by on 08:30


Ontem durante todo o encontro da CCB com os provinciais do Brasil e com os ecônomos de todas as províncias na cidade de Guaramiranga no Ceará, tivemos a assessoria da doutora Irmã Maria Tereza Diniz. Ela nos ajudou a refletir sobre nossas instituições e nosso serviço a sociedade e todas as implicações diante das leis do país. Outro assunto que foi enfatizado foi sobre o papel do Ministro Provincial co-responsável da instituição e que responsabilidade não se delega, assume-se.

Representando a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, estava eu e frei Deusivan dos Santos, ecônomo e vigário provincial.













segunda-feira, 14 de março de 2011

Chegando e partindo! Esta é a minha vida.

by on 22:08
Estive ausente da Província por mais de quinze dias e retornei na quarta-feira de cinzas. Tempo suficiente para trocar de mala e de roupa e viajar novamente. Hoje dia 14 acordei muito cedo e as 03h45min da manhã, lá estava eu, em direção a cidade de Fortaleza no Ceará. Passei por Teresina e cheguei à capital cearense, onde almocei e me encontrei com os provinciais capuchinhos do Brasil. As três horas da tarde viajamos de ônibus para a cidade de Guaramiranga. Chegamos ao anoitecer e o que mais me agradou ao chegar nesta pequena cidade que se encontra no alto de uma montanha foi o clima agradabilíssimo com uma temperatura de 15 graus. Estava a pouco tempo na Europa com uma temperatura abaixo de zero, ao chegar São Luís a temperatura estava mais de 25 graus, com tanta mudança de clima tenho até medo de adoecer.

Aqui nesta cidade ficarei até sexta feira, onde participarei do encontro da CCB (Conferencia dos Capuchinhos do Brasil), este encontro terá a participação de todos os provinciais e ecônomos das províncias capuchinhas do Brasil. Amanhã quando tiver uma folga do encontro vou conhecer um pouco mais desta pequena e bela cidade.








Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais