quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Até outro dia...

by on 16:18

Este mês faz um ano que nosso blog começou suas atividades. Sim, exatamente em 26 de fevereiro de 2010 fiz o primeiro post (aliás, vendo o retrospecto, dia 26/10 a primeira matéria que postei foi: “Construir o futuro sobre o presente”

Um ano passou rápido, como tudo na vida ultimamente. Até o momento já publicamos mais de 342 matérias, com bastantes comentários. E a maioria destas matérias quase que na sua grande maioria estão relacionados ao meu dia a dia como Ministro Provincial.

Ter um blog – é ter a responsabilidade de atualizá-lo quase que diariamente para que não caia na mesmice. Hoje sei que tudo aquilo que escrevemos repercute. Escrever para o blog é recompensador: seja pelo fato de divulgar as notícias, disseminar conhecimento e o prazer de saber que tantas pessoas do Brasil e do mundo estão nos acompanhando.

Estamos completando um ano com mais de 36.192 mil acessos, isso significa que diariamente muitas pessoas acessam o blog em busca de notícias. Tudo isso é muito gratificante e me faz pensar que estamos no caminho certo.

Não sou capaz de lembrar de cabeça de todas as pessoas que conheci através deste blog, por isso vou evitar fazer referências… mas agradeço a todos pelas visitas, comentários, e-mail e trocas de idéias.

Na semana que vem estarei participando do retiro anual da nossa Província na cidade de Castanhal no Pará e, logo em seguida viajo para Europa, para participar do Capítulo Provincial Eletivo da Província de São Carlos Borromeu em Milão, Itália.

Estarei de volta ao Brasil após a quarta-feira de cinzas e quando retornar daremos continuidade ao nosso blog com novas notícias.

Que Deus nos abençoe e mais uma vez obrigado a todos que nos acompanham.

Meu abraço fraterno,
Frei Rodrigo

Fotos históricas da cidade de Imperatriz-Maranhão

by on 09:03
Esta fotografia, uma raridade, mostra o interior da antiga igreja de Santa Teresa D'Ávila, construída pelos frades e localizada onde hoje está o Hospital da Unimed, centro antigo de Imperatriz-MA. Esta pequena igreja foi demolida nos anos 1930.



O jovem missionário católico Albé Ambrogio e frei Epifânio D'Abadia, em foto no quintal da casa paroquial de Santa Teresa no final dos anos 1960.


Padres da Prelazia de Carolina que fazem parte da história de Imperatriz. Frei Rogério, frei Gil, frei Ângelo, frei Elias, frei Tranquilino, frei Epifânio D'Abadia (sentado), o bispo dom Cesário e outros. Foto feita no pátio da Casa Paroquial de Santa Teresa nos anos 1960, local onde hoje é um belo jardim e no prédio funciona a Ciretran, orgão do governo estadual do Maranhão.



Anos 60. Avenida Getúlio Vargas com apenas um carro (Jippe) e o local onde hoje é a Praça de Fátima, só existia a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, construida por Frei Epifânio D´Abadia.

* Crédito das Fotos: Fernando Cunha

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

João Paulo II: acesse site com informações do fututo beato

by on 09:25
O Vicariato de Roma lançou um site especial com todas as informações referentes às Causas de Beatificação e Canonização do Papa João Paulo II. O endereço está disponível em seis línguas: inglês, francês, espanhol, italiano, polonês, romeno e português.

O Papa polonês será beatificado no dia 1º de maio, conforme autorizou Bento XVI com a assinatura do decreto que reconheceu um milagre operado por intercessão de Karol Wojtyla, no último dia 14 de janeiro.

Acesse
O Site especial sobre João Paulo II: http://www.karol-wojtyla.org/ que se encontra na coluna do lado direito do blog.

O site está dividido nas seguintes categorias: João Paulo II; A Causa; Notícias e Eventos; Mosteiros On-Line; Boletim Totus Tuus; As Iniciativas; O Milagre e um convite para participar da Cerimônia de Beatificação, no Vaticano.

Informações sobre a vida, escritos, devoção mariana e reflexões de João Paulo II e espaço para fazer pedidos de oração estão acessíveis, bem como mais detalhes sobre as etapas do processo que culminou na beatificação próxima, como testemunhos, sessões e postuladores.

Até agora, a única cerimônia confirmada por conta da beatificação é a vigília de oração no Círculo Máximo, em 30 de abril, na noite que antecede a cerimônia na Praça de São Pedro.

O Vicariato de Roma e o Departamento das Celebrações Litúrgica do Sumo Pontífice recordam aos peregrinos que desejem participar da celebração que a entrada é gratuita e que a Igreja nunca cobrará ingresso para qualquer cerimônia similar. O aviso é feito por conta da circulação de alguns sites que vendem ingressos falsos para a beatificação.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Papisa Joana - Uma história fascinante!

by on 21:52

Recentemente li o livro a Papisa Joana e depois assisti o filme baseado no livro. A história nos leva ao ano de 814, Idade Média, que ficou conhecida como a Idade das Trevas, onde as mulheres eram impedidas de estudar, podiam ser estupradas e até mortas pelos maridos. O conhecimento estava sufocado, os países hoje conhecidos na Europa não existiam, nem os idiomas modernos. Cada região tinha o seu dialeto e a lingua culta era o latim, herdada do Império Romano, que já havia sido derrubado pelas invasões bárbaras. Foi neste período que uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e tornou-se ela mesma papisa - durante dois anos.

Vejamos o Trailer legendado do filme. E se um dia puderes ter a oportunidade de ler o livro ou assistir o filme, me mande os seus cometários a respeito desta história fascinante e cheia de imaginação.

Em todo tempo, a Esperança é o Senhor

by on 16:27

Podemos ter esperança quando nos lembramos de tudo o que Deus fez por nós. A Bíblia diz em Romanos 5:1-2 “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”

Quando estiver desanimado, ponha a sua esperança em Cristo. A Bíblia diz em Salmos 42:11 “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.”

A esperança motiva outras boas virtudes. A Bíblia diz em Colossenses 1:5 “A fé e o amor vêm por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.”

A esperança cresce quando nos lembramos da promessa da ressurreição. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..”

A esperança encontra-se com o coração. A Bíblia diz em Efésios 1:18 “Sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.”

domingo, 6 de fevereiro de 2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Livro que estou lendo: Os 100 livros que mais influenciaram a humanidade

by on 11:36
Todos nós temos os nossos hobbies e não seria diferente comigo. Duas coisas gosto de fazer: bater um belo papo com amigos em uma mesa de cozinha e, a segunda é ler um bom livro. É muito difícil que eu passe um dia ser ler. Todos os dias arrumo um tempo para ler jornais, revistas, assistir os noticiários na TV e, é claro ler um livro. Chego às vezes a ler mais de dois livros ao mesmo tempo.

Nestes últimos anos tenho viajado constantemente e uma coisa que não deixo faltar na minha bagagem é um livro. Procuro chegar aos aeroportos bem antes do horário marcado e os frades me perguntam o porquê de tanta pressa: O motivo é que em todos os aeroportos tiro um tempo para visitar as livrarias para olhar os últimos lançamentos publicados. É muito difícil entrar em uma livraria e não comprar um livro. Às vezes fico atordoado e em dúvida diante de tantas opções, mas como não tenho condições financeiras de comprar e nem de ler todos eles, estou sempre à procura das melhores opções.

Outro dia visitando uma destas livrarias de aeroportos, um livro me chamou a atenção: “Os 100 Livros que mais influenciaram a humanidade”. Dei uma olhada superficial e logo de cara me fascinei. É um livro com quase setecentas páginas. Não é um livro para ser lido de uma vez, mas ser saboreado lentamente.

“Os 100 Livros que mais influenciaram a humanidade”, é uma maneira de observar como o conhecimento foi retratado e registrado na maneira mais inteligente de transmiti-lo: a escrita. É claro, que em tempos atuais, dominados que somos pela televisão, quando se diz que uma imagem (ou, pelo menos, um audiovisual) vale mais que mil palavras, a importância do livro pode ser colocada em dúvida. Entretanto, sou da antiga, ainda acho que boas mil palavras valem mais que um milhão de imagens.

O autor, Martin Seymour-Smith, falecido em 1998, aos 70 anos, se sai muito bem na empreitada. Seu livro equilibra a descrição das obras selecionadas, comentando a obra do autor, situando o contexto da época, mais o resumo biográfico do escritor e algumas tiradas sarcásticas em relação às pessoas e outras obras famosas, apesar de sua notória mediocridade. Seymour-Smith nos conduz através da evolução da filosofia, comparando suas propostas e a evolução dos modelos. A partir de 1500, com a aceleração da ciência matemática e da física, ele também se sai bem na apresentação de seus gênios mais ilustres. O retrato abrangente torna saboroso apreciar as querelas entre Leibniz e Newton, ou a dificuldade de Einstein em aceitar o modelo quântico. .

O leitor tem neste livro a oportunidade de verificar a inter-relação entre modelos de pensamento brotando em pessoas e épocas diferentes. Na apresentação de Sobre a Liberdade (1859), de John Stuart Mill, nos deparamos com a discussão do conceito de felicidade geral. Será que a felicidade de cada pessoa ser boa para ela implica que a felicidade de todos é individualmente boa para cada pessoa? Já, Pareto, em 1916, colocando a felicidade em termos econômicos, afirmava que "a economia atingia o máximo de eficiência somente quando era impossível melhorar a situação de um indivíduo sem prejudicar a de outro".

O formato de 100 Livros... o recomenda para livro de cabeceira. Ir passando, aos poucos, os artigos de menos de 10 páginas para cada obra apresentada, facilita a leitura numa época de pouco tempo disponível. Para quem ainda tem paixão pelos livros, dificilmente terminará este sem a curiosidade despertada para alguma obra que recebeu o comentário inteligente de Seymour-Smith.

João Paulo II

by on 09:10
"Que ninguém faça ilusões de que a simples ausência de guerra, ainda que sendo tão desejada, seja sinônimo de uma paz verdadeira. Não há verdadeira paz senão vier acompanhada de equidade, verdade, justiça e solidariedade". (frase de João Paulo II)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Conhecendo um pouco mais o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA

by on 16:29















A Igreja do Maranhão encontra-se organizada em doze Dioceses e todas elas tem seus seminaristas que moram em São Luís para estudarem filosofia e teologia. Ao longo da história do seminário de São Luís este local onde todos os seminaristas estudavam já teve vários nomes e o mais famoso deles era Seminário Santo Antônio. Filosofia e Teologia foram sempre cursos próprios para a formação presbiteral e não tinha preocupação se era ou não reconhecido pelo estado. Devido as novas regras estes cursos hoje são reconhecidos pelo estado e o seminário foi reorganizado segunda as normas e recebeu o nome de IESMA( Instituto de Estudos Superiores do Maranhão).

O IESMA passou a ser uma faculdade e tem como principal responsável o Arcebispo de São Luís, Dom José Belizário, porém foi constituída uma coordenação geral, que é feita pela direção da faculdade, pelo conselho fiscal e tem como organismo mantenedora a SOMACS, que é composto pelos bispos do Maranhão e os Capuchinhos.

Devido o número de alunos capuchinhos que estudam nesta faculdade, fui convidado a fazer parte do Conselho Fiscal no ano de 2007 e confirmado neste ano de 2011. Hoje temos nesta faculdade 16 estudantes de filosofia e um frade na direção como Vice diretor.

Em uma visita rápida a esta faculdade fui recebido pela direção e tive oportunidade de conhecer melhor as instalações e os projetos em andamentos. Encontrei-me com alguns alunos e ficou combinado com a direção que o mais rápido possível eu voltaria para uma averiguação na contabilidade da instituição





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Conselho Presbiteral de São Luis encerra mandato

by on 17:56

No governo da Arquidiocese de São Luis o arcebispo Dom José Belizário conta com a ajuda de alguns organismos e assessorias. Os dois principais organismos é o Conselho de Presbíteros e o Conselho de Consultores. O Conselho de Presbíteros da Arquidiocese é composto por treze conselheiros, destes alguns são eleitos pelos seus pares, outros pelo o oficio que ocupam e três são nomeados pelo arcebispo. Este conselho depois de constituído se reúne pelo menos seis vezes no ano e tem um mandato de cinco anos.

Cheguei a São Luís no início de 2006 e, logo em seguida fui nomeado pelo arcebispo como membro do Conselho Presbiteral e Conselho de Consultores. Durante esses cinco anos, fiz o que pude para participar e dar a minha colaboração, mesmo com minhas atividades como Ministro Provincial. Não foi fácil conciliar tantos compromissos, mas hoje no final agradeço a confiança do arcebispo Dom Belizário e me despeço deste cargo com a consciência tranquila de que fiz o que pude dando a minha colaboração no governo da Arquidiocese durante todo esses anos.

Hoje pela manhã participei da reunião com a presença do clero de São Luís e tive a alegria de ver um bom grupo de frades da nossa Província participando deste momento da caminhada da Arquidiocese.

E na parte da tarde participei da última reunião deste mandato do Conselho Presbiteral que exerceu o mandato de 2006 a 2010. Na próxima reunião dos presbíteros será eleito e nomeado o novo Conselho Presbiteral. Deus seja louvado!


















quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Jesus, Maria e José, sejam para nós modelo de família

by on 09:37

Irmãos e irmãs, que Jesus, Maria e José, sejam para nós o modelo de família que é a imagem de Deus, sinal de amor entre Deus e a humanidade e da entrega de Cristo à Sua Igreja. Jesus nos é apresentado todos os dias, basta que percebamos Seus sinais, mesmo nas pequenas coisas encontramos sinais de Cristo. Percebendo os sinais do Senhor nos tornamos pessoas melhores, menos egoístas, mais humanas, perdoando e sendo perdoadas. Sendo misericordiosos nos tornaremos luz na vida de alguém. E ao nos tornarmos luz para os necessitados, é sinal de que nós acolhemos Jesus e Seus ensinamentos e que queremos nos libertar de nossos pecados. Não esquecendo que, ao deixarmos nosso coração fechado para luz da vida de Cristo, esse será o principal caminho para nossa queda.

E somos livres para escolher que caminho seguir: o caminho da justiça que liberta ou da injustiça que leva à morte.

Maria, nosso exemplo de mãe e missionária, em sua humildade aceitou e guardou em seu coração tudo o que lhe foi dito no templo. Protegeu o Filho, mas sabia que O estava criando para a humanidade. Aprendamos de Nossa Senhora tudo o que ela tem a nos ensinar.

Que Jesus seja a luz de nossas vidas, que possamos estar sempre a serviço do Reino de Deus e nos consagremos inteiramente a Ele. Confiemos em Seu amor de Pai, que nunca deixa um filho desamparado, mesmo quando achamos que fomos por Ele abandonados, Ele estará aqui sempre perto, no consolando e protegendo.

Senhor Jesus, possa eu aprender de Ti e de Tua família a obediência ao Pai e o serviço humilde à humanidade.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

“Fechadas quanto ao corpo, livres quanto ao espírito” (Mosteiro das Clarissas Capuchinhas de Macapá)

by on 17:07


A Ordem das Clarissas Capuchinhas iniciou sua missão em terras brasileiras em 21 de janeiro de 1979, quando chegaram, vindas da Itália, para fundar um Mosteiro na Diocese de Caxias do Sul – RS. São irmãs contemplativas enclausuradas. Desse Mosteiro, a convite do bispo Dom João Risatti, chegaram em Macapá em grupo de cinco irmãs. Chegaram dia 5 de agosto de 2003, recebidas fraternalmente pelo então Ministro Provincial, Frei Dourival Ribeiro Miranda e pelos freis da Comunidade local que continuam dando apoio espiritual. Os primeiros dias em Macapá tiveram que viver no convento do Noviciado dos Capuchinhos e depois de algum tempo passaram a viver em uma casa improvisada, já no terreno onde futuramente seria construído o Mosteiro.

A Construção do Mosteiro, dedicado a Santa Verônica Giuliani, iniciou dia 20 de dezembro de 2003 com a bênção da primeira pedra, feita por Dom Carlos Verseletti, então administrador apostólico. Para isto tiveram várias doações de leigos da cidade de Macapá, mas a maior parte veio de organismos religiosos internacional, principalmente do fundo “Santa Verônica Giuliani”, mantido pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, com o objetivo de ajudar as Clarissas em todo o mundo.

O Mosteiro foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 2009, na presença de muitas pessoas da comunidade e de autoridades eclesiásticas e civis; como o Bispo D. Pedro Conte, do Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei José Rodrigues de Araújo, muitos padres da diocese e vários frades da província e do Governador do Estado do Amapá. Trata-se de uma obra fruto da Divina Providência, pois as irmãs levaram esse projeto confiando somente na Providência divina que nada deixa faltar pela generosidade de muitos benfeitores. È uma obra fruto da coragem e da confiança dessas mulheres que encontra na oração e no trabalho a eficaz maneira de viver a própria consagração a Deus. O Mosteiro fica localizado próximo ao aeroclube de Macapá, perto da linha do trem na rodovia Duque de Caxias, bem próximo ao bairro Marabaixo, na Chácara “Bom Viver”.

“Fechadas quanto ao corpo, livres quanto ao espírito”, seu carisma é testemunhar o Cristo com uma vida em fraterna simplicidade, em santa pobreza, em contínua oração e alegre penitência; em sereno empenho de trabalhos artesanais, de cuidado para com as necessidades da casa e da horta, de estudo para a formação humana e espiritual. São quatro irmãs de votos perpétuos e três formandas; junioristas e noviças.

Se você deseja melhor conhecê-las pode entrar em contato pelo telefone (096-3225-4825 ou 096-9971-6061).
E-mail: “mosteiroveronicagiuliani@hotmail.com. Também você pode ligar para pedir oração para você e sua família.

















Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais