terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como podemos nos preparar para o Advento?

by on 17:53
O Ano Litúrgico gira em torno das duas grandes festas do mistério de nossa salvação: o Natal e a Páscoa. A fim de nos prepararmos bem para essas duas solenidades de máxima importância, a Santa Igreja, com seu amor de mãe e sua sabedoria de mestra, instituiu o Advento, que nos predispõe para o Natal e a Quaresma e nos prepara para a Páscoa. Praticamente um mês e meio de Advento-Natal e três meses de Quaresma-Páscoa. O tempo chamado “Comum”, durante o ano, ajuda-nos a caminhar com a Igreja nas estradas da história, iluminados por esses mistérios de nossa fé e conduzidos pelo Espírito Santo.

Iniciamos o tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico. No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado para preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que, há dois mil anos, nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judeia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Sagrada Escritura: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).

No Advento temos a oportunidade de nos aprofundar na expectativa do "Senhor que virá para julgar os vivos e os mortos" e na semana que antecede a festa natalina a preparação próxima para celebrar o "Senhor que nasceu pobre no Oriente". Entre essas duas vindas, o cristão celebra, a cada dia, o seu coração que se abre para o “Senhor que vem” em sua vida e renova a sua existência.

Celebrar o Natal é reconhecer que "Deus visitou o seu povo" (cf. Lc 7, 16). Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações. Somos convidados, em primeiro lugar, a aprender a "estar com Jesus", e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça.

O Advento constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. Celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração bem disposto, pois "não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado" (Sl 51, 19). Um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável comunhão com o Senhor e com os irmãos. Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. "Ele não tira nada, Ele dá tudo".

Dom Orani João Tempesta


domingo, 28 de novembro de 2010

Advento - Preparação para a Festa do Natal de Jesus

by on 11:39

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim… Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, “a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo”, está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.

Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?

No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?

No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra.

No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No seu Reino acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.

A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.

O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus.

Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).

Natal do Senhor, este é o tempo favorável; este é o dia da salvação!

sábado, 27 de novembro de 2010

Festa de Nossa Senhora das Graças

by on 20:42

Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa. Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.

Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade. Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:

“A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem”.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: “Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações”.

Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.

Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha “desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa”.

Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças.

Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854. Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida.

Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade.

Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.

Santa Catarina Labouré, rogai por nós!

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ROGAI POR NÓS

Santuário Ecológico de Pedra Caída: Presente de Deus para o homem contemplar e rejubilar-se

by on 17:10


Deus é muito generoso comigo. Nestes meus cinquenta anos de idade já tive a oportunidade de conhecer muitos países e de visitar vários museus, monumentos famosos e grandes catedrais. Conheci famosas capitais da Europa e alguns países da América Latina. Tive a oportunidade de admirar a Estátua da Liberdade em Nova York, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Cidade do Vaticano, a Catedral de Milão e o Big Ben de Londres. Reconheço que sou um afortunado. Aqui, porém quero revelar um segredo que guardo em meu coração: ao visitar essas e muitas outras criações do gênio humano, foram especialmente duas as maravilhas que me impressionaram e despertaram em mim um ímpeto de agradecimento e de louvor a Deus. Refiro-me a duas magníficas catedrais: a catedral de Milão, na Itália e a catedral de “Pedra Caída”, perto da cidade de Carolina no Maranhão. A primeira construída pelas mãos dos homens, a segunda pelas mãos de Deus.

Sou maranhense, mas só na década de noventa é que tive a graça de conhecer a catedral de “Pedra Caída”. A partir dessa experiência, todas as vezes que me ocorre de encontrar pessoas de diferentes nacionalidades, ao falar para elas do Brasil sempre menciono um ponto turístico que elas não poderiam deixar de visitar e conhecer nesta terra amada por Deus: o santuário ecológico de “Pedra Caída”, a catedral de pedra.

Tirei recentemente dez dias de férias, e um dos lugares que coloquei no meu roteiro de visitas foi a cidade de Carolina e especificamente Pedra Caída, um dos pontos turísticos mais importantes da região Sul do Maranhão. Neste passeio tive o prazer da companhia de frei Francesco, frei Flávio Oscar, frades da Fraternidade capuchinha de Porto Franco e de frei Arilson, da Fraternidade de Imperatriz. Juntos tivemos também a alegria de no almoço desfrutar a presença de Dom José do Egito, Bispo da Diocese de Carolina. Tive também a agradável surpresa de encontrar-me com senhorita Rosa, gerente administrativa desse “santuário ecológico”. Ela fora catequista no período em que eu era pároco da Paróquia São Francisco de Assis em Imperatriz.

A Pedra Caída possui três fantásticas cachoeiras maiores, sendo que no Santuário, na Cachoeira da Pedra Caída, a água despenca de uma altura de 46 metros formando uma encantadora piscina natural. Também há uma série de pequenos saltos, canyons, trilhas e vales. Na estrutura de acolhimento montada na Pedra Caída há também uma grande piscina com água corrente, uma quadra para a prática de esportes, chalés, energia elétrica permanente, som, televisão, bar e restaurante.

Você que é maranhense e ainda não conhece esta maravilha criada pelas mãos de Deus, venha conhecê-la! E você que é de outros países, quando visitar o Brasil, não deixe de incluir no seu roteiro de viagens a cidade de Carolina no Maranhão e contemple esse grandioso e belo presente que Deus nos deu, chamado Santuário Ecológico de Pedra Caída, e deixe que o encanto e o louvor tomem conta do seu ser.


















quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fim das férias!!!

by on 17:18


Depois de 10 dias viajando a passeio, estou na estrada de volta a São Luis. Fiquei uns dias em Imperatriz, Bico do Papagaio e Carolina. Foram dias bastante divertidos, pesquei, tomei banho de rio e de cachoeira, acho que deu para recarregar as energias.

No início de dezembro viajo para Brasília, para uma reunião da CRB e depois vou a Belém para outra reunião... E a assim a vida começa a voltar ao seu ritmo normal.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A luta por um pedaço de terra e por dignidade

by on 09:34


Estou em Porto Franco e a convite de frei Francesco, fui visitar uma comunidade da qual ele é encarregado de celebrar. A visita foi a um acampamento onde algumas famílias vivem em um assentamento. Aproveitei para conversar com alguns moradores e fiquei estarrecido com o sofrimento que elas passam para conseguirem um pedaço de terra para poder alimentar os seus filhos.

Visitei uma senhora doente e falei com alguns moradores sobre o futuro da Igreja católica no assentamento, acertamos que eles vão construir uma pequena capela de palha e que frei Francesco celebrará uma vez por mês.

Nossa! Acho que valeu a pena fazer esta visita. Tenho a esperança de voltar um dia para celebrar com eles na sua “Catedral de Palha”, uma catedral de sonhos e de esperança de dias melhores.

Também aproveitei para fazer uma oração a uma senhora que se encontrava doente. Ela no passado foi freqüentadora da Paróquia São Francisco em Imperatriz. Encontrei também uma senhora chamada Débora que ao entrar em sua casa, me reconheceu e fiquei ouvindo suas histórias de como ela foi parar no movimento dos “Sem Terra” e hoje vive naquela situação - já são cinco anos que ela mora neste assentamento e ajuda nos trabalhos do acampamento - cuidando das galinhas, descascando mandioca e ajudando no plantio.

Parabenizo frei Francesco pelo seu trabalho nessa e em outras comunidades do interior de Porto Franco e pelo carinho que ele vem tendo pelos mais pobres e abandonados de nossa sociedade. Aproveito também para parabenizá-lo por sua nomeação junto a coordenação da Pastoral da Juventude.




















Ministro Provincial se solidariza com Dom Belizário pela perda de mais um filho da Arquidiocese de São Luis

by on 08:41
Padre Bernardo Muniz

Mataram mais um irmão! Ontem pela manhã (22), fui avisado por frei Arimatéia de mais uma tragédia na Arquidiocese. O assassinato de padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral, de 28 anos, vítima de um latrocínio (assalto seguido de morte) na tarde de sábado (20). Ele trabalhava como vigário paroquial da Paróquia de São José do Periá, em Humberto de Campos.

Com profunda tristeza quero aqui me solidarizar com os familiares do padre Bernardo, com o Arcebispo de São Luis e toda a Arquidiocese e o povo de Deus que chora a morte de mais um irmão.

No dia 5 de julho assassinaram covardemente o seminarista Mário David Pinheiro Reis, que tinha 31 anos, cursava o quarto ano de Teologia e seria ordenado no final deste ano e depois continuaria seus estudos de especialização em Bíblia na França. E agora mais um jovem padre também é assassinado brutalmente.

Embora a tristeza nos domine pela vida desse nosso irmão que foi tirada tão covardemente, a esperança mais uma vez nos consola, pois, "Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá...." (João 11:25-26)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aproveitando as férias!

by on 14:52
Férias não é luxo, é necessidade. Precisamos sair um pouco da rotina para recarregar as energias. Quando não relaxamos trabalhamos tensos, cansados e sem motivação. Por isso é que aproveitei para tirar uns dias de férias, sem celular, sem internet. Fui pescar, tomar banho de rio, passear de barco...

Vejamos os slides com as fotos




domingo, 21 de novembro de 2010

Visitando o Bico do Papagaio e relembrando a história do Brasil

by on 20:38

Tirei alguns dias de férias e aproveitei para conhecer o Bico do Papagaio. Encontro das Águas, onde os rios Araguaia e Tocantins se juntam, depois de serpentearem, paralelos, por mais de dois mil quilômetros, formando um dos mais belos, raros e ricos ecossistemas do Brasil.

Quem já não estudou ou já ouviu falar deste lugar? De minha parte já estudei muito sobre esta região, onde aconteceu a Guerrilha do Araguaia (movimento guerrilheiro existente na região, que tinha como o objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseado nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa).

Outro ponto que marcou o Bico do Papagaio, foi a ocorrência de intensos conflitos agrários na região que culminou com o assassinato do padre Josimo Morais Tavares, no dia 10 de maio de 1986, na cidade de Imperatriz.

Durante os dias que estive por lá, aproveitei para celebrar uma missa para a comunidade de um assentamento agrário. Foi uma celebração simples e cheia de significados que me alegrou bastante.

Agora uma das preocupações dos moradores é com a construção de uma Hidrelétrica. Segundo eles, os engenheiros e topógrafos da empresa que vão construí-la, já passaram fazendo medições e a colocação dos marcos indicando as áreas que poderão ser alagadas com a construção.

Se esta Usina for mesmo construída o Bico do Papagaio, simplesmente desaparecerá. E isso seria uma pena, pois a região é belíssima e tem uma história que precisa ser preservada.













sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conhecendo novos empreendimentos

by on 09:22


Estou em Imperatriz desde terça-feira (16) e durante os dias em que me encontro aqui, já conheci projetos sociais, estive em uma pescaria sem pegar peixes e hoje fui conhecer a construção do maior shopping de Imperatriz, que será lançado na próxima sexta-feira (26), mas com previsão de ser inaugurado no ano de 2012.

Fico orgulhoso de ver Imperatriz crescendo, afinal sou um cidadão imperatrizense e me alegro com o seu desenvolvimento. O número de carros na cidade aumentou bastante (estamos quase a beira de um caos). Lembro que quando morei em Imperatriz, pensei em construir um estacionamento subterrâneo no Centro de Catequese, mas as lideranças da paróquia me falaram que era desnecessário, hoje vejo que se eu estivesse construído a Paróquia de São Francisco teria uma entrada mensal razoável, pois a dificuldade de se encontrar um local para estacionar em Imperatriz é muito grande.

Espero que o Poder Público Municipal desperte para esta necessidade de se fazer algo que venha solucionar estes problemas, só assim teremos mais qualidade de vida e uma cidade realmente digna de se morar.






quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Um dia de pescaria sem peixes

by on 20:55
Vou relatar a vocês uma pescaria demorada e sem peixes. Hoje tirei o dia para pescar com alguns amigos. O lugar era perfeito e parecia que realmente pescaríamos muitos peixes, mas logo que chegamos ao local uma senhora já foi nos alertando: “hoje o dia não está bom pra peixe e vocês não vão pescar absolutamente nada”. Realmente ela estava certa, passamos a tarde toda e só conseguimos pescar um único peixe. Levamos todos os tipos de iscas e materiais de pesca, mas os peixes simplesmente não quiseram aparecer. Paciência! A próxima pescaria será melhor é só aguardar para ver as fotos dos peixes enormes que postarei neste blog.




Equoterapia um belo projeto que conheci em Imperatriz

by on 08:15


















Cheguei nesta terça-feira (16) em Imperatriz e aproveitei para conhecer um dos trabalhos que meu sobrinho Tácio coordena como psicólogo no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Fiquei encantado e emocionado de conhecer este projeto chamado de Equoterapia. Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

No projeto são atendidas cerca de 40 crianças, variando na idade de 4 a 20 anos que são atendidos de terça à sexta das 17h às 20h30min.Para o desenvolvimento dessa pratica faz-se necessário a utilização de cavalos treinados especificamente para a terapia, atualmente são utilizados 5 cavalos. Os materiais pedagógicos e de montaria são sempre utilizados de acordo com o caso clínico do paciente.

Além de meu sobrinho Tácio que é da área de psicologia, existem outros profissionais, tais como: fisioterapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos e equitadores.

Parabéns a todos os envolvidos neste belíssimo projeto e parabéns a cidade de Imperatriz pela sensibilidade de despertar para projetos dessa envergadura social para a população imperatrizense.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Arrogância, sinônimo de poucas amizades

by on 10:18

Um bom relacionamento não se faz apenas na atitude de checar uma lista de procedimentos num manual de operações ou seguir algumas receitas deixadas por aqueles que nos precederam. É claro que a vivência dos mais velhos será válida como ponto de referência para aqueles que ainda estão aprendendo a arte do conviver.

Em nossos convívios, nem tudo aquilo que foi um procedimento acertado para uma pessoa, necessariamente, será aplicável como uma “receita de sucesso” para outra. Aliás, quando preparamos alguma coisa, seguindo uma receita, o resultado pode até ser satisfatório, mas, sem dúvida, tende a ficar melhor quando ousamos “personalizar” o prato; seja no tempero ou na quantidade de açúcar. Da mesma maneira, em nossos relacionamentos haverá necessidade de aplicarmos nas experiências e ensinamentos adquiridos um pouco daquilo que somos e que desejamos para a nossa vida, semelhante ao que fazemos com as receitas culinárias.

Todos nós trazemos qualidades e defeitos. E dentro de nossos convívios, assim como o ciúme e a mentira, os quais já foram comentados em outros artigos, a arrogância também causa cismas entre as pessoas.

Entendemos que o diálogo é a ponte que nos faz romper as barreiras, as quais, de tempos em tempos, surgem ao longo das convivências. Contudo, a abertura ao diálogo se tornará ineficaz se a arrogância amordaçar a nossa atitude de acolher as mudanças necessárias para vivermos melhor. A pessoa que se firma nos atos da arrogância acaba por desenvolver um comportamento autoritário; vive no egocentrismo como se todos os outros existissem somente para servi-la.

O arrogante não é capaz de acolher uma crítica, mesmo que esta seja para ajudá-lo na maneira de ser e agir. E para se defender de qualquer comentário ele não hesitará em responder com grosserias, sem aqui mencionar a possibilidade de reagir com um comportamento violento. Certamente, alguém que reage dessa forma tem como característica poucos amigos.

Muitas vezes, essas pessoas somente mantêm “boas relações” com aqueles que são incapazes de contestar seu bel-prazer. Infelizmente, elas se sentem no direito de restringir os direitos do outro, até mesmo na sua liberdade de expressão.

Se numa horta nos preocupamos em arrancar as ervas daninhas entre as hortaliças, por outro lado, por que deixar florescer nossos defeitos justamente entre as pessoas que queremos bem?

Para quem vive esse mal e deseja levar adiante um relacionamento, – seja na amizade ou namoro –, a ajuda pode estar nas orientações de um profissional, as quais o ajudarão nas mudanças daquelas atitudes consideradas normais para ele. Pois, quem gostaria de viver ou se relacionar com alguém que não aprendeu a ouvir ou insiste em preservar seus defeitos?

A receita de um relacionamento sadio e equilibrado tem origem na família e se desenvolve ao longo de nossa vida por meio dos convívios, nas amizades, escola, trabalho, namoro, entre outros. Ninguém é melhor que o outro mesmo que este ocupe uma função hierárquica superior ou manifeste maior capacidade intelectual. Antes, é interessante buscarmos, cada vez mais, atitudes de cordialidade e simpatia com aqueles com os quais convivemos se desejamos tornar nossos relacionamentos sempre duradouros. (autor: Dado Moura)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

domingo, 14 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010

Missa de encerramento da III Assembléia Provincial e envio de frades para Missão de Cuba

by on 09:02

























Nesta sexta-feira (12), em uma Celebração Eucarística, encerramos nossa III Assembléia Provincial em Belém do Pará. Durante a celebração os frades assumiram perante a mim, que sou o ministro provincial um termo de compromisso com o “Projeto Formativo” da Província. Comprometendo-se, diante da Fraternidade Provincial, a levar a sério, a sua vida de oração pessoal e zelar pela oração comunitária, assumindo o dever franciscano da vida fraterna, rompendo atitudes de individualismo e comodismo, para ser irmão “comunhão-participação” nos atos comuns da fraternidade. E engaja-se, pastoral e missionariamente, no processo de evangelização conforme as diretrizes da Igreja. Abraçando com garra a causa da formação, pois somente pode formar quem aceita ser formado.

Ainda durante a Celebração, fiz o envio de dois de nossos confrades para a Missão em Cuba: frei Fabiano e frei Basílio. Eles irão se juntar aos já missionários em Cuba: frei Antonio Carlos, frei Martins, frei Jocelino e frei Messias, que tanto nos orgulham e tão bem estão a nos representar nessa missão a pedido do Ministro Geral.

Assim, sob a proteção do seráfico pai e de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da nossa Província, em espírito de comunhão, de fé e amor, que nos une no serviço à Igreja, para o bem de nossa fraternidade provincial e de todo o Povo de Deus, encerramos a nossa III Assembléia Provincial.

Lançamento do Livro de Frei Eldi:


No último dia de Assembléia, frei Eldi, lançou o seu livro sobre a vida de frei João Pedro Sexto, fundador da congregação das irmãs capuchinhas

Agradeço a todos que rezaram e nos acompanharam através deste blog durante nossa III Assembléia. Espero poder continuar contando com o carinho de todos vocês.

Meu abraço fraterno de paz e bem!
Frei Rodrigo

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais