quinta-feira, 30 de setembro de 2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A grandeza da paciência

by on 11:27
Os santos diziam que há dois tipos de martírio: o da morte pela espada; e o da morte pela paciência. A paciência é uma forma de martírio que vence todo sofrimento. Não há barreira espiritual que não caia pela força da paciência, a qual é fruto da fé, da humildade e do abandono da vida em Deus.

Foi pela paciência que a Igreja venceu todos os seus inimigos até hoje: o Império Romano, as heresias, as perseguições, o comunismo, o ateísmo, os pecados de seus filhos, entre outros.

Quando os nossos pecados e fraquezas nos assustam e nos desanimam é preciso ter paciência também conosco e aceitar a nossa dura realidade. Quando é difícil caminhar depressa, então, é preciso ter paciência e aceitar caminhar devagar. José e Maria salvaram o Menino Jesus das mãos de Herodes indo passo a passo até o Egito por um longo deserto de 500 km.

A paciência do cristão não é vazia nem significa imobilismo ou resignação mórbida; tampouco perda de tempo. Não. É a certeza de que tudo está nas mãos d’Aquele que tudo pode. "Um espírito paciente vale mais que um espírito orgulhoso. Não cedas prontamente ao espírito de irritação; é no coração dos insensatos que reside a irritação" (Ecle 7,8b-9).

O que não pudermos mudar em nós ou nos outros, deveremos aceitar com paciência, até que Deus disponha as coisas de outro modo. Ninguém perde por esperar!

Maria, nossa Mãe, é a mulher da paciência. Sempre soube esperar o desígnio de Deus se cumprir, sem se afobar, sem gritar, sem reclamar... A paciência é amiga do silêncio e da fé. É a paciência que nos levará para o céu!

"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus (...) prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência (...) não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência" (Eclo 2,1-3).

"Aceita tudo o que te acontecer; na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação" (idem 4-6).

Muitas vezes, a vontade de Deus permite que as cruzes nos atinjam; curvemos a cabeça com humildade e paciência. Muitos estão prontos para fazer a vontade de Deus no "Tabor da transfiguração", mas poucos no "Calvário da crucificação". Sejamos como Nossa Senhora, que disse o "sim" no momento da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas o manteve na Apresentação d'Ele, na fuga para o Egito, no Pretório, na perseguição ao Senhor, no caminho do Calvário e também aos pés da sua cruz.

Beijar, agradecidos, esta mão invisível que, muitas vezes, permite que sejamos feridos, agrada a Deus e nos atrai as bênçãos do Céu.

Para meditar: Ensinamentos dos Santos Doutores:

Santo Afonso: “Neste vale de lágrimas não pode ter a paz interior senão quem recebe e abraça com amor os sofrimentos, tendo em vista agradar a Deus”. Segundo ele “essa é a condição a que estamos reduzidos em conseqüência da corrupção do pecado”.

São João Crisóstomo: “É melhor sofrer do que fazer milagres, já que aquele que faz milagres se torna devedor de Deus, mas no sofrimento Deus se torna devedor do homem”.

Santo Agostinho: “Quando se ama não se sofre, e se sofre, ama-se o sofrimento”.
“O martírio não depende da pena, mas da causa ou fim pelo qual se morre. Podemos ter a glória do martírio, sem derramar o nosso sangue, com a simples aceitação heróica da vontade de Deus”.

São Francisco de Sales: “As cruzes que encontramos pelas ruas são excelentes, e que mais o são ainda – e tanto mais quanto mais importunas – as que se nos deparam em casa”.

Santa Teresa D’Ávila ensina: “Nada te perturbe; nada te espante. Tudo passa. Só Deus não muda; a paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta: Só Deus Basta!”.

(Felipe Aquino)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Caridade, origem e forma de todas as virtudes

by on 09:59
“Se vês a caridade, vês a Trindade” — escrevia Santo Agostinho.
Jesus falava aos seus discípulos “Permanecei no meu amor”. Ser uma pessoa virtuosa é agir bem em cada coisa que se faz dando o melhor de si com amor e por amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos. Ser uma pessoa caridosa é vincular-se a perfeição, é participar da natureza divina.

Santo Afonso de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja dizia: “A caridade faz com que o homem creia, não só com a inteligência, mas também com a vontade”.
Toda a finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no amor que não acaba. Com efeito, pode-se facilmente expor o que é preciso crer, esperar ou fazer; mas, sobretudo é preciso fazer sempre com que apareça o Amor de Nosso Senhor, para que cada um compreenda que cada ato de virtude perfeitamente cristão não tem outra origem senão o Amor, e outro fim senão o Amor. (1)

A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus (Catec §1822).

Jesus fez da caridade o novo mandamento. Amando os seus “até o fim” (Jo 13,1), manifesta o amor do Pai que Ele recebe. Amando-se uns aos outros, os discípulos imitam o amor de Jesus que eles também recebem. Por isso diz Jesus: “Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor” (Jo 15,9). E ainda: “Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). (2)

Cristo morreu por nosso amor quando éramos ainda “inimigos” (Rm 5,10). O Senhor exige que amemos, como Ele, mesmo os nossos inimigos, que nos tornemos o próximo do mais afastado, que amemos como Ele as crianças e os pobres. O apóstolo São Paulo traçou um quadro incomparável da caridade: “A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (l Cor 13,4-7). (3)

Diz ainda o apóstolo: “Se não tivesse a caridade, nada seria…”. E tudo o que é privilégio, serviço e mesmo virtude… “se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria”. A caridade é superior a todas as virtudes. E a primeira das virtudes teologais “Permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade” (1 Cor 13,13). (4)

O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o “vinculo da perfeição” (Cl 3,14); é a forma das virtudes, articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã. A caridade assegura purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor divino.(5 )“Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.” (I Cor 13,2)

A caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão.

A finalidade de todas as nossas obras é o amor. Este é o fim, é para alcançá-lo que corremos, é para ele que corremos; uma vez chegados, é nele que repousaremos.(6)

domingo, 26 de setembro de 2010

Depois da tempestade, sempre vem a calmaria

by on 19:47

Depois de alguns meses sem visitar os frades de Trizidela do Vale, devido alguns problemas, retorno novamente para me encontrar com a nova fraternidade.

A antiga fraternidade passou por algumas dificuldades internas, levando-me tomar certas decisões. E para toda ação existe uma reação, e, as reações por parte de “alguns” membros da comunidade não foram muito agradáveis. Porém, não os julgo e tão pouco os condeno, sei que eles agiram motivados pelo momento que estavam vivendo, não sabendo, portanto, dos reais motivos que me fizeram a tomar decisões que futuramente iriam beneficiá-los.

Se passado alguns meses, aqui estou novamente com a fraternidade de Trizidela do Vale. Pautei esta visita em momentos de avaliação na atual conjectura em que vive a nova fraternidade e respectivamente a paróquia como um todo. E chegamos a seguinte conclusão: tudo voltou a normalidade e a paz reina entre todos.

Agora a única coisa que falta para que a fraternidade fique cem por cento bem é resolver o problema da falta de água. Mas, pude perceber que a fraternidade estar empenhada em resolver esta situação. Frei Jailson é o bombeiro e o jardineiro e todos os dias ao despertar esta é a sua primeira preocupação: água para seus confrades e para aguar o jardim.

Em Trizidela temos um colégio que estar sobre a direção das irmãs Preciosinas. É o único colégio em todo o município e, é totalmente climatizado. Em minha visita pude observar que as irmãs estão fazendo um ótimo trabalho e com projetos encaminhados visando o futuro.















sábado, 25 de setembro de 2010

GALIANA: Um empreendimento que vem dando certo

by on 09:26






















Em recente visita pastoral a todos os frades, reservei um dia para visitar um de nossos empreendimentos que vem dando certo: A Galiana, que fica no município de Trizidela do Vale. Ela foi fundada por frei Raimundo do Vale que no seu projeto inicial serviria apenas para a produção de tijolos.

Com o passar do tempo frei Osvaldo, frei Pascoal e frei Luis Rota com o aval da Província foram dando uma nova dimensão para ela, produzindo não apenas tijolos, mas aproveitando outra parte do terreno para a criação de vacas leiteiras, galinhas, porcos, bodes e a produção de verduras e frutas diversas. Hoje produzimos queijos e após outros investimentos estamos produzindo também arroz, feijão e milho. Além de tudo isso, ainda criamos peixes. E a cerâmica produz além de tijolos, também bloquetes para calçamentos. Todos os produtos colhidos e produzidos na Galiana são destinados para a manutenção dos nossos seminários e para cobrir outras despesas provenientes da Província.

A Galiana é de responsabilidade do Ministro Provincial, mas o gerenciamento é feito por frei Luis Rota. Nos últimos anos já fizemos vários investimentos, tanto em maquinário como em aquisições de outros materiais indispensáveis para a manutenção desse grande empreendimento. O mais novo projeto que fizemos foi o de reflorestamento, onde investimos na plantação de eucalipto, mogno e vários outros tipos de madeira.

Temos aproximadamente 40 funcionários e contamos com uma estrutura grandiosa para corresponder aos desafios de um empreendimento deste porte. Temos tratores caçambas, escavadeiras e até um ônibus.

A minha visita foi de avaliação e de contentamento por esta visão empreendedora que a nossa Província teve em transformar a Galiana neste grande empreendimento. Aproveito para parabenizar frei Luis Rota pelo seu excelente gerenciamento.



























































sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"A VIDA POR UM FIO"

by on 08:36


Nos últimos cinco anos tenho viajado muito, devido as minhas obrigações pastorais frente à Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Para se ter uma idéia: nestes cinco anos já viajei de carro, barco, trem, avião e até de carroça. Quem viaja muito estar sujeito a imprevisto e acidentes. Não conto às vezes que passei por situações difíceis nas estradas da vida, situações estas como: pneu estourado, ondas agitadas, turbulências...e por ai vai a minha lista de contra tempos nas minhas andanças por este mundo afora.

Sei que muitas das vezes tudo foge ao nosso controle e a vida fica por um fio. Quando arrumo as malas para viajar já fico imaginando o que vou encontrar pela frente. Nesta minha última viagem passei por momentos complicados, presenciei três acidentes e quase me envolvia em dois acidentes fatais, mas graças a misericórdia de Deus sair ileso.

Diante de tudo isso, fico pensando na vida e suas fragilidades “a vida por um fio”. Hoje estamos aqui e amanhã já não existiremos mais. Passei algumas noites sem dormir pensando em um acidente que quase me tirou a vida - um caminhão trucado quase me pegou. Logo em seguida presenciei um caminhão que tombou na minha frente e um carro de passeio que saiu da estrada e caiu em uma ribanceira. E saído de Grajaú rumo a Barra do Corda o pneu do meu caro estourou, tive que parar em uma oficina de beira de estrada para consertá-lo. Mas, de todas estas tragédias presenciadas e vividas por mim durantes todos esses dias em que estou viajando a que mais me chocou foi uma que aconteceu na entrada, saído de Tuntum rumo a Pedreiras: presenciei um caminhão passando por cima de um rapaz que pilotava uma motocicleta. Esta cena trágica marcou esta minha viagem. Durmo e acordo, vendo aquele corpo despedaçado na beira da estrada.

Portanto, diante dessa e de tantas outras tragédias que presenciamos diariamente em nossas vidas, podemos perceber que a vida é muito frágil. Os dias passam velozmente. Não nos adianta a segurança, a riqueza e o poder. Estamos sujeitos diariamente aos incômodos, incluindo-se as doenças e a morte. Portanto, devemos viver nossos dias com sabedoria, pois, a vida é uma só, uma única e poderosa oportunidade para realizarmos projetos grandiosos e nobres, capazes de produzir efeitos enriquecedores nos outros e principalmente em nós mesmos.

Por isso, olhe ao seu redor, perceba o reflexo que causa nos demais, perceba como se sente perante os outros e perante você próprio. Faça uma auto-análise de como está vivendo.

Precisamos refletir que vivemos por um fio e que hoje estarmos aqui, mas em um piscar de olhos, não estaremos mais.

Viva a vida ao máximo que puderes, mas com responsabilidade, lembrando sempre que vivemos diariamente “a vida por um fio” .

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Voltando a minha cidade natal e trazendo na mala belas recordações de meu tempo de criança

by on 22:47


Todos sabem que vim de uma pequena cidade que se chama Tuntum. O município foi criado pela Lei Nº 1362, de 12 de setembro de 1955, desmembrado de Presidente Dutra. A palavra Tuntum é onomatopéico, representando o barulho provocado pela queda d’água de um riacho existente na sede. Outros, entretanto, preferem que ele corresponda a estampidos provocados por tiros de revólver, sob o argumento de que, em sua origem, o município foi palco de freqüentes conflitos armados. Há, ainda, uma versão de que a origem do nome deve-se a uma dança de uma tribo indígena que habitava o local, que, ao bater com seus cajados no chão, faziam o som que deu nome à cidade.

Em Tuntum me restaram poucos parentes, mas guardo com muito carinho os meus anos de crianças vividos pelas ruas desta cidade; uma das mais belas recordações é do meu tempo de coroinha e o de vendedor de revistas. Foi neste período que criei o gosto pela leitura. Saia para vender revistas e aproveitava para lê-las é só depois é que saia para oferecer para os clientes. Um dos meus maiores clientes era o vigário cooperador e um dia vendendo revistas na praça da igreja, ele me convidou para ser coroinha. E esta aventura de vendedor de revista e coroinha me fizeram descobrir a minha vocação e hoje sou frade capuchinho e Ministro Provincial pela graça de Deus.

A minha visita a Tuntum foi muito breve, mas aproveitei para visitar as várias atividades da paróquia. Frei Leonardo me apresentou a situação da paróquia e de seus novos projetos. Visitei nosso colégio e também as irmãs que trabalham com projetos sociais. Tudo na paróquia se renova e ultimamente o convento foi totalmente renovado, o antigo noviciado estar passando por uma reforma completa e a fachada da Igreja também estar sendo reformado. Tudo se renova na Paróquia de São Raimundo Nonato em Tuntum e isso me alegra de ver a minha paróquia de infância crescendo e se desenvolvendo a cada dia. Deus seja louvado!



























Fraternidade de Barra do Corda

by on 14:17



Visitar a fraternidade de Barra do Corda é sempre muito bom, pois me faz lembrar da minha infância e do meu tempo de estudante no Colégio Nossa Senhora de Fátima.

Aproveitei os dias que passei na companhia dos frades para fazer algumas visitas pastorais ao Colégio, ao abrigo dos idosos e também ao nosso seminário.

Barra do Corda é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2008 era de 91.027 habitantes. A cidade está localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos Rio Corda e Rio Mearim. O Rio Corda, possui águas claras e frias, enquanto o Rio Mearim possui águas esverdeadas e mornas sendo totalmente navegável a partir da confluência com o Rio Corda.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
A minha visita ao Colégio diocesano, como é conhecido o Colégio Nossa Senhora de Fátima em Barra do Corda foi só alegria. Vendo suas reformas e o progresso que aconteceu nestes últimos anos. Quero agradecer a dedicação de Frei Gentil Gianellini e a colaboração das irmãs Escolares. O Colégio passou por inúmeras reformas e nesta minha visita avaliamos as novas reformas. Temos a alegria de receber cada ano mais alunos e também de presenciar o sucesso de inúmeros alunos que estão passando em concursos e vestibulares. A minha alegria maior foi ao me encontrar com alguns alunos e ouvi deles que são orgulhosos de estudarem em nosso colégio.

































Encontro com Dom Franco Cuter e frei Luis Spelgatti marca a minha visita a cidade de Grajaú

by on 09:50




Já me encontro em São Luis, depois de um mês viajando pelos os estados do Pará, Amapá e Maranhão. Fiquei alguns dias sem postar matérias das minhas visitas em algumas fraternidades do Maranhão, devido a problemas com a internet. Mas, hoje irei atualizar as notícias começando pela fraternidade de Grajaú.

A minha visita a cidade de Grajaú foi marcada pelo encontro com o pároco da cidade, frei Luis Spelgatti e o Bispo da Diocese de Grajaú D. Franco Cuter. Foi uma visita rápida porque os frades que residem em Grajaú e trabalham com o bispo, fazem parte da fraternidade de Barra do Corda.

A cidade de Grajaú estabelecida no centro-sul do estado do Maranhão foi fundada pelo navegador Alferes Antônio Francisco dos Reis, em 29 de abril de 1811 à margem leste do Rio Grajaú local denominado Fazenda Chapada que era de propriedade de Manoel Valentim Fernandes, local mais conhecido como Porto da Chapada. A margem oeste, à época, era habitada pelos índios Timbiras e Piocobjés. Esses índios, no ano de 1814, promoveram uma chacina contra os habitantes da povoação fundada por Antônio Francisco dos Reis, que já contavam com 40 pessoas, das quais, escaparam apenas seis que se encontravam ausentes.

No ano de 1816 os moradores restantes reiniciaram a povoação, dando-lhe o nome de São Paulo do Norte, contando então com um pequeno destacamento de tropas. Em 1817, o então governador do estado mandou fundar no lugar Estrião Grande a colônia Leopoldina, para maior segurança dos habitantes da região, cuja colônia compunha-se de 40 soldados. Pela Lei Provicial nº 7, de 29 de abril de 1835, Pedro da Costa Ferreira, então presidente da província, elevou a povoação São Paulo do Norte à categoria de vila, passando a chamar-se Vila chapada.
Foi da Vila da Chapada que se originou a cidade de Grajaú, a qual, pela Lei Provincial nº 1225, de 07 de abril de 1881, elevou-se à categoria de cidade com o nome de Grajaú originário da tribo dos índios Guajajara que ocupava a margem direita do rio.

Os frades capuchinhos chegaram na região partir de 1896 e só a partir de 1920 se estabelecem definitivamente em Grajaú. Foi criado uma prelazia e entregue aos misionários capuchinhos e hoje temos um bispo capuchinho e três frades trabalhando nesta cidade. Atualmente trabalham com Dom Franco Cuter, frei Luis Spelgatti, frei Lauro e frei João José. A minha visita foi rápida, mas pude observar que frei Luis que exerce a função de pároco, continua empolgdo com o trabalho que vem realizando. Já fez, várias reformas, sendo uma reforma completa no convento, outra reforma na casa paroquial e no centro de pastroral.























quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Setembro: mês da Bíblia

by on 10:32

O mês de setembro é considerado o Mês da Bíblia para a Igreja. O motivo é o aniversário de São Jerônimo, no dia 30. São Jerônimo é autor da tradução latina da bíblia, feita no século IV, e também foi um grande estudioso e apaixonado pela Sagrada Escritura.

Deixemo-nos inundar pela sabedoria que sai da boca de Deus, acolhamos com entusiasmo a boa notícia de Deus anunciada por Jesus, e vamos gritar ao mundo, sem medo, que nas palavras inspiradas de Bento 16, “vale a pena abrir as portas para Jesus, para quem deixa Cristo entrar não se perde nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande”.

Portanto, enriqueçamo-nos mais e mais com o acolhimento da Palavra de Deus, semente que produz frutos na vida dos cristãos, discípulos de Jesus Cristo.

Curiosidades sobre a Bíblia:

• A palavra vem do grego e significa livros.

• O verdadeiro autor da Bíblia é o próprio Deus, que inspira os homens através dos tempos, com o Espírito Santo que transcreve suas palavras e seus pensamentos.

• A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos, sendo obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores e pescadores até renomados reis.

• O Antigo Testamento é composto por 46 livros e o Novo Testamento por 27 livros.

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais