domingo, 29 de agosto de 2010

Visita Pastoral do Ministro Provincial começa nesta segunda feira (30) nas fraternidades

by on 16:50
A Constituição dos frades menores capuchinhos, fala da visita pastoral que os superiores maiores devem fazer a todos os frades: “A visita pastoral dos superiores maiores, prescrita pela Regra e pelo direito comum, concorre muito para a animação da nossa vida e para a união dos frades. O ministro geral visite todos os frades no tempo do seu governo, por si mesmo ou por outros, principalmente pelos definidores gerais. Essa visita seja feita pelos outros superiores maiores em todas as fraternidades de seu território duas vezes no triênio... os outros superiores maiores, solícitos pelas pessoas e pelas obras, aproveitem de boa vontade as oportunidades de se encontrarem com cada um dos frades. Os visitadores estabeleçam uma conversa sincera com todos os frades, tanto em particular como reunidos para um diálogo comum, sobre todas as coisas, quer espirituais quer temporais, que dizem respeito à proteção e promoção da vida dos frades. Procedam com toda a compreensão, adaptando-se aos tempos e às condições das diversas regiões, de maneira que os frades, de boa vontade e com sinceridade, manifestem suas opiniões e busquem em conjunto o que leva a uma perene renovação da vida e ao crescimento da atividade.( Cf. Const. Cap. X, 161-162)

Cumprindo o que diz nossa Constituição, nesta semana darei início a agenda pastoral (canônica) na Província. Antes das visitas, me reuni com os definidores para uma avaliação da carta do Ministro Geral e pontuar alguns assuntos que serão tratados durante as visitas nas fraternidades.



AGENDA DA VISITA PASTORAL DO MINISTRO PROVINCIAL

AGOSTO
:
30 /08-03/09. Belém: Encontro dos Pastoralistas
SETEMBRO:
02-03: Macapá: Visita Canônica ao Noviciado Inocêncio da Berzo e a Paróquia São Pio de Pietrelcina
04: Visita Pastoral a São Jorge e Nova Timboteua
05: Visita Pastoral a Peixe Boi, Primavera e Quatipuru.
06: Visita Pastoral a Capanema
07-08: VisIta Pastoral a Fraternidade de Belém
09-10: Belém – Capítulo Regional
11-12: Visita Pastoral a Fraternidade de Marabá Primavera
13: Visita Pastoral a Fraternidade Açailândia.
15: Visita Pastoral a Fraternidade de Imperatriz.
16: Visita Pastoral a Fraternidade de Porto Franco.
17: Vista Pastoral aos Frades de Grajaú.
18-19 Visita a Fraternidade de Barra do Corda
20. Visita a Fraternidade de Tuntum
21. Visita a Fraternidade de Trizidela do Vale
24. Visita Pastoral a Fraternidade da Cohab
25-26: Visita a Fraternidade do Coroadinho
28-29: São Luis – Capítulo Regional
30. Visita a Fraternidade do Anil
OUTUBRO:
01.Visita a Fraternidade do Carmo
02.Belém: Centenário da Igreja São Francisco de Assis
04. Solenidade do Seráfico Pai São Francisco de Assis
13-14. Barra do Corda: Capítulo Regional de Barra do Corda
19-20. Imperatriz: Capítulo Regional

Dia do Catequista

by on 10:21


Neste quinto domingo do mês vocacional, lembramos dos catequistas. Eles são, por vocação e missão, os grandes educadores específicos da fé na comunidade cristã. Ser catequista é ter consciência de ser chamado e enviado para educar e formar na fé.

Sabemos que há diversidade de dons e de ministérios, mas o Espírito Santo é o mesmo. Existem diversos modos de ação, mas é o mesmo Deus que age em todos e realiza tudo em todos. É assim que nos diz a Bíblia, a Palavra de Deus. Carisma é um dom do alto, que torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades e serviços em vista da evangelização e da salvação.

Todo catequista tem um carisma e recebe este dom, que assume a forma do serviço da catequese na comunidade. É uma graça acolhida e reconhecida pela comunidade eclesial, que comporta estabilidade e responsabilidade. Ser catequista é uma vocação e uma missão. Uma das preocupações fundamentais da Igreja hoje é a formação de seus agentes pastorais. Temos necessidade de muitos e santos evangelizadores.

A vocação é essencialmente eclesial e está destinada ao serviço e ao bem da comunidade. A Igreja, como assembléia dos vocacionados à santidade, tem o compromisso e o dever de preparar adequadamente, seus filhos e filhos, para que realizem, com fé, amor e eficácia, o projeto de evangelização. Pela catequese a Igreja contribui para que cada batizado cresça, amadureça e frutifique sua fé. Sabemos que uma das tarefas mais importantes da Igreja é ajudar cada um a encontrar seu projeto de vida, a perceber o chamado de Deus.

Catequistas bem preparados e cheios do Espírito de Deus podem trabalhar a dimensão vocacional no conteúdo e na metodologia da catequese, de forma que ela favoreça o despertar vocacional e o engajamento eclesial. Na própria formação dos catequistas deve-se contemplar a dimensão vocacional. Apoiar e incentivar os catequistas. Que riqueza imensa ter na comunidade muitos e santos catequistas. Com seu empenho e compromisso contribuem também para a preparação das novas gerações de batizados. Eles são pais, mães, irmãos, irmãs, amigos, das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos. Estabelecem relações de amizade e afeto, de confiança e credibilidade.

Através dos catequistas a Igreja expressa sua missão de anunciar a pessoa de Jesus e o seu Reino. Hoje é dia de rezar por esses homens e mulheres que, apesar de todos os outros compromissos familiares e profissionais, com gratuidade se doam ao serviço da catequese. Devemos a eles muito do que somos e vivemos como cristãos. Todos nós tivemos um dia um catequista, a começar de nossos próprios pais. Vamos apoiar e encorajar os catequistas e as catequistas e vamos rezar para que continuem sendo abençoados por Deus e vivam com fé e amor a vocação e missão recebida.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

FSFS - Fraternidade Sacerdotal Franciscana Sacular realiza encontro

by on 15:21

Alguns anos atrás, Frei João de Deus, fundou um movimento franciscano para acompanhar os padres Diocesanos que desejavam viver a espiritualidade franciscana. Este movimento se chama Fraternidade Sacerdotal Franciscana Sacular - FSFS. Hoje ela conta com um bom número de padres de quase todas as dioceses do Maranhão. E em períodos alternados do ano, eles se reúnem para realização de encontros de aprofundamento e espiritualidade franciscana.

Nos dias 24 a 26 de agosto, realizou-se em São Luis, na praia do Araçagi, um encontro da FSFS. O mesmo foi assessorado por Frei Antonio Macapuna e teve como tema central “A vida Sacerdotal na visão da espiritualidade franciscana”.
O encontro deste mês contou com a presença de poucos participantes, mas teve um momento solene na celebração eucarística, onde dois sacerdotes diocesanos professaram na Ordem Francisca Secular, foram eles: Padre Sergio Lelmeti e Padre Benedito Ferreira.

Aproveito, este momento para agradecer o trabalho prestado pelos meus confrades, Frei Antonio Macapuna e Frei João de Deus, junto aos padres diocesano. E dar as boas vindas aos novos padres diocesanos que se juntam a nós nesta grande família Franciscana. PAZ BEM!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Missionários Capuchinhos em Cuba: Uma nova história sendo redesenhada com final feliz

by on 17:55

A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, nasceu graças ao trabalho de abnegados e santos missionários. Em carta recente do Ministro Geral enviada a Província ele nos diz: “... queremos incentivar esta Província a assumir com maior empenho e vigor a ajuda aos missionários na missão que a Ordem mantém em Cuba...”. Seguindo este conselho, assumimos em nosso último Capítulo a missão em Cuba. No começo tivemos algumas dificuldades, principalmente por parte de alguns frades que achavam que este projeto era algo pessoal do provincial. Mas, com o passar do tempo as coisas foram mudando. Para que isso acontecesse três coisas contribuíram para o entendimento dos frades em relação à missão de Cuba: a primeira foi à visita do Ministro Geral em nossa Província, onde ele abordou a importância desta missão; a segunda foi a Carta Circular enviada por ele sobre a Missão; e a terceira foi o Congresso dos formandos sobre a missão.

Nossa Província tem suas dificuldades, mas estamos empenhados a dar andamento a este projeto. No momento temos quatro frades em Cuba e, em janeiro de 2011, estaremos enviando mais dois frades. Seis frades em Cuba até janeiro de 2011! Este foi o compromisso assumido com a Cúria Geral.

Nestes dias recebi um comunicado dos nossos missionários que estão em Cuba, informando que entre os dias 26 a 29 de agosto eles estarão proporcionando um encontro vocacional. A notícia me deixou muito feliz. Sinto que a nossa presença em Cuba começa a ser redesenhada com este encontro vocacional, dando inicio a um novo capítulo em nossa história.

Temos uma história em Cuba regada a martírios e perseguições, e nestes últimos tempos quase que a nossa presença desaparecia. Mais somos otimistas e temos fé! E acreditamos que com a presença de jovens missionários, esta história pode ser redesenhada em tons multicoloridos de paz e fraternidade. E um dos caminhos para que isso venha acontecer é o surgimento de vocações cubanas. Este encontro é exatamente o primeiro passo de uma nova história e dessa vez com um final feliz para a nossa Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.
















segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"Só Deus basta. Quem encontrou a Deus, encontrou tudo", diz Papa

by on 13:56
"Só Deus basta. Somente Ele satisfaz a fome mais profunda do homem. Quem encontrou a Deus, encontrou tudo. As coisas finitas podem dar vislumbres de satisfação ou alegria, mas somente o Infinito pode preencher o coração humano", destaca Bento XVI.

As afirmações do Papa fazem parte da mensagem enviada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, em nome do Pontífice, aos organizadores e participantes da 31ª edição do Meeting per l’Amicizia tra i Popoli [Encontro para a Amizade entre os Povos]. O evento acontece em Rimini (Itália) entre 22 e 28 de agosto, com o tema "Aquela natureza que nos impulsiona a desejar grandes coisas é o coração".

"Todo o homem percebe que exatamente na realização dos desejos mais profundos do seu coração pode encontrar a oportunidade de se realizar, de se satisfazer, de se tornar verdadeiramente a si mesmo. O homem sabe que não pode satisfazer sozinho as suas próprias necessidades", salienta a mensagem, ao destacar o tema do encontro.

O texto lembra, a seguir, que o tema do Meeting destaca que nem tudo é objetivo final do coração humano, mas apenas as grandes coisas. "O homem é frequentamente tentado a se apegar às pequenas coisas. [...] Deus veio ao mundo para despertar em nós a sede das 'grandes coisas'", afirma.

Ao destacar um comentário de Santo Agostinho acerca do relato evangélico do encontro entre Jesus e a mulher samaritana (cf. Jo 4, 5-42), a mensagem de saudação de Bento XVI indica: "Deus tem sede da nossa sede por Ele. O Espírito Santo, simbolizado pela 'água viva' de que falava Jesus, é exatamente aquele poder vital que sacia a sede mais profunda do homem e lhe dá a vida total, aquela vida que ele busca e espera sem saber".

sábado, 21 de agosto de 2010

Quarto Domingo do mês vocacional: dia dos ministérios leigos

by on 20:11

Neste domingo (22) lembramos dos ministérios leigos. Estes são, por vocação e missão, os grandes educadores da fé na comunidade cristã por meio de sua vida no dia-a-dia.

Na Igreja do Brasil temos um número muito grande de leigos. São homens e mulheres que, cientes de sua responsabilidade cristã, assumem o serviço à Igreja para testemunhar com a própria vida a pessoa de Jesus e o seu Evangelho. Os ministérios dos leigos auxiliam na maturidade da fé dos cristãos, na vivacidade e no testemunho da Igreja. Os ministérios leigos vivem o batismo como a convicção de que o seguir Cristo significa seguí-lo em tudo .

Uns fazem questão de proclamar em alto som que são católicos , porque se batizaram , fizeram a primeira eucaristia , se crismaram e até se casaram no religioso. Para ser católico não basta receber os Sacramentos, mas é preciso vivê-los. Os leigos que servem a Igreja com seus ministérios desempenham um papel vital na concretização do reino de Deus.

O próprio leigo há de primar pela sua fé com o testemunho de vida. Leigo como ministro é aquela pessoa que, com seus ensinamentos teóricos e práticos, vive sua fé como testemunho de vida.

Saudamos nesse dia a todos os LEIGOS que escolheram servir à Comunidade.
Obrigado por tanto bem que realizam.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESCOLA DIVINO MESTRE NO ANIL RECEBE VISITA DO MINISTRO PROVINCIAL

by on 08:26



A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo neste ano, estar completando onze anos de sua ereção canônica. Estamos dando os primeiros passos e uma de nossas principais preocupações é o nosso engajamento em ações sociais. Somos gratos pela herança e o exemplo que nos foi deixado pelos frades lombardos.

Estamos presentes em três Estados e em quase todas s paróquias em que nos encontramos, sempre temos algo nesta dimensão.

Reconhecemos que nossa maior força é concentrada nos trabalhos paroquiais, mas em quase todas as nossas paróquias os frades estão empenhados em ação social. Reconhecemos que essas ações poderiam ser mais abrangentes, mas ainda nos falta experiência neste campo, principalmente pelas complicações da legislação brasileira. O Governo Provincial está engajado em dar continuidade à herança que recebemos dos nossos antigos missionários.

Este trabalho social é distribuído em várias áreas:

1- ABRIGO DE IDOSOS - ASILOS
Existem três abrigos que acolhem pessoas idosas. Para esta pastoral, contamos com a colaboração de três frades.

2- CENTRO DE ENSINO EDUCACIONAL
Temos quatro escolas, e três frades estão na administração pedagógico-financeira delas.

3- CLÍNICAS E AMBULATÓRIOS
Atualmente, temos cinco ambulatórios, e somente três frades estão à frente dos trabalhos no setor administrativo. Temos ainda um hospital, o qual foi cedido a terceiros por conta das dificuldades encontradas em administrá-lo. Estamos buscando meios na tentativa de reverter este quadro para que, quem sabe em um futuro próximo, a Província venha a ter condições de assumir mais esta pastoral em prol da população.

4- PÃO DE SANTO ANTÔNIO OU REFEITÓRIO DOS POBRES OU MESA DOS POBRES
Temos cinco casas com esta denominação. Sua função é alimentar pessoas carentes que vivem à margem da sociedade. Temos dois frades exclusivos só para este trabalho. Mas, no geral, as casas são administradas pelos frades de suas respectivas fraternidades.

5- LAR PARA JOVENS
Em São Luís, temos duas casas que abrigam moças carentes vindas do interior do Maranhão para estudarem e cursarem uma faculdade. No momento, porém, devido aos problemas econômicos, só uma está funcionado.

6- PROJETO DE ADOÇÕES À DISTÂNCIA – CRECHES
Muitos frades estão envolvidos neste projeto. Só aqui em São Luis temos cinco escolhinhas com este objetivo e mais recentemente assumimos através da paróquia do Anil e do seu pároco frei Gilson Mariano a Escola Divino Mestre. Ela foi fundada por frei Franco Cuter quando era pároco do Anil e depois entregue a comunidade e transformada em uma associação de moradores. Atualmente devido problemas de ordem administrativa e financeira vem passando por algumas crises, por esta razão resolvemos intervir para não deixar que este projeto caia no descrédito e acabe fechando suas portas por falta de ajuda.

Ontem fiz uma visita e estou de certa forma feliz de ter verificado a dedicação de frei Gilson Mariano com este trabalho e a colaboração de um grupo de voluntários italianos que estão nos ajudando a dar uma nova dimensão ao projeto.
























terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri

by on 15:16

O tema da JMJ 2011 será ''Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé'' (Col 2, 7).

Contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011. O evento acontecerá em Madri, capital espanhola, e terá início daqui a exatamente um ano, entre os dias 16 e 21 de agosto. São esperados cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo.

Para marcar a data, a organização do encontro lançou uma nova campanha, com vídeos promocionais, e novidades para quem deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade - iniciativa que pretende viabilizar a participação de jovens de países economicamente desfavorecidos na JMJ.

sábado, 14 de agosto de 2010

Dia do Religioso

by on 18:13


A Festa do Dia do Religioso e da Religiosa é celebrada no terceiro domingo de agosto, por ocasião da Festa Litúrgica da Assunção de Maria, Aquela que foi um modelo perfeito de todos os que dizem sim. Os Religiosos são homens e mulheres chamados por Deus para seguir Jesus Cristo numa doação total de si mesmos.

Esta vocação é respondida na Igreja por pessoas que se consagram a Deus através dos votos de pobreza, castidade e obediência. Estão ligados às muitas Congregações Religiosas, Ordens, Institutos e Sociedades de Vida-Apostólica. São Irmãos e Irmãs que testemunham com a própria vida o amor de Deus pela humanidade. São sinais visíveis de Jesus no meio do povo.

A vida religiosa é a intensificação mais séria, feita por alguns homens e mulheres tocados pelo Espírito Santo, da experiência com Deus. A fim de demonstrar a profunda dependência de Deus, não possuem nada em nome pessoal; vivem a castidade, entregando sua vida para construção do reino e estão plenamente disponíveis à ação divina e às necessidades da Igreja. São dom para a Igreja e um sinal de amor para o mundo. São consagrados a Deus para servi-Lo e para servir aos irmãos que são as criaturas amadas do Pai.

Pela Festa dos Religiosos, expressamos toda a nossa imensa gratidão a todos os que se deixaram ser transformados em generosidade e disponibilidade no Amor do Pai a todos nós. Deus Amor lhes conceda todas as Graças necessárias para perseverarem sempre no amor e na doação!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Um dia de devoção em São Paulo, antes de retornar a São Luis

by on 09:56

Estive quase uma semana em São Paulo e esta viagem não foi a passeio, mas de acompanhamento a um frade que iria se submeter a uma cirurgia. Graças a Deus a cirurgia transcorreu muitíssimo bem, por isso aproveitei o meu último dia na grande São Paulo para fazer algumas visitas devocionais, antes de retornar a São Luis

O primeiro lugar a ser visitado foi a Catedral de São Paulo ou Catedral da Sé, que fica na Praça da Sé, no centro de São Paulo. Fiquei encantado com sua beleza e aproveitei para rezar um pouco diante do Santíssimo Sacramento que estava exposto em uma capela ao lado do altar principal. Depois visitei o Mosteiro de São Bento dos monges beneditinos e me recordei que foi lá que o Papa Bento XVI ficou hospedado quando visitou o Brasil.

Depois em companhia da irmã do meu amigo Ricardo Barhum, a senhora Dinda, visitei a igreja do Mosteiro da Luz, onde se encontra o túmulo de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, OFM, mais conhecido como Frei Galvão, falecido a 23 de dezembro de 1822. Primeiro santo nascido no Brasil. E foi canonizado pelo papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil (São Paulo) em 11 de maio de 2007. Esse túmulo é visitado diariamente por seus inúmeros devotos, que sobre ele deixam os pedidos e as flores de agradecimento pelas graças alcançadas. No mosteiro recebemos as pílulas sagradas de frei Galvão e nos prolongamos em oração ao lado de seu túmulo. Foi uma experiência maravilhosa e de profundo significado para mim.

Depois fomos visitar o Santuário de São Judas Tadeu, um dos santos de minha devoção. Todas as vezes que venho a São Paulo, se encontro tempo sempre dou uma passadinha por lá. Neste último dia em São Paulo ao chegar à Igreja, procurei me apresentar e pedir permissão para concelebrar e ao procurar os meus documentos para apresentação tomei um susto – nada tinha trazido que me identificasse como frade-padre. Mesmo assim me apresentei e depois de algumas perguntar fui aceito e até convidado a presidir a celebração. Fiquei muito agradecido e como um devoto, junto com outros devotos, vivi momentos significativos nesta celebração eucarística. Foi realmente um dia de devoção na grande São Paulo e agora volto a São Luis e retorno minhas atividades, mais reabastecido espiritualmente. Deus seja Louvado!













































quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Salve Santa Clara!

by on 08:01

Canção a Irmã Clara

Irmã Clara, ternura dos pobres,
Dos pequenos irmãos de JESUS,
Fez da vida uma oferta singela,
Trouxe ao mundo caminho de luz.

(Refrão) Irmão vento, que vais,
Pelo mundo levar,
Paz e bem aos irmãos,
Vem conosco cantar.
Irmão Sol, irmã lua,
Cantai, com amor,
Irmã Clara, entoai,
Aleluia ao SENHOR!

Irmã Clara de nome e de alma,
Luz que emana sinais do SENHOR,
Vem mostrar-nos caminhos que chegam
Junto ao PAI fonte plena de Amor.

(Refrão) Irmão vento, que vais ...

Irmã Clara seguindo Francisco,
Quis em tudo Francisco imitar,
Tal paixão pela causa do Reino,
Vem a Igreja feliz celebrar.

(Refrão) Irmão vento, que vais ...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Fim de semana em São Paulo

by on 16:57






Após as 48horas da cirurgia de frei Gilson Mariano, tudo caminha conforme o diagnóstico dos médicos e isso me tranqüiliza muito.

No sábado à noite a convite do Ministro Provincial dos frades capuchinhos de São Paulo, fui para a profissão perpétua de quatros jovens frades na cidade de Santo André, foi uma bela celebração, cheia de emoção, aprendi algo de novo que levarei para a nossa Província Nossa Senhora do Carmo.

No domingo pela manhã, depois das 10h convidei frei Gilson para pegar um pouco de sol e fazer uma caminhada na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e na Avenida Paulista. Na Paulista aproveitamos para visitar MASP (Museu de Arte de São Paulo).

À noite frei Silvio que estava visitando um irmão que reside na baixada santista veio no convento para visitar frei Gilson e aproveitamos para celebrarmos juntos a missa na igreja Imaculada Conceição dos frades capuchinhos. Após a celebração saímos para jantar em um restaurante chinês. Foi um jantar regado a uma comida exótica, mas frei Gilson devido ao seu estado de saúde preferiu uma comida leve. Aproveitamos o momento para nos confraternizar e falar um pouco dos desafios da província.

Nesta segunda-feira (9) passaremos o dia no hospital, primeiro para tirar o dreno e depois para avaliação dos médicos. Em resumo: tudo vai bem com frei Gilson e louvado seja Deus.













domingo, 8 de agosto de 2010

De volta para casa...

by on 11:19


Depois de dois dias no hospital, acompanhando a cirurgia e o pós-operatório de frei Gilson Mariano, estamos de volta ao convento dos frades em São Paulo.

Sábado (7), pela manhã ele recebeu os curativos necessários, foi avaliado pelos médicos e antes do meio dia recebeu alta. Enfim, estamos de volta ao convento. Ele deverá permanecer por mais alguns dias em São Paulo para uma avaliação médica devido o dreno que foi colocado em sua garganta.

Agradecemos a todos que nos acompanharam com orações e se Deus quiser na semana que vem estaremos de volta a São Luis do Maranhão.

sábado, 7 de agosto de 2010

Frei Gilson Mariano faz cirurgia no Hospital do Câncer em São Paulo

by on 09:37




Sexta-feira (6), um dia tenso para mim e para frei Gilson Mariano. Chegamos às 7h da manhã no hospital do Câncer em São Paulo, para os preparativos da cirurgia que ele iria se submeter às 10h, mas tivemos a notícia da administração que o plano de saúde não havia autorizado a cirurgia, ou seja, ou pagávamos uma quantia bem razoável ou a cirurgia não seria realizada pelo o plano. Corrermos atrás para ver o que tinha acontecido e somente às 11h é que veio a notícia da liberação.

Às 13h ele foi levado para o centro cirúrgico, onde uma equipe entre médicos enfermeiros e instrumentista o aguardava. A cirurgia demorou mais de três horas. Para quem espera tudo parece uma eternidade, o tempo não passa e nenhuma notícia nos é dada. Somente às 5h da tarde um dos médicos que participou da cirurgia nos informou que tudo havia ocorrido bem e que frei Gilson ficaria ainda um tempo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para recuperação do processo da anestesia geral e logo após esse tempo seria levado para o quarto.

Estamos tranqüilos quanto a sua recuperação e vamos esperar às 48h para ver como ele vai reagir a todo esse processo.

Deus nos abençoe neste momento de recuperação de frei Gilson e vamos continuar rezando. Amém e Aleluia!



























quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Frei Gilson Mariano chega a São Paulo acompanhado do Ministro Provincial para realizar procedimento cirúrgico

by on 22:49
Na madrugada desta quinta-feira (5) viajei com frei Gilson Mariano para a cidade de São Paulo, onde ele se submeterá a uma cirurgia de garganta. Ao chegarmos ao aeroporto de Congonhas uma amiga dele já nos aguardava para nos levar até o Convento Imaculada Conceição, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, pertencente aos frades capuchinhos e sede do Ministro Provincial de São Paulo.

Nosso primeiro impacto foi com o frio que estar fazendo na capital paulista e aproveitamos o período da manhã pra comprar agasalhos. Após o almoço no convento, saímos para o Hospital do Câncer. Ao chegarmos ao hospital, outra amiga de frei Gilson que trabalha no hospital já estava a nossa espera e nos acompanhou durante toda tarde. Frei Gilson recebeu alguns exames que já tinham sidos feitos anteriormente e foi recebido pelo anestesista que acompanhará na sua cirurgia que acontecerá nesta sexta-feira (6).

Tive uma conversa reservada com o médico que irá realizar a cirurgia. Queria saber dos riscos, o procedimento cirúrgico e o cuidado pós-operatório. A conversa foi bastante positiva e o médico me tranqüilizou ao falar que as chances de recuperação de frei Gilson são boas. Voltamos ao convento já à noite e amanhã muito cedo estaremos de volta ao hospital, porque a cirurgia, se tudo andar conforme o planejado deverá ocorrer às dez horas da manhã.

Convido todos os frades de nossa província e amigos de frei Gilson que faça uma oração para que tudo ocorra conforme a vontade de Deus. E, logo que eu tenha em mãos o primeiro boletim médico, divulgarei neste blog. Amém e Aleluia!



























Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais