sexta-feira, 30 de julho de 2010

PEDOFILIA SÓ VIRA NOTÍCIA QUANDO LIGADO A SACERDOTES

by on 23:24

A pedofilia somente é notícia quando está ligada aos sacerdotes, denuncia um dos protagonistas na luta contra esse crime, monsenhor Fortunato Di Noto.
Este sacerdote fundou uma associação que há mais de 20 anos luta pela tutela da infância contra a pedofilia, pornografia infantil e exploração sexual. Ele também é assessor de órgãos internacionais, inclusive agências da ONU.

A associação (Associazione Meter Onlus) realiza seu trabalho não só de forma repressiva mas também prevenindo e educando. Criou na Itália 15 centros de acolhida, formou 300 agentes para a defesa da infância, por meio da supervisão da internet e colaboração com as forças da polícia.

Como explica o sacerdote, a pedofilia é um crime, mas também uma máquina de fazer dinheiro, com uma promoção própria, que movimenta cifras de mais de 13 milhões de euros por ano e um total de mais de 200 mil menores envolvidos e abusados, entre os quais bebês de poucos dias até dois anos de idade.

Contudo, destaca Di Noto, grande parte da imprensa se escandaliza somente pelos sacerdotes pedófilos e não por este fenômeno de enormes proporções.

“O mais impressionante é que foi falado de pedofilia do clero mas não se fala, por exemplo, da pedofilia como fenômeno mundial. E o fenômeno mundial dos absuso sexuais está diante os olhos de todos”, afirmou o sacerdote a H2onews.org.

“O que me impressiona, e faz diferença, é que a mídia, provavelmente dirigida por lobbys da comunicação, quis falar mais disto e não da gravidade e da criminalidade contra as crianças, da gravidade da exploração sexual dos menores, da gravidade do turismo sexual infantil, da gravidade da venda de crianças e da gravidade da violação de crianças. Esta é a demonstração visível e espetacular de como alguns meios de comunicação, movidos por alguns lobbyes de pensamento, comunicam, às vezes, notícias falsas, não verificadas ou ainda manipuladas.”

Para o fundador da associação contra pedofilia, é preciso ter uma maior responsabilidade e atenção por parte dos pais e também mais atenção perante a difusão da pedofilia nas principais redes sociais.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Construindo laços de família e recordações para o futuro

by on 12:07






Dia 24 de julho realizei um jantar de confraternização em agradecimento à vida dos membros da família Araújo que fazem parte da segunda geração. Nesse jantar estiveram presentes quase todos os meus sobrinhos e sobrinhas, exceto os que moram em outros estados e os que não puderam estar por força maior. Este encontro aconteceu em um restaurante italiano, por nome Vercelli em Brasília. Esta noite memorável foi regada a base de massas e muita alegria, afinal “estamos construindo laços de família e recordações para o futuro”.

Minha expectativa era de que aquele momento ficasse gravado para sempre em nossas memórias como um dia memorável. Um dia a ser lembrado com saudades e quem sabe ser repassado e revivido pela terceira geração dos Araújo, afinal alguns dos meus sobrinhos já estão com filhos que darão continuidade a nossa família.

Iniciei a noite discursando sobre os objetivos daquele encontro, falando da importância que ele representava para nossas vidas. Momentos únicos que o tempo jamais apagaria.

Levantei a taça de vinho e fiz o primeiro brinde ao meu sobrinho mais velho Joerbson que se casou no dia dez de julho com a mais nova integrante da família Araújo, Kamilla Rodrigues Pereira Araújo. O segundo brinde foi oferecido aos aniversariantes do mês de Julho: Hallyson, Ítalo e Sabrina. E o terceiro brinde foi para minhas sobrinhas, para as esposas, noivas e namoradas dos meus sobrinhos e aproveite para oferecer a cada uma delas uma rosa vermelha, creio que este tenha sido o momento mais sublime da noite.

Enfim, há muito tempo planejava me reunir com meus sobrinhos e sobrinhas e consegui realizar mais esse desejo. Em meu blog fiz uma citação na matéria que faz referência ao meu aniversario ressaltando a minha disposição em viver e conviver mais com meus familiares. Creio que o eixo de tudo seja Deus e a família. A minha dedicação a Deus é incontestável, tenho certeza que sonhei o sonho de Deus e me dediquei de forma ímpar a suas obras nesta terra. Continuarei sim a me dedicar, porém faz-se necessário uma aproximação maior com meus familiares, nesses últimos meses sempre que tenho um momento de folga dos meus inúmeros compromissos relacionados à Igreja tento estar junto a eles.

Família é a principal base. Por mais que pensemos ser auto-suficientes quando as coisas apertam, no menor sinal, recorremos a eles que é fruto dos nossos princípios, da nossa índole, dos nossos valores. Família sempre nos lembra momentos como o de ontem, lembra almoço na casa da avó, da tia, da mãe.

Família pode-se definir por um apurado grupo de pessoas aptas a difundir estabilidade, segurança, atenção e carinho a uma pessoa. São aquelas pessoas que fazemos um contato quando precisamos de um abraço, aqueles com quem dividimos nossa vida e que em meio as dificuldades nos auxiliam sempre com a convicção de que não estamos desamparados.

À noite ao lado dos meus sobrinhos e sobrinhas me fizeram refletir a importância da família, não que eu não soubesse o quanto a família é importante, mas o amor e o companheirismo e principalmente a lealdade que meus sobrinhos e sobrinhas demonstraram me fizeram entender que não há no mundo nada melhor que estar junto da nossa gente. Confesso que a minha alegria naquele momento foi inexplicável, estou radiante! Estar ao lado deles, cheios de entusiasmos e sonhos, me fez despertar a coragem para novos desafios. A energia da juventude é contagiante - quanta positividade eles tem - o otimismo e a virtude estão intrinsecamente ligados à fé, estar junto deles trouxe vigor a minha alma.

Pude constatar que o lema dos Araujo é: viver intensamente, construindo laços de família e boas recordações para o futuro! O mais é resto. Oxalá que Deus sempre proteja minha família.






































































quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nova Diretoria da CRB Nacional toma posse em Brasília

by on 18:56


O encerramento da XXII Assembléia e a tomada de posse da Diretoria da CRB Nacional aconteceram durante a Celebração Eucarística na Paróquia Santo Antonio de Brasília – DF e foi presidida por Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, que abençoou solenemente os membros da nova diretoria da CRB Nacional e e destacou a importância da Vida religiosa na evangelização da Igreja.

A diretoria que assume o triênio de 2010 a 2013:

1- Presidente Nacional, Ir. Márian Ambrósio
2- Alfonso Carlos Palácio Larrauri
3- Inácio Nestor Etges
4- Ir. Ivoneide Viana de Queiroz,
5- Jardelino Menegat

6- Pe João Geraldo Kolling
7- Ir. Lourdes Oro
8- Ir. Maria Bernardete Gonçalves de Paula
9- Ir. Marlene Rodrigues de Oliveira
10- Frei Moacir Casagrande
11- Ir. Luzia Góes dos Santos

Conselho Superior
01- Antonio Ramos de Moura Neto
02- Frei José Rodrigues de Araújo (Frei Rodrigo)
03- Luis Carlos Meneghett
04- Maria Carmelita de Lima Conceição
05- Maria José Mendes dos Santos
06- Virma Barion
07- Maria Augusta de Oliveira

Conselho Fiscal
01 – Ademar Tramontin
02 – Leonarda Reis Veiga
03 – Marco Biaggi
04 – Maria da Penha Helmer
05– Waldemiro José Schneider

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um dia de eleição na XXII Assembléia da CRB

by on 21:04


Hoje no terceiro dia da XXII Assembléia da CRB, tivemos a Celebração da Missa presidida pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa na paróquia Santo Antônio, que fica na Asa Sul, em Brasília. O secretário saudou os 512 religiosos e religiosas que participam do encontro desde segunda-feira, 19.

A Assembléia da CRB prosseguiu hoje com trabalhos em grupo para a escolha de prioridades para o triênio 2010-2013. E pela manhã, foram anunciados os nomes dos dez membros eleitos para compor a diretoria nacional da entidade. E no final da tarde, foram eleitos também os membros dos Conselhos Superior (7 pessoas) e Fiscal (5 pessoas).

Eu fui reeleito para o Conselho Superior para o triênio de 2010-2013; dos 374 votos eu obtive 283. Fiquei bastante surpreso com essa expressiva votação e rogo a Deus que eu possa continuar correspondendo de forma positiva a esta função que mais uma vez me foi confiada pela CRB Nacional.










terça-feira, 20 de julho de 2010

Irmã Marian Ambrosio é reeleita Presidente da CRB Nacional

by on 20:40
O segundo dia da XXII Assembléia Geral Eletiva da CRB teve início com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Esmeraldo e logo após a celebração os trabalhos foram retomados com a apresentação de um vídeo contendo um relatório das atividades da CRB Nacional ocorridas nesse triênio.

A primeira parte da manhã foi encerrada com uma prévia da eleição para presidente da CRB Nacional, onde foi reeleita a Irmã Márian Ambrósio como Presidente com 349 votos num total de 380 eleitores.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

XXII Assembléia Geral Eletiva da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil)

by on 21:19

Cheguei ontem à noite em Brasília para participar da Assembléia Geral Eletiva da CRB. O encontro teve inicio na tarde desta segunda-feira (19), no Colégio Santo Antonio e irá até o dia 22 (quinta-feira). No primeiro dia tivemos a presença de mais de 500 religiosos (as) e a expectativa é que este número aumente amanhã.

A abertura do encontro foi feita pela presidente da CRB, Irmã Márian Ambrósio, que saudou os participantes, nominando os vários grupos presentes. Realizada a cada três anos, a Assembléia da CRB tem como tema este ano: “de olhos fixos em Jesus” e traz, entre seus objetivos, o de “avançar no processo de reflexão sobre a Vida Religiosa Consagrada hoje e vivenciar e testemunhar a comunhão e a esperança”.

Os pontos a ser discutido este ano são três: indicar o horizonte e as prioridades para o próximo triênio; eleger o novo conselho para cumprir as funções exigidas pela CRB e dar início a um processo de busca de novo modelo de organização e gestão.





domingo, 18 de julho de 2010

Testemunhando uma grande decisão!

by on 18:34




A cada minuto de nossas vidas temos uma decisão a ser tomada, seja ela planejada ou não. E por mais simples que seja essa decisão, ela vem sempre acompanhada de alguma conseqüência para o futuro. Decisão de hoje, futuro de amanhã!

Às vezes é bom poder contar com alguém nos momentos de uma importante decisão, mas não devemos nos esquecer que cada um de nós individualmente deverá tomar as suas próprias decisões. E nessa incerteza se tomaremos a decisão certa ou errada é que a nossa vida pessoal caminha. Portanto, o conselho que dou é: nunca deixe que os outros tomem uma decisão por você. Assumir o sofrimento por uma decisão tomada por você é uma coisa, agora tomar uma decisão ditada por outra pessoa é muito complicado, porque na maioria das vezes ela vem acompanhada de um sentimento de culpa, fracasso e arrependimento, por ter nos deixado levar pela a cabeça de outra pessoa, quando na realidade deveríamos ter ouvido a nossa intuição e o nosso coração.

Ontem (17) estive em Imperatriz e testemunhei uma grande decisão, tomada por minha afilhada de consagração, Juliana e Fabiano. Os dois decidiram se unir pelos laços sagrados do matrimônio. E aproveitei a celebração para fazer esta reflexão sobre as grandes decisões que tomamos em certo momento de nossas vidas. Cada decisão sempre vem acompanhada de uma motivação. Portanto, a motivação maior para decisão de Juliana e Fabiano foi o AMOR. São Paulo nos diz em I Coríntios 7, que: “o amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

E com esta certeza, quero clamar a Deus pela a vida de minha afilhada Juliana e a de seu marido Fabiano para que esta motivação AMOR os ajude a superar toda e qualquer dificuldade que eles venham a ter no seu caminho de vida a dois. Como diz Vinicius de Moraes “Que não seja eterno, posto que és chama, mas que seja infinito enquanto dure”.































HOSPITALIDADE É UM GESTO SAGRADO

by on 10:02
MARTA e MARIA acolhem Jesus em sua casa. (Lc 10,38-42)

A Hospitalidade sempre foi um gesto sagrado... Abrir a porta da casa, mas também os ouvidos e o coração, para dar a nossa atenção a quem vem a nosso encontro.Durante o diálogo, Maria permanece em silêncio, sinal de interiorização da Palavra de Deus.
- Marta acolhe em sua casa um AMIGO muito querido...
- Maria acolhe o MESTR que tem palavras de Vida...
- Paulo hospeda o REDENTOR, que redime os homens...
- Abraão acolhe naqueles viajantes o próprio DEUS...

- MARTA preocupa-se com os trabalhos para acolher bem o visitante em sua CASA.
- MARIA, SENTA-SE aos pés do Mestre e acolhe a Palavra de Jesus em seu CORAÇÃO...
Duas formas sinceras de acolher... mas diante da reclamação de Marta, Jesus afirma que a atitude de Maria lhe era mais agradável, pois a escuta da sua palavra é o ponto de partida na caminhada da fé.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Voltando as raízes....

by on 14:31


Visitar o Santuário de São Francisco das Chagas em Juazeiro do Norte (CE), para nós da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo foi uma emoção incalculável. Este templo dedicado a São Francisco das Chagas foi construído pelos frades lombardos em 1950, com doações do povo de Juazeiro e ajuda vinda da Europa; sua torre tem 53 metros de altura. A imagem de São Francisco, que se encontra no altar-mor, foi esculpida em Gênova, Itália; a praça na frente do santuário é uma réplica da praça de São Pedro, no Vaticano, e tem capacidade para acolher 50 mil pessoas; é considerado o maior e mais belo templo católico do Nordeste brasileiro.

Todo esse monumento arquitetônico construído por nossos antecessores foi entregue anos mais tarde para os frades da Província São Francisco das Chagas do Ceará.

Aqui passaram inúmeros frades de nossa Província e o arquiteto desta obra magnífica foi frei Francisco Chiaravale e frei Jesualdo que também deu a sua contribuição. Ainda hoje frei Jesualdo é lembrado por muitos romeiros. Neste santuário ele pregou inúmeras vezes com frei Damião. E hoje (15) tive a graça de visitar este santuário e participar da hora da Graça. A Igreja estava lotada e também a praça e no final fiz uma saudação aos romeiros presentes na celebração.










quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pedindo as bênçãos de “Padim Ciço”

by on 21:05

Estes dias visitando o Ceará junto com os definidores da Província, tiramos um dia para visitar Juazeiro do Norte. A cidade de Juazeiro é a segunda cidade mais importante do Ceará e uma das principais cidades da região nordeste. A lembrança do Padre Cícero está presente em todo o município desde escolas, estabelecimentos comerciais, ruas, praças, museus até no nome de muitos juazeirenses batizados de Cícero, Cícera, Romão, Romana, Batista etc. Todos os anos, milhões de romeiros vão a Juazeiro pedir a benção do “Padim Ciço”. E nós aproveitamos para pedi também bênçãos por nossa Província. Dos vários lugares que visitamos o ponto auge da visita foi à celebração que fizemos junto ao túmulo do Padre Cícero.

Sempre fui um grande admirador dele e estive sempre procurando me atualizar sobre sua vida e seus feitos em Juazeiro do Norte (CE). Já li vários livros sobre ele e estou convicto de sua santidade e, é com esperança que aguardo a palavra da Igreja e do Papa para confirmar esta santidade que o povo do nordeste em sua devoção e sabedoria já confirmou há muito tempo.

Fiquei encantado com tudo o que visitei, mas de todos os lugares visitados os que mais me chamaram a atenção foram: o Túmulo de Padre Cicero, a sua casa, hoje um Museu onde estão expostos seus objetos pessoais e a sua estátua que fica localizada na colina do Horto, ponto mais alto de Juazeiro A estátua mede 27 metros de altura e é a quarta maior do mundo. Ainda no Horto, está o Museu Vivo do Padre Cícero com réplicas em cera de personalidades do município.


terça-feira, 13 de julho de 2010

MINISTRO PROVINCIAL VISITA CANINDÉ (CE) COM TODO O GOVERNO PROVINCIAL

by on 16:37

A Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo é animada e coordenada pelo provincial e quatro definidores. Estamos sempre reunidos para discutir, estudar e tomar decisões. Na verdade temos uma vida bastante intensa e tensa ao mesmo tempo. É um serviço que prestamos aos irmãos.

Entre tantos compromissos resolvi convidá-los para uns dias de convivência no Ceará e assumimos o compromisso que durante estes dias não vamos discutir absolutamente nada sobre a Província. Serão dias de convivência fraterna e em todos os lugares santos que visitarmos iremos rezar pela Província.

Viajamos ontem (12) de São Luis para Fortaleza e hoje (13) visitamos a cidade de Canindé a 108 km da Capital, ela se encontra localizada na área do sertão central do Ceará. E o motivo de escolhermos Canindé como nossa primeira cidade a ser visitada é que ela é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do santo).

A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano e foi construída pelos frades capuchinhos lombardos, que fundaram também a nossa Província.

A construção do santuário teve inicio em 1910 e foi concluído em 1915. Atualmente são os frades menores que dirigem o Santuário de São Francisco das Chagas do Canindé (CE).

O ponto principal de visita no Santuário de Canindé é a Basílica de São Francisco, situada no coração da cidade. Existem vários lugares para o romeiro visitar, como a praça dos romeiros, museu, via sacra e outros pontos. A primeira imagem de São Francisco que chegou a Canindé foi em 1775, mas hoje um dos lugares mais visitados do Santuário é a Estátua de São Francisco, localizada no Alto do Moinho, inaugurada no dia 04 de Outubro de 2005, sendo consideradas umas das maiores estátuas sacra do mundo, medindo 30,25 metros de altura.





































































Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais