quarta-feira, 30 de junho de 2010

Frei Denis Leray volta de Roma e traz na mala seu Mestrado em Teologia Bíblica

by on 08:36
Foi com alegria que fui ao aeroporto de Belém do Pará, para recepcionar nosso confrade frei Denis que retornava ao Brasil depois de mais de três anos estudando em Roma, onde cursou Mestrado em Teologia Bíblica.

Já passei por esta experiência de estudar alguns anos em Roma e ainda me lembro o dia da minha volta ao Brasil – voltar para casa é uma alegria incalculável. Além da presença dos seus familiares que lhe esperavam no aeroporto, estávamos presentes eu e frei José Nilton Leandro em nome da Província.

Bem vindo frei Denis! E que estes anos de estudos “na cidade eterna”, tenham sido de grande aprendizado para sua vida religiosa, contribuindo de uma forma especial para o crescimento da nossa Província.








terça-feira, 29 de junho de 2010

Dois momentos fraternos – com a família em Brasília e com os frades em Belém

by on 17:08
Estive em Brasília para participar do encontro da CRB nacional e, é claro, sempre aproveito para estar ao lado dos meus familiares. Terminei o encontro no sábado e no domingo celebrei a missa na comunidade e muitos dos meus familiares se fizeram presentes e no final nos reunimos para um momento de confraternização.

Este momento foi regado a pizzas em comemoração ao retorno de minha sobrinha Monique que estava morando no Estados Unidos com o seu marido há mais de três anos.

Logo após o término deste momento familiar, peguei o avião para Belém e lá vivi outro momento com os frades – assistir o jogo da seleção brasileira (Brasil e Chile) e não é que até eu que sou meio parado para estas coisas me animei na hora das comemorações! Foram dois momentos diferentes, mas gratificantes e divertidos. "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena", já dizia Fernando Pessoa.

Confira estes dois momentos em fotos: um em Brasília e outro em Belém.







segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dia de jogo do Brasil é dia de festa!

by on 09:13


Estive estes dias em Brasília, participando do encontro da CRB e uma das coisas que me chamou a atenção, foi à empolgação dos meus familiares no dia do jogo do Brasil, na sexta-feira (25), contra Portugal. Primeiro foi uma surpresa para um dos meus sobrinhos que eu estivesse em Brasília para um encontro de trabalho no dia do jogo. E mais que apressadamente, ele foi logo me avisando: “tio, vou deixá-lo no local do seu encontro e irei buscá-lo, só lhe peço uma coisa, que o senhor não me chame nem no começo e nem durante o jogo, lhe pego somente uma hora após o término da partida”, e sem alternativa, concordei.

Passei o dia no encontro e no intervalo do almoço assistir um pouco do jogo e só retornei para a casa de meus familiares no final da tarde, imaginando que a festa já tivesse acabado. Ledo engano! Estavam em plena comemoração e foi apenas nesse momento que estive ao lado deles, principalmente dos mais jovens que ainda estavam empolgados com a classificação da seleção brasileira para as oitavas de final.

Nesta segunda-feira, meus familiares novamente estarão em ritmo de Copa do Mundo com a partida do Brasil contra o Chile, espero que a alegria seja completa e que a seleção consiga ter êxito, mas desta vez não estarei em Brasília e sim em Belém do Pará, assistindo o jogo ao lado dos frades daquele regional.

Desejo um bom jogo a todos os internautas com clima de irmandade entre torcedores e jogadores, de lealdade e de beleza no espetáculo das jogadas. E que vença o melhor! E que o melhor seja o Brasil e que ganhe de 4x0, pelo menos esse é o meu desejo de torcedor brasiliero.

domingo, 27 de junho de 2010

Coordenação Geral da CRB se reúne em Brasília para avaliação do triênio

by on 19:08

Em 57 anos de existência a CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil, conta com mais de 35 mil filiados em todo o país, entre religiosos sacerdotes, irmãos e irmãs. Como Entidade Cidadã, é reconhecida pelo compromisso com a causa da justiça, da paz, da reconciliação e, por sua articulação com outras organizações da sociedade.

A CRB, tem uma Coordenação Nacional, formada por uma diretoria nacional, um conselho superior, um conselho fiscal e uma assessoria executiva, eleita por três anos. Essa coordenação foi eleita para o triênio de 2007-2010 e no próximo mês, estará terminando o seu mandato.

O encontro que participei nos dias 25 e 26 em Brasília, com a participação da coordenação geral, foi para avaliação do projeto das diretrizes gerais para todos os regionais; e, para o parecer do conselho fiscal em relação ao triênio e outros assuntos relacionados a caminhada da CRB nesses três anos.

No período de 19 a 22 de julho, haverá uma nova eleição para a escolha da nova coordenação para o triênio (2010-2013). E a campanha para escolha da nova coordenação já se iniciou. Esperamos que a nova coordenação, eleita no próximo mês, leve a frente todos os projetos deixados pelo governo atual e que crie novos projetos para o bom andamento da caminhada da CRB.







quinta-feira, 24 de junho de 2010

Homenagem da Câmara de Vereadores de São Luis, pelos 44 anos de fundação da Rádio Educadora

by on 14:27
Ontem, estive na Câmara de Vereadores de São Luis, com frei Luis Rota e frei Rogério para recebermos uma homenagem em ocasião dos 44 anos de fundação da Rádio Educadora. Como presidente da Rádio, proferi um pequeno discurso em agradecimento. Vejamos alguns trechos do mesmo:

A missão da Igreja é viver o mandato de Jesus: "Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos" (Mt 28,19). A Igreja continua levando adiante essa missão, permanecendo inserida nas diferentes culturas e nos multiformes contextos humanos.

A Rádio Educadora foi fundada na década de 1960 e já desde seu início ela se destacou por seu jornalismo dinâmico e de forte conotação comunitária. Escreveu sua história ao longo de todos estes anos propondo sua imagem como sendo a emissora de maior credibilidade no Maranhão. Ela possui a maior cobertura de onda média e conta com profissionais de alto gabarito que buscam com persistência levar aos ouvintes uma informação exata dos acontecimentos cotidianos, sem, todavia omitir o aspecto do lazer e do entretenimento. Dispondo de programação diversificada, voltada para informação, utilidade pública e prestação de serviço, ela é a Rádio que promove a cidadania no âmbito do Estado do Maranhão.

Apresentamos, alguns pontos que ilustram a identidade e o perfil da Rádio Educadora enquanto emissora católica:

1- Evangelizar, comprometendo-se com a causa do Evangelho e suscitando questionamentos permanentes através de:
- anúncio e denúncia;
- e desenvolvendo uma sadia consciência crítica, esclarecida à luz das Diretrizes Pastorais da Igreja no Brasil;

2- Colocar-se a serviço da comunidade:
- na prestação de serviços
- “sendo a voz dos anseios da comunidade, numa dimensão transformadora e profética”.

A ética é um princípio válido para todas as sociedades, independentemente do credo religioso, e, portanto, se aplica a todas as emissoras. É preciso lembrar, entretanto, que este princípio precisa ser de fato seguido e posto em prática no interior de todas as instituições. Por isso, dispensa dizer que a credibilidade da evangelização também depende da atuação límpida e coerente das emissoras da Igreja.

A ética e o profissionalismo devem estar presentes em tudo o que fizermos: comercialização, programação, jornalismo, esporte, no quadro interno dos colaboradores e junto aos clientes. O profissionalismo, o compromisso ético, a abertura para com a comunidade sempre deverão estar presentes em toda a nossa programação.

A informação divulgada deverá ser pautada pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo e não os interesses individuais e grupais. Na Rádio Educadora cultivamos a constante preocupação de que as notícias divulgadas sejam precisas e corretas para evitar que se venha a prejudicar pessoas nelas envolvidas. Dito em breve, o nosso objetivo é ajudar a sociedade para que alcance uma boa e satisfatória formação política, religiosa e social.

Em conclusão, você, que é nosso amigo ouvinte, saiba que a Rádio Educadora do Maranhão, enquanto emissora católica, procura defender com clareza e vigor os princípios e a doutrina católica em toda a sua programação.
Obrigado a esta Casa pela homenagem a nossa rádio nos seus 44 anos de sua fundação. Louvado Seja Senhor Jesus Cristo e que tudo seja feito para a sua glória.









Frei Silvio Almeida, termina seu curso de mestrado e apresenta seus planos para o futuro

by on 08:14
A Pontifícia Universidade Gregoriana é uma das melhores universidades do mundo, se destaca, sobretudo, do campo da Teologia Dogmática onde tem o maior número de alunos dos mais diversos países do mundo. A Licenza (Mestrado) em dogmática tem duração mínima de dois anos, onde o estudante deve fazer no mínimo 40 créditos, escrever a “Tesi di Licenza” e fazer o famoso “Esame Finale”. Este é constituído de 16 teses incluindo toda a dogmática que o aluno deve preparar. Três dias antes do “Esame Finale” o aluno fica sabendo qual é a Comissão (Banca examinadora). Esta é formada por três professores que poderão escolher qualquer uma das 16 teses e fazer qualquer pergunta durante 45 minutos. Ao final cada professor dar uma nota que somadas resultam em uma nota final do exame. A nota final do Mestrado é a soma das notas das disciplinas feitas durante os dois anos, a nota da Tese e a nota do “Esame finale” que tem a maior porcentagem.

Nesses dois anos eu fiz 46 créditos (a Universidade exige somente quarenta), escrevi a Tese e no dia 18 passado, conforme o calendário da universidade, fiz “Esame finale”. A Tese: “Il Dramma di Dio nella Teodrammatica di Hans Urs von Balthasar”, terminei no final do terceiro semestre. No último semestre me concentrei na preparação do “Esame finale”. Tirei nota 10 na Tese e 10 no “Esame Finale”, recebendo assim a nota máxima dada pela Universidade: SUMMA CUM LAUDE.

No próximo dia 03 viajo para Viena (Áustria) para fazer a segunda parte do curso de alemão. Estarei em Viena por dois meses e em setembro estarei em Fátima (Portugal) para confissões no Santuário. Dia 02 de outubro retorno a Itália, pois dia 03 teremos eleições e votarei na Embaixada Brasileira em Roma e na semana seguinte inicio o doutorado.

O doutorado será em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana com tese em Hans Urs von Bathasar. Portanto, pelos próximos três anos estarei na Europa desenvolvendo essa pesquisa.

Agradeço aos irmãos da minha Província pelo apoio, mas gostaria de agradecer de maneira muito especial meu querido amigo Frei Rodrigo (Ministro Provincial), pela amizade, confiança e apoio e ao qual dedico o sucesso do meu Mestrado. Grazie a tutti!!!















quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Futuro da Província na mesa dos Formadores

by on 10:39


Quando falamos de futuro sempre nos vêm à mente muitas coisas, mas em se tratando da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo “o futuro” ao qual me refiro tem um nome e se chama FORMANDOS. Se não tivermos formandos suficientes nas várias etapas de formação, com certeza as perspectivas de futuro para província não serão nada animadoras. Uma Província sem novas vocações é uma província sem futuro, com tendência a caminhar para morte.

Esta semana, estão reunidos em nossa casa de praia em São Luis, os nossos formadores e o tema central deste encontro é a preparação da Assembléia Provincial que se realizará em Belém do Pará no período de 08 a 12 de novembro e terá como tema: Formação.

Temos na Província seis casas de formação e um bom número de jovens sendo acompanhado pela pastoral vocacional. A messe é grande mais os operários são poucos! Que o Senhor continue nos abençoando e nos enviando mais jovens que desejam se consagrar ao Senhor, no carisma franciscano capuchinho.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Visita a Fraternidade de Capanema e as obras sociais da Paróquia

by on 08:25






A minha visita a fraternidade de Capanema foi muito rápida, mas aproveitei para me encontrar com os frades e visitar duas obras sociais da Paróquia e o Centro São Francisco.

A paróquia mantém uma casa do pão, em que oferece alimentação de duas a três vezes por semana para aproximadamente umas 40 pessoas e um lar para idosos. O lar dar a oportunidade aos idosos de viverem uma vida digna. Cada um pode ter a sua privacidade e tem um acompanhamento personalizado. Frei Fábio é o responsável do lar e aproveito para parabenizá-lo, por este belo trabalho e que ele esteja sempre motivado para esta ação com os mais carentes.

No final da visita a Capanema, passei pelo Centro São Francisco, feito na década de oitenta, pelo então pároco Frei Hermes. O que observei é que o centro precisa de uma reforma urgente, para que ele possa voltar a ser usado para os fins pelos os quais ele foi construído: um ambiente para formar novas lideranças.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Correndo atrás do prejuízo, parte II.

by on 09:01
Morei onze anos em Belém do Pará e muitas vezes fui a Salinas, um lugar fascinante para se tirar férias. Neste lugar encontra-se a praia da Atalaia, uma das mais bonitas do Pará. Todas as vezes que alguém fala de Salinas, sempre vem na mente férias e belas praias.

Nesta cidade os frades moraram por muitos anos e também construíram as suas igrejas e outros patrimônios, como uma casa de praia e um hospital. Quando deixaram Salinas entregaram tudo aos padres diocesanos, ficando apenas com a casa e o hospital.

Os anos se passaram e depois de mais de vinte anos em que os frades deixaram Salinas, a casa continua sendo usada pelos frades nos momentos de férias e lazer. O hospital foi entregue a um médico da cidade, mas os frades quase se esqueceram desta propriedade. Todas as vezes que alguém fala do hospital, sempre ouvimos de um ou de outro frade, que nós não entendemos de administração hospitalar e assim os anos foram se passando. O contrato com o médico venceu e o hospital passou a existir como se não fosse propriedade da nossa Província.

Como Ministro Provincial, tenho me preocupado com o patrimônio da Província e corrido atrás para ver se consigo legalizar alguns destes patrimônios que ficaram esquecidos pelos frades. Aqui quero agradecer a Frei Camilo (in-memória) que nos deixou este hospital e ao Dr. Vagner que soube administrá-lo por todos esses anos.

Durante estes dias em que estive em Belém (PA), resolvi passar por Salinas, não para passear, ou tirar férias, mas para fazer uma visita a negócios. Tive três encontros com os administradores do hospital e no final me encontrei com o Dr. Vagner para discutirmos sobre a renovação de um novo contrato, visto que o outro já havia sido extinto há muito tempo. Foi uma difícil negociação, mas no final chegamos a um acordo e a partir do próximo mês, estaremos assinando um novo contrato com eles. E assim, mais um patrimônio volta a nossa Província.

Decidimos que com essa nova entrada, proveniente do hospital de Salinas, faremos um fundo de ajuda aos nossos missionários que estão em Cuba. Deus seja louvado! E que continuemos recuperando os nossos patrimônios e correndo atrás do prejuízo. Amém! Aleluia!









domingo, 20 de junho de 2010

ANIMAR, GOVERNAR E CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO...

by on 10:45
Penso que estas palavras resumiriam o meu trabalho frente à Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. A minha principal função é animar os frades, tanto individualmente, como em suas respectivas fraternidades. Também tenho que tomar decisões que muitas vezes implica em mudanças de direção, isto eu chamo de governar. Agora quando se fala de administração as coisas são bem complicadas. Temos um ecônomo provincial e um secretariado, mas algumas vezes o provincial tem que arregaçar as mangas e correr atrás de algumas pendências administrativas que são reservadas ao Ministro Provincial.

Temos um colégio em Belém e o mesmo foi entregue ao Estado por mais de 40 anos e isto estava nos trazendo algumas dificuldades. Corremos atrás do prejuízo para resolver este problema e assinar um novo convênio, pois, o outro já estava com quase seis meses que havia sido cancelado, fiquei horas e horas na Secretaria de Educação (SEDUC). Mas, tivemos a alegria de rever todos os processos e encaminhar outros com pedido de ressarcimento de tudo o que nos pertence por direito.











Definitório Provincial avalia relatório sobre a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo para ser enviada a Roma

by on 10:05



O Governo da Província é eleito por três anos e com a possibilidade de uma reeleição. Estou já no segundo mandato. Cada triênio o provincial deve enviar a Cúria Geral (Roma) dois relatórios, um no meio do triênio e outro no final. Já estamos quase no meio do triênio e por esta razão me reuni dia 16 de junho com os definidores em Belém do Pará, para avaliarmos o relatório que devemos mandar ao Ministro Geral e para tomarmos algumas decisões sobre a caminhada da Província.

Foram dias bastante proveitosos e dou graças a Deus de verificar que estamos caminhando, passo a passo de forma madura e crescente. Deus seja louvado! por nossa Província e por todos os frades que fazem parte dela.

Ministro Provincial faz vistoria nas reformas do Convento e na Igreja de Belém (PA).

by on 09:44










Aproveitei a minha visita a Belém para fazer uma vistoria nas reformas que estão sendo realizadas no convento e na igreja São Francisco, na cidade de Belém do Pará.

Em nosso último Capitulo Provincial foi aprovada uma moção sobre a adaptação do convento de Belém para abrigar melhor nossos frades idosos e doentes. Esta reforma já faz alguns dias que começaram e os trabalhos já estão bem adiantados e com esperança queremos inaugurar este ambiente em novembro durante a Assembléia Provincial, que vai se realizar entre os dias 8 a 12 de novembro.

A igreja de São Francisco, este ano completa 100 anos e estar passado por algumas reformas. Agradecemos a Frei Luis Carlos Morais que deu inicio a um projeto de reforma em comemoração há esses 100 anos e a Frei José Nilton Leandro por estar dando continuidade ao projeto. Em minha visita fiquei satisfeito ao verificar que as reforma estão seguindo as orientações de que não se pode desrespeitar os traços históricos presentes nesta igreja centenária.

sábado, 19 de junho de 2010

Igreja de São João celebra seu novenário e envia missionária leiga ao Paraguai

by on 22:31










Depois de alguns dias viajando pelo Maranhão e Pará, retornei hoje a São Luis e o meu primeiro compromisso foi uma celebração na Igreja de São João, vizinha a Igreja do Carmo. A Igreja de São João está realizando seu novenário em homenagem ao seu padroeiro. E o tema que me deram para pregar foi sobre o batismo de Jesus: Mt 3,13-17.

Na minha reflexão fiz uma relação entre batismo de Jesus e o envio de uma missionária leiga para o Paraguai. O batismo de Jesus por João é o ato inaugural do ministério de Jesus. Atraído pela mensagem de João Batista, Jesus abandona sua rotina de vida em Nazaré da Galiléia, procura o Batismo de João na região do Jordão e começa a formar seu próprio discipulado para, a seguir, iniciar seu próprio ministério, assumindo elementos do anúncio de João Batista. Falar deste acontecimento nos leva a refletir que vivemos em um país de batizados, porém, são poucos os que vivem este batismo, assumindo a missão de Jesus.

Fiquei feliz com a celebração, porque depois destas reflexões sobre o batismo e do compromisso que todos devemos ter, finalizei a celebração com o envio da missionária. A mesma faz parte do Movimento “O Caminho”. A celebração contou com um grande número de jovens do Movimento e da comunidade daquela paróquia.

Bento XVI ordena 14 novos padres da Diocese de Roma neste domingo

by on 16:26

Bento XVI presidirá a Santa Missa na Basílica Vaticana e conferirá a Ordenação presbiteral a 14 diáconos da Diocese de Roma no próximo domingo, 20, às 9h30min (em Roma - 4h30min em Brasília).

Concelebrarão com o Santo Padre o Cardeal Vigário-Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, Agostino Vallini, os Bispos Auxiliares, os Superiores dos Seminários interessados e os Párocos dos Ordenandos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O que é rezar?

by on 08:05
Quando somos nós mesmos diante de Deus, sem nenhuma máscara, e colocamos toda a nossa verdade diante d’Ele, esta é uma verdadeira oração. Independente de onde estamos, coloquemo-nos diante da presença do Senhor e ofereçamos toda a nossa vida e todos os nossos atos a Ele. Quanto mais autênticos somos, mais nos unimos a Deus e os limites e dificuldades que temos com os irmãos perderão a força, e o amor tomará o lugar da indiferença.

Devemos rezar sempre e seguir este salutar conselho que São Paulo nos dá: “Orai sem cessar” (1Ts 5,17).

Senhor, ensina-nos a rezar.
Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tempo para os amigos

by on 09:25













































No final ou no início de cada ano, reúno-me com os definidores da Província para avaliarmos a nossa caminhada e planejarmos o novo ano que se inicia com a abertura do calendário anual. A partir daí a minha vida como Ministro Provincial é pautada neste calendário. É coisa rara que algo aconteça fora desta programação. Algumas vezes quando olho este calendário e vejo os inúmeros afazeres que terei ao longo do ano, chego a ter calafrios ao constatar tantos compromissos e viagens.
Recentemente completei 50 anos e na oportunidade escrevi um texto e nele eu falei que estava na hora de dar mais tempo aos amigos. Veja um trecho: “O tempo é precioso e deve ser vivido em sua plenitude. Por isso, quero perder mais tempo com as amizades verdadeiras. Quero sentir as pessoas mais próximas de mim sem me distanciar delas”. Recordando-me deste compromisso, arrumei as malas e viajei para Imperatriz. Acho que fiz algo fora do habitual. Não me recordo um dia nestes últimos anos de ter feito uma viagem só para me encontrar com amigos. Estou sempre viajando, mas sempre a trabalho.
Acho que valeu a pena ter dado esse tempo aos amigos, pois ele (o tempo) nos fortalece. “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”. “Mais vale um amigo na praça do que dinheiro no banco”. Essas frases que ouvimos, acredito que são realmente verdadeiras e não existe uma vida mais triste do que uma vida sem amigos. “Amigos são como jóias raras... Fazem-nos sorrir e nos encorajam para o nosso sucesso. Eles emprestam o seu ouvido, dividem palavras de conforto, e sempre estão dispostos a abrir o coração para nós”.
Foram três dias bem vividos. No primeiro dia tive a alegria de celebrar os 60 anos de vida de uma grande amiga e benfeitora da igreja a Dona Iva da comunidade Nossa Senhora das Graças.
No dia anterior meu amigo Ricardo Barhum fazia 58 anos de vida, mas não foi possível chegar a Imperatriz no dia de seu aniversário, mas um dos objetivos de minha vinda a cidade era para dar-lhe o meu abraço e foi isto que fiz no segundo dia; ofereci um almoço para ele e a sua esposa Lucilia no convento e a noite saímos para um jantar de confraternização, colocamos as notícias em dia e matamos a saudade dos velhos tempos. Parabéns meu caro amigo e que o Senhor te abençoe, hoje e sempre.
No domingo tirei para visitar meu amigo Moisés Leda, meus sobrinhos Tácio e Fernanda e para conhecer a minha sobrinha-neta Maria Luiza que nasceu no dia 31 de maio. Foi um momento muito agradável! Primeiro passeamos no shopping e depois foi oferecido um almoço regado a um bom churrasco. Na oportunidade encontrei-me com o meu bom amigo Augusto, sempre muito ocupado com seus compromissos e negócios, mas assim mesmo tirou um tempo para nos encontrarmos. Além destes encontros tive a graça de celebrar pela primeira vez na comunidade Nossa Senhora do Carmo a missa das 11h da manhã.
Foram três dias de celebrações, festas e confraternizações. Foi como um bálsamo em minha alma. Agora com as baterias recarregadas depois destes dias de descanso, volto ao trabalho na cidade de Belém do Pará.

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais