sexta-feira, 30 de abril de 2010

Agradecimentos de Frei Gentil – responsável pela Causa de Canonização de Frei Alberto pelo resultado da enquete realizada neste Blog

by on 17:09
Gostaria de agradecer a todas as pessoas que costumam entrar no blog de Frei Rodrigo e corresponderam ao seu convite para colaborar na enquete promovida em torno da figura de Frei Alberto Beretta para que deste modo fosse possível formar-se uma idéia sobre quantos são os que têm conhecimento ou notícia dele.
O resultado por um lado é animador e por outro é indicativo da necessidade de trabalhar mais para levar ao vasto mundo o conhecimento da pessoa e da vida desse nosso irmão frade, médico, sacerdote e missionário, cujo testemunho de dedicação fraterna em favor de toda pessoa sofredora no corpo e no espírito tem o poder de suscitar bons propósitos de direcionar também a própria existência nas mesmas atitudes.
Exorto, pois, a persistir neste esforço comunicando a amigos e a conhecidos o sítio na internet de Frei Alberto Beretta. Renovo o meu muito obrigado e a todos meu cordial abraço. Frei Gentil Gianellini, Vice-Postulador no Brasil da Causa de Canonização de Frei Alberto.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Frei Elias Baldelli – Uma história de luta e santidade que as gerações futuras não podem esquecer

by on 16:27

Em minha visita recente a fraternidade de Belém do Pará, tive a oportunidade de me encontrar com Frei Elias e foi um encontro que me deixou emocionado ao ponto das lágrimas escorrerem pelos os meus olhos. Ele me surpreendeu dizendo que precisava me entregar uma encomenda. Perguntei do que se tratava e ele respondeu que era algo especial. Mais tarde retornei ao seu quarto para receber este “algo especial” e, foi então que me entregou uma pasta com todas as suas anotações e perguntei qual seria o motivo dele estar me entregando aquele material? E ele respondeu: - Acho que serão as minhas últimas anotações e gostaria que você como meu provincial as recebesse e as guardasse. Conferi e descobri a sua importância. “Toda uma vida de luta e santidade transcrita naquelas anotações”. Cheguei a São Luis e entreguei ao nosso arquivista frei Rogério para que fosse inserido em nosso arquivo particular, para que um dia as futuras gerações venham saber quem foi frei Elias Baldelli.
Noventa anos de santidade! Autêntico franciscano, grande colaborador de nossa Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Um ser bondoso que nunca mediu esforços para ajudar aqueles que dele precisava sempre com palavras de conforto e fiel dedicação.
Confessor, orientador espiritual, amigos de muitos, procurou levar a Palavra de Deus pelos longínquos bairros das cidades em que morou. Conforto aos moribundos em particular aqueles que se encontravam nos leitos dos hospitais. Mesmo com a saúde debilitada continuou com o mesmo amor, a mesma preocupação e o mesmo cuidado por todos os doentes.
Todos os dias saia do convento a pé na chuva ou no sol, cabisbaixo, pobre, humilde compenetrado em sua esperança e missão de levar uma palavra amiga a todos que necessitava.
Quem já não encontrou frei Elias debruçado em alguma cabeceira perto de uma cama dando a Unção dos Enfermos a algum moribundo? Santo homem de Deus - Pelegrino da Fé! Eis a sua melhor definição.
O Senhor o abençoe e o guarde! O Senhor lhe mostre a sua face e lhe conceda a sua graça! Amém e Aleluia!




























quarta-feira, 28 de abril de 2010

De volta a São Luis do Maranhão

by on 17:18
Depois de uma longa viagem, passando por inúmeras cidades do Maranhão, Tocantins e Pará, volto a São Luis. Não foi o fim das visitas, estes dias continuarei visitando as fraternidades de São Luis e na próxima semana viajo para Macapá.

No retorno de Capanema a São Luis fiz a travessia pelo Ferry Boat e cheguei em São Luis as cinco da tarde. Passei mais de três horas esperando e o pior que não encontrei um restaurante para almoçar e só fui me alimentar quando cheguei no Convento em São Luis. Sinto-me cansado, mas contente por ter feito o meu trabalho. Vou aproveitar estes três dias para repousar um pouco e no sábado reinício minha maratona de viagens e compromissos.

Você que me acompanha, peço que reze por mim para que eu possa na minha pequenez servir melhor a Igreja

















VISITA AOS ASPIRANTES CAPUCHINHOS EM CAPANEMA (PA)

by on 17:01



Meu último compromisso na Pará, depois de inúmeros compromissos foi visitar a casa de formação em Capanema. É uma casa de acolhimento de jovens que querem nos conhecer e, é uma etapa que chamamos de Aspirantado. Estes jovens que vivem conosco não tem ainda um compromisso oficial com a Ordem, estão apenas nos conhecendo, isto porque a primeira etapa de formação oficial é conhecida como Postulantado. Se você é jovem e estiver pensando sobre sua vocação e desejar nos conhecer sem compromisso, as nossas portas estão abertas. Entre em contato conosco.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fraternidades de Nova Timboteua, Peixe Boi e Capanema

by on 11:21
Nova Timboteua, Peixe Boi e Capanema aqui também você encontra a presença ativa dos frades capuchinhos. Depois de inúmeros compromissos em Belém, segui viagem pelo interior do Pará e passei por três cidades bastante conhecidas neste estado e cada uma com sua particularidade. Nas duas primeiras cidades foi uma visita rápida, isto porque em Belém já tive a oportunidade de me encontrar com os frades que aqui trabalham. Em Capanema ficarei por mais tempo, isto porque o objetivo da minha visita a esta região é me encontrar com os formandos do Seminário Menor que vivem em Capanema. Em cada cidade que visito sempre encontro os frades trabalhando em diversas atividades, quer pastoral, quer em edificação de novos prédios; em Nova Timboteua, o pároco está reformando o salão paroquial para melhor atender as pastorais e em Peixe Boi, depois da reforma do altar o pároco estar envolvido na reforma da casa paroquial. Parabéns a estes frades que não cansam de trabalhar para o engrandecimento do Reino de Deus.
Depois em outro momento falo sobre a minha visita aos formandos que se encerra nesta terça-feira.



Nova Timboteua
Nova Timboteua

Peixe Boi

Peixe Boi


Capanema

Capanema






ORDENAÇÃO DIACONAL DE FREI MANOEL E FREI ATMAN

by on 09:56

Minha visita ao regional de Belém foi concluída com uma bela festa de Ordenação de frei Manoel e frei Atman, realizada no domingo (25). O bispo ordenante foi D. Alberto Taveira e na ocasião ele me dizia que este é um dos belos e momentos para os bispos e provinciais e acho que ele tem razão. Depois de tantos anos de estudo, ver um frade chegar a este momento e sempre uma grande alegria para igreja e para toda a família capuchinha e de uma forma especial para a nossa Província Nossa Senhora do Carmo.
Estiveram presentes na celebração, familiares, amigos e benfeitores dos dois ordenados e foi oferecido pela fraternidade um almoço aos convidados.
Com esta festa encerrei a minha vista a Belém do Pará e agora arrumo as malas e parto para outras cidades e para outros compromissos. Foram dias intensos de atividades, com muito cansaço, mas também de alegrias e gratificação, pois tudo que fazemos é para Glória de Deus e do Seu Reino.
























Chácara dos Capuchinhos na cidade de Benevides (PA).

by on 08:35










Entre tantas atividades em Belém do Pará, aproveitei o sábado para fazer uma visita com frei Nilton a nossa chácara em Benevides, um lugar acolhedor para os frades nos momentos de lazer. Foi com alegria e muita saudade que visitei este recanto, pois no passado já fui um dos responsáveis de cuidar deste local. Hoje como provincial sou um incentivador para que os frades continuem preservando este ambiente tão aconchegante para todos nós.
Depois da visita a chácara, frei Nilton me levou para conhecer alguns pontos turísticos de Belém que ainda não conhecia “O Mangal das Garças”, um lugar muito bonito que mostra um pouco do ambiente amazônico e logo após aproveitamos para almoçar em um restaurante para colocar a conversa em dia sobre as suas atividades frente à Paróquia de São Francisco em Belém.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aniversário de dois meses do Blog "Conversando com Frei Rodrigo"

by on 09:49


Hoje o nosso blog completa dois meses com mais de 5.000 visitas e isso me deixa bastante feliz em ter feito em tão pouco tempo tantas amizades virtuais. É sempre um prazer ligar o computador e ler os comentários de vocês, saber que pessoas de diversos lugares passaram por aqui, leram o que escrevi e deram sua opinião.

Tenho tentado apesar dos vários compromissos com a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo de manter o blog sempre atualizado com notícias diárias. Estou levando adiante o Projeto rezepormim e em qualquer cidade em que eu estiver, estarei rezando por você todas as quinta-feira. Espero que vocês estejam gostando desse projeto e que continuem nos mandando e-mail com seus pedidos de orações.

Enfim, vamos continuar alimentando este blog até o dia em que Deus nos permitir e se vocês tiverem alguma sugestão para nos dar é só nos mandar um e-mail que nós na medida do possível vamos procurar nos adaptar as suas sugestões.

Obrigado e que Deus vos abençoe e vos guarde.
Fraternalmente,
Frei Rodrigo

domingo, 25 de abril de 2010

DOMINGO DO BOM PASTOR - DIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E RELIGIOSAS

by on 08:53
“Que tenham a fortaleza do Pastor”

Hoje, domingo do bom Pastor, vamos rezar para que a Igreja tenha a força do Pastor. E esta força não falte à Igreja diante dos ataques que vem sofrendo, diante das agruras pelas quais é obrigada a passar e, até mesmo, diante dos escândalos em nível mais comunitário ou mundial que precisa enfrentar como o que aconteceu no mês passado, na Igreja irlandesa, que passa por momentos difíceis, porque alguns pastores sucumbiram à debilidade humana.
Neste domingo dedicado às orações pelas vocações sacerdotais e religiosas, a Igreja reza pelos seus pastores para que sejam corajosos, perseverantes e profetas como o Bom Pastor Jesus Cristo. Reze para que os pastores não tenham medo de defender a vida do rebanho, não tenham medo de serem ridicularizados por quem é incapaz de ouvir e acolher o Evangelho.

Oração
Senhor, Bom Pastor,
a quem desejamos seguir
para descobrir o caminho da nossa felicidade.
De ti esperamos a auxílio,
para que se abra o coração,
e tantos jovens escutam o teu convite.
Lançai na seara da juventude
o desafio para seguir-te com fidelidade,
tornando-os desprendidos
e disponíveis para caminhar nas tuas sendas
e para te responder:
“Eis-me aqui!”.
Ajudai todos os sacerdotes e religiosos
a serem testemunhas
e a testemunhar a alegria
de responder com generosidade ao vosso chamado.
Amém!

sábado, 24 de abril de 2010

Visita de Dom Alberto Taveira aos capuchinhos e almoço solene encerra o encontro do Regional de Belém (PA)

by on 10:01
Foram dois dias de intensas atividades, entre estudos e reflexões com todos os frades que fazem parte do regional de Belém. Na conclusão deste encontro foi oferecido um almoço solene que contou com a presença do Arcebispo de Belém D. Alberto Taveira, que assumiu a Arquidiocese recentemente. Esta foi à primeira visita dele aos capuchinhos e nesta oportunidade tivemos um encontro reservado para falarmos de nossa preocupação com o atual momento em que vive a igreja e para afirmamos o nosso compromisso de um trabalho em conjunto no estado do Pará.

















sexta-feira, 23 de abril de 2010

Convento de Belém (PA) faz adaptações para receber os frades idosos e doentes de nossa Província

by on 09:51
Como em qualquer outra entidade, ou empresa, a questão da saúde é hoje um dos principais desafios para a nossa Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. No último capítulo foi aprovado um projeto para criação de ambientes adaptados em dois de nossos conventos; sendo um em Belém e outro no Maranhão. O de Belém já começa a dar os seus primeiros passos, estamos readaptando parte do convento para melhor acolher os nossos frades idosos ou com doenças que exigem cuidados especiais.

Os trabalhos já se iniciaram e consta de um reforma geral no primeiro andar e compra de um elevador para que eles possam ter uma melhor locomoção nos momentos em que puderem participar com a fraternidade do refeitório que fica no segundo andar e da capela no terceiro andar.

Atualmente já se encontra em Belém dois de nossos frades idosos, figuras conhecidas em toda a missão; Frei Elias Baldelli e Frei Ângelo Olginate. E eles ficam aos cuidados do nosso querido frei Aquilino Apassiti que foi nomeado por mim para ocupar esta função. Ele é enfermeiro formado e um irmão cuidadoso e caridoso com todos os frades. Só lembrando que está na raiz do movimento franciscano a convicção de que o doente e o idoso merecem cuidados "de mãe". E, é isso que estamos fazendo cuidando de nossos irmãos que se doaram em pró do Reino de Deus e crescimento de nossa Província Capuchinha.

















VISITA A CASA DOS ESTUDANTES DE TEOLOGIA EM BELÉM DO PARÁ

by on 08:14
Depois de sete horas de viagem saindo de Marabá cheguei a Belém (PA) . Foi uma viagem longa e solitária e cheia de buracos. Aproveitei a solidão da viagem para ouvir o livro Cidade do Sol. Um livro muito bom que indico como ótima leitura. Boa parte da viagem foi de muita chuva, coisa que não é de se admirar aqui em Belém. No primeiro dia de minha permanência na cidade tirei para visitar os estudantes de teologia, ouvi um por um e no final celebrei com todos eles e aproveitei para fazer uma reflexão sobre o momento em que vive a Igreja.

Ficarei em Belém até domingo. Ainda tenho o encontro com todos os frades do regional de Belém, visita e vistoria na casa dos idosos que estar sendo adaptada e uma visita ao Baixo Acará.



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Para alcançar graças por intercessão de Frei Alberto Beretta

by on 16:23
PAI SANTO, justo e bondoso, que com imensa alegria forjastes segundo o vosso coração Frei Alberto Beretta para que se entregasse de alma e corpo aos vossos pobres, aos índios, aos hansenianos excluídos e realizasse por eles grandes obras, concedei-me por sua intercessão a graça que vos peço (Fazer o pedido da graça).
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no principio, agora e sempre amém!

CRISTO JESUS, Senhor e Mestre, Rei da Cruz, que quisestes associar Frei Alberto Beretta à vossa Paixão e Morte e o sustentastes para que, crucificado convosco, colaborasse com alegria na salvação do mundo, concedei-me por sua intercessão a graça que vos peço.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no principio, agora e sempre amém!

ESPÍRITO PARÁCLITO, enviado pelo Pai e pelo Filho, que quisestes fixar a vossa morada no coração de Frei Alberto Beretta, para que se abrisse generosamente a todos os sofrimentos, assumindo-os na sua carne, curando-os com a vossa ciência, inundando-os com a luz dos vossos dons, concedei-me por sua intercessão a graça que vos peço.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no principio, agora e sempre amém!

MARIA SANTÍSSIMA, meiga mãe do Deus que tem predileção pelos pobres, só vós conheceis quantas vezes Frei Alberto Beretta, ativo e dinâmico, nas suas andanças por caminhos perigosos a vós recorreu e vos invocou!...Só vós conheceis quantas vezes a vós recorreu e vos invocou, santamente agarrado à Cruz redentora do vosso Jesus e Vós sempre fostes para ele companheira inseparável. Reforçai agora a sua intercessão e, juntos, alcançai-me do Altíssimo a graça que vos peço.
Reza-se uma Ave Maria
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no principio, agora e sempre amém!

GIANNA BERETTA MOLLA, irmã santa de Frei Alberto, santa pela Igreja declarada oficialmente testemunha de Cristo-Vida até a imolação, Vós que outrora queríeis estar ao lado do vosso irmão para ajudá-lo como médico no seu serviço aos pobres, permanecei ao seu lado agora que estais unidos na eterna felicidade da Vida e, juntos, alcançai-me do Altíssimo a graça que vos peço.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no principio, agora e sempre amém!

Oração

Ó Deus, eternamente atento aos mais pobres, com sabedoria conduzistes a vida do vosso servo obediente Frei Alberto Beretta e o enviastes ao Brasil para realizar na alegria de uma total disponibilidade as maravilhas do vosso amor de Pai. Depois, no mistério da vossa Providência, o chamastes novamente à Itália para estreitá-lo ainda mais à Cruz do vosso Filho Jesus para uma mais apaixonada colaboração no vosso plano de salvação. Concedei, compassivo, também a nós a alegria de servir-vos como ele para podermos cantar por toda a eternidade o nosso obrigado. Amém.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

UMA JANELA ABERTA PARA O FUTURO

by on 20:46
Em um mundo globalizado e moderno como nos dias de hoje constantemente ouvimos falar de futuro. E, é verdade. Temos que viver os nossos dias, sem deixar de pensar no futuro que chega mais rápido do que imaginamos.
Há poucos dias celebramos o Natal, as festas de Ano Novo e veja que, como um toque de mágica, já passou a Páscoa. Parece que ontem iniciei minha faculdade com minhas incertezas e dúvidas e hoje onde estou? O que faço? Vamos viver os dias com intensidade, mas sem nos esquecer de nossa janela aberta para o futuro.
Quando falamos de viver com intensidade, me refiro a vida com seu significado. Cada minuto é importante e deve ser vivido como sendo o último. O tempo em que vivemos hoje não volta nunca mais e este tempo tem que ser vivenciado com vigor sem, contudo, esquecer o futuro. Viver a vida como um presente de Deus, mas com a janela aberta. Aberta para vários lados de nossa casa, de nossa vida, aberta para os amigos, aberta para o trabalho, aberta para o amor e a principalmente para o futuro.
Sem dramaticidade, penso que seria muito bom que nossa casa tivesse uma janela aberta em direção ao cemitério, ou seja, para o futuro que todos nós certamente teremos, cedo ou tarde. Os gregos chamavam de necrópole, cidade dos mortos. Os cristãos, que acreditam que na vida estamos apenas de passagem e professa a ressurreição, este lugar deixa de ser chamado de necrópole para ser chamada de cemitério, cidade dos que dormem para depois ressuscitar para uma vida nova.
Ter uma janela aberta para o nosso futuro então, é ter uma janela para uma realidade da qual não podemos fugir. Viver sem esta janela ou querer fechá-la é viver uma vida alienada e sem sentido. Só conseguiremos descobrir o verdadeiro sentido da vida, pensando na morte - passagem para a vida eterna e plena. Só conseguiremos abrir outras janelas se a janela do futuro estiver aberta.
Outro dia li um livro que tinha como titulo: “O Faxineiro e o Executivo”. No livro, os autores Todd Hopkins e Ray Hilbert davam dicas de como viver a vida de forma plena, valorizando as relações e transformando o meio em que vivemos em algo prazeroso, e ao fim de nossa jornada, estar preparado com a sensação do dever cumprido. Vejamos algumas dessas dicas:
- Encontrar um jeito de recarregar suas energias depois de um dia exaustivo no trabalho;
- Ver a família como uma bênção, não como uma responsabilidade;
- Orar a Deus e não piorar as coisas a sua volta;
- Compartilhar com as outras pessoas o seu aprendizado;
- Não gastar suas energias com bobagens, mas investir em algo que realmente valha à pena;
- Viver uma vida de significado eterno, deixando um legado para o futuro;
Bom, então ai está. A vida é para ser vivida de forma plena, ter amigos, um amor, uma carreira maravilhosa e interessante, e, o melhor de tudo: conseguir compartilhar algumas idéias que possam ajudar as outras pessoas a encontrar seu próprio caminho. Quando você conseguir tudo isso estará pronto para ter o seu encontro com o futuro nos braços do seu Criador. Viva a vida: ela é bela! E abra todas as suas janelas, cuidando principalmente de manter UMA JANELA ABERTA PARA O FUTURO.


Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais