quarta-feira, 31 de março de 2010

Quinta-feira Santa: Jesus quebrou o protocolo do banquete

by on 18:51
Quinta-feira Santa, noite da última ceia, Jesus participava do banquete mais importante dos judeus. Era o banquete pascal, uma ceia religiosa que a família se reunia para recordar a ação de Deus, libertando o povo do Egito. Era uma ceia alegre; ainda hoje, a Ceia Pascal dos judeus é alegre, feita com canções, com perguntas e com salmos e orações. O que surpreendeu a todos que participavam daquele banquete é que de repente Jesus quebrou o protocolo exigido para aquela celebração. No meio da ceia, ele levanta-se, amarra um avental na cintura e começa a lavar os pés de seus discípulos. Tanto no tempo de Jesus, como em nossos dias, acharíamos muito estranho se alguém, durante um banquete, começasse a lavar os pés dos comensais. Jesus fez isso. E fez isso no meio da Ceia.

Se Jesus tivesse lavado os pés dos discípulos no início da Ceia, muitos diriam que ele realizou um gesto de purificação ritual, que existia no costume ritual judaico. Se Jesus tivesse feito no início da Ceia, poderíamos pensar que ele estivesse ensinando que existe uma condição purificadora para participar da Eucaristia e, neste caso, os pecadores estariam excluídos. Judas, que já tramava a traição, participou da Ceia, mas se negou a acolher o gesto do lava-pés: não aceitou viver o exemplo do Mestre e preferiu traí-lo por pensar unicamente em si. Jesus, no entanto, não escolheu o início da Ceia para lavar os pés dos discípulos, mas no meio da Ceia, quando já estava vestido com o manto da festa — paramentado para celebrar a Ceia . O gesto de Jesus abre um horizonte novo e compromete cada celebrante da Eucaristia a ser um seguidor do exemplo de Jesus que ensinou certa vez: “eu estou no meio de vós como aquele que serve”. A Missa, a Eucaristia não é uma oração e nem um momento para tocar nosso emocional religioso; é acima de tudo provocação para que deixemos mesas e paramentos que nos distinguem entre ricos e pobres, tornando-nos servidores uns dos outros.

Nesta Quinta-feira Santa vou celebrar as 17h na Igreja do Carmo em São Luis e vou repetir o gesto de Jesus. No meio da celebração, vou tirar os paramentos próprios da celebração da Santa Ceia para vestir um avental e, vou lavar os pés de alguns membros da comunidade. Não quero fazer teatro e nem quero que vocês me vejam como ator de teatro... o que irei fazer é o que procuro ser como padre, o que quero ser ao exercer o meu ministério: alguém que não tem medo de vestir o avental e de estar sempre pronto a servir. Rezem por mim, rezem pelos nossos bispos, padres e diáconos, para que possamos viver o exemplo de Jesus testemunhando que vivemos como servidores e promotores da vida. Nesta solene celebração vou colocar no altar de Deus todas as pessoas que nos pediram oração durante a semana pelo e-mail rezepormim@hotmail.com . Amém!

terça-feira, 30 de março de 2010

Quarta-feira Santa – Ai do Traidor!

by on 19:29
“Teria sido melhor, se tal homem não tivesse nascido!” (Mt 26, 14-25). Trair Jesus significa insurgir-se contra o Pai, que o enviou. Rebelar-se contra Deus é a atitude mais insensata que um ser humano pode tomar. É Insurgir-se contra o próprio Criador, a quem se deve prestar conta. Só um insensato pode trair o Filho do Deus, sem pensar nas conseqüências de seus atos.

Ficamos horrorizados com a atitude de Judas, mas quantos de nós, todos os dias, com nossas atitudes não traímos a Deus? Nesta Quarta-feira Santa se você for a Igreja vai ouvir o Evangelho acima citado contando a história da traição de Judas. Estamos na Semana Santa e vários personagens vão fazer parte desta história e hoje o personagem é Judas. Cada um de nós devemos nos perguntar a qual personagem nos assemelhamos? E diante dessa pergunta, tirar um momento para uma reflexão e arrependimento de nossos pecados. Boa quarta-feira Santa!

segunda-feira, 29 de março de 2010

TERÇA-FEIRA SANTA

by on 19:57
A última terça-feira da semana que Jesus passou na terra, antes da Sua morte na cruz, foi, sem dúvida, o mais movimentado do Seu ministério.
O dia começou bem cedo, com a saída de Jesus e Seus discípulos de Betânia para Jerusalém, e terminou pela noite adentro, num jantar, em Betânia, onde Maria unge Jesus para a sepultura e de onde Judas sai, para trair o seu Mestre, entregando-o aos principais dos sacerdotes e capitães do templo (Lucas 22:1-6).
Pelo meio ficam as respostas dadas pelo Senhor às ardilosas questões dos fariseus, saduceus e herodianos, sobre a sua autoridade, ressurreição dos mortos, tributo, grande mandamento; fica também o discurso escatológico de Jesus, a profecia da destruição de Jerusalém, ensinos sobre a segunda vinda, condenação dos ímpios e galardão dos salvos.
É um dia terrivelmente desgastante e que só Jesus, o Senhor, podia concretizar. Ele foi fiel, concreto e objetivo. Nada deixou por fazer. Em breve diria:- "Está consumado".




Segunda-Feira Santa

by on 16:24
Nesta Segunda-feira Santa a Igreja nos convida a reviver o segundo dia da Semana Santa. Onde o Nosso Senhor dos Passos começa sua caminhada rumo ao Calvário.

sábado, 27 de março de 2010

Domingo de Ramos - Na Terra de Santa Cruz, não podemos mais mostrar a Cruz

by on 16:35

Neste Domingo de Ramos, mais que considerar ramos e palmas, nosso olhar dirige-se à Cruz de Jesus Cristo. É um símbolo forte porque é um símbolo contestador que, durante os séculos, tem incomodado muita gente. Ultimamente, o símbolo da Cruz continua incomodando, haja vista o último decreto presidencial, que proíbe e manda tirar das repartições públicas símbolos religiosos, que basicamente são crucifixos, dando a entender que a Cruz de Jesus fere e agride os Direitos Humanos. Nesta terra que nasceu com o nome de Terra de Santa Cruz se vê proibida de ostentar o símbolo com a qual fora batizada. Isso é ironia ou é ignorância?

Olhando o que estar acontecendo não podemos esquecer quando o governo Lula (que fez estrada escondendo-se em nossas sacristias e sendo apoiado por tantos bispos e padres) assine um decreto para tirar das repartições públicas símbolos religiosos, principalmente a Cruz. Alega-se que a Cruz atenta aos Direitos Humanos e, por isso, não poderá estar em locais públicos para inspirar justiça, acolhimento digno e respeitoso, como se esperaria que repartições públicas oferecessem aos seus cidadãos. Nós que nascemos com o nome de Terra de Santa Cruz, não poderemos mais mostrar a Cruz, porque a Cruz fere os Direitos Humanos. Há cinismo nesse governo que se benze com o Sinal da Cruz, mas a retira por ferir os Direitos Humanos.
Isto não acontece somente no Brasil. A comissão de justiça da União Européia mandou que a Itália retirasse das escolas e das repartições públicas as cruzes, porque uma senhora finlandesa se sentia ultrajada com símbolos e sinais religiosos. Não consideraram que aquela senhora finlandesa ofendia a cultura italiana, tão acostumada aos sinais religiosos nas escolas. Lá como aqui, o que está por trás é a mentalidade atéia e a intenção de banir a religião da sociedade, com a acusação que a religião fere os Direitos Humanos. É a investida da mentalidade cientificista e tecnologista que vê na ética e na moral, defendidas pelas religiões, um entrave para fazerem o que querem em nome da liberdade e do progresso científico. Esquecem que os Direitos Humanos, bem antes de assim se chamar, são contemplados em todos os Livros Sagrados.
É um assunto para ser pensado e para ser colocado em público, principalmente neste ano de eleição. — Por que um governo que vivia ao lado da Igreja agora pretende tirar sinais religiosos do meio do povo?


Reunião com o Definitório: Frades que me ajudam a governar a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo

by on 16:25

Passei mais de sete semanas viajado: duas semanas estive viajando para fora do Brasil, três semanas visitando nossas fraternidades e duas estive em Brasília participando de reuniões da CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil) e a da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil) e de volta a São Luis tive uma semana intensa de reuniões com os Guardiões (Superiores Locais das fraternidades), Párocos e os vários Secretários Províncias que ajudam na animação da Província. No sexta-feira, dia 26, estive reunido com os Definidores da Província; são eles os que me ajudam no governo da Província. No inicio do ano fizemos algumas transferências de alguns frades e tomamos algumas decisões e neste segunda reunião do ano de 2010 nos encontramos para fazer uma avaliação dos primeiros passos deste ano.


sexta-feira, 26 de março de 2010

Missa de lançamento do Projeto rezepormim@hotmail.com

by on 09:36
Realizei ontem na Igreja do Carmo em São Luis (MA) uma Missa pelo lançamento do Projeto rezepormim@hotmail.com Se nossos internautas precisarem de oração ou intenção de missa é só nos mandar um e-mail que estaremos rezando por você na Celebração de Cura e Libertação, realizada todas as quinta-feira ao meio dia aqui na Igreja do Carmo. Quando eu não estiver em São Luis, rezarei por você na cidade em que eu me encontrar. Agradeço a todos vocês que estão colaborando comigo na divulgação do meu Blog e espero poder continuar contando com esse apoio amigo para que esse Projeto continue dando frutos e ajudando a todos que nos procurarem em busca de uma palavra de conforto e apoio espiritual.
Um abraço fraterno,
Frei Rodrigo.




















quinta-feira, 25 de março de 2010

Intenção de Missa - Um presente para você!

by on 09:42

Em comemoração aos 2000 acessos que nosso Blog conseguiu em menos de um mês, vamos celebrar toda quinta-feira uma MISSA colocando no Altar do Senhor a sua Intenção. Para que isso venha a acontecer é muito simples, basta apenas que você me mande um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: rezepormim@hotmail.com colocando a intenção desejada (saúde, casamento, família, aniversário, falecimento ou graça alcançada) e o nome da pessoa que você deseja que seja lembrada na Santa Missa.

Um abraço fraterno e ficarei aguardando o seu e-mail.
Frei Rodrigo


quarta-feira, 24 de março de 2010

Meu encontro com os Superiores Locais no Convento do Carmo

by on 10:59
Aproveitei a presença dos Guardiões, Párocos e Secretariados da nossa Província no Encontro SACERDÓCIO: MAIS DO QUE FAZER DEVEMOS SER que está acontecendo no Convento do Carmo em São Luis, para realizar no período da tarde (23) um encontro reservado só com os Guardiões (Superiores Locais). Os Guardiões ou Superiores Locais são os meus principais colaboradores na animação das fraternidades locais. Este foi o segundo encontro que tivemos e foi de grande proveito, porque na oportunidade foi realizada uma avaliação dos trabalhos que cada um desenvolve nas suas respectivas fraternidades e também um momento de reflexão do papel que cada um deve assumir frente à fraternidade que lhe foi confiada, tendo como base as constituições dos Frades Menores Capuchinhos.
















terça-feira, 23 de março de 2010

Pregação das Sete Últimas Palavras de Jesus

by on 20:22
Iremos transmitir ao Vivo pela Rádio Educadora AM, diretamente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Anil (São Luis-MA) a Pregação das Sete Últimas Palavras de Jesus na Cruz.
Dia 02.04 - Sexta-feira Santa
Das 12h às 15h
Para participarem conosco é só clicar no link que fica do lado direito do Blog com o nome Rádio Educadora Online.
Pregadores:
Frei Macapuna
Frei Lázaro
Frei Antonio Pinto
Frei Rodrigo

SACERDÓCIO: Mais do que fazer devemos ser

by on 11:00
SACERDÓCIO: MAIS DO QUE FAZER DEVEMOS SER - É com este tema que a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo reservou dois dias para estudo e aprofundamento neste ano Sacerdotal. Ficamos estarrecidos diante de tantos escândalos envolvendo os sacerdotes católicos, daí decidimos, nos colocar diante de Deus e avaliar nossa caminhada. Temos muitas atividades, mas o importante não é o que fazemos mais o que somos: HOMENS DE DEUS!
Lamentamos o que vem acontecendo no seio da Igreja, mas queremos dizer a todos que a Igreja não é feita só por estes tipos que estão levando escândalos. Existe na Igreja homens de verdade e que todos os dias oferecem sua vida em sacrifício e que são verdadeiramente homens de Deus. Enquanto refletimos estes dias e tomamos posição, convido você a rezar pela santificação dos sacerdotes e de uma forma especial pelos Capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá.










segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa

by on 16:42

A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre no Domingo de Ramos (28) de março e tem seu término com a Ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa (04) de abril.
Os dias da Semana Santa:

28/03 - Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada de Jesus em Jerusalém.

29/03 - Segunda-Feira Santa
É o segundo dia da Semana Santa.
30/03 - Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa.

31/03 - Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. É conhecida como quarta-feira de trevas, por anteceder o dia da prisão de Jesus Cristo.

01/04 - Quinta-Feira Santa
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada a Última Ceia. Também este dia marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo Pascal.

02/04 - Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
Este é o momento culmine da Semana Santa, marca a crucificação e morte de Jesus.

03/04 - Sábado Santo ou Sábado da Aleluia
É o dia que antecede a Ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado a oração junto ao túmulo do Senhor Morto.

04/04 - Domingo de Páscoa
É o dia da Ressurreição de Jesus, e umas da comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e em muitos locais do mundo, nomeadamente no Brasil em muitas regiões de Portugal, marca o último dia da Semana Santa.

sábado, 20 de março de 2010

Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos (Is 43, 18)

by on 22:16

Diariamente encontro pessoas lembrando fatos passados e lamentando estes fatos e observamos que muitos trazem feridas no coração que sangram e que ninguém ver. Aqui quero fazer uma alerta a você que vive lembrando o passado: que Deus sempre oferece oportunidades e novas chances para se retomar a vida de modo novo, depois de algo não ter dado certo na vida.

Vamos lembrar três fatos: na parábola da figueira o agricultor pedia mais uma chance para a figueira, na esperança que ela produzisse frutos, na parábola do filho pródigo, foi o pai do filho pródigo que deu uma nova chance, para que seu filho retomasse a vida e a vivesse de modo novo e diferente e no encontro de Jesus com a mulher que foi surpreendida no adultério e, por causa disso, deveria ser condenada à morte por apedrejamento. Este é o modo como Deus nos trata diante de nossos fracassos e diante de nossos pecados: sempre oferece uma nova chance. Uma chance para produzir mais frutos, uma chance para refazer a vida, como aconteceu com o filho pródigo e como aconteceu com a mulher que fora perdoada e enviada por Jesus, para não mais pecar.

Em (Jo 8,1-11), sobre a mulher surpreendida em adultério, um dado que chama atenção é os fariseus e mestres da Lei acusando e rotulando a mulher. Eles se colocam do lado dos justos, daqueles que conhecem as leis e se julgam incapazes de cair em algum erro ou pecado. Enganam-se a si mesmos, porque Jesus os chama a realidade e os coloca como condição para apedrejar quem nunca pecou. O que destaco são a facilidades que temos de acusar, de nos fazer melhores que os outros; a facilidade que temos de rotular os outros: “aquele rapaz é isso”, “aquela mulher é assim”... E deste modo, vamos distribuindo rótulos e julgando as pessoas. É um comportamento tão simples que, a maior parte de nós, o exerce sem se aperceber que, agindo assim, se arvora como melhor que o outro. A atitude de Jesus diante da pecadora é um convite para respeitar as pessoas até mesmo em suas fraquezas e em seus pecados. Jesus não rotula e nem julga a mulher; nem mesmo julga seus acusadores. Apenas silencia indicando a necessidade de pensar melhor. Ou seja, antes de destruir vidas é preciso parar, silenciar e... E considerar se de fato temos condições de atirar alguma pedra em alguém.

Concluíndo quero fazer um convite: “Não relembreis coisas passadas, não olheis fatos antigos”. Dê uma nova chance para você e para o outro que precisa e verás o bem imenso que farás na vida de ambos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Qual o seu alvo?

by on 19:18





Como você pode ser motivado? Um dos modos que eu posso sugerir é criar alvos para você alcançá-los. Você tem que saber para onde está indo. A maioria das pessoas não tem alvos, nem objetivos para alcançar. Pergunte a si mesmo: O que eu quero atingir? O que tenho que fazer para atingir meu alvo? O que preciso em cada etapa? Qual é a data que espero atingir essa meta? Quando começamos a cumprir as nossas metas que escolhemos, há uma melhora na nossa auto estima. Definir alvos não é perder tempo, é caminhar com um objetivo real, e ter a sensação que lutar vale a pena. (Alberto C. Cufone).

quinta-feira, 18 de março de 2010

Deus te ama e para Ele você faz a diferença – É o que importa

by on 22:30
“Pessoas que fizeram à diferença no ano de 2009”, foi o tema de uma reportagem que circulou recentemente em alguns meios de comunicação. Chamou-me atenção a reportagem, mas ao mesmo tempo me levou a refletir sobre inúmeras pessoas que no anonimato fazem a diferença em suas atividades e que ninguém se lembra e até mesmo consegue ver. Mas eles existem e fazem à diferença em nossas casas, em nossas cidades e em nosso país.

Pessoas que fizerem à diferença no ano de 2009 foram homenageadas pelos homens, mas tenho certeza que Deus não esquece de abençoar aqueles que fazem à diferença no dia a dia e que nunca são lembrados. Não são lembrados pelos seus, não são lembrados no trabalho e não são lembrados pelas autoridades. Aqui quero prestar a minha homenagem a você que faz a diferença no seu trabalho e em qualquer lugar que se encontra. Se ninguém lembra de você, não esqueça: Deus te ama e para Ele você faz a diferença e isto é o que importa.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Exposição "Vivendo a Quaresma" começou hoje em nosso Museu dos Capuchinhos

by on 19:00

Foi aberta hoje, às 14h, em nosso Museu dos Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo a exposição “Vivendo a Quaresma”, com símbolos, ritos e gestos quaresmais da Semana Santa. A mostra tem o intuito de expor a necessidade da reflexão e, é composta por peças vindas da Itália e datadas do período de 1890 a 1970.
Entre os principais símbolos, gestos e sinais do período da Quaresma estão às cinzas, a cor roxa, a penitência, a confissão, o jejum, a esmola, os ramos. A mostra pretende explicar para os cristãos os significados destes símbolos.
Vale à pena tirar algumas horas para visitar a exposição e conhecer um pouco mais sobre esse período tão cheio de significados para o povo cristão. O Museu ficará aberto para visitação de segunda à sexta das 14h às 17h e o encerramento se dará no dia 20 de abril.
Nosso endereço é: Convento do Carmo na Praça João Lisboa - São Luis (MA)
















terça-feira, 16 de março de 2010

Momento de confraternização no Convento do Carmo

by on 20:39

A Cúria Provincial que fica no Convento do Carmo e minha atual residência conta com vários frades e alguns funcionários que trabalham no setor administrativo e contábil. Os dias por aqui costumam ser bastante corridos, mas hoje (16), paramos por alguns momentos para nos confraternizarmos e comemorar o aniversário de uma de nossas mais antigas e competente secretárias, Dennie Rose Costa Ferreira. Ela nos últimos anos tem trabalhando ao lado de nosso Ecônomo Provincial Frei Deusivan, ficando sob sua responsabilidade toda a documentação enviada aos frades nas várias fraternidades.

Dennie Rose, em nome de toda Província Nossa Senhora do Carmo, nosso muito obrigado pela sua presença entre nós e que Deus te abençoe hoje e sempre.


































segunda-feira, 15 de março de 2010

Festa em família em Ação de Graças

by on 17:03

Estive duas semanas em Brasília participando da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e é claro aproveitei para passar alguns dias com a minha família. No último dia de minha permanência em Brasília (13), aproveitamos para um momento de confraternização com todos os familiares, fizemos uma celebração em Ação de Graças pelo aniversário de meu sobrinho mais novo Yuri e pela formatura dos meus outros sobrinhos.
Momentos em família são sempre muito bons e eu que raramente os vejo, procuro aproveitar esses encontros "familiares" para matar a saudade.
Que Deus abençoe a minha família “Araújo” e as famílias de todos vocês.


domingo, 14 de março de 2010

Chegamos aos 1000 acessos!

by on 18:27

Amigos internautas, nosso Blog ultrapassou aos 1000 acessos, ele começou dia 26 de fevereiro, exatamente há 17 dias! Não imaginava que em tão pouco tempo conseguiríamos tantas visitas, por isso meus agradecimentos e espero poder continuar contando com o apoio de todos vocês. Aproveito para fazer um apelo: divulguem para os seus amigos o nosso Blog para que possamos dobrar o número de visitas nos próximos meses e quem sabe assim possamos até o final do ano ultrapassar a marca de “50 mil acessos!”. Tudo é possível quando se tem esperança e bons amigos como vocês.
Em comemoração aos 1000, mudei o layout do topo de nosso Blog e coloquei um vídeo emocionante que mostra que não importa as nossas limitações, todos nós somos capazes de nos fazer entender nesse mundo, porque a linguagem é universal e o amor de Deus por nós nos torna iguais perante todos.

Um grande abraço e que Deus seja louvado!















sábado, 13 de março de 2010

CRB Nacional a caminho da XXII AGE - Assembléia Geral Eletiva

by on 17:10




“No entanto, qualquer que seja o ponto a que tenhamos chegado, continuemos na mesma direção” (Fl 3,16). Este versículo bíblico foi à luz que conduziu os trabalhos da Conferência dos Religiosos do Brasil entre os dias 11, 12 e 13 de março em Brasília. O encontro teve como principal objetivo a preparação da XXII AGE - Assembléia Geral Eletiva que acontecerá nos dias 19 a 22 de julho em Brasília. No encontro estiveram presentes os presidentes das regionais de todos os estados, a coordenação geral, o conselho de superiores maiores, o conselho fiscal e todos os assessores da CRB Nacional.

Estive presente durante os três dias de encontro, participando como membro do Conselho de Superiores Maiores. No dia 11 reservei um tempo para ter uma conversa com a Presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrosio e o assunto abordado foi sobre a colaboração que a Província Nossa Senhora do Carmo vem dando para Conferência. No dia 12 estive reunido com o Conselho de Superiores Maiores fazendo uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Fiscal da Conferência e no dia 13 tivemos a Assembléia Geral Ordinária. Foram dias intensos de trabalho e agora volto a São Luis, depois de duas semanas em Brasília; na primeira participei da Assembléia dos Capuchinhos (CCB) e a agora da Assembléia da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Aproveitei também para passar alguns dias na companhia dos meus familiares que residem em Brasília.



Evangelho (Lucas 15, 1-3.11-32) IV Domingo da Quaresma

by on 15:59


— O Senhor esteja convosco!

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. 20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. 22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’. 31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Joerbson, Sonhar sempre vale a pena!

by on 17:55
Todos nós temos nossos sonhos, eles nos motivam a viver, a continuarmos caminhando. Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-lo, que eles estão distantes de nós e que dificilmente iremos alcançá-los, mas um dia ele chega e chegou para o meu sobrinho Joerbson que ontem a noite se formou em Brasília e eu estava lá, aplaudindo-o ao lado dos meus familiares. Foi um momento de muita emoção para e ele e para todos nós. Tenho vários sobrinhos e alguns deles mais jovens já se formaram, mas Joerbson, o sobrinho mais velho faltava dar este passo para realização do seu sonho, mesmo achando em certos momentos que seria impossível, ele não desistiu e foi até o fim. Custou! Mas valeu à pena! Sonho acalentado, sonho realizado. Parabéns! Joerbson e que Deus o proteja e que continue lhe dando oportunidade de sonhar e de continuar realizando os seus sonhos. Você é capaz! Sonhe sempre e cada vez mais.

















NIHIL AMATUR QUOD NON COGNOSCITUR “Ninguém ama o que não conhece”

by on 13:12
O Conhecer e o Amar caminham de mãos dadas. Não se ama o que não se conhece. Quando se conhece a primeira coisa que fazemos é nos importar com tudo que diz respeito com quem conhecemos. Quem conhece ama e quem ama não julga. Agora todos nós sabemos que muitas vezes é mais fácil julgar do que amar.

Muitas vezes julgamos pela aparência ou pelo comentário de outros e nunca pelo coração. O filho ama a mãe e a mãe ama o filho não pela aparência ou pelo ouvi dizer, mas porque tiveram a oportunidade de conviverem e de passarem por muitas experiências juntos, experiências boas e ruins e isto os levou a um conhecimento do coração. Os estranhos, aqueles que não se conhecem, estão sempre prontos a vestir a toga negra da acusação. Não conhecendo, sentem-se capazes de atirar a primeira pedra, se acham no direito de acusar e condenar o outro sem ao menos dar-lhes a chance de uma explicação.

Vamos refletir sobre isto e não esquecer que antes de qualquer julgamento devemos primeiramente CONHECER E AMAR e só depois tirar nossas conclusões.




terça-feira, 9 de março de 2010

Entronização de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus nos lares de Brasília

by on 09:12
A entronização das imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus nos lares cristãos é uma tradição da Igreja Católica.
Recentemente tive a alegria e a felicidade de celebrar o casamento de meu sobrinho e afilhado Tomas e Joyce. Foi uma celebração que ainda permanece muito viva em minha memória.
Passando estes dias em Brasília em compromissos oficiais tive a felicidade de ser convidado a visitar e abençoar o apartamento em que eles residem. Para minha surpresa, sua esposa Joyce fez questão que a minha visita coincidisse com a entronização da imagem de Nossa Senhora em seu apartamento. Já ouvi dizer que um profeta não é bem recebido em sua própria casa, por isso convidei ao meu confrade Frei Silvio, que reside em Brasília a serviço na CRB Nacional para presidir a celebração.















segunda-feira, 8 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Perigo? Mantenha a calma!

by on 17:35

No exercício do meu Ministério como Padre já tive a oportunidade de encontrar-me com inúmeras pessoas aflitas que perderam a cabeça diante das dificuldades e dos perigos da vida. Já repeti inúmeras vezes que o melhor a se fazer diante do perigo é manter a calma e a serenidade e não tomar decisões precipitadas.
E o meu conselho é: diante dos desafios e perigos mantenha a calma e a tranqüilidade, isto ajuda a encontrar o caminho certo na solução dos seus problemas e não complicá-los ainda mais com decisões que levam a um perigo maior.
Confira e veja qual é a lição de vida que você vai tirar deste vídeo.



quarta-feira, 3 de março de 2010

CCB- Conferência dos Capuchinhos avalia sua caminhada no Brasil

by on 23:13
Foi com alegria que participei em Brasília nos dias 1 a 3 de março do Encontro da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil), que contou com a presença de todos os Provinciais Capuchinhos do Brasil, dos Secretários de Formação de todas as Províncias, com o responsável da Animação Missionária da Ordem, com o responsável pela Formação Inicial, com o responsável pelo Secretariado de Justiça Paz e Ecologia e de Frei Rui da Província da Bahia, responsável da Animação da Formação Inicial no Brasil. Além da presença dos frades brasileiros, tivemos ainda a presença de frades ilustres de outros países: dois alemães, dois italianos e do Definidor Geral da Ordem dos Frades Frei José Gislon.
Os Capuchinhos no Brasil conta hoje com 10 Províncias e duas Vice-Províncias. Neste encontro tivemos a oportunidade de refletir basicamente sobre três assuntos: Nossa Ação Missionária, a Formação Inicial e uma Avaliação da Caminhada dos Capuchinhos no Brasil.
A Ação Missionária dos Capuchinhos do Brasil está dando os primeiros passos. Fomos habituados a receber missionários de outros países, mas agora começamos e enviar missionários. Temos no momento várias iniciativas: Os capuchinhos do Rio Grande do Sul estão enviando missionários para o Haiti, os capuchinhos do Paraná estão no Paraguai, os de São Paulo estão no México, Pernambuco está enviando missionários para o Canadá e a nossa Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, do Maranhão, Para e Amapá está assumindo a missão de Cuba. Temos outras experiências como no Timor Leste, Moçambique e uma grande experiência em nosso próprio país: algumas províncias estão enviando frades para a missão no Amazonas.
Foram três dias de convivência, de troca de experiência e de avaliação de nossa caminhada. Você pode conferir estes momentos com fotos.
Um abraço a todos que estão acompanhando as nossas notícias através desse Blog.









Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais